Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudança de Seguro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudança de Seguro

    Bem,o meu pai mudou a titularidade do carro com que costumo andar,passando do dele para o meu.
    Só que,fez tal esquecendo-se de saber se era necessitário fazer novo seguro ou não.
    Ao ligar para o mediador de seguros ele disse que era preciso fazer um novo seguro.
    O problema é que fui bem enganado,pois há seguradoras que fazem muito mais barato.
    Infelizmente tenho já tudo tratado,tendo já carta verde...
    É possível mudar?

    #2
    Claro que é...

    Comentário


      #3
      Se for o teu pai a pagar, deixa andar, quando fores tu, mudas para a Nseguros. Se for mensal ou trimestral, mudas ao fim desse tempo, mas convem informares-te primeiro como proceder.

      Comentário


        #4
        Se já tens o seguro feito agora só podes mudar quando acabar a anuidade.

        Comentário


          #5
          Podes mudar antes. Basta rescindir o primeiro e contratar o segundo.

          Comentário


            #6
            O que aconteceu foi que o meu pai mudou a titularidade do carro para meu nome.
            A partir desse momento,o seguro estava cancelado.
            Logo,tive que fazer um em meu nome.
            Desde logo,o preço muito caro e além do mais,a anuidade teve que ser paga agora (ficou válido por 1 ano) e,ao mesmo tempo e por débito directo irei pagar durante os 12 meses,de modo a que no inicio do 2º ano este 2º ano fique logo pago.
            Basicamente,foi o que deu fazer seguro à última hora dadas as circunstâncias...
            Para mais o valor é de 234 euros,com quebras de vidro incluída.
            Mas sei que fui bem levadinho...

            Comentário


              #7
              Bem, tens quantos anos de carta? Pode ser disso e do carro em si. Nao acho assim taaaaaaaaao caro.

              Comentário


                #8
                Eu acho que está dentro da média...

                Comentário


                  #9
                  Não é caro.

                  Comentário


                    #10
                    Depende de onde o seguro foi feito, idade e anos de carta. Nao vejo que seja muito caro, presumindo que ainda estas na faixa de ''risco''. Eu pago mais por um seguro basico de um carro com 13 anos.

                    Comentário


                      #11
                      Bem,ao que parece o senhor dos seguros tramou-me e bem.
                      Estive a falar com uma pessoa entendida na matéria,e,ao que parece,apesar de o carro ter mudado de proprietário (neste caso titular do veículo),segundo a lei 291/2007 (creio que é o nº 2 do artigo 5º ou 6º),que regulamenta os Seguros de Responsabilidade Civil Automóvel,o seguro que estava em vigor,continua na mesma até ao fim da sua validade,neste caso,sendo um seguro anual,que estava em vigor até finais de Fevereiro de 2015,só mudava de seguro nessa altura.
                      Entretanto,tenho ainda em dívida o valor anual,que tenho pagar na terça-feira,isto apesar de já ter a carta verde,falta o meu pai assinar a declaração do seguro que foi cancelado,mas segundo a legislação posso muito bem contornar tal e não ser anulada essa apólice.

                      Comentário


                        #12
                        Ora bem,eu pedi para cancelar a apólice em meu nome junto da companhia de seguros.
                        Só que,o engraçado destas leis à portuguesa é que,segundo o decreto-lei 291/2007 temos interpretações contrárias.

                        Artigo 6:
                        1-A obrigação de segurar impende sobre o proprietário do veículo, exceptuando-se os casos se usufruto,venda com reserva de propriedade e regime de locação financeira,em que a obrigação recai, respectivamente,sobre o usufrutário,adquiriente ou locatário
                        2-Se qualquer outra pessoa celebrar,relativamente ao veículo,contrato de seguro que satisfaça o disposto no presente decreto-lei,fica suprida,enquanto o contrato produzir efeitos,a obrigação das pessoas referida no número anterior.

                        Artigo 21:
                        1-O contrato de seguro não se transmite em caso de alienação do veículo,cessando os seus efeitos às 24 horas do próprio dia da alienação,salvo se for utilizado pelo tomador do seguro inicial para segurar novo veículo
                        2-O titular da apólice avisa a empresa de seguros por escrito,no prazo de vinte e quatro horas,da alienação do veículo

                        Eu,para começar,o meu mediador de seguros,quando fez o seguro com a minha apólice ele assumiu o pagamento do 1º ano,na sua totalidade,logo á entrada e,"enganou-me",pois levou-me a fazer débito directo (entretanto já cancelado),em que,a partir de 10 de Agosto,próximo domingo,iria começar a pagar todos os meses uma prestação,até que,quando chegasse o 1º dia da 2ª anuidade ficasse o 2º ano pago. Dado o preço não quis tal e cancelei de imediato os debitos directos (Oney e Credibom,não sei o porquê de 2 empresas de créditos) visto não querer continuar com tal seguro,pois,apesar de ter quebras de vidros,o valor é exorbitante (234 euros),pois há companhias que fazem mais barato (na Direct 166 euros o mesmo seguro).
                        O meu pai,que era o anterior titular do veículo,não assinou o documento a anular a apólice em nome dele,pois também se informou e disseram-lhe que não é necessário eu fazer um novo seguro em meu nome.
                        Após contactar a GNR,o destacamento de trânsito,fui-me informado de que tenho que fazer seguro em meu nome,mas,pela interpretação do decreto-lei 291/2007,dá aso a várias interpretações e contradições (tipicas leis portuguesas).
                        Como solicitei cancelamento da minha apólice de seguro,estou a aguardar resposta por parte da companhia,que inclusive me disseram que não é obrigatório fazer novo seguro enquanto o que estava em nome do pai estar em vigor,visto o seguro vincular o veículo.
                        Inclusive enviei carta verde e distico.
                        Ou seja,posto isto tenho algumas dúvidas:
                        1º:corro o risco de ser multado?
                        2º:caso aceitem o cancelamento da apólice,poderei continuar com o seguro do meu pai estando o carro em meu nome,isto até terminar a apólice em nome do meu pai?
                        u será possível,a bem de ambas as partes mudarem a titularidade do portador do seguro,mudando o nome da apólice do meu pai para o meu nome.

                        É que,o mediador assumiu o pagamento dos 234 euros referente ao 1º ano e,só pelo facto de o meu pai não ter assinado nem entregue a declaração a anular a apólice em nome dele,neste momento o veículo tem 2 seguros...

                        Comentário


                          #13
                          O mais fácil é cancelar esse seguro, mandas o dístico (salvo erro já o fizeste) e a declaração de venda e eles devolvem-te o valor que "sobra" de agora até ao término do seguro (salvo erro fevereiro 2015). Fazes seguro em teu nome na nova seguradora.

                          Comentário


                            #14
                            Não estou a perceber nada do que está a acontecer . Podes ser mais claro?

                            O teu pai vendeu-te o carro, certo?

                            O seguro estava em nome dele, e ainda continua em nome dele?

                            Comentário


                              #15
                              Vamos por partes:

                              1º: o carro estava em nome do meu pai e o seguro em nome dele,mas eu andava com ele.
                              2º: o carro agora está em meu nome, mas neste momento tem 2 seguros associados, o que está em meu nome,feito no dia seguinte à mudança de propriedade (e da qual pedi cancelamento,pois é muito caro o mesmo) e o seguro que está em nome do meu pai (em vigor até Fevereiro de 2015).
                              3º: o seguro feito em meu nome,está pago,não por mim,mas pelo mediador, pois ele assumiu o pagamento (tenho que lhe pagar caso a seguradora considere tal),é como se estivesse pago por mim.
                              4º: o meu pai não cancelou o seguro em nome dele.
                              5º: o mediador, por assim dizer,enganou-me visto,ter-me querido prender por mais 1 ano, isto é, através de débito directo iria pagar durante 12 meses uma pequena prestação relativamente ao 2º ano do seguro, de modo a que quando fosse o 1º dia do 2º ano o mesmo estivesse pago.
                              6º: foi a forma como o mediador fez o negócio comigo que me levou a cancelar o seguro feito em meu nome (enviei dístico e carta verde).
                              7º: no meio disto tudo não sei se estou legal ou ilegal à luz do decreto de lei 291/2007. Por um lado o artigo 21 que se refere à alienação do veículo diz que o seguro do meu pai fica sem efeitos (a seguradora garantiu-me que estão 2 seguros associados ao veículo) e que tem que ser feito um em nome do proprietário. Por outro lado, o artigo 6,o ponto 2,pela interpretação que faço o seguro do meu pai continua válido na mesma até terminar o mesmo e aí sim faria seguro em meu nome.

                              Que devo fazer?
                              Que aguarde a resposta da seguradora e caso tal procurar uma nova seguradora mais barata,caso aceitem o cancelamento?
                              Ir à seguradora?
                              É que,após contactar o destacamento de trânsito da GNR, contactei o de Aveiro, corro o risco de ser multado...
                              Eu sinto-me,lesado por parte do mediador de seguros,mas por outro sei que posso estar ilegal. E,a juntar a tal,há o decreto-lei que não é claro em nada...

                              Comentário


                                #16
                                É muito simples,

                                1º - o teu pai tinha que obrigatoriamente cancelar o seguro no dia em que passou o carro para teu nome, e para isso tem que apresentar na seguradora dele cópia do documento da alteração do registo de propriedade, e entregar a carta verde com a respectiva vinheta. Se não o fez ainda, que o faça já amanhã.

                                2º - Fizeste um seguro para o carro, e fizeste muito bem (eras obrigado a isso, por Lei)

                                3º - Viste agora que o seguro é caro, e queres anular e fazer outro. Aqui não tens hipótese, isso tinhas que ver antes de fechares o seguro. Agora só na anuidade o podes cancelar. Por Lei não te é permitido anular por essa razão, só podes anular em caso de venda da viatura ou perda total ou roubo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                  3º - Viste agora que o seguro é caro, e queres anular e fazer outro. Aqui não tens hipótese, isso tinhas que ver antes de fechares o seguro. Agora só na anuidade o podes cancelar. Por Lei não te é permitido anular por essa razão, só podes anular em caso de venda da viatura ou perda total ou roubo.
                                  Isso nao deve ser bem assim. Eu se achar que o meu seguro é caro acho que estou no meu direito de mudar de seguradora, ou não? Acho que eles até devolvem o dinheiro já pago com os devidos acertos, caso se tenha pago tipo anual.

                                  Em relação ao tópico, não percebi porque tinhas 2 Debitos directos, porque terias um da credibom? Tens algum crédito a decorrer? Se calhar anulaste algum debito directo importante sem quereres...

                                  Outra coisa, vai a este site

                                  ISP - Apoio ao Consumidor

                                  e vê o que é que diz.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X