Vamos PARAR com as tangentes aos ciclistas!!! - Página 169

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Título: Vamos PARAR com as tangentes aos ciclistas!!!

  1. #5041
    Piloto de Troféu midnightblack's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Pode, erradamente. Isso concordo contigo!

    Não percebi a de mudar o trajecto...
    Quando dizes que "um gajo racional não deveria meter o 1,80 de carro num espaço de 2m" interpretei como...existem vias de transito que não cumprem com a largura standard e por isso, são sempre estreitas, com bicla que nunca anda mesmo na berma, porque a berma também não é segura...um gajo tem de forçosamente fazer tangentes...o paradigma só muda quando se generalizarem as biclas eletricas com maior autonomia...aí acredito que tudo flua melhor, mas para a azelhice também vai ser pior...


  2. #5042
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    Acima e abaixo parando no meio
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    Ciclovias nas cidades entendo e aprovo, afinal a cidade não é um circuito de provas de velocidade, mas vejo que muitas vezes estão vazias e os ciclas na rua juntos aos carros. A ciclovia em Cascais junto à Boca do Inferno está muito bem por exemplo, agora em estradas nacionais e municipais teres aglomerados de gajos em bicla a fazer passeios e a conversar até por vezes em subidas e tu vais atrás em 1ª , santa paciência eu não aturo disso. Labregos não passam de labregos incultos e provocadores.
    Última edição por zezeca66 : 15-09-21 às 16:59:15 Razão: erro

  3. #5043
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    Citação Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
    Quando dizes que "um gajo racional não deveria meter o 1,80 de carro num espaço de 2m" interpretei como...existem vias de transito que não cumprem com a largura standard e por isso, são sempre estreitas, com bicla que nunca anda mesmo na berma, porque a berma também não é segura...um gajo tem de forçosamente fazer tangentes...o paradigma só muda quando se generalizarem as biclas eletricas com maior autonomia...aí acredito que tudo flua melhor, mas para a azelhice também vai ser pior...
    Não...

    Tens uma bike à direita, um carro à esquerda em sentido contrário, muitos tentam passar no espaço que sobra
    jferreira gosta disto.

  4. #5044
    Piloto Lendário EscapeLivre's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Óbivo, mas o que se fala aqui é quando não são.

    Quando não são, a questão não é "quando o espaço aperta e entre dar cabo de um retrovisor ou fazer a tangente...um gajo racional escolhe a tangente", é que o espaço nem sequer deveria apertar, um gajo racional não deveria meter o 1,80 de carro num espaço de 2m.




    Dão quando há espaço. Quando não há, forçam...

    Eu não digo com isto que os ciclistas são todos santos e os automobilistas umas bestas.

    Mas colocar a vida de alguém em risco porque se teve de esperar 10 segundos para ultrapassar, é atitude de besta!

    Tal como colocar a vida em risco ao ir treinar para uma nacional com um volume de trânsito alto, é atitude de besta!

    Como as bestas tendem a mudar a atitude, ainda vamos ver muitas notícias como a que reiniciou esta discussão, infelizmente.

    Por outro lado, começa a haver cada vez mais ciclovias segregadas (e deviam ser todas assim).
    Sim há muitos impaciente há.

    O que eu faço é esperar.
    Em caso de embaraço gigante de transito nos 2 lados, se ultrapassar a bicla, dou sempre o maximo de espaço disponivel, ainda que pouco, mas em velocidade muito reduzida.

    Como dizia um colega meu que é bicicleiro : nesses casos ele sai da bicla, desvia-se para a berma para o trânsito fluir, sobretudo quando envolve camiões e autocarros.

  5. #5045
    Piloto de Testes PrimitiveUser's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
    Quando dizes que "um gajo racional não deveria meter o 1,80 de carro num espaço de 2m" interpretei como...existem vias de transito que não cumprem com a largura standard e por isso, são sempre estreitas, com bicla que nunca anda mesmo na berma, porque a berma também não é segura...um gajo tem de forçosamente fazer tangentes...o paradigma só muda quando se generalizarem as biclas eletricas com maior autonomia...aí acredito que tudo flua melhor, mas para a azelhice também vai ser pior...
    Como é que fazias se apanhasses um tractor a 20km/h? Fazias uma tangente ou passavas quando tivesses oportunidade? É só isto que eu não percebo, porque é que o pessoal tem que fazer uma tangente em vez de esperar 10, 20, 30s ou o que seja para puder passar.

    Volto a dizer, grande parte dos ciclistas (sim, há muitos imbecis) que andam lado a lado fazem-no para não sofrerem razias. Facilitar um carro para depois vir outro lançado e passar a 20 cms de distância correndo o risco de mandar o ciclista ao chão? Percebo porque é que os ciclistas pensam assim.

    "Comportamento gera comportamento"
    jferreira gosta disto.


  6. #5046
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    Não querem tangentes mas andam aos pares. Claro que assim a tangente vai ser inevitavelmente maior

  7. #5047
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    Citação Originalmente Colocado por PrimitiveUser Ver Post
    Como é que fazias se apanhasses um tractor a 20km/h? Fazias uma tangente ou passavas quando tivesses oportunidade? É só isto que eu não percebo, porque é que o pessoal tem que fazer uma tangente em vez de esperar 10, 20, 30s ou o que seja para puder passar.

    Volto a dizer, grande parte dos ciclistas (sim, há muitos imbecis) que andam lado a lado fazem-no para não sofrerem razias. Facilitar um carro para depois vir outro lançado e passar a 20 cms de distância correndo o risco de mandar o ciclista ao chão? Percebo porque é que os ciclistas pensam assim.

    "Comportamento gera comportamento"

    Uma bicicleta é uma bicicleta...um trator é um trator...o gajo do trator circula a 20 a direito o gajo da bicicleta ora acelera ora trava ora se desvia do caracol ora se desvia da tampa de esgoto, lembra-se de parar trava e já está, se apanha uma subida desce para os 5km/h se apanha uma descida resolve embalar e marimbar-se para quem vem atrás...

    Além de alguns que devem precisar de óculos ou retirar pálas...circulam na estrada em vias com ciclovia impecável livre...só porque...na estrada é diferente...santa paciência...

    Por isso, gosto tanto da minha motinha...

  8. #5048
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    Citação Originalmente Colocado por GummyNoodles Ver Post
    Não querem tangentes mas andam aos pares. Claro que assim a tangente vai ser inevitavelmente maior
    Não vai por aí. Já me fizeram tangentes(o espelho a menos de um palmo do guiador) comigo a meio metro do passeio numa estrada com duas faixas para cada lado. Escusado será dizer que na faixa da esquerda não circulava ninguém. É mesmo implicância. Felizmente faço poucos trajetos em alcatrão mas mesmo assim é com cada susto. Sinto-me mais seguro na serra.
    midnightblack gosta disto.

  9. #5049
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    Citação Originalmente Colocado por PrimitiveUser Ver Post
    Como é que fazias se apanhasses um tractor a 20km/h? Fazias uma tangente ou passavas quando tivesses oportunidade? É só isto que eu não percebo, porque é que o pessoal tem que fazer uma tangente em vez de esperar 10, 20, 30s ou o que seja para puder passar.

    Volto a dizer, grande parte dos ciclistas (sim, há muitos imbecis) que andam lado a lado fazem-no para não sofrerem razias. Facilitar um carro para depois vir outro lançado e passar a 20 cms de distância correndo o risco de mandar o ciclista ao chão? Percebo porque é que os ciclistas pensam assim.

    "Comportamento gera comportamento"
    se conheceres a lei em vigor sabes que na grande maioria das situações onde circula, um tractor é obrigado até a parar se necessário de forma a ceder passagem conforme indicado no art.40.
    curiosamente os velocípede ficaram de fora dessa regra apesar de geralmente transitarem a marcha ainda mais lenta comparativamente a alguns dos abrangidos.

  10. #5050
    Piloto de Provas de Perícia MrRousseau's Avatar
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    Levo mais tangentes e estorvos de ciclistas do que as que dou. Especialmente nos semáforos quando se põem a frente para depois terem que ser passados outra vez por toda a gente

  11. #5051
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    Citação Originalmente Colocado por GummyNoodles Ver Post
    Não querem tangentes mas andam aos pares. Claro que assim a tangente vai ser inevitavelmente maior
    Não é só a tangente, é a tangente + velocidade. Se obrigar os carros a abrandar + ir para a outra faixa para passar, o diferencial de velocidade é muito menor, logo a tangente muito menos grave e mais previsivel.

    Mas façam como quiserem, só espero que nunca tenham o azar de bater em ninguém.


    Disclaimer (again): Não pego numa bicicleta há uns bons anos, só acho que sermos "justiceiros" não nos leva a lado nenhum.
    jferreira e jolopes gostam disto.

  12. #5052
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    Pisar a linha contínua ou passar mais perto do ciclista, eis a questão. Ou então ficar a envelhecer dentro do carro.

  13. #5053
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    Citação Originalmente Colocado por Gates Ver Post
    Pisar a linha contínua ou passar mais perto do ciclista, eis a questão. Ou então ficar a envelhecer dentro do carro.
    Cometer uma ilegalidade ou outra? Eis a questão.

  14. #5054
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    Citação Originalmente Colocado por Gates Ver Post
    Pisar a linha contínua ou passar mais perto do ciclista, eis a questão. Ou então ficar a envelhecer dentro do carro.
    Pois. Kms e Kms de linha contínua, anos até aparecer um sítio para ultrapassar!

  15. #5055
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    Quando apanho ciclistas na estrada, mesmo que andem a par (que não podem, porque o CE diz que devem seguir em linha para não causar embaraço ao trânsito), espero até poder ultrapassar correctamente, mesmo que não goste.

    O que não tolero é apanhar ciclistas na estrada com uma ciclovia ao lado, principalmente quando está lá a placa que os obriga a circular na ciclovia. Bateram-se tanto para ter condições e, agora que as têm, não querem saber delas para nada. É só mais dinheiro de todos nós mandado fora.
    mpereira, PSerra and PrimitiveUser like this.

  16. #5056
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    Citação Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
    Quando apanho ciclistas na estrada, mesmo que andem a par (que não podem, porque o CE diz que devem seguir em linha para não causar embaraço ao trânsito), espero até poder ultrapassar correctamente, mesmo que não goste.

    O que não tolero é apanhar ciclistas na estrada com uma ciclovia ao lado, principalmente quando está lá a placa que os obriga a circular na ciclovia. Bateram-se tanto para ter condições e, agora que as têm, não querem saber delas para nada. É só mais dinheiro de todos nós mandado fora.

    O código da estrada não diz bem isso. Diz que podem desde que haja visibilidade e não causem embaraço.

    A questão das ciclovias, é bem simples, tirem de lá as pessoas que vão caminhar/correr, e limpem-nas... Muito poucas vezes opto por ciclovias e até evito estradas que as tenham para não entrar em situações de "disputa" com os automobilistas, que gostam sempre de mostrar a sua "superioridade".

    As ciclovias na sua configuração atual (as que conheço..) são de todo inadequadas para a prática de ciclismo. Para "andar de bicicleta", qualquer coisa serve.
    jferreira gosta disto.

  17. #5057
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    O problema atual é que a maioria das queixas não são dos que "praticam ciclismo", mas daqueles que só sabem "andar de bicicleta" mas que pensam que "praticar ciclismo é na boa" e depois causam desde embaraços a outras situações mais inusitadas. É quase como fazer BTT e andar fora de estrada...ao menos no fora de estrada o pior que pode acontecer é um gajo a correr ter de os ultrapassar e estes perderem o impeto no pedal...na estrada de alcatrão já não é assim tão simples.

    Pode ser que as e-bike possam mudar um pouco o figurino dos que "andam de bicicleta" e torne a pedalada mais fluida...

    jolopes criaste a categorização necessária neste tópico, os que "praticam ciclismo" e os que "andam de bicicleta"!

  18. #5058
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    Citação Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
    O problema atual é que a maioria das queixas não são dos que "praticam ciclismo", mas daqueles que só sabem "andar de bicicleta" mas que pensam que "praticar ciclismo é na boa" e depois causam desde embaraços a outras situações mais inusitadas. É quase como fazer BTT e andar fora de estrada...ao menos no fora de estrada o pior que pode acontecer é um gajo a correr ter de os ultrapassar e estes perderem o impeto no pedal...na estrada de alcatrão já não é assim tão simples.

    Pode ser que as e-bike possam mudar um pouco o figurino dos que "andam de bicicleta" e torne a pedalada mais fluida...

    jolopes criaste a categorização necessária neste tópico, os que "praticam ciclismo" e os que "andam de bicicleta"!

    É como se diz, "Quem vive no convento é que sabe o que se passa lá dentro."

    Quando uma pessoa pretende praticar um desporto, que implica velocidade, e tem que se desviar de postes, árvores, lixo (vidros, metais, etc.), pessoas, pinos sinalizadores, curvas a 90graus (impossível numa bicicleta de ciclismo).... Como digo, até evito zonas com ciclovias, é praticamente impossível circular de forma fluída.

    Acho que está tudo dito.

  19. #5059
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    Citação Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
    O problema atual é que a maioria das queixas não são dos que "praticam ciclismo", mas daqueles que só sabem "andar de bicicleta" mas que pensam que "praticar ciclismo é na boa" e depois causam desde embaraços a outras situações mais inusitadas. É quase como fazer BTT e andar fora de estrada...ao menos no fora de estrada o pior que pode acontecer é um gajo a correr ter de os ultrapassar e estes perderem o impeto no pedal...na estrada de alcatrão já não é assim tão simples.

    Pode ser que as e-bike possam mudar um pouco o figurino dos que "andam de bicicleta" e torne a pedalada mais fluida...

    jolopes criaste a categorização necessária neste tópico, os que "praticam ciclismo" e os que "andam de bicicleta"!
    Ainda dividia mais isso:
    - praticam ciclismo (a malta que treina a sério)
    - "andam de bicicleta" (os ciclistas de fds)
    - usam bicicleta como meio de transporte (comute)
    - usam bicicleta como veículo de trabalho (UberEats, Glovo)

    Cada grupo tem os seus "problemas":
    - usam estradas muito movimentadas
    - vão na conversa a maior parte do tempo lado a lado
    - sentidos proíbidos e passeios
    - vale tudo!!!
    ClioII e midnightblack gostam disto.

  20. #5060
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    Citação Originalmente Colocado por jolopes Ver Post
    O código da estrada não diz bem isso. Diz que podem desde que haja visibilidade e não causem embaraço.

    A questão das ciclovias, é bem simples, tirem de lá as pessoas que vão caminhar/correr, e limpem-nas... Muito poucas vezes opto por ciclovias e até evito estradas que as tenham para não entrar em situações de "disputa" com os automobilistas, que gostam sempre de mostrar a sua "superioridade".

    As ciclovias na sua configuração atual (as que conheço..) são de todo inadequadas para a prática de ciclismo. Para "andar de bicicleta", qualquer coisa serve.
    As ciclovias são locais onde muitas vezes os ciclistas são obrigados a partilhar as ditas com outros utilizadores e eles não gostam.

    Mas depois queixam-se de que os automobilistas não gostam de partilhar a estrada com eles.

    Basicamente, eu enquanto automobilista tenho de ter paciência e compreensão para com um ciclista mas o ciclista não o tem de ter, na opinião de muitos, para com outros utilizadores, nomeadamente peões.

    O que a maior parte dos ciclistas ignora (ou faz por ignorar) é de que apartir do momento que senta o seu rabinho num selim, está a conduzir um veículo, com todas as obrigações que isso implique. E quem diz uma bicicleta, diz uma trotineta, uma "segway" e outras coisas similares.

  21. #5061
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    Como quase utilizador de ciclovias e para terminar a minha participação porque acho sempre que este tipo de discussão são muitas vezes inférteis, ambos os lados não se compreendem e geralmente não se sabem por no lugar dos outros, o problema para mim é mesmo a adequação das ciclovias.

    Isto é uma ciclovia:



    Outra:




    Exemplo péssimo português da N10



    Leiria



    São imagens após construção, passado algum tempo estão não cicláveis. Engraçado que não dá para ver os exemplos gritantes que existem. Acredito que lá foram também se vejam barbaridades, mas em Portugal é rara a ciclovia que é adequada, possivelmente só as que foram construídas em linhas férreas desativadas.



    Última edição por jolopes : 17-09-21 às 19:59:18
    jferreira gosta disto.

  22. #5062
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    Os exemplos acima de ciclovias apenas existem por causa da teimosia em querer ter uma ciclovia, mesmo que o espaço existente seja nulo ou praticamente inexistente.

    Aliás, com as alterações feitas ao CE, são quase uma redondância.

  23. #5063
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Os exemplos acima de ciclovias apenas existem por causa da teimosia em querer ter uma ciclovia, mesmo que o espaço existente seja nulo ou praticamente inexistente.

    Aliás, com as alterações feitas ao CE, são quase uma redondância.
    Não são não. Há pessoas que não têm a destreza (ou coragem) para andar de bicicleta no meio do trânsito, e com ciclovias andam mais à vontade.

    PS: redundâcia

  24. #5064
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    Citação Originalmente Colocado por Gates Ver Post
    Pisar a linha contínua ou passar mais perto do ciclista, eis a questão. Ou então ficar a envelhecer dentro do carro.
    Não entendo estas dúvidas.

    Se estiver um carro parado em 2ª fila num local com uma via de trânsito para cada lado, também não pisas a linha contínua ?

    Ou ficas à espera que, p.ex, a carrinha acabe a descarga que está a efetuar?
    EscapeLivre gosta disto.

  25. #5065
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    Citação Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
    Pois. Kms e Kms de linha contínua, anos até aparecer um sítio para ultrapassar!
    Não mesmo.

    É pisar a linha contínua numa altura que seja seguro.

    Caso contrário seria embaraço gigante ao trânsito, tal como se fosse 1 veículo em marcha lenta que não poderíamos ultrapassar.

    Tal como um 2ª fila, não vais esperar que ele retire o carro de lá...

  26. #5066
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    Citação Originalmente Colocado por jolopes Ver Post
    O código da estrada não diz bem isso. Diz que podem desde que haja visibilidade e não causem embaraço.

    A questão das ciclovias, é bem simples, tirem de lá as pessoas que vão caminhar/correr, e limpem-nas... Muito poucas vezes opto por ciclovias e até evito estradas que as tenham para não entrar em situações de "disputa" com os automobilistas, que gostam sempre de mostrar a sua "superioridade".

    As ciclovias na sua configuração atual (as que conheço..) são de todo inadequadas para a prática de ciclismo. Para "andar de bicicleta", qualquer coisa serve.
    Claro, um passeio está ligeiramente sujo e o peão vai pelo alcatrão.....boa lógica.

  27. #5067
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    Citação Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
    se conheceres a lei em vigor sabes que na grande maioria das situações onde circula, um tractor é obrigado até a parar se necessário de forma a ceder passagem conforme indicado no art.40.
    curiosamente os velocípede ficaram de fora dessa regra apesar de geralmente transitarem a marcha ainda mais lenta comparativamente a alguns dos abrangidos.
    Pois mas se houvesse bom senso nem era uma questão.
    Como vos disse, um colega meu apeava-se para facilitar o trânsito.

  28. #5068
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    já para não falar que na maioria das estradas fora das localidades a linha continua é acompanhada e "desautorizada" pelo sinal C-14A que autoriza a ultrapassar veículos de 2 rodas independentemente de ter ou não o traço, pois o sinal vertical prevalece sobre marcações rodoviárias.
    EscapeLivre gosta disto.

  29. #5069
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Claro, um passeio está ligeiramente sujo e o peão vai pelo alcatrão.....boa lógica.

    É isto que torna a discussão impossível, experimenta pegar numa bicicleta, especialmente de ciclismo (estrada) e vai andar num percurso "sujo".

    Conselho, leva muitos remendos.
    jferreira gosta disto.

  30. #5070
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Pois mas se houvesse bom senso nem era uma questão.
    Como vos disse, um colega meu apeava-se para facilitar o trânsito.
    claro, o bom senso é algo que deve servir todos os utilizadores.
    acho que neste tópico é algo que não entra na equação dos comentários.
    no mundo real tenho muito mais que me ferva o sangue que os ciclistas, e ainda este domingo de manhã andei pela linha marginal de cascais a levar razias, ter de abrandar e desviar............mas sinceramente, o maior perigo é ir distraído a olhar para os bikinis no areal e passadiços.
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