Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Suposto posto de trânsito no antigo IP5, na zona de Viseu

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Suposto posto de trânsito no antigo IP5, na zona de Viseu

    Nas imagens do antigo IP5, na zona de viseu, vi no Google Street View, uma espécie de antigo posto de trânsito, que até zona para aterragem de helicopteros tinha. Alguém me sabe dizer o que era aquilo na altura em que o IP5 estava ativo, antes de ser convertido para autoestrada?
    Passo a imagem:
    Sem Título.jpg

    #2
    Isso era um posto de controlo da GNR.

    Tem heliporto, rampas (em principio para balanças). Antes tem um semáforo que indicava se era necessário entrar ou não.

    Na verdade nunca vi isso a funcionar em pleno, devia ser algo mesmo dos inicios do IP5. Agora fazem lá umas op. STOP e pouco mais.

    Comentário


      #3
      Confere. Há um edifício idêntico no IP2 perto de Castelo Branco e sempre o vi como apoio para operações stop.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Jung13 Ver Post
        Isso era um posto de controlo da GNR.

        Tem heliporto, rampas (em principio para balanças). Antes tem um semáforo que indicava se era necessário entrar ou não.

        Na verdade nunca vi isso a funcionar em pleno, devia ser algo mesmo dos inicios do IP5. Agora fazem lá umas op. STOP e pouco mais.
        Esse posto foi utilizado quase até ao final do IP5 (construção da A25).

        Era utilizado como base da Brigada de Trânsito, faziam pesagens, operações stop, simples "presença visual", etc.

        Não sei se sempre teve o heliporto mas foi utilizado com muita frequência quando se instituiu em algumas estradas o slogan "Segurança Máxima, Tolerância Zero". Deste programa fazia parte alocação de helicópteros ao IP5 para patrulhamento rodoviário (lol!!), na altura anunciaram 2 ou 3 mas só costumava lá estar 1 e na maioria das vezes parado nesse posto. Ainda o cheguei a ver algumas vezes no ar mas devia ser só para tirar as teias de aranha.

        Na altura desse programa, que incluía aumento dos meios, esse posto estava sempre cheio de carros patrulha. Foi mais ou menos por essa altura que comecei a ver os primeiros radares "dissimulados", desde carros parados na berma com malas de viagem fora do carro (para simular avaria) a radares escondidos atrás de placas. E os "temíveis" Subaru Impreza a aparecerem pouco depois.

        E posto isto, tenho muitas saudades desses tempos e das viagens que fazia com o meu pai por aqueles lados (Guarda, Vilar Formoso, Manteigas, Covilhão, Fundão, Idanha, etc).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
          Esse posto foi utilizado quase até ao final do IP5 (construção da A25).

          Era utilizado como base da Brigada de Trânsito, faziam pesagens, operações stop, simples "presença visual", etc.

          Não sei se sempre teve o heliporto mas foi utilizado com muita frequência quando se instituiu em algumas estradas o slogan "Segurança Máxima, Tolerância Zero". Deste programa fazia parte alocação de helicópteros ao IP5 para patrulhamento rodoviário (lol!!), na altura anunciaram 2 ou 3 mas só costumava lá estar 1 e na maioria das vezes parado nesse posto. Ainda o cheguei a ver algumas vezes no ar mas devia ser só para tirar as teias de aranha.

          Na altura desse programa, que incluía aumento dos meios, esse posto estava sempre cheio de carros patrulha. Foi mais ou menos por essa altura que comecei a ver os primeiros radares "dissimulados", desde carros parados na berma com malas de viagem fora do carro (para simular avaria) a radares escondidos atrás de placas. E os "temíveis" Subaru Impreza a aparecerem pouco depois.

          E posto isto, tenho muitas saudades desses tempos e das viagens que fazia com o meu pai por aqueles lados (Guarda, Vilar Formoso, Manteigas, Covilhão, Fundão, Idanha, etc).
          "desde carros parados na berma com malas de viagem fora do carro (para simular avaria)" não sabia que isso se praticava hahaha
          Já agora alguém tem fotos disso, no antigo IP5?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por fabokasjose Ver Post
            "desde carros parados na berma com malas de viagem fora do carro (para simular avaria)" não sabia que isso se praticava hahaha
            Já agora alguém tem fotos disso, no antigo IP5?
            Eu não tenho. Nessa altura ainda nem existiam telemóveis a cores, estavam aparecer os primeiros móveis para substituir os que algumas pessoas usavam nos carros.

            Mas lembro-me perfeitamente do local:




            Não parece mas é uma descida bastante acentuada, eles colocavam-se lá ao fundo, na entrada para o IP5 (aqui era a saída). Mas isso das malas não vi uma vez, vi várias e no IP4 também.

            Apesar de tudo, era fácil identificar porque os carros eram sempre os mesmos (Primera ou Corolla). Ás vezes até se conseguia ver por baixo do carro os pés do tripé.
            Ficheiros anexados

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
              Eu não tenho. Nessa altura ainda nem existiam telemóveis a cores, estavam aparecer os primeiros móveis para substituir os que algumas pessoas usavam nos carros.

              Mas lembro-me perfeitamente do local:




              Não parece mas é uma descida bastante acentuada, eles colocavam-se lá ao fundo, na entrada para o IP5 (aqui era a saída). Mas isso das malas não vi uma vez, vi várias e no IP4 também.

              Apesar de tudo, era fácil identificar porque os carros eram sempre os mesmos (Primera ou Corolla). Ás vezes até se conseguia ver por baixo do carro os pés do tripé.
              Essa descida era a famosa descida do Alvendre, conhecida pelos seus acidentes trágicos. Normal que fosse esse um dos pontos em que pusessem radares. Já agora, ninguém tem fotos do IP5 em si (não dos radares) quando ainda funcionava? É que não encontrei nada na net..
              Editado pela última vez por fabokasjose; 04 January 2015, 21:49.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                Eu não tenho. Nessa altura ainda nem existiam telemóveis a cores, estavam aparecer os primeiros móveis para substituir os que algumas pessoas usavam nos carros.

                Mas lembro-me perfeitamente do local:




                Não parece mas é uma descida bastante acentuada, eles colocavam-se lá ao fundo, na entrada para o IP5 (aqui era a saída). Mas isso das malas não vi uma vez, vi várias e no IP4 também.

                Apesar de tudo, era fácil identificar porque os carros eram sempre os mesmos (Primera ou Corolla). Ás vezes até se conseguia ver por baixo do carro os pés do tripé.
                Ui, esse sitio era mais que batido por eles. Estavam ali sempre.
                Já eu fui multado no sentido inverso 1 km antes desse local, no sitio onde abrem as 2 vias.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por fabokasjose Ver Post
                  Essa descida era a famosa descida do Alvendre, conhecida pelos seus acidentes trágicos. Normal que fosse esse um dos pontos em que pusessem radares. Já agora, ninguém tem fotos do IP5 em si (não dos radares) quando ainda funcionava? É que não encontrei nada na net..
                  Mas ali, naquele local já nem havia acidentes. Eles aconteciam na descida (antes de haver separador central e 2 faixas para cada lado maioritariamente) e na curva ao cimo da subida, essa sim era muito perigosa.
                  Agora esse troço faz-se bem, em ritmo de passeio ou em ritmo de prova de rampa. Depende do dia e da vontade.

                  Quanto ao helicópteo, LOL, meteu medo sei lá no 1º mês? Depois a malta ja sabia que aquilo não dava pra controlar velocidade

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                    Mas ali, naquele local já nem havia acidentes. Eles aconteciam na descida (antes de haver separador central e 2 faixas para cada lado maioritariamente) e na curva ao cimo da subida, essa sim era muito perigosa.
                    Agora esse troço faz-se bem, em ritmo de passeio ou em ritmo de prova de rampa. Depende do dia e da vontade.

                    Quanto ao helicópteo, LOL, meteu medo sei lá no 1º mês? Depois a malta ja sabia que aquilo não dava pra controlar velocidade
                    Para mim o helicóptero devia servir para detectar acidentes mais rapidamente ou então ver quem passava em traço continuo xD

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fabokasjose Ver Post
                      Para mim o helicóptero devia servir para detectar acidentes mais rapidamente ou então ver quem passava em traço continuo xD
                      Tal como ja disseram, o que foi vendido aos condutores é que ia servir para detectar manobras perigosas e apanhar condutores em excesso de velocidade, e daí surgiram logo imensos mitos. Câmaras especiais, radares no helicóptero, etc.

                      Toda a campanha, que foi bandeira do governo de Guterres, foi mais psicológica e cerebral do que prática. Notou-se o aumento de meios (carros patrulha), aumento da sinalização e pouco mais. E até resultou em certa medida. Apesar dos acidentes e dos mortos continuarem, notou-se claramente uma mudança de atitude mas durou pouco tempo.

                      Nos loucos anos 90, via-se cada coisa no IP4 e no IP5... Então no que respeita a ultrapassagens, era uma loucura às vezes, algumas pessoas só podia ser tolinhas. E era muito mas muito frequente cruzar-mo-nos com acidentes gravíssimos, a qualquer dia da semana.

                      O Ip5 quando foi construído era um símbolo do progresso do país, era considero um itinerário moderno e até tinhas sistemas interessantes como a sinalização, supostamente automática, usada nas escapatórias de emergência nas descidas acentuadas. Mas mesmo isso não sei se alguma vez funcionou, sei que rapidamente foi tudo destruído e só sobraram mesmo as caixas de areia e os bidões.

                      Pessoalmente sempre achei que o traçado era lindíssimo, ou pelo menos tinha zonas muito bonitas, se o piso estivesse em condições tinha lá zonas de pura condução mas o excesso de tráfego, o mau piso e os cruzamentos assassinos tramaram muita gente. Havia zonas com muito arvoredo e que deixavam a estrada muito húmida, em combinação com algumas curvas traiçoeiras, era a desgraça.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                        Pessoalmente sempre achei que o traçado era lindíssimo, ou pelo menos tinha zonas muito bonitas, se o piso estivesse em condições tinha lá zonas de pura condução mas o excesso de tráfego, o mau piso e os cruzamentos assassinos tramaram muita gente. Havia zonas com muito arvoredo e que deixavam a estrada muito húmida, em combinação com algumas curvas traiçoeiras, era a desgraça.
                        Quais cruzamentos assassinos? Não havia cruzamentos no IP5, não quererias dizer outra coisa?
                        O pior mesmo era a possibilidade de ir para a faixa do sentido contrário para ultrapassar. Também me fartei de ver manobras perigosas e acidentes quanto baste. O pessoal estava habituado às nacionais cheias de buracos, quando apareceu o IP5 era sempre a abrir. Quando abriu devia ter aberto logo com separador central. Foi muito má ideia fazer IP's sem separador central, muita gente se perdeu à conta disso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                          Quais cruzamentos assassinos? Não havia cruzamentos no IP5, não quererias dizer outra coisa?
                          O pior mesmo era a possibilidade de ir para a faixa do sentido contrário para ultrapassar. Também me fartei de ver manobras perigosas e acidentes quanto baste. O pessoal estava habituado às nacionais cheias de buracos, quando apareceu o IP5 era sempre a abrir. Quando abriu devia ter aberto logo com separador central. Foi muito má ideia fazer IP's sem separador central, muita gente se perdeu à conta disso.
                          Posso estar enganado e a confundir com o IP4 (que tenho a certeza que tinha cruzamentos "normais" de haver estradas secundárias a cruzar o itinerário) mas o IP5 nunca teve aqueles cruzamentos em que existem "espaços" na zona central da via, dedicada para quem quer virar à esquerda? Tinha ideia que sim mas se calhar não.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                            Posso estar enganado e a confundir com o IP4 (que tenho a certeza que tinha cruzamentos "normais" de haver estradas secundárias a cruzar o itinerário) mas o IP5 nunca teve aqueles cruzamentos em que existem "espaços" na zona central da via, dedicada para quem quer virar à esquerda? Tinha ideia que sim mas se calhar não.
                            No IP5 que me lembre nunca houve. No IP4 havia, mas acho que era só na parte final, perto de Bragança.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                              Posso estar enganado e a confundir com o IP4 (que tenho a certeza que tinha cruzamentos "normais" de haver estradas secundárias a cruzar o itinerário) mas o IP5 nunca teve aqueles cruzamentos em que existem "espaços" na zona central da via, dedicada para quem quer virar à esquerda? Tinha ideia que sim mas se calhar não.
                              No IP5 não havia nada disso. No IP4 acho que havia apenas 1 ali para os lados de Macedo de Cavaleiros/Podence.

                              O mal era mesmo a falta de separador central, tal como hoje ainda é em alguns troços do IP3 e do IC2.
                              Quando refizeram a subida da Guarda, com 2 faixas em cada sentido e separador central a diminuição de acidentes graves foi enorme e consecutiva diminuição de mortes.

                              Da tolerância zero safou-se o ser obrigatório os médios, que psicologicamnente impediam muitas ultrapassagens loucas. Não percebo poque é que nunca foi obrigatório no IP3. No IP4 que ainda existe continua a ser obrigatório

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                Quais cruzamentos assassinos? Não havia cruzamentos no IP5, não quererias dizer outra coisa?
                                O pior mesmo era a possibilidade de ir para a faixa do sentido contrário para ultrapassar. Também me fartei de ver manobras perigosas e acidentes quanto baste. O pessoal estava habituado às nacionais cheias de buracos, quando apareceu o IP5 era sempre a abrir. Quando abriu devia ter aberto logo com separador central. Foi muito má ideia fazer IP's sem separador central, muita gente se perdeu à conta disso.
                                Concordo plenamente, quem projetou inicialmente o IP5, nos anos 80, não pensou que aquele itinerário iria ser a principal entrada para Portugal do resto da Europa. Fizeram uma estrada com perfil 2x1, nos desnivelados, curvas e declives acentuados. Esses fatores todos a juntar ao alto tráfego pesado (cerca de um terço do tráfego total), e à falta de senso e paciência dos condutores, deu "buraco". A impressão que eu tenho deste itinerário é que o mesmo foi construído a partir de várias variantes
                                da N16, que por sinal já estava também esgotada em termos de tráfego, e apresentava elevada sinistralidade. Para mim o IP5 em perfil de auto-estrada, construído já nos anos 80, devia ter sido na altura tão importante a construção da A1, em perfil de auto-estrada. Isto tudo devido à importância que o IP5 tinha, que era a principal entrada de Portugal. O que acontece foi que a A1 foi construída de raiz em perfil de auto estrada e o IP5 não. Em vez disso fez de uma via rápida que ficou rapidamente esgotada em termos de tráfego. Desde 1989 (data em que foi inaugurado o IP5), até 2006 (data da inauguração da A25) teve que se esperar 17 anos. E durante estes anos este erro grosseiro de não fazer uma estrada destas tão importante para o panorama nacional, logo em perfil de auto estrada e bem projetada com "cabeça, tronco e membros" , custou vidas a cerca de 300/400 pessoas. Na minha opinião, desculpem a expressão, isto é terceiro mundista.
                                Editado pela última vez por fabokasjose; 05 January 2015, 22:56.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                  Tal como ja disseram, o que foi vendido aos condutores é que ia servir para detectar manobras perigosas e apanhar condutores em excesso de velocidade, e daí surgiram logo imensos mitos. Câmaras especiais, radares no helicóptero, etc.

                                  Toda a campanha, que foi bandeira do governo de Guterres, foi mais psicológica e cerebral do que prática. Notou-se o aumento de meios (carros patrulha), aumento da sinalização e pouco mais. E até resultou em certa medida. Apesar dos acidentes e dos mortos continuarem, notou-se claramente uma mudança de atitude mas durou pouco tempo.

                                  Nos loucos anos 90, via-se cada coisa no IP4 e no IP5... Então no que respeita a ultrapassagens, era uma loucura às vezes, algumas pessoas só podia ser tolinhas. E era muito mas muito frequente cruzar-mo-nos com acidentes gravíssimos, a qualquer dia da semana.

                                  O Ip5 quando foi construído era um símbolo do progresso do país, era considero um itinerário moderno e até tinhas sistemas interessantes como a sinalização, supostamente automática, usada nas escapatórias de emergência nas descidas acentuadas. Mas mesmo isso não sei se alguma vez funcionou, sei que rapidamente foi tudo destruído e só sobraram mesmo as caixas de areia e os bidões.

                                  Pessoalmente sempre achei que o traçado era lindíssimo, ou pelo menos tinha zonas muito bonitas, se o piso estivesse em condições tinha lá zonas de pura condução mas o excesso de tráfego, o mau piso e os cruzamentos assassinos tramaram muita gente. Havia zonas com muito arvoredo e que deixavam a estrada muito húmida, em combinação com algumas curvas traiçoeiras, era a desgraça.
                                  O IP5 até podia ter sinalização automática lá para as rampas de emergência e tal. Mas de resto tinha de tudo menos moderno. Se fosse moderno, em vez daquela descida do Alvendre (perto da Guarda) teria um túnel, ou então um traçado mais "soft" e com mais viadutos como a atual descida da Alvendre da A25. As faixas de aceleração seriam maiores para evitarem acidentes especialmente em condições adversas como nevoeiro. Mas entre: viadutos, túneis, e faixas de aceleração maiores, já envolve muito dinheiro...
                                  Editado pela última vez por fabokasjose; 05 January 2015, 23:15.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A A25 substituiu todo o traçado ou ainda e possível fazer o verdadeiro IP5?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Empregado Ver Post
                                      A A25 substituiu todo o traçado ou ainda e possível fazer o verdadeiro IP5?
                                      quase todo, mais de 90%
                                      os poucos troços que ha serve de variantes a nacionais ou nao servia para ser substituido por ser perigoso ou com muito declive e ficou esquecido, por acaso tambem gostava que houvesse o ip5 completo e deserto, era uma estrada que dava muito gosto, mas os poucos troços que há dá sempre para matar o bichinho e com um extra, estão desertos practicamente
                                      mas se queres algo parecido, ha sempre o ip4 (aproveita antes que seja substituido pela a4), ip3 e o ic12 também é muito divertido

                                      Comentário


                                        #20
                                        Consegues fazer 33 km seguidos entre a Penoita e o Caçador.

                                        Mais para o interior, há 2 troços que no total não devem ultrapassar os 20 km.

                                        Não sei ao certo qual a extensão do IP5 original, mas suponho que fosse próxima dos 200 km. Logo, a A25 deve ter substituído cerca de 75% do traçado original do IP5.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por socolari Ver Post
                                          Consegues fazer 33 km seguidos entre a Penoita e o Caçador.

                                          Mais para o interior, há 2 troços que no total não devem ultrapassar os 20 km.

                                          Não sei ao certo qual a extensão do IP5 original, mas suponho que fosse próxima dos 200 km. Logo, a A25 deve ter substituído cerca de 75% do traçado original do IP5.
                                          Existe outro troço entre Albergaria e Talhadas que termina num beco sem saída. Esse troço até tem uma curva e descida muito acentuada e uma rampa de emergência tambem. Essa dita rampa escusado será dizer que está no mesmo estado lastimável, infelizmente, como as outras rampas dos outros troços antigos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por snitram18 Ver Post
                                            quase todo, mais de 90%
                                            os poucos troços que ha serve de variantes a nacionais ou nao servia para ser substituido por ser perigoso ou com muito declive e ficou esquecido, por acaso tambem gostava que houvesse o ip5 completo e deserto, era uma estrada que dava muito gosto, mas os poucos troços que há dá sempre para matar o bichinho e com um extra, estão desertos practicamente
                                            mas se queres algo parecido, ha sempre o ip4 (aproveita antes que seja substituido pela a4), ip3 e o ic12 também é muito divertido
                                            Como já disseram ainda existe um troço grande do IP5, que circunda Viseu pelo Norte. A A25 passa pelo Sul de Viseu.
                                            O troço do IP4 que se mantém (entre Amarante e Vila Real) não vai desaparecer com a construção do Tunel e A4, visto que nessa zona a A4 está a ser feita ao lado. Portanto também vão sobrar ali uns 30 e tal kms de saudoso IP. A parte mais interessante são os 11 kms sempre a subir no sentido Amarante-Vila Real. É preciso é ter cuidado com as curvas traiçoeiras que fecham mais ainda em plena curva...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não tão interessante como esses troços deixados abertos, é o troço do IP2 entre o Fratel e Castelo Branco. Ao contrário dos outros itinerários, este levou recentemente um betume novo, sinalização atualizada e rails melhorados. Porém, foi desclassificado para N3. Ainda assim, os troços são os originais do IP2 e confesso que sempre que os faço mato saudades de quando não havia A23. Ainda se tem alguma adrenalina a descer a rampa do Perdigão, em direção ao IC8.

                                              Quanto ao IP5, quando era mais novo só me lembro de fazer os troços Guarda - Celorico e Mangualde - Viseu. Porém agora já fiz mais do que uma vez a A25 de Albergaria até à Guarda e só penso que amava ter tido a carta quando a estrada ainda existia porque o troço entre Albergaria e a Ventosa devia ser do outro mundo a nível de beleza e de tipo de estrada.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                Como já disseram ainda existe um troço grande do IP5, que circunda Viseu pelo Norte. A A25 passa pelo Sul de Viseu.
                                                O troço do IP4 que se mantém (entre Amarante e Vila Real) não vai desaparecer com a construção do Tunel e A4, visto que nessa zona a A4 está a ser feita ao lado. Portanto também vão sobrar ali uns 30 e tal kms de saudoso IP. A parte mais interessante são os 11 kms sempre a subir no sentido Amarante-Vila Real. É preciso é ter cuidado com as curvas traiçoeiras que fecham mais ainda em plena curva...

                                                Que saudades de quando fazia essa subida todas as semanas, clio 1.9d sempre em 4ª a fundo..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Thatsme Ver Post
                                                  Não tão interessante como esses troços deixados abertos, é o troço do IP2 entre o Fratel e Castelo Branco. Ao contrário dos outros itinerários, este levou recentemente um betume novo, sinalização atualizada e rails melhorados. Porém, foi desclassificado para N3. Ainda assim, os troços são os originais do IP2 e confesso que sempre que os faço mato saudades de quando não havia A23. Ainda se tem alguma adrenalina a descer a rampa do Perdigão, em direção ao IC8.

                                                  Quanto ao IP5, quando era mais novo só me lembro de fazer os troços Guarda - Celorico e Mangualde - Viseu. Porém agora já fiz mais do que uma vez a A25 de Albergaria até à Guarda e só penso que amava ter tido a carta quando a estrada ainda existia porque o troço entre Albergaria e a Ventosa devia ser do outro mundo a nível de beleza e de tipo de estrada.
                                                  Não perdeste muito, porque nesse troço, o traçado é quase o mesmo... IP5 V2.0

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Predictor Ver Post
                                                    Que saudades de quando fazia essa subida todas as semanas, clio 1.9d sempre em 4ª a fundo..
                                                    Isso é porque tens um fogareiro, eu foi sempre em 3ª a fundo. Excepto quando ando de Prius, que não tem mudanças, mas é interessante na mesma, porque é carregar a fundo no acelerador e lá vai ele.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sobre o Ip4.... para quem gosta de conduzir vai continuar a existir algo melhor que é a antiga "estada velha", EN15, que é paralela ao Ip4 e podia ser feita em toda a sua extensão, pelo menos há alguns anos atrás. Tem zonas com o piso mau mas ainda se apanha aquelas curvas à moda antiga com forte "relevé" e paisagens bem melhores que o Ip4.

                                                      Desde logo o Marão que é muito mais bonito visto da EN15, a zona de Murça também é interessante e ainda dá para fazer a Rampa de Murça. Já a fiz duas ou três vezes Macedo de Cavaleiros - Amarante só porque sim, podia ter ido pelo Ip4.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por quimbeto Ver Post
                                                        No IP5 não havia nada disso. No IP4 acho que havia apenas 1 ali para os lados de Macedo de Cavaleiros/Podence.
                                                        Devo estar a confundir então. Estas estradas também foram sofrendo muitas e amplas modificações. E como já disseram, a separação física das faixas de rodagem fez reduzir drasticamente os acidentes, era algo que devia ter sido feito muito antes.

                                                        Também me recordo uma altura em que havia gente a dizer que os donos dos reboques espalhavam óleo nas curvas só para provocar acidentes e assim terem trabalho... Eram os mitos (??) pré-internet!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por fabokasjose Ver Post
                                                          O IP5 até podia ter sinalização automática lá para as rampas de emergência e tal. Mas de resto tinha de tudo menos moderno. Se fosse moderno, em vez daquela descida do Alvendre (perto da Guarda) teria um túnel, ou então um traçado mais "soft" e com mais viadutos como a atual descida da Alvendre da A25. As faixas de aceleração seriam maiores para evitarem acidentes especialmente em condições adversas como nevoeiro. Mas entre: viadutos, túneis, e faixas de aceleração maiores, já envolve muito dinheiro...
                                                          Para nós era moderna sim. Na altura nem Auto-Estradas tínhamos quase. Nós esquecemos que a maioria das auto-estradas só foram construídas a partir de meados dos 90s. Mesmo a A1 só ficou coma sua extensão total para aí em 92 ou 93. Havia a A1, A3 (até Ponte de Lima só) e A4 e depois alguns IPs.

                                                          Na EN15, apanhavas um camião a subir/descer as zonas mais íngremes e ias Kms e Kms a 30 ou 40 km/h com sorte. E isto com filas intermináveis porque era muito difícil ultrapassar.

                                                          Por falar em estradas mal projectas, a A25 é um hino à idiotice mas enfim. Aquela curva na saída para Sátão, é sem comentários. Mas há outras menos denunciadas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                            Esse posto foi utilizado quase até ao final do IP5 (construção da A25).

                                                            .
                                                            Ainda lá fazem operações de fiscalização de vez em quando.

                                                            Foi um sitio com muitas histórias. Havia lá camaras que foram partidas várias vezes, e duma vez o autor deixou lá a fotografia ...ficou-lhe caro a brincadeira.

                                                            Havia um amigalhaço que com uma Yamaha, acho que era a FZR 1000 exup, passava lá a 270/280. O radar media a velocidade mas a foto ficava em branco.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X