Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Receberei uma multa?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Receberei uma multa?

    Boa noite a todos!
    No passado dia 27 de Dezembro (um sábado), fui apanhado a falar ao telemóvel enquanto conduzia
    Tenho a carta há apenas 4 meses e tento ser o mais cuidadoso possível, ainda não percebo o que me deu na cabeça para ter atendido o telemóvel, estava no meio da cidade, em para-arranca e uns segundos depois de atender vejo o polícia, que estava a pé, no passeio, e me manda encostar. Pediu-me os documentos, dei-lhos. Ele pega na minha "carta" e diz-me que a infração era grave e que por a carta ser de caráter provisório podia ficar sem ela. Eu fui aceitando o que ele ia dizendo, como disse, apercebi-me imediatamente da asneira que tinha feito, até que ele se afasta e vai ter com o outro polícia que lá estava (eram 2).
    Dali a uns 30 segundos voltou, entregou-me a carta e disse "Pode ir embora" ou algo assim. Eu fiquei algo confuso porque estava à espera de receber uma multa e ele nem me falou de valores a pagar ou algo que me fosse acontecer. Apenas me mandou ir embora. Depois de pesquisar um pouco pela Internet, inclusivamente aqui pelo fórum, vi que é possível que venha a receber a multa por carta, em casa. Mas li que quando se trata da GNR de uma localidade mais pequena (que é o caso), as multas costumam chegar em poucos dias e já se passaram 2 semanas. É possível que eu tenha sido perdoado? Se receber uma multa em casa, qual é o procedimento? Visto que uma contra-ordenação grave resulta numa inibição de conduzir de 1 mês a 1 ano, receberei na mesma carta a sanção ou terei que ir a algum lado?
    Obrigado desde já.

    #2
    As multas às vezes demoram meses, ainda pode estar a caminho...
    Resta-te teres cuidado a conduzir, pois se entretanto apanhares mais alguma grave a carta vai pró lixo...

    Comentário


      #3
      É impossível saber.
      Resta esperar para ver o resultado e até lá, é ter cuidado.

      Comentário


        #4
        Não ficas sem a carta com uma infração grave, mas sim com duas, é teres atenção agora.


        Não sei se neste caso, se ele te mandar a multa vens identificado como o condutor ( visto que ele te pediu a carta) se não vieres é paga a multa mas pede a outra pessoa para assumir a infração.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por incrivel Ver Post
          Não ficas sem a carta com uma infração grave, mas sim com duas, é teres atenção agora.


          Não sei se neste caso, se ele te mandar a multa vens identificado como o condutor ( visto que ele te pediu a carta) se não vieres é paga a multa mas pede a outra pessoa para assumir a infração.
          Mesmo com carta provisória?

          Quanto ao user, se ele não teve tempo para anotar os dados (30 seg), provavelmente só se passará 2 coisas? Ou envia uma notificação para casa, sem ter identificado o condutor ou perdoou-te a multa. O que acho estranho, neste segundo caso, é não teres levado um ralhete...enfim, é esperar.

          Comentário


            #6
            nao vais receber nada. ta descansado.. como te apanhou em flagrante devia ter-te passado a multa na hora como nao ves nunca a iras receber relax e ve se aprendes que ele foi teu amigo :P

            agora se tiveres andar de carro e te virem andar a falar ao tlm para te multarem tem que arranjar provas para tal.. pelo menos tar com outro policia ou uma foto..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Mesmo com carta provisória?

              Quanto ao user, se ele não teve tempo para anotar os dados (30 seg), provavelmente só se passará 2 coisas? Ou envia uma notificação para casa, sem ter identificado o condutor ou perdoou-te a multa. O que acho estranho, neste segundo caso, é não teres levado um ralhete...enfim, é esperar.
              Mesmo com carta provisória. Duas graves ou uma muito grave

              Comentário


                #8
                Muito obrigado a todos pelas respostas. A minha dúvida surgiu pelo facto do polícia não ter mencionado sequer qualquer multa... Caso fosse receber alguma coisa em casa ele ter-me-ia avisado, certo?
                Só não me esclareceram relativamente à outra questão, se realmente receber uma multa em casa virá indicada nessa mesma carta a inibição temporária de conduzir correspondente à contra-ordenação grave (1 mês a 1 ano)?

                Comentário


                  #9
                  Viste-o a tomar nota dos teus dados (nome, morada, n. da carta, etc.)? Se não, não deves receber nada.
                  Mas se receberes, primeiro vem um auto, para pagares os 120€ da coima. E depois de alguns meses, recebes uma carta da ANSR com a inibição de condução (muito provavelmente, 6 meses em pena suspensa).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por filipemacedo12 Ver Post
                    Muito obrigado a todos pelas respostas. A minha dúvida surgiu pelo facto do polícia não ter mencionado sequer qualquer multa... Caso fosse receber alguma coisa em casa ele ter-me-ia avisado, certo?
                    Só não me esclareceram relativamente à outra questão, se realmente receber uma multa em casa virá indicada nessa mesma carta a inibição temporária de conduzir correspondente à contra-ordenação grave (1 mês a 1 ano)?
                    Se deste os teus dados e ele anotou, ainda podes receber o auto em casa, mas acho estranho enviar via carta dado que normalmente passam-te a multa para pagar na hora. Provavelmente tiveste sorte e o agente fez "vista grossa", mas nunca fiando.. No que toca à inibição de condução, como é a primeira deve ser meio ano de pena suspensa.

                    Agora vê se tens cuidado.. se te aparecer essa multa em casa, outra que faças depois disso tira-te a carta.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                      Se deste os teus dados e ele anotou, ainda podes receber o auto em casa, mas acho estranho enviar via carta dado que normalmente passam-te a multa para pagar na hora. Provavelmente tiveste sorte e o agente fez "vista grossa", mas nunca fiando.. No que toca à inibição de condução, como é a primeira deve ser meio ano de pena suspensa.

                      Agora vê se tens cuidado.. se te aparecer essa multa em casa, outra que faças depois disso tira-te a carta.
                      Passam na hora se tiverem os autos e afins. Se era um agente apeado, o mais natural é não os ter, tomar nota dos dados e tratar da papelada quando voltar à esquadra.

                      Comentário


                        #12
                        Atendes, metes em alta voz, e pousas na perna. Só depois dizes "tou xim!" e metes as duas mãos no volante. É difícil?

                        Comentário


                          #13
                          Sim, espero que sejas multado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                            Atendes, metes em alta voz, e pousas na perna. Só depois dizes "tou xim!" e metes as duas mãos no volante. É difícil?
                            Isso também é proibido.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                              Isso também é proibido.
                              Alta voz é proibido?

                              Comentário


                                #16
                                fica descansado , não vais receber multa nenhuma , se fosse eras multado no momento.

                                Comentário


                                  #17
                                  A minha Maria fez uma infracção grave, a GNR tomou nota e enviou a multa para casa

                                  Enviado do meu ST23i através de Tapatalk

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                    Alta voz é proibido?
                                    É, a única forma de poderes usar o telemóvel ao volante de forma legal é com auricular para o efeito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                      É, a única forma de poderes usar o telemóvel ao volante de forma legal é com auricular para o efeito.
                                      Telemóvel pousado na perna ou no bolso da camisa não implica manuseamento contínuo:

                                      Artigo 84.º - Proibição de utilização de certos aparelhos

                                      1 — É proibido ao condutor utilizar, durante a marcha do veículo, qualquer tipo de auscultadores sonoros e de aparelhos radiotelefónicos.
                                      2 — Exceptuam-se do número anterior:
                                      a) Os aparelhos dotados de um auricular ou de microfone com sistema alta voz, cuja utilização não implique manuseamento continuado;

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                        Isso também é proibido.
                                        Bem, então as novas viaturas que ligam o telemóvel às colunas do automóvel estão todos ilegais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A GNR das terreolas tem um nível espantoso, ultrapassei uma carrinha de caixa aberta carregada que ia a 30km/h e pela berma, fez-me sinal para passar eu passei, em sentido contrario vinha a GNR, na localidade seguinte onde transitava a 50km/h foi mandado parar por dois veículos da GNR um em cada sentido, até pensei que me tinham confundido com um criminoso fugido da cadeia, afinal era porque tinha pisado o traço de separação das vias, infracção Muito Grave punível com coima de 49,88Euros e sem carta durante 2 a 6 meses, aguardo a porrada da ANSR.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Como já foi dito, está descansado. Agora não repitas a gracinha.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                              É, a única forma de poderes usar o telemóvel ao volante de forma legal é com auricular para o efeito.
                                              Ptt tenho o sistema bluetooth no carro e não o posso usar porque é ilegal [emoji16]
                                              Os auriculares autorizados como dizes são os que apenas têm uma saída. Se forem tipo "earphones" com duas saidas é que são proibidos, mesmo que uses apenas um ao ouvido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Repetir nunca mais! Meto o telemóvel em silêncio antes de arrancar desde então.
                                                Quanto ao GNR ter apontado os dados não reparei, estava em estado de "choque".
                                                Pensei que ele me fosse passar a multa na hora ou então, caso fosse recebe-la em casa, me avisasse sobre isso.
                                                Vamos ver... Mas que me serviu de lição, lá isso serviu. Não volto a cair numa igual.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                  Alta voz é proibido?
                                                  Pelo que me disseram uma vez na PSP, o alta-voz do carro não é proibido, pois não implica o manuseamento continuado, porque basta carregar num botão para atender ou até por comando de voz, como muitos. O pegar no telemóvel, atender, carregar no botão de alta-voz e falar é que é ilegal porque passa a ser considerado manuseamento continuado. Aliás, nalguns telemóveis, o pousar na perna nem permite que se oiça bem. Se é assim ou não, não sei, não sou advogado nem jurista desta área.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pegando nestes comentários sobre o telemóvel, a minha questão:

                                                    - Também é proibido atender e colocar em alta voz usando os botões do próprio telemóvel, quando este está colocado em suporte próprio fixado ao vidro? Notem que não lhe chego a pegar com a mão, é só mesmo o esticar de dedo para carregar nos botões.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                      Pelo que me disseram uma vez na PSP, o alta-voz do carro não é proibido, pois não implica o manuseamento continuado, porque basta carregar num botão para atender ou até por comando de voz, como muitos. O pegar no telemóvel, atender, carregar no botão de alta-voz e falar é que é ilegal porque passa a ser considerado manuseamento continuado. Aliás, nalguns telemóveis, o pousar na perna nem permite que se oiça bem. Se é assim ou não, não sei, não sou advogado nem jurista desta área.
                                                      Pegar no telemóvel, deslizar o dedo e carregar no ícone da alta voz é continuado?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Da minha interpretação é, pois só o pegar no telemóvel é contínuo, estás continuamente a segurá-lo, portanto, continuamente a manusear.

                                                        Mas mesmo assim coloquei a minha dúvida, pois não sei até que ponto o carregar nos botões no próprio telefone, mesmo estando em suporte, se considera continuado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                          Pegar no telemóvel, deslizar o dedo e carregar no ícone da alta voz é continuado?
                                                          Não me perguntes, que eu só sei o que disse. Se quiseres, manda um mail à ANSR. ;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Daqui a nada, manusear os botões e afins, do carro, é proibido e punível.
                                                            Aliás, mexer nos automóveis que trazem ecrãs tácteis é tão ou mais perigoso que manusear um telemóvel.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X