Ontem, dia 13 levei o meu carro ao centro de inspecções habitual (onde levo os meus dois carros aos anos). Centro este que fica a 30km da minha residência.
Mandou-me acender as luzes habituais e meteu-se dentro do carro.. Nem 10s lá esteve e vira-se para mim "Este carro vai ser reprovado!". Eu incrédulo questiono o porquê, ao qual me responde que vai ser reprovado porque as luzes de nevoeiro traseiras acendiam com os mínimos quando apenas deveriam acender com os médios ou máximos, excepto se o carro tivesse faróis de nevoeiro dianteiros (não tem). Aí sim que podiam acender com os mínimos. Fiquei mesmo incrédulo pois nem sabia de tal facto (não era desculpa) como nunca ninguém me tinha alertado para o facto sequer em qualquer IPO anterior.
Feita o resto da IPO, trago uma folha vermelha com a seguinte anotação:
450 LUZ NEVOEIRO Dependência de funcionamento não regulamentar
450.07 Luz de nevoeiro da retaguarda acende com luzes de presença (farois anti-nevoeiro da frente ausentes e instalação elétrica existente o que permite acender a luz da retaguarda)
Palavras do inspector para mim: Como isto tem a instalação eléctrica e não tem os faróis, as luzes de nevoeiro traseiras acendem com os mínimos. Isto resolve-se bem. Ou vais a um electricista, ele troca aí uns fios, fica resolvido e vens cá ou então metes uns faróis de nevoeiro à frente. Claro que isto era tudo muito fácil.. Ficar sem o carro um dia pelo menos, pagar mão de obra e peças, etc etc.
Até aqui eu achei deveras estranho me reprovarem o carro por isso, mas não pude contra-argumentar. Se era o que estava na lei era o que estava.. picuinhas demais mas..
Venho para onde resido, directamente para uma oficina Bosch onde costumo colocar o carro. Expliquei a situação, acharam deveras absurdo mas meteram-se a averiguar o que se passava. Não verificamos logo o problema e fomos directamente às fichas ver o que se poderia fazer. Passado uns 20 ou 30m de analisar tudo, não detectavam nada de incorrecto nas ligações e decidimos ir ver bem as luzes. Acontece que as luzes de nevoeiro traseiras, afinal só acendiam apenas com os médios e máximos!
Epa, já meio "revoltado" arranco direito ao centro de IPO e explico a situação. Antes de dizer concretamente ao que ia, outra pessoa, diz-me que já sabia ao que ia e que nem compreendia como o "colega" me tinha reprovado o carro por uma coisa tão simples como essa.. E para mais, ainda nem sabia a história toda.
Vai ao carro "re-inspecciona" o carro e diz que realmente está tudo ok e pede-me 7€ e tal ao que eu me recusei a pagar como é óbvio. Entretanto faz uma chamada para o "director" do centro e diz-me que pode oferecer de facto a re-inspecção mas que não consegue imprimir a carta verde, que tenho de lá ir depois. Pergunto o que era necessário levar, ao que me respondeu que bastava apenas o livrete e a folha de ipo. Refiro que em breve tinha de lá ir com outro carro e que iria fazer isso ou que até mandaria lá alguém se fosse possível, ao que me foi respondido que sim. Nunca me foi mencionado que era necessário levar o carro (até porque se eu fosse lá com outro carro para inspeccionar, era impossível ir a conduzir dois carros)
Hoje, um amigo meu tinha de lá ir perto e pedi-lhe o favor de ir lá levantar a carta. É com muito espanto que recebo uma chamada dele a dizer que foram mal educados com ele na recepção e que lhe começaram a falar de um botão qualquer.. E.. que eu tinha de lá ir e com o carro!
Telefonei de imediato para lá e pedi para falar com o responsável do centro (não foi o mesmo que me inspeccionou o carro, pois não estava lá hoje), quando me foi dito que o carro tinha um botão para os faróis de nevoeiro da frente e que não o podia ter se não tivesse os faróis. Eu não discuto se isto é verdade ou não (acredito que sim), mas nunca na vida me foi colocado nenhum entrave em relação ao botão nem sequer mencionado. A conversa aqui começou a aquecer e bem.
Por sorte, tinha ali um botão "dummy", pelo que substitui pelo do farol de nevoeiro dianteiro e arranco direito lá.
Chego lá, ai já fui melhor atendido do que telefonicamente e ao que parece presencialmente ao meu amigo.. Talvez porque viram que eu não estava para brincadeiras.
Dizem-me que tinham de re-inspeccionar o carro novamente e era esse o motivo pelo qual eu tinha de lá ir novamente. Pergunto então que raio de re-inspecção foi essa que me tinha feito no dia anterior ao qual me disseram que não tinha sido uma re-inspecção, mas sim uma "verificação" e que não foi validada devido à "oferta" dos 7€ e trocos.
Continuaram-se a valer da questão do botão para ter de pagar, quando nunca na vida me falaram do botão na ipo inicial e na própria carta vermelha, no motivo de inspecção diz que o problema são os faróis de nevoeiro traseiros acenderem com os mínimos e que a causa é haver uma instalação eléctrica para os da frente e os mesmos não estarem lá. A causa nunca foi essa, até porque o carro nunca teve problema algum nesse sentido. Toda esta questão o botão foi algo que o sr director técnico do centro que me inspeccionou o carro se lembrou para me "lixar" e não dar o braço a torcer. Pelo que me foi dito, os 7€ tinham de entrar, fosse de quem fosse, e o "Sr" não quis admitir o erro e pagar por isso.
No meio disto tudo, tive de pagar a re-inspecção, fazer 120km desnecessários, perder 2 tardes, pagar portagens, gasóleo e ainda mais alguma mão de obra na oficina pelo diagnóstico (nem me queriam levar nada mas senti-me na obrigação de retribuir com algo). Não gastei menos de 30 ou 40€ com a brincadeira.
Ficou uma reclamação por escrito no respectivo livro com o "Sr" identificado que por mero acaso é Director Técnico do Centro. Tenho a louvar a atitude do rapaz que me fez a "re-verificação" no primeiro dia, que me tentou sempre ajudar e se desculpou hoje por me ter induzido em erro ao dizer que não era necessário voltar lá com o carro. Todos erram mas há que saber admitir. Valorizo isso. Até pelo que presumo que não tenha sido bem erro, mas a história foi mudada e ele viu-se obrigado a admitir o erro.
O centro de inspecções é da Cima. Vai seguir também queixa para a CIMA. Alguma sugestão para onde possa mais reclamar?
Mandou-me acender as luzes habituais e meteu-se dentro do carro.. Nem 10s lá esteve e vira-se para mim "Este carro vai ser reprovado!". Eu incrédulo questiono o porquê, ao qual me responde que vai ser reprovado porque as luzes de nevoeiro traseiras acendiam com os mínimos quando apenas deveriam acender com os médios ou máximos, excepto se o carro tivesse faróis de nevoeiro dianteiros (não tem). Aí sim que podiam acender com os mínimos. Fiquei mesmo incrédulo pois nem sabia de tal facto (não era desculpa) como nunca ninguém me tinha alertado para o facto sequer em qualquer IPO anterior.
Feita o resto da IPO, trago uma folha vermelha com a seguinte anotação:
450 LUZ NEVOEIRO Dependência de funcionamento não regulamentar
450.07 Luz de nevoeiro da retaguarda acende com luzes de presença (farois anti-nevoeiro da frente ausentes e instalação elétrica existente o que permite acender a luz da retaguarda)
Palavras do inspector para mim: Como isto tem a instalação eléctrica e não tem os faróis, as luzes de nevoeiro traseiras acendem com os mínimos. Isto resolve-se bem. Ou vais a um electricista, ele troca aí uns fios, fica resolvido e vens cá ou então metes uns faróis de nevoeiro à frente. Claro que isto era tudo muito fácil.. Ficar sem o carro um dia pelo menos, pagar mão de obra e peças, etc etc.
Até aqui eu achei deveras estranho me reprovarem o carro por isso, mas não pude contra-argumentar. Se era o que estava na lei era o que estava.. picuinhas demais mas..
Venho para onde resido, directamente para uma oficina Bosch onde costumo colocar o carro. Expliquei a situação, acharam deveras absurdo mas meteram-se a averiguar o que se passava. Não verificamos logo o problema e fomos directamente às fichas ver o que se poderia fazer. Passado uns 20 ou 30m de analisar tudo, não detectavam nada de incorrecto nas ligações e decidimos ir ver bem as luzes. Acontece que as luzes de nevoeiro traseiras, afinal só acendiam apenas com os médios e máximos!
Epa, já meio "revoltado" arranco direito ao centro de IPO e explico a situação. Antes de dizer concretamente ao que ia, outra pessoa, diz-me que já sabia ao que ia e que nem compreendia como o "colega" me tinha reprovado o carro por uma coisa tão simples como essa.. E para mais, ainda nem sabia a história toda.
Vai ao carro "re-inspecciona" o carro e diz que realmente está tudo ok e pede-me 7€ e tal ao que eu me recusei a pagar como é óbvio. Entretanto faz uma chamada para o "director" do centro e diz-me que pode oferecer de facto a re-inspecção mas que não consegue imprimir a carta verde, que tenho de lá ir depois. Pergunto o que era necessário levar, ao que me respondeu que bastava apenas o livrete e a folha de ipo. Refiro que em breve tinha de lá ir com outro carro e que iria fazer isso ou que até mandaria lá alguém se fosse possível, ao que me foi respondido que sim. Nunca me foi mencionado que era necessário levar o carro (até porque se eu fosse lá com outro carro para inspeccionar, era impossível ir a conduzir dois carros)
Hoje, um amigo meu tinha de lá ir perto e pedi-lhe o favor de ir lá levantar a carta. É com muito espanto que recebo uma chamada dele a dizer que foram mal educados com ele na recepção e que lhe começaram a falar de um botão qualquer.. E.. que eu tinha de lá ir e com o carro!
Telefonei de imediato para lá e pedi para falar com o responsável do centro (não foi o mesmo que me inspeccionou o carro, pois não estava lá hoje), quando me foi dito que o carro tinha um botão para os faróis de nevoeiro da frente e que não o podia ter se não tivesse os faróis. Eu não discuto se isto é verdade ou não (acredito que sim), mas nunca na vida me foi colocado nenhum entrave em relação ao botão nem sequer mencionado. A conversa aqui começou a aquecer e bem.
Por sorte, tinha ali um botão "dummy", pelo que substitui pelo do farol de nevoeiro dianteiro e arranco direito lá.
Chego lá, ai já fui melhor atendido do que telefonicamente e ao que parece presencialmente ao meu amigo.. Talvez porque viram que eu não estava para brincadeiras.
Dizem-me que tinham de re-inspeccionar o carro novamente e era esse o motivo pelo qual eu tinha de lá ir novamente. Pergunto então que raio de re-inspecção foi essa que me tinha feito no dia anterior ao qual me disseram que não tinha sido uma re-inspecção, mas sim uma "verificação" e que não foi validada devido à "oferta" dos 7€ e trocos.
Continuaram-se a valer da questão do botão para ter de pagar, quando nunca na vida me falaram do botão na ipo inicial e na própria carta vermelha, no motivo de inspecção diz que o problema são os faróis de nevoeiro traseiros acenderem com os mínimos e que a causa é haver uma instalação eléctrica para os da frente e os mesmos não estarem lá. A causa nunca foi essa, até porque o carro nunca teve problema algum nesse sentido. Toda esta questão o botão foi algo que o sr director técnico do centro que me inspeccionou o carro se lembrou para me "lixar" e não dar o braço a torcer. Pelo que me foi dito, os 7€ tinham de entrar, fosse de quem fosse, e o "Sr" não quis admitir o erro e pagar por isso.
No meio disto tudo, tive de pagar a re-inspecção, fazer 120km desnecessários, perder 2 tardes, pagar portagens, gasóleo e ainda mais alguma mão de obra na oficina pelo diagnóstico (nem me queriam levar nada mas senti-me na obrigação de retribuir com algo). Não gastei menos de 30 ou 40€ com a brincadeira.
Ficou uma reclamação por escrito no respectivo livro com o "Sr" identificado que por mero acaso é Director Técnico do Centro. Tenho a louvar a atitude do rapaz que me fez a "re-verificação" no primeiro dia, que me tentou sempre ajudar e se desculpou hoje por me ter induzido em erro ao dizer que não era necessário voltar lá com o carro. Todos erram mas há que saber admitir. Valorizo isso. Até pelo que presumo que não tenha sido bem erro, mas a história foi mudada e ele viu-se obrigado a admitir o erro.
O centro de inspecções é da Cima. Vai seguir também queixa para a CIMA. Alguma sugestão para onde possa mais reclamar?
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