Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Situação insólita num centro de inspecções.. Vale a pena ler

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Situação insólita num centro de inspecções.. Vale a pena ler

    Ontem, dia 13 levei o meu carro ao centro de inspecções habitual (onde levo os meus dois carros aos anos). Centro este que fica a 30km da minha residência.

    Mandou-me acender as luzes habituais e meteu-se dentro do carro.. Nem 10s lá esteve e vira-se para mim "Este carro vai ser reprovado!". Eu incrédulo questiono o porquê, ao qual me responde que vai ser reprovado porque as luzes de nevoeiro traseiras acendiam com os mínimos quando apenas deveriam acender com os médios ou máximos, excepto se o carro tivesse faróis de nevoeiro dianteiros (não tem). Aí sim que podiam acender com os mínimos. Fiquei mesmo incrédulo pois nem sabia de tal facto (não era desculpa) como nunca ninguém me tinha alertado para o facto sequer em qualquer IPO anterior.

    Feita o resto da IPO, trago uma folha vermelha com a seguinte anotação:

    450 LUZ NEVOEIRO Dependência de funcionamento não regulamentar
    450.07 Luz de nevoeiro da retaguarda acende com luzes de presença (farois anti-nevoeiro da frente ausentes e instalação elétrica existente o que permite acender a luz da retaguarda)

    Palavras do inspector para mim: Como isto tem a instalação eléctrica e não tem os faróis, as luzes de nevoeiro traseiras acendem com os mínimos. Isto resolve-se bem. Ou vais a um electricista, ele troca aí uns fios, fica resolvido e vens cá ou então metes uns faróis de nevoeiro à frente. Claro que isto era tudo muito fácil.. Ficar sem o carro um dia pelo menos, pagar mão de obra e peças, etc etc.

    Até aqui eu achei deveras estranho me reprovarem o carro por isso, mas não pude contra-argumentar. Se era o que estava na lei era o que estava.. picuinhas demais mas..

    Venho para onde resido, directamente para uma oficina Bosch onde costumo colocar o carro. Expliquei a situação, acharam deveras absurdo mas meteram-se a averiguar o que se passava. Não verificamos logo o problema e fomos directamente às fichas ver o que se poderia fazer. Passado uns 20 ou 30m de analisar tudo, não detectavam nada de incorrecto nas ligações e decidimos ir ver bem as luzes. Acontece que as luzes de nevoeiro traseiras, afinal só acendiam apenas com os médios e máximos!

    Epa, já meio "revoltado" arranco direito ao centro de IPO e explico a situação. Antes de dizer concretamente ao que ia, outra pessoa, diz-me que já sabia ao que ia e que nem compreendia como o "colega" me tinha reprovado o carro por uma coisa tão simples como essa.. E para mais, ainda nem sabia a história toda.

    Vai ao carro "re-inspecciona" o carro e diz que realmente está tudo ok e pede-me 7€ e tal ao que eu me recusei a pagar como é óbvio. Entretanto faz uma chamada para o "director" do centro e diz-me que pode oferecer de facto a re-inspecção mas que não consegue imprimir a carta verde, que tenho de lá ir depois. Pergunto o que era necessário levar, ao que me respondeu que bastava apenas o livrete e a folha de ipo. Refiro que em breve tinha de lá ir com outro carro e que iria fazer isso ou que até mandaria lá alguém se fosse possível, ao que me foi respondido que sim. Nunca me foi mencionado que era necessário levar o carro (até porque se eu fosse lá com outro carro para inspeccionar, era impossível ir a conduzir dois carros)

    Hoje, um amigo meu tinha de lá ir perto e pedi-lhe o favor de ir lá levantar a carta. É com muito espanto que recebo uma chamada dele a dizer que foram mal educados com ele na recepção e que lhe começaram a falar de um botão qualquer.. E.. que eu tinha de lá ir e com o carro!

    Telefonei de imediato para lá e pedi para falar com o responsável do centro (não foi o mesmo que me inspeccionou o carro, pois não estava lá hoje), quando me foi dito que o carro tinha um botão para os faróis de nevoeiro da frente e que não o podia ter se não tivesse os faróis. Eu não discuto se isto é verdade ou não (acredito que sim), mas nunca na vida me foi colocado nenhum entrave em relação ao botão nem sequer mencionado. A conversa aqui começou a aquecer e bem.

    Por sorte, tinha ali um botão "dummy", pelo que substitui pelo do farol de nevoeiro dianteiro e arranco direito lá.

    Chego lá, ai já fui melhor atendido do que telefonicamente e ao que parece presencialmente ao meu amigo.. Talvez porque viram que eu não estava para brincadeiras.

    Dizem-me que tinham de re-inspeccionar o carro novamente e era esse o motivo pelo qual eu tinha de lá ir novamente. Pergunto então que raio de re-inspecção foi essa que me tinha feito no dia anterior ao qual me disseram que não tinha sido uma re-inspecção, mas sim uma "verificação" e que não foi validada devido à "oferta" dos 7€ e trocos.

    Continuaram-se a valer da questão do botão para ter de pagar, quando nunca na vida me falaram do botão na ipo inicial e na própria carta vermelha, no motivo de inspecção diz que o problema são os faróis de nevoeiro traseiros acenderem com os mínimos e que a causa é haver uma instalação eléctrica para os da frente e os mesmos não estarem lá. A causa nunca foi essa, até porque o carro nunca teve problema algum nesse sentido. Toda esta questão o botão foi algo que o sr director técnico do centro que me inspeccionou o carro se lembrou para me "lixar" e não dar o braço a torcer. Pelo que me foi dito, os 7€ tinham de entrar, fosse de quem fosse, e o "Sr" não quis admitir o erro e pagar por isso.

    No meio disto tudo, tive de pagar a re-inspecção, fazer 120km desnecessários, perder 2 tardes, pagar portagens, gasóleo e ainda mais alguma mão de obra na oficina pelo diagnóstico (nem me queriam levar nada mas senti-me na obrigação de retribuir com algo). Não gastei menos de 30 ou 40€ com a brincadeira.

    Ficou uma reclamação por escrito no respectivo livro com o "Sr" identificado que por mero acaso é Director Técnico do Centro. Tenho a louvar a atitude do rapaz que me fez a "re-verificação" no primeiro dia, que me tentou sempre ajudar e se desculpou hoje por me ter induzido em erro ao dizer que não era necessário voltar lá com o carro. Todos erram mas há que saber admitir. Valorizo isso. Até pelo que presumo que não tenha sido bem erro, mas a história foi mudada e ele viu-se obrigado a admitir o erro.

    O centro de inspecções é da Cima. Vai seguir também queixa para a CIMA. Alguma sugestão para onde possa mais reclamar?

    #2
    Penso que podes reclamar junto do centro de arbitragem automóvel mais próximo.

    Eu no teu lugar agarrava nos comprovativos de portagens, combustível etc, carta registada com aviso de recepção para o centro a expor o sucedido e exigir ser ressarcido dos prejuízos causados, só para se porem finos e não voltarem a brincar com as pessoas.

    Comentário


      #3
      Se fosse a ti apagava o tópico.
      Daqui a nada estão aqui os incrédulos como o MigMondeo para te desmentir e que a culpa é toda tua.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
        O centro de inspecções é da Cima. Vai seguir também queixa para a CIMA. Alguma sugestão para onde possa mais reclamar?
        Embora provavelmente a reclamação no livro vá lá parar, eu reclamaria directamente para o IMTT.

        Comentário


          #5
          Em relação a centros de inspeção, desde há vários anos que ouvia dizer cobras e lagartos dos centros da Controlauto, que eram muito picuinhas, que embirravam com tudo, que não sei quê e o camandro!

          Ora, 6 anos e 5 inspeções depois tenho a dizer que parece que o segredo é levar tudo em ordem!

          Até ver, nada a apontar á Controlauto!

          Comentário


            #6
            Eu também já tinha ido àquele centro várias vezes e apesar de um ou outro comentário menos feliz de um ou outro inspector, nunca tive grandes problemas. Lembro-me de uma vez levar com uma boca de "Eu sei perfeitamente que este carro não anda com estas jantes!". Na altura eu tinha comprado o carro, andava com umas jantes 14" de ferro, tampões pintados de preto e pneus 175 e como eu andei, foi como fui à IPO. Só mais tarde fiz o upgrade para as jantes 16" e pneus 205 que inclusivamente sempre estiveram averbados no livrete.

            Desta vez tive azar com o "senhor" que apanhei, que até pelo que me pareceu, não é muito bem visto lá dentro. A maior parte das pessoas com quem falei pareciam ter medo dele

            Isto pode não dar em nada, mas a reclamação foi feita e vai seguir para outras entidades como já me aconselharam aqui.
            Editado pela última vez por DoubleM101; 15 January 2015, 01:30.

            Comentário


              #7
              Tenho um da Controlauto a 500mts de casa e nunca tive problemas também..

              Comentário


                #8
                Se de facto tinhas o botão, tinhas de ter os faróis de nevoeiro à frente e a funcionar.

                Agora embrulharam-se todos para explicar essa situação.

                O Facto de teres feito já X inspecções e passar sempre não é desculpa para desta vez quereres que tb passe.
                Há uns anos um homem foi à inspecção e detectaram-lhe que a matricula da frente era diferente da de trás (um dígito), o homem tinha o carro desde novo há mais de 10 anos, já tinha feito ipo's, operações Stop e nunca tinha visto tal erro.
                Agora a verdade é que quando foi detectado passa a ser uma não conformidade, mesmo que tenha passado sempre até ai.

                Comentário


                  #9
                  Eu também tenho uma história curiosa de uma colega meu.

                  Teve de trocar as molas e comprou umas da concorrência, só que essa marca pinta-as de azul.
                  Quando o carro foi à inspeção, passa no fosso, e o inspetor diz que está automaticamente reprovado, por "alteração das características originais". A justificação foi que molas azuis quer dizer carro alterado. Bem que reclamou, mas decidiu não se chatear mais, e voltou lá com a "situação resolvida". Não trocou absolutamente nada, simplesmente pintou as molas de preto. Facto curioso, calhou-lhe exatamete o mesmo inspetor.

                  Folha verde com 0 anotações e ainda recebeu o comentário "vê como agora já se conduz melhor?"

                  Comentário


                    #10
                    30 km para fazer a inspecção?! não há mais perto?

                    Comentário


                      #11
                      Há mais perto mas eu antigamente trabalhava nessa zona e ia lá sempre, acabei por me tornar cliente e foi um hábito que ficou em lá ir.

                      Já para não falar que se tive o problema que tive naquele centro, então nem vou comentar os problemas que existem no daqui da zona. Coisas caricatas mesmo. Muito pouca gente vai lá. E não estou a falar só em coisas "picuinhas". Em coisas sem motivo para anotação sequer.

                      Comentário


                        #12
                        Há situações incríveis... Mas lá está, se está na lei, nada a fazer...
                        No meu caso, tenho um pequeno espelho colado no retrovisor para anular o angulo morto.
                        O carro foi reprovado por ter o espelho obstruído...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                          Há situações incríveis... Mas lá está, se está na lei, nada a fazer...
                          No meu caso, tenho um pequeno espelho colado no retrovisor para anular o angulo morto.
                          O carro foi reprovado por ter o espelho obstruído...
                          Muito bom

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                            Há situações incríveis... Mas lá está, se está na lei, nada a fazer...
                            No meu caso, tenho um pequeno espelho colado no retrovisor para anular o angulo morto.
                            O carro foi reprovado por ter o espelho obstruído...
                            Eu ria-me na cara do homem, tirava aquilo e dizia "olhe tenho 2 carros em casa e levo mais uns 2 da família às inspecção, acha que venho cá mais?"

                            Comentário


                              #15
                              Centros de inspecções há para todos os gostos. Há muitos anos que sou cliente da controlauto e já me calhou todo o tipo de inspectores.

                              Realmente na controlauto são mais picuinhas que nos outro sítios, mas na inspecção do ano passado o gajo que me atendeu entrou dentro do carro, esteve lá uns 20 segundos a olhar para o quadrante e nem viu luzes nem escovas nem nada disso. Saiu, foi para o fosso e viu o que tinha a ver e segui com folha verde. Não abriu o capôt nem esteve a ver medidas dos pneus, nem cintos, nem vidros, nada. Era uma sexta feira e eu era o último carro, acho que o segredo é esse

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                Penso que podes reclamar junto do centro de arbitragem automóvel mais próximo.

                                Eu no teu lugar agarrava nos comprovativos de portagens, combustível etc, carta registada com aviso de recepção para o centro a expor o sucedido e exigir ser ressarcido dos prejuízos causados, só para se porem finos e não voltarem a brincar com as pessoas.
                                já agora, se for no próprio dia não tens que pagar 7 euros e tal nenhuns. o meu já chumbou e voltou lá no mesmo dia e nunca paguei nada. às vezes até chumba de propósito só porque sim.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já vos aconteceu confirmar o VIN entre outros códigos no compartimento do motor, vidro da frente e os autocolantes junto às portas?
                                  Isto num carro completamente vulgar (Peugeot 308).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                    Já vos aconteceu confirmar o VIN entre outros códigos no compartimento do motor, vidro da frente e os autocolantes junto às portas?
                                    Isto num carro completamente vulgar (Peugeot 308).
                                    Penso que seja a coisa mais normal de se esperar.

                                    Olha eu agora ter um problema no meu carro e saber que ele vai a inspecçao e chumba, mas tenho um amigo meu com um carro precisamente igual ao meu, trocava as matriculas, ia a inspecçao e ja estava.... era bonito nao era?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                      já agora, se for no próprio dia não tens que pagar 7 euros e tal nenhuns. o meu já chumbou e voltou lá no mesmo dia e nunca paguei nada. às vezes até chumba de propósito só porque sim.
                                      Como é isso? Provavelmente não deve estar previsto na lei, deve ser alguma boa vontade deles não?

                                      Eu voltei lá passada uma hora e piques. Mas como me "obrigaram" a pagar e recusei, foi uma trapalhada tremenda e apesar do inspector dessa segunda vez ter visto que já estava tudo ok, não foi considerada reinspecção.. Tive de voltar lá no dia a seguir para fazer a reinspecção (a pagar) embora já tivesse sido visto por outro inspector no dia anterior

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                        Penso que seja a coisa mais normal de se esperar.

                                        Olha eu agora ter um problema no meu carro e saber que ele vai a inspecçao e chumba, mas tenho um amigo meu com um carro precisamente igual ao meu, trocava as matriculas, ia a inspecçao e ja estava.... era bonito nao era?
                                        Compreendo mas em muitos anos foi a primeira vez
                                        E vou sempre ao mesmo centro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isto das inspecções é um dos piores cancros do mundo dos automóveis.
                                          É um regabofe total, vale tudo para sacarem mais uns cobres. E depois chumbam outros para fazer a fez dos euros que recebem para passar pela porta do cavalo.
                                          Este ano que passou risquei a Controlauto onde ia do mapa.
                                          Eu bania este negócio e esta corja toda, não sei como. São uma cambada de indivíduos que querem muito ser corrompidos. Se tu lhe tivesses posto a notita por baixo ele passava-te o carro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                            30 km para fazer a inspecção?! não há mais perto?
                                            Eu tambem faço 30 km para fazer a inspecção porque o centro da minha cidade nao vale treta nenhuma, chumbam os carros consoante as caras dos condutores/cunhas. Depois chegam a aprovar carros com pneus quase a rebentar. Alem que são arrogantes.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por acaso, 2 anos com o meu carro ao IPO e acabo de sair de la sempre a rir.

                                              O ano passado: na garagem dou sempre uma olhada geral no carro, meto agua nos esguichos dos vidros, vejo se funciona bem e dou uma ajustadela se for preciso, luzes, pneus e tal... o normal que se possa fazer em casa.

                                              Reparei que o farol de nevoeiro traseiro, nao funcionava, vou comprar uma lampada e la troco aquilo, mas foi so mesmo tirar a lampada, e meter a outra, mas devo ter tocado onde nao devia. No IPO a senhora que fez a inspecçao pediu para ligar os medios, 2 vezes, e reparo que ela ficou a olhar par o carro um bom tempo... nao disse mais nada, e la segui a inspecçao.

                                              No final do dia, na garagem, reparo que quando ligo os medios, o farol de nevoeiro traseiro tambem fica ligado Como tinha chumado por um furo no escape, no dia a seguir, tinha tudo tratado.

                                              Este ano: la levo o carro, o rapaz pede para abrir o capot e ficou la a ver o forro.. chama-me, e diz ''olhe, tem aqui o forro solto, isto vai bloquear a entrada do ar para o motor''... a puxada de ar esta junto à roda da frente do lado direito, virada para baixo... o forro esta solto na parte de tras do motor, nem toca em nada devido ao espaço que ha entre o motor e firewall do carro. Tudo bem...

                                              Convem dizer que uns dias atras tinha mudado a embraiagem, entao ate acamar, ficou muito mole e havia ali um bocado que o pedal parecia que prendia, parecia que tinha cola. O rapaz la vai fazer o teste do rolo... mal arranca, por pouco nao deixou o carro ir abaixo, mete as rodas da frente, e tudo bem, para sair é que foi mais dificil, 2 vezes o carro foi abaixo... no final ''olhe, essa embraiagem esta morta, voce consegue conduzir isso?'' la disse que tinha trocado a embraiagem à dias... ''nah, isso nao é de embraiagem trocada, isso esta nas lonas'' Passou sem anotaçoes.


                                              Nada a queixar-me, mas venho sempre com uma historia quando vou à inspecçao com este carro.
                                              Editado pela última vez por Drifter; 16 January 2015, 01:00.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Felizmente sempre tive sorte mas sim tenho que admitir que se nota alguma altivez e mania que sabe em muitos inspectores. Mas também percebo que é um trabalho chato.

                                                Quanto à exigência tenho a afirmar que na alemanha é muito alto o nível de exigência, apesar disso num rebaixamento que fiz e fui legalizar me safei porque ele não reparou que eu passei os faróis do nível 0 para o 1 pois o carro rebaixa mais atrás que na frente e ficou desregulado. Mesmo assim passou pois ele ao pedirme para acender as luzes baixei antes para o nível 1 e assim que as desliguei passei para o nível 0 não fosse ele reparar. Foi muito simpático mesmo e até me ajudou a ver novas dimensões de pneus para quando troca - se de jantes etc etc. Foram uns largos minutos ainda a falar e fiquei cliente. Ainda lhe perguntei pela caixa da gorjeta e ele recusou receber (já tinha tudo tratado e estávamos cá fora com tudo assinado e carimbado ).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  só por curiosidade, qual será o ordenado médio de um inspector?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                                    Em coisas sem motivo para anotação sequer.
                                                    podes dar exemplos?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                                      podes dar exemplos?
                                                      Sim claro.

                                                      Houve um ano que fui lá e o carro reprovou por uma fuga na panela. Isso com razão. No entanto levou uma anotação que as luzes estavam demasiado altas. Quando fui reparar a fuga, pedi para me verem isso das luzes onde se constatou que elas estavam boas. Até estavam era quase a roçar o limite mínimo. Na dúvida, ainda fui a outra oficina, mesmo diagnóstico. Como é lógico não regulei nada, deixei-as estar. Fui lá no dia seguinte e o carro passou. Perguntei porque no dia antes as luzes estavam altas e naquele dia já estavam boas se nem sequer lhe tinha mexido. Ficaram sem saber o que me dizer.. Como não foi o motivo de reprovação, não me chateei mais com isso, senão tinha sido diferente.

                                                      O meu pai, todos os anos em que ia lá com o carro, a mesma coisa. Diziam que tinha as luzes muito altas e metiam-se a "regular" para passar. De noite, não se viam 2 metros à frente do carro. Tinha de ir à oficina para as regularem correctamente depois.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        esses exemplos estão em linha com o que já escreves-te inicialmente.
                                                        pelo que descreves, o centro é um "daqueles".....

                                                        infelizmente calha-te alguém que precisa de chumbar e como "comes e calas", eles chumbam-te o carro.

                                                        da próxima vez que fores lá, tenta levar o carro com tudo em ordem, especialmente luzes.
                                                        depois pedes para mostrar onde o médio está alto!

                                                        metes o regulador interior no zero e exige que o procedimento da colocação do regloscópio seja respeitado segundo as normas que o manual do inspector obriga.
                                                        caso contrario, telefonas para a policia e exiges o cancelamento da inspecção.

                                                        muitos deles, nem sabem interpretar "os dizeres" que cada farol tem e nem sequer sabem ler onde está o grau de inclinação do farol que o fabricante obriga.

                                                        pedes também para te mostrar no alvo, onde está a projecção do feixe óptico alto.


                                                        se fores um gajo informado, não te comem por parvo!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A minha história não tem necessariamente a ver com o ato da inspeção em si, mas cá vai:

                                                          Em 2013 no dia do SLB - chelsea fui à inspecção, e durante a mesma já no fim, rebenta-se um dos tubos do travão das rodas da frente, naturalmente o carro chumbou, e eu fiquei a dar graças por ter sido ali, e não com o carro em andamento, pois sei óleo no circuito fiquei sem travões.

                                                          Ora o sr. Inspetor pergunta-me então onde é a oficina, eu respondo q era a uns 6km dali, ao q o sr. Muito simpático por sinal me diz, "ah vá com calma e use o travão de mão, pq se chama o reboque ainda vai ter de pagar"...

                                                          Eu percebi a boa intenção, mas caramba o carro estava sem travões, e eu não ia andar 6 km assim, andei 300 m, e obviamente chamei o reboque.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            um tubo arrebentado não deve fazer um carro ficar sem travões, mas sim só com duas rodas a travar

                                                            speccy

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X