Tive um acidente que infelizmente envolve um autocarro que transportam crianças para a escola, que "normalmente anda muito apressado" para cumprir horários. Não me sinto culpado mas tudo aponta para vir a ter culpa, por isso vou descrever o melhor que puder. Numa estrada secundária de paralelo num dia de "chuva morrinha" para continuar a circular tive que contornar 4 carros que se encontravam estacionados mas ocupavam a minha faixa de rodagem. Depois de confirmar que o fazia em segurança, dei pisca e iniciei a manobra. Quando estava a chegar ao fim da manobra avisto um autocarro que vinha "rápido" em sentido contrário. Parei, porque me apercebi que não conseguia terminar a manobra e como não tinha escapatórias, tentei iniciar marcha atrás mas foi tarde pois o autocarro fez uma travagem que ficou com marcas na estrada de 30 e tal metros bateu num muro que o manteve na estrada e acabou por ir contra o meu carro. O condutor acabou por assumir as culpas mas depois de chegarem os representantes da empresa a versão mudou e este acabou por me dizer que não podia assumir as culpas senão na empresa f**** a cabeça. E agora como me defendo? O que faço?
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De quem é a culpa?
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Quando se faz uma ultrapassagem esta têm que ser feita o mais rápido possivel e em condições de segurança!! Mas no seu caso 4 carros que estavam parados, seria um risco por mais nesta altura em que o chão com esta "chuva molha parvos" parece manteiga e travagem não é logo "assegurada" será complicado sim para o seu lado. No entanto, o autocarro se transportava crianças também não pode andar com excesso de velocidade!! Será um caso em que terão 50% de culpa para cada lado.
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1 - um autocarro com essas características não pode andar em excesso de velocidade
2 - quem tem o obstáculo (tu) tem sempre que ceder a passagem
se for para discutir isso, tenta aproveitar o excesso de velocidade do bus para um dia normal (quanto mais num dia de chuva mola pavos).
mas boa sorte!
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Essa de ainda julgar que com a realização da marcha a trás tinha tempo de recuar, significa algumas coisas:
1- Ou tu estavas mesmo a iniciar a ultrapassagem e não percebeste de imediato a velocidade do autocarro. Deste modo levou-te a iniciar a ultrapassagem mas alguma coisa fez-te parar e iniciar a marcha a trás.
2- ou ias a ultrapassar já dois ou três carros e hesitaste, paraste e meteste a marcha a trás.
3- Ou não tinhas visibilidade suficiente da faixa contrária, impedindo a visibilidade necessária para efetuar a ultrapassagem em segurança.
Qualquer uma delas revela inexperiencia.
Boa sorte com o caso.
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Chamaram as autoridades ao local? Ficou registado o rasto de travagem? Foram tiradas fotografias dos veículos na via e das estacionadas? Há testemunhas?
Isto será tudo elementos a serem considerados para se tomar um posição.
Terás sempre a desvantagem de estar a ocupar a via contrária, agora, confirmando-se a versão que apresentas...
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostEu vi logo que a culpa era tua na primeira frase dizes: que "normalmente anda muito apressado"
quando viste que a versão dos factos mudou, podias ter chamado a policia para fazer um auto e por certo que eles mediam as marcas de travagem do autocarro. é uma zona de 50km?
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Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostSe se confirmar o excesso de velocidade do autocarro, infelizmente a culpa será a dividir pelos 2.
É pena pois devia ser unicamente do autocarro.
A tipa que me mandou o carro para a sucata, também me disse que eu vinha depressa demais, ainda por cima junto a uma escola. Serviu-lhe de muito, serviu...
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
A tipa que me mandou o carro para a sucata, também me disse que eu vinha depressa demais, ainda por cima junto a uma escola. Serviu-lhe de muito, serviu...
Sei de um caso em que um colega foi contra um carro que estava a fazer inversão de marcha, provado que ia em excesso de velocidade (marcas de travagem no pavimento) arcou com as culpas.
Mas isto da internet tem a sua piada, se fosse o condutor do autocarro que viesse cá expor a historia dele, era ele o acusado de ser irresponsável e culpado, como não foi...
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Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostSe se confirmar o excesso de velocidade do autocarro, infelizmente a culpa será a dividir pelos 2.
É pena pois devia ser unicamente do autocarro.
Ok que se não fosses em excesso de velocidade até "poderias talvez" travar tempo e evitar o acidente, da mesma forma que poderias evitar o acidente se tivesses ido por outra estrada ou nem tivesses saído de casa ;)
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Originalmente Colocado por 3pelos Ver PostNão concordo, imagina que vais em excesso de velocidade no teu carro, é ilegal mas podes fazer, numa curva aparece-te um tipo fora de mão e chocam, qual a tua culpa? Vais na tua via, podes ser multado por excesso de velocidade mas a culpa do acidente nunca vai ser tua, o acidente deveu-se não à tua velocidade mas sim devido ao outro carro ir na tua via em contra mão.
Ok que se não fosses em excesso de velocidade até "poderias talvez" travar tempo e evitar o acidente, da mesma forma que poderias evitar o acidente se tivesses ido por outra estrada ou nem tivesses saído de casa ;)
De qualquer das formas, vocês esquecem-se que o facto do outro ir em excesso de velocidade não permite que os outros façam manobras em segurança, ficaríamos para sempre parados à espera num Stop ou similar.Editado pela última vez por TommyTosser; 24 February 2015, 11:33.
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Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostDizer e ser são coisas diferentes, provado a historia seria outra.
Sei de um caso em que um colega foi contra um carro que estava a fazer inversão de marcha, provado que ia em excesso de velocidade (marcas de travagem no pavimento) arcou com as culpas.
Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostMas isto da internet tem a sua piada, se fosse o condutor do autocarro que viesse cá expor a historia dele, era ele o acusado de ser irresponsável e culpado, como não foi...
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Originalmente Colocado por TommyTosser Ver PostAcima descrevi um caso que relata como o excesso de velocidade altera a atribuição de 'culpa' num acidente.
De qualquer das formas, vocês esquecem-se que o facto do outro ir em excesso de velocidade não permite que os outros façam manobras em segurança, ficaríamos para sempre parados à espera num Stop ou similar.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostO que o teu colega não conseguiu provar foi de que o outro estava a fazer uma manobra de recurso. É a diferença.
E se fosse um ligeiro, com ou sem putos lá dentro, qual era a diferença, MESMO ? Nenhuma, apenas o tamanho da viatura.
Falei no 'condutor do autocarro' para indicar o outro lado da historia. Para o caso até podia ser uma trotinete, vindo em excesso de velocidade não pode ser ilibado de culpas no caso.
Se levarmos em conta que o que o OP relatou é verdade, o excesso de velocidade da outra viatura é que foi determinante par ao acidente, visto que o mesmo não conseguiu parar em segurança, indo até embater num muro ante de bater no OP.
Trazendo o caso para outra situação, estando parado num Stop, verificando que há condições para avançar, avançar e um carro em excesso de velocidade nos bater, de quem é a culpa?
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Quase sempre de quem sai do STOP, mesmo em sede judicial.
A quem atribui a responsabilidade, tão rapidamente, ao user, o que faziam no lugar dele?
Chegam a um local onde existem 4 viaturas, estacionadas, a ocupar a via.
Não verificam ninguém que impeça a realização da manobra e contornam as viaturas.
Quando estão no final da manobra, vamos supor, junto ao último carro a contornar, veem um veículo a aproximar-se e imobilizam.
O que podem fazer mais ou o que fariam diferente?
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Originalmente Colocado por Valium Ver PostQuando estão no final da manobra, vamos supor, junto ao último carro a contornar, veem um veículo a aproximar-se e imobilizam.
O que vai determinar a culpa, será o posicionamento dos veículos no auto da polícia. Pese embora o veículo ligeiro tenha duas situações em seu desfavor: contornava um obstáculo; encontrava-se na via contrária ao do seu sentido de circulação.
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Se formos ver, a faixa de rodagem estava reduzida, face a viaturas estacionadas.
De qualquer forma o cruzamento de veículos e a impossibilidade de, é regulado no CE partindo do pressuposto que os veículos se imobilizam e então, "decidem" a passagem consoante as regras lá estipuladas (quem tem o obstáculo, quem chegou primeiro, para quem é mais fácil permitir o cruzamento, inclinação da via, tipo de veículo, etc.)
Aqui temos um veículo numa manobra necessário no local e uma viatura que (supostamente) nem consegue imobilizar-se.
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A seguir ao último carro, cerca de 30 m existe uma curva para a minha direita seguida de contra curva à esquerda. Por outro lado, o primeiro carro que comecei a ultrapassar, encontra-se a uns 50 metros da curva, o último a 30. Não podia parar o carro e ficar à espera que alguém viesse à qual pedia para ir à outra ponta ver se podia passar. Não consegui fazer marcha atrás, apenas tentei assim que vejo o autocarro vir na minha direção, bater no muro que o mantem dentro da estrada, deu-me tempo para pensar nisso, apenas não tive tempo senão teria evitado a colisão. Consegui foi parar o meu carro logo que vi por cima do muro a parte de cima do autocarro.
Quanto frase, normalmente o autocarro vinha depressa demais, apenas indica que passo todos os dias por este autocarro, porque levo o meu filho à escola todos os dias e por várias vezes acompanhei e cruzei com ele e sei reconhecer quando se anda em excesso de velocidade.
Quanto à parte que "revela inexperiência", já lá vão uns bons anos (25) desde que tenho a carta e assim como a de mota e muitos, muitos kms na estrada, porém pode não querer dizer nada.
Desde o início que apesar de moralmente não sentir culpa pois fui prudente e correto, tive sempre a sensação que a culpa viria a ser minha, mesmo tendo chamado a polícia que fez o auto e me cobrou 70€, haver testemunhas, pois os condutores e passageiros dos carros estacionados estavam junto dos carros e presenciaram tudo, também confirmando que eu já estava imobilizado assim como o assumir da culpa do condutor do autocarro, e isto tudo acaba numa despesa de aproximadamente 7mil e quinhentos euros para o arranjo do meu carro.Editado pela última vez por esposende2; 25 February 2015, 22:34.
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