Anúncio

Collapse
No announcement yet.

IPO B + 250€ Art. 114

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    IPO B + 250€ Art. 114

    Bom dia,

    Antes de mais, não ainda não fui à bruxa, mas parece que eu e a minha família temos que recorrer a esses serviços alternativos para nos livrar desta maré de azar..

    Ora bem, depois da multa dos 500€ do multa nova, apareceu-nos uma nova.

    Acontece que um familiar meu foi mandado parar no seu seat Ibiza 6l (modelo marcado) no qual lhe fizeram uma valente Inspeção ao carro, como ele tem tudo de origem (pensava ele) estava descansado. Não podia estar mais enganado.

    Ele tem umas lâmpadas vallux xenon efect nos médios, que o Sr. GNR que o fiscalizava ateimou ser xenon embora não encontrasse os balastros, nem se nota-se o "aquecimento" normal do xenon quando acendia as luzes. No final apos alguma argumentação de ambas as partes foi brindado com uma IPOB + 250€ por art. 116 alteração as características do veiculo. Somando também aquelas cortinas amovíveis que também foi ateimado que eram Peliculas amovíveis não homologadas. :S
    Algo que não faz mínimo sentido visto que no máximo podia ser luzes coloridas ou assim, mas pronto... Ainda ouviu "Fod@ss, não sou inspetor eles la que verifiquem se é legal ou não. A minha parte está feita."

    Agora é o seguinte, la terá o rapaz de ir à IPOB cento e qualquer coisa €, pagou os 250€ e ainda tem que pagar não sei quanto para reaver os documentos do carro.

    A pergunta é. O carro está dentro das normas, não tem qualquer alteração ILEGAL o que se pode fazer? pagar e não bufar? Não me parece justo neste caso.

    Já alguém passou pelo mesmo?

    #2
    E de certeza que essas lâmpadas são legais? Se sim, então o carro passa na IPO B com elas. Caso isso se verifique, creio que podes reclamar a coima e exigir a devolução do dinheiro.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
      E de certeza que essas lâmpadas são legais? Se sim, então o carro passa na IPO B com elas. Caso isso se verifique, creio que podes reclamar a coima e exigir a devolução do dinheiro.
      Tendo em conta que existe regulamentação especial para o xenon (exige niveladores automáticos, lava faróis e oticas homologadas), no caso das lâmpadas dos médios segundo o Art.80 alinha 5C está legal.

      Se passa nas IPO normais s/ créditos também passa numa B sem problemas, a minha duvida é o que fazer depois disso... Se passar como posso recorrer? já pesquisei respostas e não encontro nenhuma.
      Editado pela última vez por MikaZ; 13 April 2015, 11:09.

      Comentário


        #4
        Então, esquece lá isso... A única coisa que consegues com a contestação, é aumentar a multa.

        Comentário


          #5
          Mas Luis, as lâmpadas não são Xenon, o Sr. GNR é que multou como se fossem. São lâmpadas chamadas halogénio normais, so que em vez do tradicional branco quentro são branco frio, que enquadra perfeitamente na lei pelo artigo que referi a cima em que está explicito que as luzes podem ser brancas ou amarelas... Não sendo xenon está legal e vai passar na IPOB sem problema.

          Assim sendo não acho justo pagar por uma contra ordenação que o agente "achou" que foi cometida, em que no final ele está errado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
            Tendo em conta que existe regulamentação especial para o xenon (exige niveladores automáticos, lava faróis e oticas homologadas), no caso das lâmpadas dos médios segundo o Art.80 alinha 5C está legal.

            Se passa nas IPO normais s/ créditos também passa numa B sem problemas, a minha duvida é o que fazer depois disso... Se passar como posso recorrer? já pesquisei respostas e não encontro nenhuma.
            Recurso tem de ser feito até 15 dias depois de seres autuado e assinares o papel. Se estás a pensar em recorrer, mexe-te o quanto antes, antes que passem os prazos.

            Convinha era teres o máximo de elementos possíveis para fazer prova da tua inocência e em como o carro está legal, nomeadamente a marca e modelo das lâmpadas, prova em como são legais para uso em estrada pública, testemunhas em como estavas a usar essas lâmpadas no momento da coima, certificado de IPO B em como o carro não tem qualquer problema com as ditas lâmpadas etc..

            E logicamente que o dito recurso quer-se feito por um advogado.
            Editado pela última vez por ravager; 13 April 2015, 11:25.

            Comentário


              #7
              Obrigado ravager,

              Infelizmente ele deslocava-se sozinho, marca e modelo das lâmpadas c/ as suas características facilmente se ira arranjar na net, o certificado da IPOB no prazo de 15 dias é que vai ser difícil, visto que a previsão de IPOB é para o final do mês por causa da disponibilidade dos inspetores, parece que não são os mesmos da IPO normal...

              Em relação as cortinas que também constaram no auto como peliculas amovíveis são estas:
              Easy to fit sun protection for cars in ready cut Polycarbonate

              Não existe regulamentação referente a isto... ou existe e não encontrei?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                Mas Luis, as lâmpadas não são Xenon, o Sr. GNR é que multou como se fossem. São lâmpadas chamadas halogénio normais, so que em vez do tradicional branco quentro são branco frio, que enquadra perfeitamente na lei pelo artigo que referi a cima em que está explicito que as luzes podem ser brancas ou amarelas... Não sendo xenon está legal e vai passar na IPOB sem problema.

                Assim sendo não acho justo pagar por uma contra ordenação que o agente "achou" que foi cometida, em que no final ele está errado.
                Atenção que há halogéneo e halogéneo.

                Lâmpadas de 100W, assumindo que consegues metê-las no carro, são ilegais.
                Lâmpadas como as Cool Blue Hyper também são ilegais.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                  Obrigado ravager,

                  Infelizmente ele deslocava-se sozinho, marca e modelo das lâmpadas c/ as suas características facilmente se ira arranjar na net, o certificado da IPOB no prazo de 15 dias é que vai ser difícil, visto que a previsão de IPOB é para o final do mês por causa da disponibilidade dos inspetores, parece que não são os mesmos da IPO normal...

                  Em relação as cortinas que também constaram no auto como peliculas amovíveis são estas:
                  Easy to fit sun protection for cars in ready cut Polycarbonate

                  Não existe regulamentação referente a isto... ou existe e não encontrei?
                  O Ibiza do rapaz é comercial? As películas estavam montadas nos vidros de trás?


                  Se sim, não tinham rigorosamente nada que pegar por aí, películas nos vidros traseiros dos comerciais são perfeitamente legais e não precisam de anotação no livrete.


                  E mesmo que não seja comercial.. são amovíveis.. teoricamente isso seria a mesma coisa que meter uma cortina nos vidros, e essas são perfeitamente legais.
                  Editado pela última vez por ravager; 13 April 2015, 11:44.

                  Comentário


                    #10
                    Nao, aquelas são de 55w semelhantes às Philips Diamond vision. ;)

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                      O Ibiza do rapaz é comercial? As películas estavam montadas nos vidros de trás?

                      Se sim, não tinham rigorosamente nada que pegar por aí, películas nos vidros traseiros dos comerciais são perfeitamente legais e não precisam de anotação no livrete.

                      E mesmo que não seja comercial.. são amovíveis.. teoricamente isso seria a mesma coisa que meter uma cortina nos vidros, e essas são perfeitamente legais.
                      É de 5 lugares, pois quando ele argumentou que as cortinas eram amovíveis, o Sr. Agente disse que isso era para os comerciais. Aqui neste caso gostava de arranjar uma lei de provasse a situação, tal como existe para as lâmpadas.

                      Comentário


                        #12
                        Uma coisa são películas outra são cortinas.

                        Película só é legal sem homologação para os comerciais, atrás do pilar B. De resto têm de ser homologadas.

                        Cortinas, sendo ou não da forma dos vidros, são perfeitamente legais, não precisam de qualquer homologação ou do que for.

                        Mas neste tipo de dúvidas acho que o melhor mesmo é contactar um advogado.

                        Comentário


                          #13
                          Os papás que têm cortinas da Hello Kitty, Mickey, Bob o construtor, etc... vão passar a ser multados, pois andam com películas amovíveis...

                          Comentário


                            #14
                            Bem pelo site das "cortinas" já deu para ver que de cortinas não têm nada.

                            São de facto amovíveis, mas todos conseguimos ver que o intuito é ter "películas" de um modo que dê para tirar sem grandes dificuldades.

                            Será a meu ver um buraco na lei...

                            Mas por exemplo n posso cortar uma cartolina e colar nos vidros... Também é amovível.
                            Vai ser complicado de provar ou justificar.

                            Mas a verdade é que qualquer um vê qual a intenção.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                              Obrigado ravager,

                              Infelizmente ele deslocava-se sozinho, marca e modelo das lâmpadas c/ as suas características facilmente se ira arranjar na net, o certificado da IPOB no prazo de 15 dias é que vai ser difícil, visto que a previsão de IPOB é para o final do mês por causa da disponibilidade dos inspetores, parece que não são os mesmos da IPO normal...

                              Em relação as cortinas que também constaram no auto como peliculas amovíveis são estas:
                              Easy to fit sun protection for cars in ready cut Polycarbonate

                              Não existe regulamentação referente a isto... ou existe e não encontrei?
                              Quanto ao circular sozinho no carro, tal não significa que não tenham passado imensas outras pessoas nesse momento que até tenham visto algo diferente...

                              Quanto às películas, o que é que essa empresa que as fabrica e vende diz sobre a sua legalidade, já que o site até é Português?

                              Em todo o caso, qualquer contestação deve ser feita apenas por um advogado, e um que esteja mais por dentro das contra-ordenações de trânsito, e que te guie correctamente neste processo.

                              Tentares defender-te sozinho é um caso perdido à partida...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Bem pelo site das "cortinas" já deu para ver que de cortinas não têm nada.

                                São de facto amovíveis, mas todos conseguimos ver que o intuito é ter "películas" de um modo que dê para tirar sem grandes dificuldades.

                                Será a meu ver um buraco na lei...

                                Mas por exemplo n posso cortar uma cartolina e colar nos vidros... Também é amovível.
                                Vai ser complicado de provar ou justificar.

                                Mas a verdade é que qualquer um vê qual a intenção.
                                Exato, mas ai prende-se ao facto da visibilidade, ou seja, ao cortares cartolina está a impedir de uma certa forma de veres o que se passa na traseira do veiculo, e cartolinas são totalmente opacas. Naquele caso não...

                                Mas não encontro o art. e a alinha que diga isso. :S

                                Sim, obviamente que aquelas "cortinas" teve como objetivo contornar a lei da homologação das peliculas, e neste caso é possível vender as cortinas caso se tenha alguma infelicidade com o carro por exemplo, já se legalizar as peliculas ficam vinculadas a uma matricula e não a uma marca/modelo. O mesmo se passou com o vallux, não podendo meter xenon optou-se pela por aquelas lâmpadas halogéneo de 55w perfeitamente normais mas de luz branca.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Quanto ao circular sozinho no carro, tal não significa que não tenham passado imensas outras pessoas nesse momento que até tenham visto algo diferente...

                                  Quanto às películas, o que é que essa empresa que as fabrica e vende diz sobre a sua legalidade, já que o site até é Português?

                                  Em todo o caso, qualquer contestação deve ser feita apenas por um advogado, e um que esteja mais por dentro das contra-ordenações de trânsito, e que te guie correctamente neste processo.

                                  Tentares defender-te sozinho é um caso perdido à partida...

                                  Infelizmente não sera assim tao fácil, porque não se consegue provar que nos últimos 10m não tenha trocado para xenon, tornava-se tudo mais simples se no momento do auto alguém tivesse disposto a dar a cara a dizer que viu o que se passou...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                    Os papás que têm cortinas da Hello Kitty, Mickey, Bob o construtor, etc... vão passar a ser multados, pois andam com películas amovíveis...
                                    Estou fdd Então nos dias de sol mais forte, onde coloco uma fralda pendurada no vidro, arrisco-me a ter o carro apreendido...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                      Nao, aquelas são de 55w semelhantes às Philips Diamond vision. ;)
                                      As Philips Diamond Vision não são legais na União Europeia (vê por ex. aqui: http://www.powerbulbs.com/eu/product...ision-h11-twin)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por betel Ver Post
                                        As Philips Diamond Vision não são legais na União Europeia (vê por ex. aqui: http://www.powerbulbs.com/eu/product...ision-h11-twin)
                                        Exactamente o que vinha referir... Em relação às cortinas... São cortinas não películas, não há nada na lei que impeça o uso de cortinas....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Engraçado que já fui parado "ene" vezes em operações stop, pela BT, GNR e PSP. Os agente sempre agiram de acordo com o estipulado e sempre foram cordiais.

                                          Ironicamente, nos relatos que aqui leio... quase em todos, os que aqui se queixam, num relato unilateral... de ter "levado" com uma coima qualquer, sempre o foram, de modo injusto e os agentes sempre agiram se forma pouco cordial e como "vândalos".

                                          Esquisito... devo ser um previligiado.

                                          Saliento que até já fui multado, justamente.
                                          Editado pela última vez por DarkVeill; 14 April 2015, 12:22.

                                          Comentário


                                            #22
                                            DarkVeill, é verdade, mas repara que se fala aqui de um Ibiza 6L... Os agentes quando os veem já veem com "as pedras na mão", principalmente se for um condutor jovem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                              DarkVeill, é verdade, mas repara que se fala aqui de um Ibiza 6L... Os agentes quando os veem já veem com "as pedras na mão", principalmente se for um condutor jovem.
                                              Desculpa, isso é um preconceito de quem os tem... preconceitos em relação às forças de segurança e ordem.

                                              Um agente em funções e em missão, atenta aos factos e não ao que referes nem como referes.

                                              Se o carro chama à atenção, faz-lo ou fez-lo, pelas condicionantes que eventualmente figuram da coima.

                                              O resto é uma generalização de gente que teima em se vitimizar e não assumir o que faz.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Experimenta a ter um, ou um Saxo cup e vais ver a diferença na abordagem em relação a teres um qualquer outro carro não "marcado".

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DarkVeill Ver Post
                                                  Desculpa, isso é um preconceito de quem os tem... preconceitos em relação às forças de segurança e ordem.

                                                  Um agente em funções e em missão, atenta aos factos e não ao que referes nem como referes.

                                                  Se o carro chama à atenção, faz-lo ou fez-lo, pelas condicionantes que eventualmente figuram da coima.

                                                  O resto é uma generalização de gente que teima em se vitimizar e não assumir o que faz.
                                                  Não sei se é bem preconceito.

                                                  E digo porque, tenho um amigo com um Ibiza 6l 1.9 130cv completamente toda original (deve ser dos mais raros ), nem repros, nem xenons nada, fomos sair onde eu levei o meu carro e ele o dele, passamos por uma operação stop e a mim não me disseram nada, e ao meu amigo mandaram no encostar, eu vinha à frente dele e mesmo atrás de mi, e o Sr Agente pós - se à minha frente mas fez me sinal com a mão para passar mas o meu colega "encosta!".

                                                  Claro que existe agentes e agentes, mas isto que foi um bom exemplo isso foi.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Esses GNRs devem muito à educação! Nada se consegue contra essa gente! Os 250 euros já foram e levares esse pulh... a tribunal nada consegues! Pensa noutra maneira de ...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Referes que o familiar foi autuado pelo 114 e depois pelo 116º, como foi afinal?

                                                      Eu diria 114º 5 + 6.
                                                      O veículo terá ficado apreendido, mas à guardo do proprietário, por isso ficaram com os documentos? Se for o caso é um bocado "estúpido", porque dava possibilidade de alterar o carro antes do IPO B, se não tiverem "selado" alguma coisa...

                                                      Se foi isso que está acima, terás que contestar no prazo normal que consta no verso da contra ordenação - eu faria o depósito igualmente - e juntar depois o resultado do IPO tipo B se passar.

                                                      Convém perceber se as lâmpadas são mesmo legais, tal como as "cortinas" - que de cortina tem pouco diga-se.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Isso dos Ibizas é mesmo verdade, não há volta a dar
                                                        Tenho um amigo meu que tem um 6L 1.2 completamente original e não falha uma operação stop, já de Astra raras são as vezes que me mandam parar

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rc Ver Post
                                                          DarkVeill, é verdade, mas repara que se fala aqui de um Ibiza 6L... Os agentes quando os veem já veem com "as pedras na mão", principalmente se for um condutor jovem.
                                                          Se o carro estiver stock ou com alterações muito discretas a polícia não os manda parar mais do que se mandar parar outros carros.

                                                          Agora se tiver alterações em quantidade a conversa é outra.. símbolos pretos, jantes pretas, tecto preto, rebaixadela abusada, xénon, linha directa etc.. aí sim estão convidados a que a polícia vos mande encostar e vos passe o "cheque brinde" por alteração às características da viatura.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu tive 3 hondas e 2 g40´s, pelo que fartava-me de parar

                                                            Nunca admiti faltas de respeito, assim como nunca faltei ao respeito a ninguém. Nunca fui autuado porque nunca dei motivos.

                                                            De mota até cheguei a dar uma palmada na mão a um agente. Eu parado no sinal vermelho, ele vem também de moto e tenta desligar-me a moto, levou logo um xota para lá, e não foi por isso que tive problemas.

                                                            Disse-me que é habitual a malta a ser abordada assim, fugir... eu respondi-lhe que não entendi a abordagem à bruta e que se quiser encosto à frente para falarmos, agora desligar a minha moto, era o que faltava... Acabou por me mandar seguir... Pura estupidez que até hoje não cheguei a perceber.

                                                            Assim também custo a perceber algumas coisas que leio por aqui...


                                                            Cump.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X