Motorguia: :
A mostrar resultados 1 para 8 de 8
Like Tree1Likes
  • 1 Post By RPMcMurphy

Título: Dúvida sobre Acidente

Pedestre
    Data de Registo
    May 2014

Question Dúvida sobre Acidente

Boa noite caros automobilistas.
    Antes de mais, se este não for o local certo para este tópico, peço desculpa.

Bem, hoje tive um pequeno acidente, e não sei se serei culpado ou não.

Basicamente o que se passou foi o seguinte:
    Ia eu para o trabalho, numa via com dois sentidos, sendo a via principal, e fazia intenções de virar para uma estrada sem prioridade à minha esquerda. Abrandei, virei ligeiramente para a esquerda e o carro que vinha atras de mim ultrapassou-me, tendo se 'esfregado' na minha lateral esquerda da frente com toda a lateral direita dele (do carro que vinha atras de mim).
    Para ser sincero não dei pisca, mas, de qualquer das maneiras, eu estava no eixo da via, ligeiramente virado para a esquerda, o que demonstra intenções de fazer a manobra de virar à esquerda, e, alem disso, ele não pode ultrapassar, segundo o imtt, 'na aproximação e nos entroncamentos e cruzamentos'.

É claro que chamei a GNR que fez as medições e a recolha dos 'depoimentos' e vou participar à seguradora. Hoje ao fim da tarde o sujeito da outra viatura ligou-me a 'ameaçar' que se a minha seguradora nao se desse como culpada, que iria para tribunal e que nem queria 50/50.

Gostava que me ajudassem a perceber se serei ou não culpado.

Caso necessário, publicarei aqui um 'croqui' do acidente.

Muito Obrigado, e boas viagens (sem acidentes xd)

Banido Drifter's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Melhor ja te mentalizares num 50/50.

Ele nao devia de ter ultrapassado nesse local, tu devias de ter tido o cuidado de verificar, e sinalizar, a tua manobra.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por mf11so Ver Post
    Para ser sincero não dei pisca, mas, de qualquer das maneiras, eu estava no eixo da via, ligeiramente virado para a esquerda, o que demonstra intenções de fazer a manobra de virar à esquerda
    A falta de chá de alguns condutores, que não conseguem ler os pensamentos dos outros,

como diz o treinador do Benfica, inacraditavel

Piloto de Testes RPMcMurphy's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2013

Por Defeito

Tenho ideia que esses casos é sempre 50/50, pois nenhum dos dois tomou as devidas precauções para realizar a manobra em segurança, agora essa de virar sem dar pisca e querer que os outros adivinhem é muito boa.
    Pedro303 gosta disto.

Piloto de Testes ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Parece-me óbvio que é no mínimo 50/50. Tu não sinalizaste a manobra e ele cumpriu todas as restrições na ultrapassagem que é por definição uma manobra com perigos.

Piloto de Testes bscuba's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2006

Por Defeito

Pode não ser assim tão óbvio. Ultrapassar em local proibido parece ser mais grave que não sinalizar a manobra. Agora se o outro alegar que foi manobra de emergência para evitar o acidente...

Piloto de Testes rcontra's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
    Pode não ser assim tão óbvio. Ultrapassar em local proibido parece ser mais grave que não sinalizar a manobra. Agora se o outro alegar que foi manobra de emergência para evitar o acidente...
    Só é proibido ultrapassar nos cruzamentos, quando estes são sinalizados, certo?
    É que há muitos que não o são, e nem linha continua há para proibir a ultrapassagem.

Piloto Lendário Valium's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2003

Por Defeito

Há várias questões importantes, no meu ponto de vista, qual é a sinalização no local? Existe sinal (vertical) de aproximação de entroncamento/cruzamento? Há sinalização horizontal (marcas rodoviárias) no pavimento, que impeçam a ultrapassagem, apenas permitindo mudar de direcção?
    O entroncamento é percetível?

Uma coisa é certa, não efetuaste a manobra corretamente, faltando o mais importante, sinalização.

Pessoalmente entendo que o maior "risco" deveria ser de quem ultrapassa, com melhor visão sobre o que se desenrola à sua frente, que propriamente de quem muda de direção, os tribunais tem visto de forma contrária.

Como já referiam os 50/50 será muito provável, dependendo do local e sinalização.

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.