Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cão na A29 (Domingo, 28/Junho/2015)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cão na A29 (Domingo, 28/Junho/2015)

    Ontem ia tendo um valente acidente em plena A29, pouco antes das 23h00.

    Noite escura, vou a 100km/h (estáveis) na A29 no sentido Gaia-Aveiro, ao km 42 (perto de Espinho)

    De repente, saído do escuro, aparece-me um cão de porte elevado (deveria ser qualquer coisa como dogue alemão, mas na altura mais me pareceu um cavalo, tal o susto!) a "trotar" alegremente na minha direcção pela faixa da direita!

    Para quem não sabe, a A42 naquele troço só é uma auto-estrada porque tem lá o sinal, as características da via são fracas: berma estreita à direita com rail de aço, berma inexistente à esquerda com separador de betão.

    E eis que, portanto, "fui chamado a treinar" o teste do alce de noite, com três preciosidades a bordo (a minha mulher mais as filhas de 5 meses e 3 anos), entre um rail de aço e um muro de betão. Pisar forte no travão, guinar à esquerda para evitar o cão (rezando para que este não se lembrasse de mudar de faixa), guinar de novo para corrigir a rota e fugir ao separador de betão (rezando para que a traseira não fugisse e colidisse com o dito).

    Felizmente foi só um susto, e apenas isso: o único dano colateral foi a minha filha mais velha acordar assustada já que a cabeça dela andou a fazer ping-pong entre as "orelhas" da cadeira infantil. A mais nova, no ovo, ficou na maior.


    Imediatamente telefonámos para o 112 a dar conta do perigo existente, ao que imediatamente nos informaram que estavam a par da situação.

    Passadas umas centenas de metros, vimos o presumível dono do cão caminhando calmamente pela berma segurando uma coleira (não parecia muito preocupado com o assunto) e uma carrinha Dobló (ou semelhante) parada na berma com 4 piscas (provavelmente a dele). Parece que não tinha ponta de noção da gravidade...

    Mais à frente, um Smart parado num posto SOS (provavelmente também a reportar a situação).


    Felizmente, hoje não vi cabeçalhos no Correio da Manhã de acidentes com um cão na A29. Parece que ao fim e ao cabo o final foi feliz.


    Algum de vocês passou por esta situação ontem?

    #2
    Grande cagaço! Por vezes quase inconscientemente abusamos da velocidade (não foi o teu caso) e não nos lembramos destas hipóteses.

    Comentário


      #3
      O meu caso foi diferente mas parecido, por volta da mesma hora que tu vinha eu para casa com "duas preciosidades em 1, a minha esposa grávida" numa rua escura mas cheia de transito no sentido oposto devido à noitada de São Pedro na Póvoa de Varzim e um cão atravessou-se à minha frente, desviei-me o possível para não embater nos carros em sentido contrário mas mesmo assim ele embateu na parte de trás, talvez na roda mas pouco porque o bicho estava bem e fugiu...foi só um susto...

      Comentário


        #4
        São as tais situações totalmente imprevisíveis, mesmo pelo melhor condutor do mundo, e em que um bom chassis e/ou ESP podem ser a diferença entre a vida e a morte, entre escapar com o susto ou mandar o carro para a sucata ou ter prejuízos elevados.

        O que interessa foi que, no fim, correu tudo bem.

        Comentário


          #5
          Penso muito nestas situações de cães na estrada para os gajos das motos. É morte quase certa.

          Comentário


            #6
            É verdade... e não são só os cães! também os gatos, já vi algo terrivel por causa disso...

            Comentário


              #7
              eu apanhei um susto foi na noite de S. João na Via Norte um balão desceu mesmo à minha frente, como estava apagado nem percebi o que era pensei que ia atropelar alguém

              Comentário


                #8
                Felizmente correu tudo bem!

                Tive duas "cenas" desse género. Todas me deixaram a pensar na vida e no imprevisível que é andar na estrada.

                Uma das cenas foi com um cão na A23. Era uma subida e uma curva ligeira à esquerda, três faixas, eu ia a ultrapassar um camião, na faixa do meio, e o ângulo da curva escondia um cão na faixa mais à esquerda. Mais à frente havia policias a pé no separador central - tinham o carro muito mais à frente, deviam andar atrás do animal há algum tempo. Não tive qualquer oportunidade de sequer pensar. A 110 km/h foi um relampejar na visão periférica, pouco mais. Uns metros à esquerda e... enfim.

                Noutra ocasião ia de noite na A13 e ia em médios (não me lembro porquê). Seguia a uns 100 km/h quando me aparece um objecto cubico com uns 60 cm de aresta mesmo no meio da faixa. O carro que tinha e a proximidade do objecto - só o vi a uns 2 segundos por ir em médios (!!) - não me permitia fazer o teste do alce. Se guinasse o carro não o agarrava. Travar não dava mesmo tempo. Só virei o volante dentro dos limites do chassis/velocidade. Dei-lhe com esquina direita do pára-choques. Era um garrafão de plástico... voou... e deixou-me uma marca no carro que ainda lá anda.

                Qualquer dos casos contribuiu para ganhar melhor consciência do que é andar na estrada. E do mundo automóvel também.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                  F

                  Qualquer dos casos contribuiu para ganhar melhor consciência do que é andar na estrada. E do mundo automóvel também.


                  Verdade!


                  Uma pergunta: como é que um dogue alemão (ou cão de envergadura semelhante, bem grandinho) foge de um furgão em andamento?

                  É que se for fácil, então até são poucas as ocorrências...

                  Comentário


                    #10
                    Calor e janela aberta por exemplo.

                    Comentário


                      #11
                      Não sei como terá escapado o cão mas não me admira a despreocupação do dono. Nas estradas o que não falta é gente sem grande consciência das implicações/perigos dos seus actos.

                      Ainda há dias numa estrada secundária, depois de uma curva fechadíssima e sem qualquer visibilidade estava um carro parado a ocupar a faixa toda e a dona e condutora do mesmo andava a apanhar flores na berma... travei, lá a ultrapassei e ela lá se pôs a olhar para o carro como que a pensar: "se calhar está ali mal..."

                      É daqueles casos em que nem buzino, nem reclamo. É demasiado mau e aquela pessoa nunca vai perceber... helpless...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                        É daqueles casos em que nem buzino, nem reclamo. É demasiado mau e aquela pessoa nunca vai perceber... helpless...
                        Pois nessas alturas é que eu acho que devia-mos dizer algo, mesmo correndo o risco de levar-mos uma má resposta, pode mesmo assim vir a fazer-se luz naquela cabeça

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ka97 Ver Post
                          Pois nessas alturas é que eu acho que devia-mos dizer algo, mesmo correndo o risco de levar-mos uma má resposta, pode mesmo assim vir a fazer-se luz naquela cabeça
                          te-mos que ser persistentes, va-mos ser realistas

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                            te-mos que ser persistentes, va-mos ser realistas
                            Não gozes com o moço que ele é "Licensiado"

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DCI Ver Post
                              Não gozes com o moço que ele é "Licensiado"
                              Epá não achas que já chega? que perseguição... deixa lá o homem em paz e pára de encher os tópico com lixo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                Epá não achas que já chega? que perseguição... deixa lá o homem em paz e pára de encher os tópico com lixo

                                Mete-te na tua vida meu, não queres ler os meus posts mete na lista dos ignored... Andor seu rabo!

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X