Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Legislação GPL

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Legislação GPL

    Caros,

    Queria partilhar convosco uma situação e questionar-vos sobre como procedem.

    Estou a pensar comprar um carro GPL de origem (à partida o novo Corsa 1.4) que virá já com a vinheta verde de acordo com a Portaria de 2013.

    É essencial que eu consiga estacionar em parques de centros comerciais, principalmente do Strada Outlet Shopping e do Colombo. Questionei ambos os centros comerciais se havia algum problema em estacionar nos respetivos parques com carro GPL já com a nova vinheta e a resposta foi negativa uma vez que os parques ainda não estão preparados para receber carros GPL. Aconselharam-me a meter la fora e sei que pelo menos o Strada tem proibição do GPL à entrada (embora o piso -1 seja arejado e ao nivel do solo). Inclusivamente o Colombo mencionou que o parque não cumpre o artigo 184.º da Portaria n.º 1532/2008 e que portanto não posso lá estacionar. Cito a explicação do Colombo:

    "...de acordo com a legislação em vigor, a proibição de entrada de veículos movidos a GPL nos parques de estacionamento cobertos ainda se mantém nos casos em que os parques não dispõem de sistema automático de deteção de gás combustível, previsto no artigo 184.º da Portaria n.º 1532/2008. O parque em questão é coberto e não está equipado com este tipo de equipamentos, pelo que os veículos que utilizem gases combustíveis não podem utilizar este parque.

    Gostaríamos ainda de informar que está a ser avaliada a pertinência e viabilidade económica deste investimento, mas na presente data o parque não reúne de facto condições técnicas para o estacionamento de veículos GPL."

    A minha questão é: isto é mesmo assim??? Como é que vocês fazem? Estacionam e ignoram tudo isto? É que assim não vejo grande vantagem em, por exemplo, passar do dístico azul para a vinheta verde... Já que não se pode estacionar na mesma!!! Gostava de ter o vosso feedback.

    Obrigado

    #2
    A informação que te foi passada por ambos é a correcta.

    Podes estacionar desde que o Parque cumpra o estipulado no Dec 220/2008 e na portaria que aí está. Uma vez que não cumpre, de acordo com a legislação não o podes fazer.

    Comentário


      #3
      Na prática, são poucos os condutores c/viaturas a GPL sem dístico, que respeitem a lei do estacionamento nos subterrâneos...
      Conheço uns poucos que sei que têm tórico e vejo-os constantemente estacionados em locais proibidos.

      Nos shoppings e/ou grandes locais de compras, infelizmente, a solução passa por fazer o mesmo que nos fazem a nós - estacionar em locais proibidos.
      A titulo de exemplo, no Fórum Coimbra existem lugares exclusivos para viaturas GPL, no entanto estão quase sempre ocupados por viaturas a diesel...

      Comentário


        #4
        OK mas então de que serve a lei de 2013? Na prática para nada uma vez que aparentemente está tudo dependente dos centros comerciais modernizarem os seus parques.

        Comentário


          #5
          Em parques cobertos, desde que tenham arejamento natural ao nível do solo e do tecto é permitido estacionar. O pessoal é que pensa que em qualquer parque coberto é proibido estacionar.

          Eu já me deixei de me preocupar com isso faz tempo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Bagalho Ver Post
            OK mas então de que serve a lei de 2013? Na prática para nada uma vez que aparentemente está tudo dependente dos centros comerciais modernizarem os seus parques.
            Leis estúpidas normalmente não servem para nada...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
              Leis estúpidas normalmente não servem para nada...
              A Lei não é estúpida... a malta é que estava na esperança que se legalizasse a "anarquia" total.

              Comentário


                #8
                Eu tenho a vinheta actualizada (verde) no parabrisas e estaciono em parques subterrâneos.
                Nunca me preocupei muito com isso e nunca tive qualquer problema.

                Também, picuinhas com o carro como sou, deixo sempre longe dos outros todos. Portanto "se explodir" explode só o meu

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                  A Lei não é estúpida... a malta é que estava na esperança que se legalizasse a "anarquia" total.
                  Não é estúpida? Então explica-me lá como é que um condutor (de um carro a GPL) sabe quando chega a um parque subterrâneo se pode ou não estacionar?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                    Não é estúpida? Então explica-me lá como é que um condutor (de um carro a GPL) sabe quando chega a um parque subterrâneo se pode ou não estacionar?
                    Nessa parte tens toda a razão, deveria haver sinalética homologada para o efeito. Assim como o sistema de LPG deveria ser inspeccionado aquando da IPO mas nem querem saber dele.

                    Também acho que autorizar tacitamente apenas as viaturas instaladas a partir da saída do decreto, quando não houve qualquer alteração às normas de montagem, é estúpido.

                    Eu referia-me aos requisitos de segurança exigidos na lei. Esses, para mim enquanto técnico da área, estão correctos... a questão é que se esta lei tem saído há uns 20 anos, quando deveria ter saído, tinha um efeito prático muito maior. Mas agora, sem a construção de novos parques, fica tudo na mesma.

                    Comentário


                      #11
                      Então afinal a lei sempre é estúpida.

                      E quanto aos requisitos de segurança, é impressionante como sendo nós um dos países da Europa com menos cuidado com a segurnaça, temos uma lei do GPL com muito mais preocupação com a segurança do que a maoria dos outros países.

                      Será que também vão fazer uma lei para impedir os Mercedes Diesel recentes de entrarem em parque subterrâneos? Com tanta preocupação com a segurança seria o mais lógico. Un dia destes um Mercedes deflagra um incênndio num grande parque de algum centro comercial e pode ser uma chatice.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                        Então afinal a lei sempre é estúpida.

                        E quanto aos requisitos de segurança, é impressionante como sendo nós um dos países da Europa com menos cuidado com a segurnaça, temos uma lei do GPL com muito mais preocupação com a segurança do que a maoria dos outros países.

                        Será que também vão fazer uma lei para impedir os Mercedes Diesel recentes de entrarem em parque subterrâneos? Com tanta preocupação com a segurança seria o mais lógico. Un dia destes um Mercedes deflagra um incênndio num grande parque de algum centro comercial e pode ser uma chatice.
                        A lei é parcialmente estúpida e chega uns 20 anos atrasada.

                        Quanto às questões da segurança, não concordo contigo. Ainda para mais quando o ano passado ocorreu uma fuga numa viatura, curiosamente no parque de um centro comercial. Por sorte foi no exterior o que levou a que o risco fosse mais baixo. Mas mesmo assim meteu bombeiros, o estabelecimento de um perímetro de segurança, e causou transtorno às pessoas que tinham a viatura parqueada nas proximidades.

                        A melhor opção, nas edificações existentes, passaria pela criação de uma zona dedicada a estes veículos que cumpra a legislação. Não é um investimento muito caro e possibilita o seus estacionamento em segurança e respeitando a legislação. Eu voltava a comprar um carro a LPG...

                        Comentário


                          #13
                          Nunca me preocupei com o estacionamento em subterrâneos, tenho o meu bifuel desde 2013.

                          Aquele sinal de proibição com as letras a dizer GPL, por mais que o procure não o encontro no código da estrada, e como normalmente não existe mais nada referente a legislação, estaciono á vontade.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                            Nunca me preocupei com o estacionamento em subterrâneos, tenho o meu bifuel desde 2013.

                            Aquele sinal de proibição com as letras a dizer GPL, por mais que o procure não o encontro no código da estrada, e como normalmente não existe mais nada referente a legislação, estaciono á vontade.
                            Boa teoria

                            Eu quando saio da minha vivenda não tenho qualquer sinal de limite de velocidade, nem qualquer painel a citar legislação, (pegando no teu raciocínio) posso então concluir aquilo é uma espécie de autobahn à portuguesa

                            Realmente o tuga é mais parecido com um marroquino (ou senegalês) que com um europeu

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                              Nunca me preocupei com o estacionamento em subterrâneos, tenho o meu bifuel desde 2013.

                              Aquele sinal de proibição com as letras a dizer GPL, por mais que o procure não o encontro no código da estrada, e como normalmente não existe mais nada referente a legislação, estaciono á vontade.
                              Não precisas ter o sinal... Como o Rui34 diz, não precisa de um sinal pra saber que à saída de casa numa localidade, o limite de velocidade é 50... Sabes, como eu sei, que é proibido, se o parque foi construído antes da lei, não é obrigado a receber carros a gpl nem muito menos equipar para tal.

                              Preocupa-te em não estacionar ao lado de mercedes que é o que eu faço lol

                              Comentário


                                #16
                                Espera lá que ainda me vão multar...é que estou mesmo preocupado com isso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Fazes como os outros de vinheta verde, estacionas lá dentro e pronto . Se alguém algum dia disser alguma coisa, dizes que só não podem estacionar os antigos do to azul, o teu como é da nova lei, vinheta verde, já está apto estacionar nesses parques. Segues à tua vida e não dás respostas mais.... A galp até tem um desdobrável que diz isso assim. Ninguém te vai multar, desde que não te armes aos "cagados" com algum mal disposto .

                                  Fica ainda um aviso, carros à GPL de origem, só podem fazer revisões e afinações de GPL em oficina de marca, pois à centralina vem bloqueada. Informa-te do valor da revisão do GPL, pois essa custa à volta de 40 euros, e nas marcas podem atingir valores estúpidos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Concordo que a lei é estúpida no sentido em que não existe nenhum incentivo, seja ele legal, fiscal, financeiro, etc para os parques atuais poderem receber os veículos GPL. Sobre o sinal de proibição de GPL à entrada dos parques, eu inicialmente entendi isso como uma proibição para quem ainda tem o dístico azul. Mas ao que parece essa proibição é geral porque os parques não estão equipados com sistemas de deteção automática de gás combustível. Tendo em conta que a lei já tem 2 anos, o levantamento dessa proibição será no dia de são nunca à tarde. A lei acaba a não ter nenhum efeito prático.

                                    Mas pronto, sinto-me tentado a estacionar no coberto e ponto final...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Está-se a confundir duas coisas diferentes. A diferença é entre parques cobertos e parques subterrâneos.

                                      Nos parque cobertos com ventilação natural suficiente é permitido o estacionamento de carros a GPL seja qual for o dístico, independentemente de estar a sinalização a proibir à entrada.

                                      Todos nós conhecemos parques que quase não têm paredes laterais, ou que têm amplas ligações com o exterior e que são ao nível do solo ou mais elevados. A lei que permite este estacionamento é mais antiga, é a lei anterior, que já tem uma série de anos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                        Está-se a confundir duas coisas diferentes. A diferença é entre parques cobertos e parques subterrâneos.

                                        Nos parque cobertos com ventilação natural suficiente é permitido o estacionamento de carros a GPL seja qual for o dístico, independentemente de estar a sinalização a proibir à entrada.

                                        Todos nós conhecemos parques que quase não têm paredes laterais, ou que têm amplas ligações com o exterior e que são ao nível do solo ou mais elevados. A lei que permite este estacionamento é mais antiga, é a lei anterior, que já tem uma série de anos.
                                        OK mas repara no que o Colombo diz:

                                        O parque em questão é coberto e não está equipado com este tipo de equipamentos, pelo que os veículos que utilizem gases combustíveis não podem utilizar este parque.

                                        Eu percebo o que dizes mas creio que para eles é tudo a mesma coisa. Por exemplo, o piso -1 do Strada (Odivelas Parque) é bastante ventilado, tem 2 saídas para o exterior de cada lado do parque. Idem para o Oeiras Parque.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu conheço bem esses parques e representam bem o que eu pretendia dizer. Agora a realidade é outra, para multar têm de chamar a PSP ou a GNR e aí a lei é que manda.

                                          O parque do Colombo quase não tem ventilação natural, a não ser nas entradas e considerando o tamanho do piso, não contam.

                                          Nunca estive nessa situação, não sei o resultado, mas no caso de existir é uma multa bem contestada. É mais simples não usar o dístico.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Basta ver o parque por baixo da rotunda do castelo do queijo no Porto que proíbe carros à GPL, e é uma rotunda aberta para o mar sempre cheia de areia

                                            Comentário


                                              #23
                                              É que desde que deixou de ser obrigatório o autocolante atrás nos veículos de categoria M1 e N1 (nesse aspecto a Portaria 196-B/2015 é profundamente estúpida), é muito mais difícil identificar os carros GPL parados nos subterrâneos...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tal como ocorreu uma fuga num parque exterior, imaginem que o condutor tinha estacionado num parque subterrâneo. O que poderia acontecer?
                                                Uma acumulação de GPL num parque subterrâneo, espalhando-se por uma área grande, pode ser seguida por explosão de que dimensões? Afetaria só a zona próxima do carro ou poderia afetar todo um piso?
                                                No caso de um desastre destes acontecer, penso que a multa de que muitos falam, por estacionar em local onde é proibido, seria a menor das suas preocupações.

                                                Qual seria a responsabilização de um condutor que estacionou um local onde, segundo a legislação, não devia. Os seguros iriam cobrir os danos?

                                                Acho que há muita gente que só se preocupa com uma eventual multa, esquecendo-se que o problema pode ser muito maior.
                                                Eu equacionei a instalação de um kit GPL e uma das razões que me fez recuar foi essas. Nunca iria estacionar num local onde há uma proibição devido na uma situação potencialmente explosiva.
                                                Editado pela última vez por M101; 18 July 2015, 11:11.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                  Tal como ocorreu uma fuga num parque exterior, imaginem que o condutor tinha estacionado num parque subterrâneo. O que poderia acontecer?
                                                  Uma acumulação de GPL num parque subterrâneo, espalhando-se por uma área grande, pode ser seguida por explosão de que dimensões? Afetaria só a zona próxima do carro ou poderia afetar todo um piso?
                                                  No caso de um desastre destes acontecer, penso que a multa de que muitos falam, por estacionar em local onde é proibido, seria a menor das suas preocupações.

                                                  Qual seria a responsabilização de um condutor que estacionou um local onde, segundo a legislação, não devia. Os seguros iriam cobrir os danos?

                                                  Acho que há muita gente que só se preocupa com uma eventual multa, esquecendo-se que o problema pode ser muito maior.
                                                  Eu equacionei a instalação de um kit GPL e uma das razões que me fez recuar foi essas. Nunca iria estacionar num local onde há uma proibição devido na uma situação potencialmente explosiva.
                                                  Os modernos sistemas de GPL não permitem que ocorram fugas dessa dimensão pois as valvulas de segurança do deposito disparam, é claro que se for uma pequena fuga esta vai se dissipar sem causar qualquer problema, notando-se apenas perto do carro um ligeiro odor a gas.

                                                  Por isso é que os carros anteriores à legislação necessitam de ser inspecionados para verificar se os componentes instalados vão de encontro com a lei, não é qualquer um que leva com a vinheta verde.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso não é bem assim!
                                                    Se vires um carro levar a bujarda que eu vi há bocado no subterrâneo dum centro comercial, se fosse a GPL e lhe acertasse no depósito, tinha sido lindo...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
                                                      Isso não é bem assim!
                                                      Se vires um carro levar a bujarda que eu vi há bocado no subterrâneo dum centro comercial, se fosse a GPL e lhe acertasse no depósito, tinha sido lindo...
                                                      Isso é mito...http://www.publico.pt/sociedade/noti...-vouga-1452954

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        https://www.youtube.com/watch?v=I1hS7P7Tt0M

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Num acidente, mesmo que seja violento, o que é realmente perigoso é o depósito de gasolina e a linha de alimentação de combustível. O depósito de GPL é de uma robustez tremenda e as válvulas de segurança não deixam que o GPL se espalhe mesmo que o depósito seja arrancado do sítio.

                                                          Ao contrário do que se pensa o depósito de GPL não explode, mesmo num carro que esteja a arder. Mais uma vez as válvulas de segurança entram em funcionamento e quando a pressão aumenta devido ao calor, libertam GPL até baixar a pressão e assim sucessivamente até o depósito ficar vazio. O GPL que é libertado arde no incêndio sem mais consequências.

                                                          Está calculado para um depósito de capacidade média que este liberte todo GPL mais ou menos em 7 minutos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os depósitos de GPL que são instalados nos carros têm uma boa resistência.

                                                            O meu antigo carro levou uma grande cacetada na parte traseira indo directo para a sucata. Danificou toda a traseira até ao pilar C incluindo o eixo traseiro. Só se aproveitou o depósito GPL, que se encontra actualmente instalado na minha carrinha, e a funcionar impecavelmente.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X