Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Verdade ou mito urbano?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Verdade ou mito urbano?

    O meu instrutor dizia que para virar à esquerda num cruzamento ou entroncamento onde não temos prioridade devemos proceder do seguinte modo:

    1. Aproximarmo-nos com cuidado, mas avançar o suficiente para visualizar o trânsito, tanto da esquerda como da direita;

    2. Se apanharmos uma vaga no trânsito, tanto da direita como da esquerda, simplesmente avançamos para o nosso destino;

    3. Se o trânsito for intenso tanto da esquerda como da direita, devemos aguardar que o trânsito da esquerda vague e avançamos até meio da faixa e aí esperamos por uma vaga do trânsito da direita para seguirmos o nosso caminho.

    Pela forma como vejo muita gente conduzir tenho muitas dúvidas que essa instrução tenha validade.

    Até porque em algumas circunstâncias pode ser difícil provar o que realmente aconteceu.

    Cumprimentos

    #2
    a 1ª e 2ª estão correctas, a 3ª esquece avançar para o meio da estrada é meio caminho andado para levares com um em cima...

    isto não se trata de verdades ou mitos, são situações diarias num dia comum atras de um volante...

    Comentário


      #3
      E atenção com os corta curvas... Hoje em dia é o prato do dia nas estradas portuguesas

      Comentário


        #4
        é isso e pessoal a fazer rotundas por fora...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
          é isso e pessoal a fazer rotundas por fora...
          Que apesar de ser contra a idiotice que foi decretada, não deixa de ser muitíssimo mais lógico!
          Caso contrário existem partes das rotundas (que por si só são uma perfeita estupidez) que não são nunca utilizadas...
          E já agora, se quiseres cumprir o (novo) ensinamento de circulação nas rotundas, não te esqueças de fazer pisca para a esquerda quando mudas para a faixa mais de dentro e depois fazeres pisca para a direita quando quiseres sair da rotundinha.

          Comentário


            #6
            Não sei onde possa estar a lógica!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
              é isso e pessoal a fazer rotundas por fora...
              o pessoal que faz rotundas por fora que se destina a sair logo na 1ª saida, e fazem-na toda para dar a volta e sair na 3º ou 4º saida, e sem sinalizar nem nada é os que geralmente acabam com o fucinho espetado noutro, já para não falar de muitos que parece que não na pista de formula 1, outros xicos espertos em rotundas de 3 fachas a passar a fazer ultrapassagem ao que vai da segunda facha que vai sair na 2ª saida e o mesmo na 3ª a apertar com o da segunda para sair igualmente na 2ª saida, esta segunda situação recentemente, apanhei um cromo a fazer isto, ele apertar com comigo e lixou-se que eu apertei com ele lado a lado, eu sai na saida ele teve de ir dar outra volta a rotunda para aprender...

              outras situações e fazerem as rotudas quase a direito da 1º para 3ª saida, na maior é tudo deles, outros param em plena rotunda para dar prioridade aos que estão para entrar, outros veem a duzentos nem param entram pela rotunda a dentro é o salvo-se quem poder, normalmente dá estampanço, enfim rotundas teem muito que se lhe diga...

              Comentário


                #8
                Isso só se deve fazer a atravessar linhas de comboio. Quando são várias lado a lado, vais deixando passar os comboios e vais andando uma linha de cada vez. Se entretanto vierem mais comboios, eles esperam.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  Isso só se deve fazer a atravessar linhas de comboio. Quando são várias lado a lado, vais deixando passar os comboios e vais andando uma linha de cada vez. Se entretanto vierem mais comboios, eles esperam.
                  Fizeste-me lembrar do jogo do sapo a atravessar a estrada...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                    o pessoal que faz rotundas por fora que se destina a sair logo na 1ª saida, e fazem-na toda para dar a volta e sair na 3º ou 4º saida, e sem sinalizar nem nada é os que geralmente acabam com o fucinho espetado noutro, já para não falar de muitos que parece que não na pista de formula 1, outros xicos espertos em rotundas de 3 fachas a passar a fazer ultrapassagem ao que vai da segunda facha que vai sair na 2ª saida e o mesmo na 3ª a apertar com o da segunda para sair igualmente na 2ª saida, esta segunda situação recentemente, apanhei um cromo a fazer isto, ele apertar com comigo e lixou-se que eu apertei com ele lado a lado, eu sai na saida ele teve de ir dar outra volta a rotunda para aprender...

                    outras situações e fazerem as rotudas quase a direito da 1º para 3ª saida, na maior é tudo deles, outros param em plena rotunda para dar prioridade aos que estão para entrar, outros veem a duzentos nem param entram pela rotunda a dentro é o salvo-se quem poder, normalmente dá estampanço, enfim rotundas teem muito que se lhe diga...
                    De facto circular em rotundas, e não só, faz confusão a muita gente ou então há muita gente que se está "marimbando" tanto em relação às regras de trânsito como em relação ao respeito pelos direitos dos outros condutores.

                    Mas é minha convicção de que as escolas de condução têm uma boa percentagem de culpa neste caso, uma vez que na ânsia de cativar alunos, baixam tanto os custos que o nível de ensino terá forçosamente de ser também muito baixo, a começar pela qualidade (muito baixa) dos instrutores.


                    a 1ª e 2ª estão correctas, a 3ª esquece avançar para o meio da estrada é meio caminho andado para levares com um em cima...
                    Em relação à minha questão inicial, lembro que o ponto 3 é semelhante à situação em que um condutor, seguindo numa via, muda de direção à esquerda. Ou seja, fica também sujeito "a levar com um em cima".

                    Penso que este será uma situação que apenas ficará devidamente esclarecida quando e/se houver acórdão judicial.

                    Comentário


                      #11
                      devia-se ter uma lista de quem tira a carta nessa escola de condução e eventualmente pintar o carro de amarelo com bolas vermelhas.

                      então se de um momento o transito da esquerda "engrossa" fica um palerma ali no meio a meter nojo?
                      Editado pela última vez por rsk; 05 August 2015, 20:46.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por silent1 Ver Post
                        Em relação à minha questão inicial, lembro que o ponto 3 é semelhante à situação em que um condutor, seguindo numa via, muda de direção à esquerda. Ou seja, fica também sujeito "a levar com um em cima".

                        Penso que este será uma situação que apenas ficará devidamente esclarecida quando e/se houver acórdão judicial.
                        sim invertes a situação no ponto 3, mas é a mesma história, e se houver batuque isso depois tem muito se lhe diga, e provavelmente de como a coisa se desenrolar depois é decida por via judicial...

                        agora quanto ao ensino das escolas, é pá eu já tenho muitos anos carta, posso não estar dentro de todas as alterações que foram ocorrendo ao longo dos anos no codigo da estada, mas há coisas que não mudam continuam a ser o basico, mas vejo que muitos recem encartados veem mal preparados quando tiram a carta, pois os intrutores, é o essencial na pratica, e depois sozinhos no mundo real a história é completamente diferente, e vejo as vezes coisas feitas durante aulas de instrução que dão que pensar, acho que o pessoal hoje passeia-se mais do que propriamente aplicar-se nos pontos mais criticos como agir em certas situações, correntes no dia a dia, termos de conduzir na defensiva e ir sempre a olhar ao redor para prevenir algo...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por etelvino Ver Post
                          Que apesar de ser contra a idiotice que foi decretada, não deixa de ser muitíssimo mais lógico!
                          Caso contrário existem partes das rotundas (que por si só são uma perfeita estupidez) que não são nunca utilizadas...
                          E já agora, se quiseres cumprir o (novo) ensinamento de circulação nas rotundas, não te esqueças de fazer pisca para a esquerda quando mudas para a faixa mais de dentro e depois fazeres pisca para a direita quando quiseres sair da rotundinha.
                          é logico fazer a retunda por fora??? so se for pra sair na primeira saída é que é lógico, eu aperto sempre com os espertos que vem na faixa de fora se não sairem logo na primeira, se baterem pagam... com o novo codigo é simples... mas realmente gosto daqueles que quando me meto pra faixa de fora pra sair assinalando com o pisca começam a fazer sinais de luzes, ja tive que parar a frente de alguns e perguntar se queriam alguma coisa...

                          Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                          sim invertes a situação no ponto 3, mas é a mesma história, e se houver batuque isso depois tem muito se lhe diga, e provavelmente de como a coisa se desenrolar depois é decida por via judicial...
                          se houver batoque quem sai da via sem prioridade, a via com o bacalhau (cedencia de passagem) é culpada e pronto...
                          faz-me lembrar os senhores e senhoras que vão nas saidas e entradas das AE, não devem de ver que la está um sinal destes pintado no chão...
                          Editado pela última vez por JoVig; 05 August 2015, 20:16.

                          Comentário


                            #14
                            mas realmente gosto daqueles que quando me meto pra faixa de fora pra sair assinalando com o pisca começam a fazer sinais de luzes, ja tive que parar a frente de alguns e perguntar se queriam alguma coisa...
                            Hummm, os piscas indicam uma intenção, não garantem um direito!

                            Quem circula na via da direita e não sai na 1ª saída não está a cumprir com o código, mas também quem muda de direção sem tomar as devidas precauções também não estará a cumprir.

                            se houver batoque quem sai da via sem prioridade, a via com o bacalhau (cedencia de passagem) é culpada e pronto...
                            Isso é verdade se a viatura ainda estiver a avançar, no entanto se já estiver parada, aguardando vaga na via da direita, pode não ser assim tão "culpada e pronto".

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
                              é logico fazer a retunda por fora??? so se for pra sair na primeira saída é que é lógico, eu aperto sempre com os espertos que vem na faixa de fora se não sairem logo na primeira, se baterem pagam... com o novo codigo é simples... mas realmente gosto daqueles que quando me meto pra faixa de fora pra sair assinalando com o pisca começam a fazer sinais de luzes, ja tive que parar a frente de alguns e perguntar se queriam alguma coisa...



                              se houver batoque quem sai da via sem prioridade, a via com o bacalhau (cedencia de passagem) é culpada e pronto...
                              faz-me lembrar os senhores e senhoras que vão nas saidas e entradas das AE, não devem de ver que la está um sinal destes pintado no chão...
                              nem pintado no chão, nem o vertical, é sempre abrir, e as vezes a coisa corre mal, teem um encontro imediato com outro...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por silent1 Ver Post
                                Hummm, os piscas indicam uma intenção, não garantem um direito!
                                nas rotundas o pisca garante... ate porque quem ta na faixa de fora está a cometer infração... e bem pode argumentar, perde sempre porque:
                                ou vinha da mesma entrada que eu e circulou pela rotunda por fora... violação do artigo 14.º -A alinhas 1.a) e 1.b) (obrigatoriedade de fazer a rotunda por dentrp a não ser que saia na primeira saida) ou se me bater por entrar na rotunda enquanto eu la circulava o artigo 31.º alinha b) (cedencia de passagem ao entrar na rotunda)

                                muito simples pras seguradoras hoje em dia... as regras de mudança de via não se aplicam as rotundas...

                                Originalmente Colocado por silent1 Ver Post
                                Isso é verdade se a viatura ainda estiver a avançar, no entanto se já estiver parada, aguardando vaga na via da direita, pode não ser assim tão "culpada e pronto".
                                se saires duma via sem prioridade matens-te sem prioridade ate te colocares no teu sentido na via que pretendes ir... ja bati assim e essa pessoa foi culpada... tambem pensava como tu e muitas pessoas... deviam de ler o codigo
                                Editado pela última vez por JoVig; 05 August 2015, 22:27.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
                                  nas rotundas o pisca garante... ate porque quem ta na faixa de fora está a cometer infração... e bem pode argumentar, perde sempre porque:
                                  ou vinha da mesma entrada que eu e circulou pela rotunda por fora... violação do artigo 14.º -A alinhas 1.a) e 1.b) (obrigatoriedade de fazer a rotunda por dentrp a não ser que saia na primeira saida) ou se me bater por entrar na rotunda enquanto eu la circulava o artigo 31.º alinha b) (cedencia de passagem ao entrar na rotunda)

                                  muito simples pras seguradoras hoje em dia... as regras de mudança de via não se aplicam as rotundas...



                                  se saires duma via sem prioridade matens-te sem prioridade ate te colocares no teu sentido na via que pretendes ir... ja bati assim e essa pessoa foi culpada... tambem pensava como tu e muitas pessoas... deviam de ler o codigo
                                  Com essas certezas todas, depois diz em quanto te ficou a ti a brincadeira.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                    Com essas certezas todas, depois diz em quanto te ficou a ti a brincadeira.

                                    Exatamente.

                                    Estas "certezas" assustam.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
                                      nas rotundas o pisca garante... ate porque quem ta na faixa de fora está a cometer infração... e bem pode argumentar, perde sempre porque:
                                      ou vinha da mesma entrada que eu e circulou pela rotunda por fora... violação do artigo 14.º -A alinhas 1.a) e 1.b) (obrigatoriedade de fazer a rotunda por dentrp a não ser que saia na primeira saida) ou se me bater por entrar na rotunda enquanto eu la circulava o artigo 31.º alinha b) (cedencia de passagem ao entrar na rotunda)

                                      muito simples pras seguradoras hoje em dia... as regras de mudança de via não se aplicam as rotundas...



                                      se saires duma via sem prioridade matens-te sem prioridade ate te colocares no teu sentido na via que pretendes ir... ja bati assim e essa pessoa foi culpada... tambem pensava como tu e muitas pessoas... deviam de ler o codigo
                                      Quem circula por fora quanto muito pode ser autuado. Se bateres nessas condições o mais certo é pagares a conta...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Rebel Ver Post
                                        Quem circula por fora quanto muito pode ser autuado. Se bateres nessas condições o mais certo é pagares a conta...
                                        Caso nao saibas quem é culpado num acidente é geralmente porque provoca uma contra ordenacao, nao é porque as seguradores lhes apetece, se bater nesse caso nao tou a cometer nenhuma, ao contrario do senhor que vai por fora...
                                        Ainda esta semana falei sobre isso na minja seguradora e ja tiveram alguns casos desses sempre a favor de que ia de dentro e passou para fora.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Então quando mudas de faixa nas faixas mais interiores da rotunda quem é o culpado em caso de acidente? Mesmo na situação que descreves se não houver testemunhas e o outro argumentar que passou para a faixa exterior depois da saída primeiro que tu o que fazes? Pelo teu raciocínio se outro veículo circular numa autoestrada em excesso de velocidade e tu mudares de faixa e embateres na lateral desse veículo não és culpado?

                                          Comentário


                                            #22
                                            é isso e não ligarem o pisca

                                            Comentário


                                              #23
                                              Rebel, a circulação nas AE não é regulamentado pelos mesmos artigos, logo é visto de maneira diferente, mas nas faixas mais dentro da rotunda é mais difícil de averiguar sim é um facto, mas o que está escrito é que se tem 3 ou mais vias a saída da rotunda tem que ter pelo menos 2 vias, para os veículos que nela circulem saiam pelas respectivas saidas sem mudar de via ou seja ai se vieres bater noutro veiculo ao mudar de via és culpado, nas 2 faixas mais de fora é como eu estou a dizer... e não precisas de testemunhas garanto-te e tão simples como descrevi anteriormente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Desculpa mas estando as faixas da rotunda marcadas todas elas com círculos concêntricos quando mudas de faixa tens de tomar as devias precauções ou és culpado se bateres.

                                                O exemplo que dei para autoestrada podes considerar igual dentro da cidade, numa Nacional, num IP, etc..
                                                Editado pela última vez por Rebel; 06 August 2015, 16:38.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  isso era no código antigo, daí a confusão da maioria das pessoas, agora as rotundas tem artigos específicos que antes não existiam, essas regras como disse não se aplicam as 2 faixas de fora. não vale a pena estar a transcrever outra vez os artigos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                                    devia-se ter uma lista de quem tira a carta nessa escola de condução e eventualmente pintar o carro de amarelo com bolas vermelhas.

                                                    então se de um momento o transito da esquerda "engrossa" fica um palerma ali no meio a meter nojo?

                                                    Ainda hoje vi um palerma numa audi a6 com matrícula do luxemburgo a fazer exatamente essa situação. A única diferença é que nem avançou devagar, atirando a frente da carrinha para o meio da estrada.

                                                    O gajo que vinha do outro lado teve de se desviar e passou completamente para a contra-mão

                                                    Cada marmelo...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JoVig Ver Post
                                                      isso era no código antigo, daí a confusão da maioria das pessoas, agora as rotundas tem artigos específicos que antes não existiam, essas regras como disse não se aplicam as 2 faixas de fora. não vale a pena estar a transcrever outra vez os artigos...
                                                      Que se poupe o trabalho.

                                                      artº 14-A
                                                      1 — Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:

                                                      a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;

                                                      b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;

                                                      c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando -se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;

                                                      d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino;

                                                      2 — Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.

                                                      3 — Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                        Isso só se deve fazer a atravessar linhas de comboio. Quando são várias lado a lado, vais deixando passar os comboios e vais andando uma linha de cada vez. Se entretanto vierem mais comboios, eles esperam.


                                                        O que me ri ao ler isto...

                                                        Mas de facto esse ponto 3, da indicação do instrutor tem que se lhe diga...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                          Que se poupe o trabalho.

                                                          artº 14-A
                                                          1 — Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:

                                                          a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;

                                                          b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;

                                                          c) Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando -se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;

                                                          d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino;

                                                          2 — Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1.

                                                          3 — Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300.
                                                          O que está a negrito é o que me leva a crer que se quem sai da rotunda bater em quem circula indevidamente na faixa exterior será considerado culpado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            porquê mito urbano e não mito rural?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X