Anúncio

Collapse
No announcement yet.

fui multado...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    fui multado...

    Boas malta hoje fui multado!!! até me passei, é que na minha opinião é uma situação ridícula, senão vejamos.

    ia a circular nas calmas atrás de um velhote quando o velhote é mandado parar pela policia municipal na via publica, eu claro que tive da parar atrás do velhote, o que deu tempo para o senhor agente mancar os meus selos (era isso que eles estavam a fazer, mandar parar os carros na via para ver se tinham os selos colocados e se estava tudo em dia), faltava o do seguro, mandou-me sair da via, para um estacionamento, pede os docs, da viatura e os meus e pede-me a carta verde!, não a tinha comigo! o carro está em nome da empresa e o seguro é através do banco, suponho que não me tenha chegado a casa a dita da carta (agora provar isto...), bem os agentes viram que estava tudo conforme, mas faltava o raio da carta verde, houve um agente iluminado que disse que ia confirmar se o seguro estava valido (como eu estava a afirmar desde o inicio.)

    lá voltou o agente e disse que o seguro estava em vigor!, mas para autuar na mesma porque estava em falta com os docs obrigatórios!!!

    Agora pergunto!!! Neste caso para que serve a carta verde, se eles têm meios informáticos (porque de certeza que o gajo não é vidente) para verificar que o veículo está segurado?

    a lei não estará omissa??

    nao me estou a referir a um carro tunning que passou na ipo sem anotações, nem nada semelhante.

    obrigado

    P.S. Estou piurço!!!!!

    #2
    realmente não sei, mas é obrigatório a carta verde e selo sempre no carro, só te safas se tiveres no período de transição, tens a factura que eles mandam para casa para andar no carro como salvaguarda até teres a carta verde actualizada, se não levas bilhete, e já não és o 1º a ser apanhado, não sei é quanto é a coima aplicada nesse caso...

    acontece, e ainda por cima um carro de trabalho, devias ter essas coisas todas vistas, uma vez que és tu que andas com a viatura...

    Comentário


      #3
      sao 30€..., nao sou eu que ando com o carro habitualmente, é a minha mulher...., hoje peguei eu nele.... tive azar

      Comentário


        #4
        Eu até entendo onde queres chegar, mas vejamos a tua lógica: assim não precisavamos de andar com a carta de condução pois eles têm meios de ver se temos a carta ou não; não precisávamos de andar com papéis do imposto, IPO, etc., visto que eles têm meios para verificar tudo.

        Entendo perfeitamente a tua indignação, mas lá está, se temos que andar com esses documentos, à falta deles estamos sujeitos às consequências.

        Comentário


          #5
          Legalmente o agente tem razão. Mas é de facto um excesso de zelo...

          Comentário


            #6
            E foste multado pela Polícia Municipal? Eles têm competência para uma acção de fiscalização desse género?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por astramaster Ver Post
              E foste multado pela Polícia Municipal? Eles têm competência para uma acção de fiscalização desse género?
              infelizmente tem, e muitas outras acções tal e qual como as outras entidade policiais...

              Comentário


                #8
                Infelizmente porquê ? Eles não são polícia? Se a lei entende que é da competência deles, que assim seja.

                De facto é chato ter tudo legalizado mas não ter os documentos na altura, mas se é obrigatório ter que andar com os docs, tem que ser e pronto, até porque facilita muito a fiscalização, porque se não tinha que se estar a confirmar tudo, desde seguro até ao Cartão do cidadão, no sistema informático.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                  infelizmente tem, e muitas outras acções tal e qual como as outras entidade policiais...
                  Actuam mais em Posturas Municipais.

                  Excepto como "Órgão de Policia Criminal", são mais Guardas Municipais e até fazem de "guardas nocturnos"
                  • Regulação e fiscalização do trânsito rodoviário e pedonal na área de jurisdição municipal.

                  • Quando, por efeito do exercício dos seus poderes de autoridade, os órgãos de polícia municipal directamente verifiquem o cometimento de qualquer crime podem proceder à identificação e revista dos suspeitos no local do cometimento do ilícito, bem como à sua imediata condução à autoridade judiciária ou ao "órgão de polícia criminal competente".

                  Comentário


                    #10
                    É o que eu costumo dizer, isto de ter que cumprir a lei é uma chatice, e então ter que aturar os funcionários públicos que são pagos para isso, é que não há mesmo pachorra.

                    Comentário


                      #11
                      imagina que tens um acidente, e para preencher a declaração amigável faltam esses dados...

                      Comentário


                        #12
                        Tiveste azar com o polícia, e mesmo sendo obrigatório ser portador dos docs, não deixa de ser excesso de zelo por parte do agente.

                        Já fui parado pela PSP numa operação de rotina, tinha tudo em ordem exceto a carta verde e selo expirados há 3 dias. Já tinha pago a anuidade por débito direto, não tinha ainda recebido a carta verde atualizada mas tinha uma coleção das "antigas".

                        O agente aconselhou-me a ligar à seguradora no dia seguinte, e mandou seguir viagem.

                        Comentário


                          #13
                          em caso de acidente, o lesado precisa de tirar o seguro do carro culpado... daí a obrigatoriedade do selo no vidro.

                          Comentário


                            #14
                            quando tiraste a carta sabias que tinhas de ter isso. tas piurço porque? tu é que estás mal, não é o agente da PM. mas concordo que seja excesso de zelo.

                            Comentário


                              #15
                              Excesso de zelo ou não... pagas e pronto!

                              Para ficares melhor... começa por aprende a escrever! É PIURSO!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por TRLOURENCO Ver Post
                                imagina que tens um acidente, e para preencher a declaração amigável faltam esses dados...
                                Originalmente Colocado por RespectRequired Ver Post
                                em caso de acidente, o lesado precisa de tirar o seguro do carro culpado... daí a obrigatoriedade do selo no vidro.
                                Não há dúvidas, é obrigatório, e está aqui uma das razões para que o seja.

                                Pagas os 30€ de não teres os documentos e está feito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Incumpre o CE e é uma situacão ridicula? Se ao menos falassem de excesso de zelo... Vai lá à esquadra levar a carta verde e pagar o auto, n deixes passar o prazo, se não são 60€.

                                  No fundo ainda tiveste sorte, podias ter levado 250€, ou 149,00, caso conseguisses provar que tinhas seguro válido, isto por não teres a vinheta no vidro.
                                  Editado pela última vez por LucianoOliveira; 08 October 2015, 09:39.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Cuidado, porque a coima pode ser 250€ se eles te multarem pelo DL que regula o seguro obrigatório e não apenas os 30€ do CE. Boa sorte!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Uma vez conduzia também o carro da empresa e a multa também foi por não ter nenhum selo. (ano 2003 aposto que muito mudou).
                                      Assinei o auto e entreguei ao meu chefe. Eles pagaram e mandaram-me a cópia.
                                      Não senti qualquer constrangimento.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                        Uma vez conduzia também o carro da empresa e a multa também foi por não ter nenhum selo. (ano 2003 aposto que muito mudou).
                                        Assinei o auto e entreguei ao meu chefe. Eles pagaram e mandaram-me a cópia.
                                        Não senti qualquer constrangimento.
                                        Hehe, se houver alguém que pague por ti, é normal não sentir constrangimento

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por omnibus Ver Post
                                          Uma vez conduzia também o carro da empresa e a multa também foi por não ter nenhum selo. (ano 2003 aposto que muito mudou).
                                          Assinei o auto e entreguei ao meu chefe. Eles pagaram e mandaram-me a cópia.
                                          Não senti qualquer constrangimento.
                                          pelo que percebi, o carro é do user, está em nome da empresa, e não ''o carro da empresa''

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por darkvoid Ver Post
                                            Hehe, se houver alguém que pague por ti, é normal não sentir constrangimento
                                            Então também não querias mais nada não?
                                            Mandam-me recolher um A6 na Cervag ou lá o que foi, que culpa tenho eu que não tivesse documentos?
                                            Por acaso na altura pensei: "bolas se a responsabilidade é minha enquanto condutor, será que posso recusar essas tarefas?".
                                            As directivas eram claras, a nossa responsabilidade ficava-se pela velocidade e outras falhas de condução. Papelada era do departamento da firma.

                                            Originalmente Colocado por FrancoBaresi Ver Post
                                            pelo que percebi, o carro é do user, está em nome da empresa, e não ''o carro da empresa''
                                            Pois, aí acaba por ser dele na mesma.
                                            Aposto que se sente mais claro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se a lei é clara em que se tem que se ter esses docs em nossa posse quando estamos a circular, então não há nada a fazer.

                                              Referes que foste autuado pela Polícia Municipal, portanto deduzo que foi em Lisboa..em que zona já agora?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                Infelizmente porquê ? Eles não são polícia? Se a lei entende que é da competência deles, que assim seja.

                                                De facto é chato ter tudo legalizado mas não ter os documentos na altura, mas se é obrigatório ter que andar com os docs, tem que ser e pronto, até porque facilita muito a fiscalização, porque se não tinha que se estar a confirmar tudo, desde seguro até ao Cartão do cidadão, no sistema informático.
                                                Estava numa de ironia, mas alguém aqui questionou se tinham aptidão para exercer tal acto, por isso mesmo é que eu disse que são uma autoridade como qualquer outra com as mesmas competências, ainda há muita gente que não lhes dão a devida credibilidade, ou seja não os encaram como autoridades, percebeste agora...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                  ou seja não os encaram como autoridades
                                                  São uma autoridade camarária, nada mais.

                                                  Não são considerados Órgão de Policia Criminal, não tem nem frequentam o mesmo curso dos Agentes da PSP e são chefiados não por um oficial ou chefe da PSP, mas sim por qualquer pessoa não seja um(a) Oficial na PSP.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Imagina que tinhas um acidente, vais a puxar da carta verde e... nicles! Como é que o outro interveniente sabe se tens ou não seguro? É que nem o raio do selo lá tinhas!

                                                    Dessa forma nem a Declaração Amigável era possível completar...

                                                    Foste muito bem multado!

                                                    Edit: E só foram verificar se tinhas seguro porque, caso não o tivesses, o carro ficava logo ali apreendido, e muito bem!
                                                    Editado pela última vez por ACampos; 08 October 2015, 17:57.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                      Excesso de zelo ou não... pagas e pronto!

                                                      Para ficares melhor...começa por aprende a escrever! É PIURSO!


                                                      Sr. professor, peço desculpa...., bem sei que tenho de aprender a escrever.... ou será que tenho de aprende a escrever?
                                                      mas obrigado pela lição gratuita...


                                                      fui apanhado no Cacém... penso que a policia municipal tem quase tantos "poderes" como outra força policial, eles agora até andam armados, penso que há uns anos isso não acontecia... (posso estar enganado)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Qual é a duvida?

                                                        Lei n.º 72/2013, de 3 de setembro
                                                        CÓDIGO DA ESTRADA
                                                        SECÇÃO XIII
                                                        Documentos
                                                        Artigo 85.º
                                                        Documentos de que o condutor deve ser portador
                                                        1 - Sempre que um veículo a motor transite na via pública o seu condutor deve ser portador dos seguintes documentos:
                                                        a) Documento legal de identificação pessoal;
                                                        b) Título de condução;
                                                        c) Certificado de seguro;
                                                        d) Documento de identificação fiscal, caso o respetivo número não conste do documento referido na alínea a) e o condutor resida em território nacional.
                                                        2 - Tratando-se de automóvel, motociclo, triciclo, quadriciclo, ciclomotor, trator agrícola ou florestal, ou reboque, o condutor deve ainda ser portador dos seguintes documentos:
                                                        a) Título de registo de propriedade do veículo ou documento equivalente;
                                                        b) Documento de identificação do veículo;
                                                        c) Ficha de inspeção periódica do veículo, quando obrigatória nos termos legais.
                                                        3 - Tratando-se de velocípede ou de veículo de tração animal, o respetivo condutor deve ser portador de documento legal de identificação pessoal.
                                                        4 - O condutor que se não fizer acompanhar de um ou mais documentos referidos nos n.ºs 1 e 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300, salvo se os apresentar no prazo de oito dias à autoridade indicada pelo agente de fiscalização, caso em que é sancionado com coima de € 30 a € 150.
                                                        5 - 5 - Quem infringir o disposto no n.º 3 é sancionado com coima de € 30 a € 150.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
                                                          São uma autoridade camarária, nada mais.

                                                          Não são considerados Órgão de Policia Criminal, não tem nem frequentam o mesmo curso dos Agentes da PSP e são chefiados não por um oficial ou chefe da PSP, mas sim por qualquer pessoa não seja um(a) Oficial na PSP.
                                                          a sério? quem disse isso?
                                                          para que saibas, a policia municipal é composta na totalidade por elementos da psp, que apenas optaram por concorrer às pm's.
                                                          têm toda e qualquer legitimidade para intervir em qualquer situação que um agente da psp/gnr possa intervir, porque apesar de serem pagos pelas câmaras municipais, e se especializarem noutros assuntos, como feiras, mercados, etc, continuam a ser policias.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                                            a sério? quem disse isso?
                                                            para que saibas, a policia municipal é composta na totalidade por elementos da psp, que apenas optaram por concorrer às pm's.
                                                            têm toda e qualquer legitimidade para intervir em qualquer situação que um agente da psp/gnr possa intervir, porque apesar de serem pagos pelas câmaras municipais, e se especializarem noutros assuntos, como feiras, mercados, etc, continuam a ser policias.
                                                            Totalmente negativo e por conhecimento de causa.

                                                            Em todo o caso o melhore será ver aqui. https://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADcia_municipal

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X