Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Urgente] Fui apanhado sem inspecção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Urgente] Fui apanhado sem inspecção

    Boa noite .
    Acabei de ser apanhado sem inspecção no carro da empresa , a gnr passou-me um papel para a apresentação de documentos para apresentar a folha de inspecção valida.

    Já não me livro da multa pois não? porque eu tenho que apresentar uma folha de inspecção anteriormente a data do aviso ou levo uma folha de inspecção depois da data?


    Tou mesmo passado do sistema..... o que é que eu posso tentar fazer ??

    A multa é de 250 ate 1000 euros , não é verdade?

    Obrigado

    #2
    Se o carro é da empresa são eles os autuados e não tu. Agora se a empresa é tua então não te safas...

    Comentário


      #3
      250€... Não há nada a fazer.

      Se a empresa é tua, podes é pedir o pagamento da multa em prestações...

      Comentário


        #4
        A melhor forma é conheceres "alguém" na esquadra/posto em causa. Assim pode ser que dê para apenas pagares a multa de não andares com os documentos...

        PS: quem anda com o carro sem inspeção... é mesmo a pedir para ser "agrafado"!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por mixerv2 Ver Post
          Boa noite .
          Acabei de ser apanhado sem inspecção no carro da empresa , a gnr passou-me um papel para a apresentação de documentos para apresentar a folha de inspecção valida.

          Já não me livro da multa pois não? porque eu tenho que apresentar uma folha de inspecção anteriormente a data do aviso ou levo uma folha de inspecção depois da data?


          Tou mesmo passado do sistema..... o que é que eu posso tentar fazer ??

          A multa é de 250 ate 1000 euros , não é verdade?

          Obrigado
          Eu acho que se tens apenas que apresentar os documentos e ainda não foste multado pela falta da inspecção, já não o poderás ser (a não ser que sejas novamente apanhado a circular). Só podes ser multado em flagrante. Faz rapidamente a inspecção e vai lá apresentar os documentos. Provavelmente vais pagar os €60 de multa pela apresentação tardia dos documentos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
            Eu acho que se tens apenas que apresentar os documentos e ainda não foste multado pela falta da inspecção, já não o poderás ser (a não ser que sejas novamente apanhado a circular). Só podes ser multado em flagrante. Faz rapidamente a inspecção e vai lá apresentar os documentos. Provavelmente vais pagar os €60 de multa pela apresentação tardia dos documentos.
            Ainda há pouco tempo houve um user na mesma situação e pagou à mesma os 250€ de falta de IPO.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
              Ainda há pouco tempo houve um user na mesma situação e pagou à mesma os 250€ de falta de IPO.
              ia para dizer mesmo isso, simplesmente não há safa, tem de pagar a coima... esta gente tem de começar a andar mais atento aos prazos, pois volta e meia são apanhados na curva e sai prémio...

              Comentário


                #8
                Eu contestava... um criminoso não vai preso se não houver flagrante! Há aí uma dose de incoerência muito grande...

                Se a multa for passada depois da IPO feita, parece-me perfeitamente ilegal!

                Comentário


                  #9
                  Aproveitando o tópico:
                  Estou fora do país, um dos meus carros já passou a data de inspeção, quando o quiser levar a inspeção tem que ir de reboque?

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por NoOne Ver Post
                    Aproveitando o tópico:
                    Estou fora do país, um dos meus carros já passou a data de inspeção, quando o quiser levar a inspeção tem que ir de reboque?

                    Cumps
                    Considerando que não pode circular sem inspecção, sim, não vejo outra hipótese, a não ser que queiras arriscar uma multa...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por NoOne Ver Post
                      Aproveitando o tópico:
                      Estou fora do país, um dos meus carros já passou a data de inspeção, quando o quiser levar a inspeção tem que ir de reboque?

                      Cumps
                      Essa é uma ideia...a outra é arriscar poupar o valor de reboque... pode ser que tenhas sorte...no entanto, como alguns carros descaracterizados da policia já têm leitor de matrículas com base de dados atualizada...é um risco.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                        Eu acho que se tens apenas que apresentar os documentos e ainda não foste multado pela falta da inspecção, já não o poderás ser (a não ser que sejas novamente apanhado a circular). Só podes ser multado em flagrante. Faz rapidamente a inspecção e vai lá apresentar os documentos. Provavelmente vais pagar os €60 de multa pela apresentação tardia dos documentos.
                        mas que grande calinada

                        o user foi apanhado sem comprovativo de inspeção periódica válido, e por isso foi passado aviso de apresentação de documentos, para que apresente em tempo útil (8 dias), o comprovativo do certificado de inspeção válido.
                        caso o apresente com data anterior à fiscalização, apenas paga 30€ de coima, caso apresento com data posterior à fiscalização, paga como já foi aqui dito 250€ por não ter inspeção periódica feita.
                        no sistema informático também dá para ver se tem inspeção feita ou não

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por NoOne Ver Post
                          Aproveitando o tópico:
                          Estou fora do país, um dos meus carros já passou a data de inspeção, quando o quiser levar a inspeção tem que ir de reboque?

                          Cumps
                          Nim!

                          Sim porque é o que está na lei e circular assim é uma infração;
                          Não porque o reboque custa uma nota preta. Arranjas um amigo que vá num carro um bocadoà tua frente com o telemóvel à mão... e já sabes o resto!

                          A decisão é tua, sobretudo se o Centro for perto!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                            Eu acho que se tens apenas que apresentar os documentos e ainda não foste multado pela falta da inspecção, já não o poderás ser (a não ser que sejas novamente apanhado a circular). Só podes ser multado em flagrante. Faz rapidamente a inspecção e vai lá apresentar os documentos. Provavelmente vais pagar os €60 de multa pela apresentação tardia dos documentos.

                            Não é bem assim Campos.

                            No ato da fiscalização o condutor não comprovou ter a inspecção feita, pelo que lhe foi dado um prazo para fazer prova da referida inspecção, isto porque certamente foi levantada a dúvida quanto ao facto de tal documento existir ou não, provavelmente porque o carro não propriedade do user.
                            Quando for ao posto da GNR se apresentar uma folha de inspecção posterior à data da fiscalização, vai-lhe ser levantado um auto referente á fiscalização a que foi sujeito quando foi parado.

                            Se assim não fosse ninguém pagava multas por falta de seguro ou inspecção, bastava depois da fiscalização ir regularizar a situação e eram apenas autuados pela falta de documento, o que não faz sentido.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                              mas que grande calinada

                              o user foi apanhado sem comprovativo de inspeção periódica válido, e por isso foi passado aviso de apresentação de documentos, para que apresente em tempo útil (8 dias), o comprovativo do certificado de inspeção válido.
                              caso o apresente com data anterior à fiscalização, apenas paga 30€ de coima, caso apresento com data posterior à fiscalização, paga como já foi aqui dito 250€ por não ter inspeção periódica feita.
                              no sistema informático também dá para ver se tem inspeção feita ou não
                              Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                              Não é bem assim Campos.

                              No ato da fiscalização o condutor não comprovou ter a inspecção feita, pelo que lhe foi dado um prazo para fazer prova da referida inspecção, isto porque certamente foi levantada a dúvida quanto ao facto de tal documento existir ou não, provavelmente porque o carro não propriedade do user.
                              Quando for ao posto da GNR se apresentar uma folha de inspecção posterior à data da fiscalização, vai-lhe ser levantado um auto referente á fiscalização a que foi sujeito quando foi parado.

                              Se assim não fosse ninguém pagava multas por falta de seguro ou inspecção, bastava depois da fiscalização ir regularizar a situação e eram apenas autuados pela falta de documento, o que não faz sentido.
                              Essa da calinada, parece-me mais para o teu lado! Não gostei! Poderias ter opinado sem o Rei na barriga, sem essa presunção e agressividade!

                              Há aqui duas situações distintas. Uma é a viatura circular comprovadamente sem inspecção (ou sem seguro). Até já foi aqui divulgado, recentemente, um caso em que a polícia foi verificar informaticamente se a viatura tinha ou não seguro - e penso que o pode fazer em relação ao IPO. Outra diferente, é não ter "apenas" os documentos comprovativos.

                              No primeiro caso e perante a inexistência da IPO, o agente tem é que bloquear a viatura e passar a respectiva coima, pois sem IPO não lhe é permitido circular. O mesmo se passa em relação ao seguro. A multa passada nesta altura é perfeitamente legítima.

                              Já não me parece, de todo, legítimo, que a multa seja passada quando a viatura já se encontra legal! Duvido mesmo muito que um Juiz decidisse a favor de uma multa nestas circunstâncias. Para todos os efeitos legais, no momento da multa a viatura estaria totalmente legal!

                              Estudem bem isso...
                              Editado pela última vez por ACampos; 21 October 2015, 14:25.

                              Comentário


                                #16
                                Mas no auto tem um campo relativo à data da infracção outro relativo à data em que é levantado.

                                Pode ser levantado uma auto a dia 15 relativo a um infracção verificada no dia 10.

                                Tal como nos autos de excesso de velocidade em radares fixos e em que não somos parados na hora, os autos não são passados na data e hora da infracção, mas sempre posteriormente.

                                Tal como disse anteriormente, se assim não fosse toda a gente dizia que não tinha o papel, regularizava a situação e nada acontecia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TREPADOR Ver Post
                                  Mas no auto tem um campo relativo à data da infracção outro relativo à data em que é levantado.

                                  Pode ser levantado uma auto a dia 15 relativo a um infracção verificada no dia 10.

                                  Tal como nos autos de excesso de velocidade em radares fixos e em que não somos parados na hora, os autos não são passados na data e hora da infracção, mas sempre posteriormente.

                                  Tal como disse anteriormente, se assim não fosse toda a gente dizia que não tinha o papel, regularizava a situação e nada acontecia.
                                  Isso apenas por impossibilidade técnica, mas o ónus da prova está lá, com registo da data e hora da ocorrência.

                                  Coisa diferente é passar uma multa por falta de documentos e, mais tarde, multar por algo que já está legal.

                                  Esta é a minha interpretação, mas não conheço a prática, contudo não acredito que passem uma multa de algo que não ocorre no momento!

                                  Eu nem sequer assinava a multa!
                                  Editado pela última vez por ACampos; 21 October 2015, 15:31.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Paga e mais nada

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                                      Isso apenas por impossibilidade técnica, mas o ónus da prova está lá, com registo da data e hora da ocorrência.

                                      Coisa diferente é passar uma multa por falta de documentos e, mais tarde, multar por algo que já está legal.

                                      Esta é a minha interpretação, mas não conheço a prática, contudo não acredito que passem uma multa de algo que não ocorre no momento!

                                      Eu nem sequer assinava a multa!
                                      Estas completamente errado pois o que conta é a data da fiscalização e nao a data em que é passado o auto. O que aconteceu é ter sido levantada a dúvida no ato da fiscalização se o documento em falta realmente existia ou se nao tinha mesmo inspeção, nestes casos é elaborado modelo de apresentação de documentos e aguarda-se os 8 dias para que seja feita a prova de que o veiculo à data da fiscalização tinha inspeção válida.

                                      Se tiver inspeção válida é levantado auto de 30 ou 60 euros conforme se a apresentação for feita no prazo legal ou nao, e se nao tiver inspeção válida é levantado o auto relativo a está que é de 250€ e outro auto relativo a falta dos documentos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                        Estas completamente errado pois o que conta é a data da fiscalização e nao a data em que é passado o auto. O que aconteceu é ter sido levantada a dúvida no ato da fiscalização se o documento em falta realmente existia ou se nao tinha mesmo inspeção, nestes casos é elaborado modelo de apresentação de documentos e aguarda-se os 8 dias para que seja feita a prova de que o veiculo à data da fiscalização tinha inspeção válida.

                                        Se tiver inspeção válida é levantado auto de 30 ou 60 euros conforme se a apresentação for feita no prazo legal ou nao, e se nao tiver inspeção válida é levantado o auto relativo a está que é de 250€ e outro auto relativo a falta dos documentos.
                                        Até pode ser, mas diz-me p.f. onde está a fundamentação do que dizes. Para mim não faz sentido, e vou mais longe, a partir do momento em que o agente da autoridade verificou que o carro não tinha inspecção (ou seguro), de forma inequívoca, falhou na sua missão ao não apreender o veículo!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Já passei por esta situação, quando um familiar andava a caminho do ipo (instituto português de oncologia) e por não se sentir em condições de conduzir me pedia para fazer de motorista às consultas dele.

                                          Como o carro não era meu nunca reparei se tinha os documentos todos em dia, sempre pensei que sim.

                                          Numa operação de stop verificou-se que a inspecção estava em falta. Resultado... ir fazer a inspecção e ir mostrar os documentos à gnr e deixar lá os 250eur. O carro foi a circular e até tinha um prazo para fazer isso, mas fez-se no próprio dia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pato Ver Post
                                            Já passei por esta situação, quando um familiar andava a caminho do ipo (instituto português de oncologia) e por não se sentir em condições de conduzir me pedia para fazer de motorista às consultas dele.

                                            Como o carro não era meu nunca reparei se tinha os documentos todos em dia, sempre pensei que sim.

                                            Numa operação de stop verificou-se que a inspecção estava em falta. Resultado... ir fazer a inspecção e ir mostrar os documentos à gnr e deixar lá os 250eur. O carro foi a circular e até tinha um prazo para fazer isso, mas fez-se no próprio dia.
                                            E foste logo autuado nos 250€ quando fosses interpelado pela GNR?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                                              Essa da calinada, parece-me mais para o teu lado! Não gostei! Poderias ter opinado sem o Rei na barriga, sem essa presunção e agressividade!

                                              Há aqui duas situações distintas. Uma é a viatura circular comprovadamente sem inspecção (ou sem seguro). Até já foi aqui divulgado, recentemente, um caso em que a polícia foi verificar informaticamente se a viatura tinha ou não seguro - e penso que o pode fazer em relação ao IPO. Outra diferente, é não ter "apenas" os documentos comprovativos.

                                              No primeiro caso e perante a inexistência da IPO, o agente tem é que bloquear a viatura e passar a respectiva coima, pois sem IPO não lhe é permitido circular. O mesmo se passa em relação ao seguro. A multa passada nesta altura é perfeitamente legítima.

                                              Já não me parece, de todo, legítimo, que a multa seja passada quando a viatura já se encontra legal! Duvido mesmo muito que um Juiz decidisse a favor de uma multa nestas circunstâncias. Para todos os efeitos legais, no momento da multa a viatura estaria totalmente legal!

                                              Estudem bem isso...
                                              agressivo eu?
                                              pois, se calhar sou eu que estou enganado
                                              se a viatura circula comprovadamente sem documentos, é logo autuado por falta de inspeção, isto caso o condutor afirme que não tem inspeção.
                                              caso diga que tem inspeção mas que não tem consigo o comprovativo da mesma, é passada guia de apresentação de documentos válida por 8 dias, mas não o livra de pagar 30€ de coima.
                                              se neste ultimo caso mentiu ao dizer que tem, e que não é portador do comprovativo, é passada a mesma guia de apresentação de documentos, mas quando for apresentar os mesmos e se tiver data posterior à da fiscalização, é autuado na mesma com 250€
                                              fiz-me entender?
                                              sobre a legitimidade da multa, tens que entender que a mesma é passada com a data e hora de quando andava a circular, e não depois de já estar a circular dentro da legalidade.
                                              caso fosse como afirmas, ninguém pagava as multas como referiu o user TREPADOR

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mixerv2 Ver Post
                                                Boa noite .
                                                Acabei de ser apanhado sem inspecção no carro da empresa , a gnr passou-me um papel para a apresentação de documentos para apresentar a folha de inspecção valida.

                                                Já não me livro da multa pois não? porque eu tenho que apresentar uma folha de inspecção anteriormente a data do aviso ou levo uma folha de inspecção depois da data?


                                                Tou mesmo passado do sistema..... o que é que eu posso tentar fazer ??

                                                A multa é de 250 ate 1000 euros , não é verdade?

                                                Obrigado



                                                Como já referido, se apresentares folha de IPO com data anterior à fiscalização (e válida), serás autuado em coima, no valor de 30€.

                                                Caso não tivesses mesmo IPO em dia e apresentares posteriormente às autoridades, documentos da realização da IPO e consequentemente já em dia, pagarás a coima por circular sem IPO em vigor... os taís 250€ de coima.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                                                  Até pode ser, mas diz-me p.f. onde está a fundamentação do que dizes. Para mim não faz sentido, e vou mais longe, a partir do momento em que o agente da autoridade verificou que o carro não tinha inspecção (ou seguro), de forma inequívoca, falhou na sua missão ao não apreender o veículo!
                                                  Tens que perceber que é diferente quando se diz ao agente que não se tem inspeção ou nao se tem no local o certificado de inspeçao.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    não entendo qual é a dúvida..

                                                    - o carro tem a IPO em dia no dia em que foi fiscalizado, mas o user não tinha o documento com ele - multa de 30€ de falta de documentos

                                                    - o carro não tem IPO em dia quando foi fiscalizado e o user não tinha documento com ele - multa de 250€ por falta de inspecção, mais outra por falta de documentos, e tem um prazo para regularizar isso

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      muito gostam de complicar... aqueles que não fazem a inspeção e os que opinam das mais diversas formas...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                                        não entendo qual é a dúvida..

                                                        - o carro tem a IPO em dia no dia em que foi fiscalizado, mas o user não tinha o documento com ele - multa de 30€ de falta de documentos

                                                        - o carro não tem IPO em dia quando foi fiscalizado e o user não tinha documento com ele - multa de 250€ por falta de inspecção, mais outra por falta de documentos, e tem um prazo para regularizar isso
                                                        Como é que ele é também multado por falta de documentos se o documento que levou à primeira infracção nem sequer existe?

                                                        Falta de documentos implica que eu não os tenha apresentado, mas se não há inspecção, naturalmente não há o dito documento comprovativo, pelo que não faz sentido ser multado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                                                          E foste logo autuado nos 250€ quando fosses interpelado pela GNR?
                                                          Como o meu padrinho jurava a pés juntos que tinha feito a inspecção (devia estar lembrado da que tinha feito 2 anos antes, o sr. tinha cerca de 80 anos na altura), e apesar de a gnr ter ido confirmar no sistema informático e ter dado que não tinha, eles passaram um documento para ir apresentar no posto o comprovativo de inspecção. Fomos directos ao IPO confirmar e eles também confirmaram que não tinha feito a ultima inspecção, fez-se na hora e foi-se apresentar à gnr, tendo deixado também nessa mesma altura os 250eur da multa.
                                                          Editado pela última vez por pato; 24 October 2015, 10:52. Razão: erro

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Como já referido, se apresentares folha de IPO com data anterior à fiscalização (e válida), serás autuado em coima, no valor de 30€.

                                                            Caso não tivesses mesmo IPO em dia e apresentares posteriormente às autoridades, documentos da realização da IPO e consequentemente já em dia, pagarás a coima por circular sem IPO em vigor... os taís 250€ de coima.
                                                            Esta afirmação está 100% correcta. Sempre assim foi ao longo dos anos e actualmente é esse o procedimento correcto e que vai acontecer.

                                                            Há uns anos para evitar que o Posto da PSP ou da GNR onde fosse indicado pelo condutor a apresentação dos documentos, em muitos casos havia lá o "tal amigo" que recebia os apresentação e colocava o carimbo e enviava, na altura da elaboração do mod. 613 (aviso apresentação documentos) se colocava os kms marcados na altura. Por sua vez era mencionado que o Posto que recebesse a apresentação enviasse um fax do novo documento!

                                                            Era esse o procedimento e continua a ser.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X