Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seguradora recusa pagar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Seguradora recusa pagar

    Boa noite,

    A semana passada deram-me um toque (pequeno) no para-choques.
    Este para-choques ja foi no inicio do ano reparado e não tava partido, amassado nem tinha riscos.

    A outra parte assumiu culpa e fui hoje levar a fazer peritagem, mas o perito alega que só paga metade da reparação por o para-choques ja ter sido reparado.

    Caso já tivesse danos que não tivessem sido arranjados, até compreendia mas não tinha um unico risco ou amassadela.
    Não sei se é relevante para o caso, mas a oficina prefere colocar novo do que mandar arranjar e esta peça custa cerca de 1000 euros.

    #2
    Activa a assistência juridica do teu seguro. Eu não papava esse grupo. Até podia estar já com problema, no entanto, se bateram e estragaram, terão que assumir.

    Comentário


      #3
      É possível a reparação ou apenas a colocação de novo? A oficina "preferir" não chega.

      Convém aguardar por posição do Segurador, se a proposta for essa, é reclamar e ver se alteram.

      Comentário


        #4
        A seguradora tem é mesmo que pagar por forma a deixar o carro como estava antes do acidente! O resto são balelas.

        Eles acabam por se "safar" em muitos casos porque as pessoas não estão dispostas a perder muito tempo e avançar para os Tribunais, porque aí perdem praticamente as causas todas! As seguradores e peritos estão entre os maiores desonestos e oportunistas que conheço! E digo isto com conhecimento de causa na primeira pessoa!

        Mas há sempre os Julgados da Paz e outros organismos que, por vezes, conseguem resolver amigavelmente essas questões, isto é, forçá-los a pagar aquilo que devem!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por pedropx Ver Post
          Boa noite,

          A semana passada deram-me um toque (pequeno) no para-choques.
          Este para-choques ja foi no inicio do ano reparado e não tava partido, amassado nem tinha riscos.

          A outra parte assumiu culpa e fui hoje levar a fazer peritagem, mas o perito alega que só paga metade da reparação por o para-choques ja ter sido reparado.

          Caso já tivesse danos que não tivessem sido arranjados, até compreendia mas não tinha um unico risco ou amassadela.
          Não sei se é relevante para o caso, mas a oficina prefere colocar novo do que mandar arranjar e esta peça custa cerca de 1000 euros.
          a oficina não tem de querer ou deixar de querer, é repararem e está feito, principalmente se o dano não é nada de mais segundo dizes, simplesmente querem é ganhar dinheiro, e o perito mandou-os passear, portanto, ou entras em acordo com eles, ou vais via jurídica como já foi dito...

          o que não falta ai é oficinas oportunistas quando toca a seguros...

          Comentário


            #6
            A oficina pode preferir pintar o carro todo a ouro, isso não interessa.

            Se ao oficina prefere substituir, deve haver alguma razão para isso, nomeadamente a pessima qualidade do trabalho feito anteriormente que obriga a oficina a desfazer o trabalho anterior e refazer do zero. digo eu, que nunca apanhei casos desses nem nada. E quem é que paga isso? a seguradora não é, e o cliente vai dizer que foi bem reparado...não tarda a culpa do acidente é da oficina lol

            Numa peritagem, o perito põe o que lhe apetece conforme as ordens que tem. Se a oficina assina, é porque aceita que o trabalho pode ser feito e bem feito conforme o relatório. Se não concorda, não assina, e o caso segue outro caminho.

            é relativamente fácil de ver que houve uma reparação anterior mal feita, tão fácil que os peritos e as oficinas topam quase todos os casos.

            Fale com a oficina que fez a reparação anterior, eles que assumam a diferença ou reparem como deve de ser. Se foi no inicio do ano, essa reparação ainda está em garantia.
            Pode pedir nova peritagem para essa oficina, a seguradora assume o dano como lhe compete e a oficina assume o resto em garantia.

            Comentário


              #7
              No verão também tive uma situação dessas e a companhia descartou-se por falta de provas porque o outro não assinou a declaração amigável. O meu carro tinha levado pintura geral há uns 3 meses por isso fiquei.. Chamadas e cartas de um lado para o outro e não queriam pagar, só resolvi o caso com um advogado e no dia seguinte estava a companhia a mandar-me por o carro na reparação. Nunca mais caio noutra, enquanto o outro envolvido não assinar a declaração amigável não o deixo sair dali. Eu tinha todos os dados do outro, desde morada, telefone, apólice etc e a companhia mesmo assim ainda punha em causa a veracidade da minha versão.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                A seguradora tem é mesmo que pagar por forma a deixar o carro como estava antes do acidente! O resto são balelas.

                Eles acabam por se "safar" em muitos casos porque as pessoas não estão dispostas a perder muito tempo e avançar para os Tribunais, porque aí perdem praticamente as causas todas! As seguradores e peritos estão entre os maiores desonestos e oportunistas que conheço! E digo isto com conhecimento de causa na primeira pessoa!

                Mas há sempre os Julgados da Paz e outros organismos que, por vezes, conseguem resolver amigavelmente essas questões, isto é, forçá-los a pagar aquilo que devem!

                Verdade, conheço n casos, nos tribunais perdem que se fartam e só ganham no sentido em que a maior parte das pessoas não tem disponibilidade para se chatear com tribunais.

                Um caso recente:

                Um amigo meu lixou o motor do carro ao andar numa estrada que estava a inundar. Estragos de 15mil€, a seguradora nao quis pagar alegando que ele devia ter fugido da àgua. Ele disse que era estrada normal, não havia aviso nenhum, nada. Ganhou em tribunal.
                Editado pela última vez por armindoze; 27 October 2015, 15:44.

                Comentário


                  #9
                  Já contactei diretamente a seguradora.
                  Apenas pagam 50% alegando que a peça mesmo que tenha sido pintada a ouro, sofreu uma desvalorização. Questiono-me o valor redondinho da desvalorização, mas quanto a isso ainda não me disseram nada.

                  Deixo desde já o alerta para quem tiver peças reparadas, em caso de acidente sem atribuição de culpa, as seguradoras recusam-se a pagar alegando desvalorização.

                  Comentário


                    #10
                    Para se ativar a assistencia juridica, existem custos?
                    Qual o procedimento?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                      É possível a reparação ou apenas a colocação de novo? A oficina "preferir" não chega.

                      Convém aguardar por posição do Segurador, se a proposta for essa, é reclamar e ver se alteram.
                      Se já foi reparado, acredito que seja possivel voltar a reparar até porque é um pequeno toque, no entanto as oficinas (mais as grandes marcas) preferem por novo talvez porque ganhem mais uns euros ou por falta de profissionais para se fazer a reparação.
                      É um esquema de ''mão lava a mão'' entre oficinas e seguradoras para fugirem as responsabilidades uma vez que os custos para as seguradoras não se resumem à reparação em sí mas sim a outros custos como por ex carro de substituição

                      Comentário


                        #12
                        Se tiveres assistência juridica incluida no teu seguro, é gratuito por norma. Tens que contactar a tua seguradora e pedir apoio.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pedropx Ver Post
                          Já contactei diretamente a seguradora.
                          Apenas pagam 50% alegando que a peça mesmo que tenha sido pintada a ouro, sofreu uma desvalorização. Questiono-me o valor redondinho da desvalorização, mas quanto a isso ainda não me disseram nada.

                          Deixo desde já o alerta para quem tiver peças reparadas, em caso de acidente sem atribuição de culpa, as seguradoras recusam-se a pagar alegando desvalorização.
                          Não vejo hipotese de não pagar a reparação na totalidade (estão a considerar reparar ou pagar 50% da peça em novo?).

                          Aí só tens que bater que a viatura estava devidamente reparada e agora tem danos de responsabilidade do cliente deles.

                          Pede para indicarem quais são os danos que a viatura apresenta que não foram causados pelo clientes deles.

                          Ainda encontrava para a peça nova algum fundamento, mas com alguma reservas (grandes).


                          Originalmente Colocado por pedropx Ver Post
                          Para se ativar a assistencia juridica, existem custos?
                          Qual o procedimento?
                          Normalmente é só fazer o pedido por escrito, para o teu segurador ou para a empresa que presta o serviço. Deve estar nas condições os contactos ou pede ao Segurador para indicar.

                          Tens também o CIMPAS (www.cimpas.pt) a quem podes recorrer, é rápido a barato - convém ires primeiro ao apoio juridico ver se resolvem, se não conseguirem, pagam o recurso ao CIMPAS.
                          Editado pela última vez por Valium; 27 October 2015, 17:12.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nuno42 Ver Post
                            No verão também tive uma situação dessas e a companhia descartou-se por falta de provas porque o outro não assinou a declaração amigável. O meu carro tinha levado pintura geral há uns 3 meses por isso fiquei.. Chamadas e cartas de um lado para o outro e não queriam pagar, só resolvi o caso com um advogado e no dia seguinte estava a companhia a mandar-me por o carro na reparação. Nunca mais caio noutra, enquanto o outro envolvido não assinar a declaração amigável não o deixo sair dali. Eu tinha todos os dados do outro, desde morada, telefone, apólice etc e a companhia mesmo assim ainda punha em causa a veracidade da minha versão.
                            Aí é que exageras por completo. Ele não é obrigado a assinar a declaração amigável, quer tenha ou não culpa. O dever é chamar as autoridades, estas tomam conta da ocorrência, partilham os vossos dados necessários um com o outro para apresentarem às vossas seguradoras e pronto. Ninguém é obrigado a assinar declaração amigável, ao fazê-lo apenas facilita o processo às seguradoras, nada mais, não há obrigação.

                            Quanto ao tópico em si, podes sim accionar a protecção jurídica e não pagas nada por isso. Caso ganhes em tribunal, a outra seguradora paga-te o valor do advogado e depois tu dás esse valor ao advogado; caso percas em tribunal, a tua seguradora paga ao advogado. De qualquer das formas, pela protecção jurídica, não serás tu que pagas o advogado.

                            Se fores por esse caminho, prepara-te pois poderá ser um processo moroso. Poderei estar enganado visto a simplicidade do teu caso (a comparar com muitos), no entanto, posso falar-te do meu caso que tive um acidente em Março deste ano e ainda não fui para tribunal (estou a contar ir no próximo mês). Com a "brincadeira" toda, está o veículo danificado e imóvel desde o acidente.

                            Eles enquanto puderem arrastar o caso e usufruir dos dias totais para dar respostas a isto e aquilo, acredita que o farão. Normalmente a luta deles é pelo cansaço das pessoas, não fosse o valor que me devem na casa dos milhares, e se calhar já eu tinha saltado fora se fosse só por trocos.

                            Mas como também já disseram, tens o CIMPAS, mas aí já não tem a ver com a protecção jurídica, ou seja, os custos que poderás ter, irás ser tu a pagá-los. A vantagem dum tribunal arbitral (CIMPAS) face a um judicial, é que os custos são menores e é resolvido muito mais rapidamente, a desvantagem é que a decisão que for tomada, será a decisão final, ou seja, se fores culpado, culpado serás. Já num judicial, mesmo que sejas culpado, podes sempre recorrer da decisão e mais tarde poderás a não vir ser o culpado.

                            Tudo isto apenas para te dar umas luzes assim por alto.

                            Aperta com eles, não os deixes levar a melhor.

                            Comentário


                              #15
                              Lol, mas que confusão... É mesmo pelo cansaço que vencem.
                              É assim, isto foi um toque pequeno no para choques e rachou uns 10/15 cm. Na oficina falam em por um novo, no entanto em um acidente que tive no inicio deste ano e tive de arranjar por minha conta procurei outras soluções para não ter de comprar um novo. procurei e encontrei uma empresas que faz soldagem de plasticos. levei lá e foi arranjado, e depois foi ao pintor. ficou arranjado!

                              Eu sei que é uma ''ninharia'' este toque, mas é o unico defeito que o carro tem pois não sou de andar com amassos e riscos. Por mim a oficina podia fazer essa soldagem do plastico mas dizem que tem de levar um novo e um novo custa 1000 euros sem pintura e mao de obra.

                              O que também me falaram é que posso aceitar a decisão e não arranjar o carro, isto é, receber em dinheiro 50% dos danos mas para isto tenho que ir à oficina (que no meu caso é na marca) e pedir o relatorio de peritagem para poder receber.
                              Mais tarde, penso que com o valor dos 50% me é suficiente para fazer a reparação!

                              Uma duvida que me incomoda é a seguinte:
                              Em tempos tive um acidente identico mas quando fui à oficina pedir o relatorio de peritagem pediram me 150 euros por este relatorio mas hoje coloquei esta questão por telefone na minha seguradora (onde tratei de tudo) e a menina disse-me que este relatorio deve ser entregue sem custos e quando no passado me pediram dinheiro por este relatorio, deveria ter contactado a seguradora pois trata-se de uma ''irregularidade'' da oficina.
                              Alguém sabe alguma coisa sobre este relatorio? É preciso pagar ou não para ter direito a ele?
                              É que o que me foi explicado também acerca deste relatorio é que é feito pelo perito da seguradora e fica na oficina para esta poder receber da seguradora o futuro e hipotetico concerto do carro.
                              Segundo o que me foi dito, fiquei com a impressão que este relatorio é uma espécie de cheque em branco que a seguradora passa à oficina mas que falta a minha assinatura (aquela quando se vai buscar o carro e confirma que foi arranjado) para a oficina poder receber.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mmp88 Ver Post
                                ...
                                Quanto ao tópico em si, podes sim accionar a protecção jurídica e não pagas nada por isso. Caso ganhes em tribunal, a outra seguradora paga-te o valor do advogado e depois tu dás esse valor ao advogado; caso percas em tribunal, a tua seguradora paga ao advogado. De qualquer das formas, pela protecção jurídica, não serás tu que pagas o advogado.

                                ...
                                Mas como também já disseram, tens o CIMPAS, mas aí já não tem a ver com a protecção jurídica, ou seja, os custos que poderás ter, irás ser tu a pagá-los. A vantagem dum tribunal arbitral (CIMPAS) face a um judicial, é que os custos são menores e é resolvido muito mais rapidamente, a desvantagem é que a decisão que for tomada, será a decisão final, ou seja, se fores culpado, culpado serás. Já num judicial, mesmo que sejas culpado, podes sempre recorrer da decisão e mais tarde poderás a não vir ser o culpado.


                                ...
                                Atenção às informações que se passam.

                                Normalmente a Cobertura P. Jurídica não tem custos, porque não tem franquia associada e normalmente tentam resolver a situação.
                                Se for para tribunal assumem os custos com honorários de advogado e custas processuais até ao limites da Cobertura (depende dos Seguradores), independente da decisão judicial, caso tenham dado o seu acordo (podem recusar a via judicial e só pagam se o cliente ganhar).
                                A parte contrária pode não ter que pagar nada de honorários.
                                Se o advogado for careiro, pode ter que ser o Segurado a suportar custos acima do previsto na PJ.

                                O CIMPAS pode ir diretamente e pagar do bolso a custa (mínimo 60€) ou, esperar a decisão da PJ e assim eles assumem.

                                A decisão do CIMPAS (ou Julgados de Paz) é equivalente à de um tribunal de 1ª instância e pode ser recorrida nos mesmos termos que no tribunal comum.

                                Originalmente Colocado por pedropx Ver Post
                                ...

                                O que também me falaram é que posso aceitar a decisão e não arranjar o carro, isto é, receber em dinheiro 50% dos danos mas para isto tenho que ir à oficina (que no meu caso é na marca) e pedir o relatorio de peritagem para poder receber.
                                Mais tarde, penso que com o valor dos 50% me é suficiente para fazer a reparação!

                                Uma duvida que me incomoda é a seguinte:
                                Em tempos tive um acidente identico mas quando fui à oficina pedir o relatorio de peritagem pediram me 150 euros por este relatorio mas hoje coloquei esta questão por telefone na minha seguradora (onde tratei de tudo) e a menina disse-me que este relatorio deve ser entregue sem custos e quando no passado me pediram dinheiro por este relatorio, deveria ter contactado a seguradora pois trata-se de uma ''irregularidade'' da oficina.
                                Alguém sabe alguma coisa sobre este relatorio? É preciso pagar ou não para ter direito a ele?
                                É que o que me foi explicado também acerca deste relatorio é que é feito pelo perito da seguradora e fica na oficina para esta poder receber da seguradora o futuro e hipotetico concerto do carro.
                                Segundo o que me foi dito, fiquei com a impressão que este relatorio é uma espécie de cheque em branco que a seguradora passa à oficina mas que falta a minha assinatura (aquela quando se vai buscar o carro e confirma que foi arranjado) para a oficina poder receber.
                                Alguns Seguradores estão a exigir fatura para liquidar 50%. A prática mais comum é liquidar 50% do valor assumido na peritagem, sem IVA.

                                O relatório de peritagem que é feito pelo perito da companhia de seguros, pertence ao lesado e não à oficina e é apenas o discritivo de peças e valores para reparação, sendo assinado pelo perito e oficina se houver acordo quanto ao teor.
                                O que acontece é que normalmente é deixada uma folha, que após reparação deve ser assinada pelo proprietário do carro a confirmar que a viatura foi reparada em condições e só depois as companhias pagam diretamente às oficinas, provavelmente é essa que estavam a reter.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                  Atenção às informações que se passam.

                                  Normalmente a Cobertura P. Jurídica não tem custos, porque não tem franquia associada e normalmente tentam resolver a situação.
                                  Se for para tribunal assumem os custos com honorários de advogado e custas processuais até ao limites da Cobertura (depende dos Seguradores), independente da decisão judicial, caso tenham dado o seu acordo (podem recusar a via judicial e só pagam se o cliente ganhar).
                                  A parte contrária pode não ter que pagar nada de honorários.
                                  Se o advogado for careiro, pode ter que ser o Segurado a suportar custos acima do previsto na PJ.

                                  O CIMPAS pode ir diretamente e pagar do bolso a custa (mínimo 60€) ou, esperar a decisão da PJ e assim eles assumem.

                                  A decisão do CIMPAS (ou Julgados de Paz) é equivalente à de um tribunal de 1ª instância e pode ser recorrida nos mesmos termos que no tribunal comum.



                                  Alguns Seguradores estão a exigir fatura para liquidar 50%. A prática mais comum é liquidar 50% do valor assumido na peritagem, sem IVA.

                                  O relatório de peritagem que é feito pelo perito da companhia de seguros, pertence ao lesado e não à oficina e é apenas o discritivo de peças e valores para reparação, sendo assinado pelo perito e oficina se houver acordo quanto ao teor.
                                  O que acontece é que normalmente é deixada uma folha, que após reparação deve ser assinada pelo proprietário do carro a confirmar que a viatura foi reparada em condições e só depois as companhias pagam diretamente às oficinas, provavelmente é essa que estavam a reter.
                                  Sim, irão apenas pagar 50% total sem IVA e na mão de obra será descontado mais 10% (foi o que me disseram por telefone da seguradora).

                                  Aproveito para perguntar novamente se este relatorio de peritagem é pago ou não ou depende de oficina para oficina?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pedropx Ver Post

                                    Eu sei que é uma ''ninharia'' este toque, mas é o unico defeito que o carro tem pois não sou de andar com amassos e riscos. Por mim a oficina podia fazer essa soldagem do plastico mas dizem que tem de levar um novo e um novo custa 1000 euros sem pintura e mao de obra.

                                    Eu acho que a oficina se esticou e o perito deu-lhe para trás...
                                    1000 € sem pintura nem mão de obra... daaassssssssssssss
                                    Liga para uma casa de peças auto ou até para marca e vê o preço do para choques, acho esse preço algo exagerado e o perito do seguro também deve ter pensado o mesmo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post

                                      O relatório de peritagem que é feito pelo perito da companhia de seguros, pertence ao lesado e não à oficina e é apenas o discritivo de peças e valores para reparação, sendo assinado pelo perito e oficina se houver acordo quanto ao teor.

                                      Em algumas oficinas têm letreiros a indicar que os orçamentos são grátis em caso de reparação, mas que cobram X% do orçamento em caso de não reparação. Será isso que a outra oficina lhe cobrou e que provavelmente terá de pagar a esta para lhe darem o relatório? Afinal de contas, na oficina tiveram que perder tempo para fazer o orçamento, se ele levar o relatório de graça como recebem o dinheiro desse tempo?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                        Em algumas oficinas têm letreiros a indicar que os orçamentos são grátis em caso de reparação, mas que cobram X% do orçamento em caso de não reparação. Será isso que a outra oficina lhe cobrou e que provavelmente terá de pagar a esta para lhe darem o relatório? Afinal de contas, na oficina tiveram que perder tempo para fazer o orçamento, se ele levar o relatório de graça como recebem o dinheiro desse tempo?
                                        O que me explicaram do seguro é que quem faz este relatorio é o perito da companhia. A oficina só diz quanto custa peças mais mao de obra.

                                        Em relação a procurar outra oficina ou arranjar a peça, não será possivel pois é um carro raro por aqui e não existe da concorrencia nem em outras lojas. Apenas na marca. Mesmo que fosse noutra oficina teriam de vir perguntar o preço à marca coisa que já aconteceu no passado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tenho uma duvida, vamos imaginar que me batem na traseira do carro, e preenchida a declaração amigável, o seguro manda fazer a peritagem mas no tempo que decorre entre a peritagem e a reparação batem-me outra vez na traseira. Quem paga o que?
                                          Como é que sabem quais os danos que correspondem a cada um dos embates?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pedropx Ver Post
                                            Sim, irão apenas pagar 50% total sem IVA e na mão de obra será descontado mais 10% (foi o que me disseram por telefone da seguradora).

                                            Aproveito para perguntar novamente se este relatorio de peritagem é pago ou não ou depende de oficina para oficina?
                                            O relatório é pago pelo Segurador à empresa que faz a peritagem. A oficina não pode cobrar nada pelo "relatório".

                                            O que pode acontecer é o que já expliquei ou isto:

                                            Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                            Em algumas oficinas têm letreiros a indicar que os orçamentos são grátis em caso de reparação, mas que cobram X% do orçamento em caso de não reparação. Será isso que a outra oficina lhe cobrou e que provavelmente terá de pagar a esta para lhe darem o relatório? Afinal de contas, na oficina tiveram que perder tempo para fazer o orçamento, se ele levar o relatório de graça como recebem o dinheiro desse tempo?
                                            Principalmente se o carro teve que ser desmontado para ser feita a peritagem.
                                            As oficinas gastam tempo a desmontar, a viatura ocupa espaço e depois da peritagem, "afinal não quero reparar", torna a montar o carro e vai o cliente embora sem a oficina receber nada.

                                            Obviamente não sendo lá reparada a viatura, algumas cobram o tempo que gastaram à volta do assunto.


                                            Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                            Tenho uma duvida, vamos imaginar que me batem na traseira do carro, e preenchida a declaração amigável, o seguro manda fazer a peritagem mas no tempo que decorre entre a peritagem e a reparação batem-me outra vez na traseira. Quem paga o que?
                                            Como é que sabem quais os danos que correspondem a cada um dos embates?
                                            Muitas vezes paga o Segurador da segunda viatura tudo.

                                            De outra forma, dependendo do volume de danos e tipo de embate, cada uma assumir uma % da reparação.

                                            (em choques em cadeia é algo comum esse tipo de caso).
                                            Editado pela última vez por Valium; 28 October 2015, 10:24.

                                            Comentário


                                              #23
                                              pedropx
                                              Já contactei diretamente a seguradora.
                                              Apenas pagam 50% alegando que a peça mesmo que tenha sido pintada a ouro, sofreu uma desvalorização.
                                              Qual a base legal da alegação da seguradora? Perguntou?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Não li tudo já que há longos textos, mas fica a minha opinião em relação a alguns pontos:

                                                -Ninguém é obrigado a assinar o que quer que seja; não há Polícia, Juiz ou Tribunal que obrigue alguém a assinar algo;

                                                -Não me parece que o facto de se ganhar uma acção em Tribunal implique que quem a perde pague ao advogado de quem ganha; quem perde paga as custas ao Tribunal e, eventualmente, uma verba para atenuar os custos do processo de quem ganhou;

                                                -Um pára-choques de 1000 Euros parece-me um pouco caro; que carro é?

                                                -Se o pára-choques tem marcas de ter sido reparado, parece-me legítimo que a seguradora procure repará-lo de igual modo. Um dos princípios da Lei é que ninguém pode enriquecer à custa de um acidente. Se é uma estaladela e pode ser reparado, não vejo que venha daí o mal ao mundo.

                                                Para terminar, não fiquei convencido em relação à oficina... será que iria meter o pára-choques novo ou reparar o velho?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                                  Tenho uma duvida, vamos imaginar que me batem na traseira do carro, e preenchida a declaração amigável, o seguro manda fazer a peritagem mas no tempo que decorre entre a peritagem e a reparação batem-me outra vez na traseira. Quem paga o que?
                                                  Como é que sabem quais os danos que correspondem a cada um dos embates?
                                                  Já me aconteceu uma situação do género. Deram-me um toque e partiu, passado dois dias bati eu com ele. Conclusão: veio o perito do primeiro toque falar comigo, e eu entendi por bom senso que o toque seria o mal menor do arranjo. Então fiz uma carta a explicar isso e basicamente abdiquei desse toque primeiro.
                                                  Em casos mais complicados, não me adianta estar a dizer o que quer que seja, pois é apenas a minha opinião e como é apenas a minha opinião, não quer dizer que esteja certa e por isso não quero estar a falar sem saber... O que disse acima, é só uma situação REAL que eu passei e que mais se aproxima do seu caso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                    O relatório é pago pelo Segurador à empresa que faz a peritagem. A oficina não pode cobrar nada pelo "relatório".

                                                    O que pode acontecer é o que já expliquei ou isto:



                                                    Principalmente se o carro teve que ser desmontado para ser feita a peritagem.
                                                    As oficinas gastam tempo a desmontar, a viatura ocupa espaço e depois da peritagem, "afinal não quero reparar", torna a montar o carro e vai o cliente embora sem a oficina receber nada.

                                                    Obviamente não sendo lá reparada a viatura, algumas cobram o tempo que gastaram à volta do assunto.




                                                    Muitas vezes paga o Segurador da segunda viatura tudo.

                                                    De outra forma, dependendo do volume de danos e tipo de embate, cada uma assumir uma % da reparação.

                                                    (em choques em cadeia é algo comum esse tipo de caso).
                                                    Concordo plenamente que quem trabalha, deve ser pago pelo trabalho que faz, no entanto é sempre uma situação com bastante espaço de manobra que as oficinas tem para justificar cobrar custos. Por ex: Se desmontaram o para choques, tiveram custos. Se perderam tempo com o carro, tiveram custos. Aqui a questão é provar o trabalho e tempo que tiveram. Talvez por isso quase todas as peritagens sejam feitas sem a presença do cliente e sem indicação da hora em que será feita.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por silent1 Ver Post
                                                      Qual a base legal da alegação da seguradora? Perguntou?
                                                      Questionei quais os factores da desvalorização, isto é, os defeitos, e como chegaram a esse valor de 50%.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ACampos Ver Post
                                                        Não li tudo já que há longos textos, mas fica a minha opinião em relação a alguns pontos:

                                                        -Ninguém é obrigado a assinar o que quer que seja; não há Polícia, Juiz ou Tribunal que obrigue alguém a assinar algo;

                                                        -Não me parece que o facto de se ganhar uma acção em Tribunal implique que quem a perde pague ao advogado de quem ganha; quem perde paga as custas ao Tribunal e, eventualmente, uma verba para atenuar os custos do processo de quem ganhou;

                                                        -Um pára-choques de 1000 Euros parece-me um pouco caro; que carro é?

                                                        -Se o pára-choques tem marcas de ter sido reparado, parece-me legítimo que a seguradora procure repará-lo de igual modo. Um dos princípios da Lei é que ninguém pode enriquecer à custa de um acidente. Se é uma estaladela e pode ser reparado, não vejo que venha daí o mal ao mundo.

                                                        Para terminar, não fiquei convencido em relação à oficina... será que iria meter o pára-choques novo ou reparar o velho?
                                                        Pertence a um 406 coupé.
                                                        Uma vez que não leu tudo, volto a explicar (se bem que achava melhor ter puxado a pagina acima):
                                                        Foi reparado sim, o plastico partiu e foi soldado e pintado. O que acontece atualmente na maior parte das oficinas, é que substituem peças em vez de reparar, dai a oficina (Peugeot) ter posto um novo nesse ''relatorio''. Por mim poderiam reparar, e uma vez que já foi reparado, não sei até que ponto poderão alegar que não existe reparação possivel (esta reparação não é maior que a anterior).
                                                        Não pretendo ''enriquecer'' com um parachoques. Pode ser reparado sim, pois como já disse colocar um novo pelo preço que custa para reparar uma ''estaladela'' como refere, existe uma grande diferença entre preço novo e reparação.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pedropx Ver Post
                                                          Pertence a um 406 coupé.
                                                          Uma vez que não leu tudo, volto a explicar (se bem que achava melhor ter puxado a pagina acima):
                                                          Foi reparado sim, o plastico partiu e foi soldado e pintado. O que acontece atualmente na maior parte das oficinas, é que substituem peças em vez de reparar, dai a oficina (Peugeot) ter posto um novo nesse ''relatorio''. Por mim poderiam reparar, e uma vez que já foi reparado, não sei até que ponto poderão alegar que não existe reparação possivel (esta reparação não é maior que a anterior).
                                                          Não pretendo ''enriquecer'' com um parachoques. Pode ser reparado sim, pois como já disse colocar um novo pelo preço que custa para reparar uma ''estaladela'' como refere, existe uma grande diferença entre preço novo e reparação.
                                                          Agradeço o cuidado da resposta.

                                                          Pelo que se vê, sempre foi possível reparar sem recorrer ao novo. Muitos desconhecem que as seguradoras têm o direito de fazer isso mesmo, avaliar a extensão dos danos anteriores e proceder de acordo. Foi isso que fizeram. Note-se porém que não estou a tentar defender as seguradoras, nem de longe nem de perto e são organizações pelas quais não nutro qualquer tipo de simpatia...

                                                          O que se verifica em muitos casos semelhantes é a oficina usar de habilidades e reparar o velho recebendo como novo.

                                                          Quando referi o "enriquecimento" limitei-me a usar o termo usado na legislação. É claro que ninguém enriquece com um pára-choques, mas a interpretação do termo "enriquecimento" é esse mesmo, aumentar ao valor do bem à custa da "desgraça" alheia, coisa que não é permitida, e muito bem.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                            Atenção às informações que se passam.

                                                            Normalmente a Cobertura P. Jurídica não tem custos, porque não tem franquia associada e normalmente tentam resolver a situação.
                                                            Se for para tribunal assumem os custos com honorários de advogado e custas processuais até ao limites da Cobertura (depende dos Seguradores), independente da decisão judicial, caso tenham dado o seu acordo (podem recusar a via judicial e só pagam se o cliente ganhar).
                                                            A parte contrária pode não ter que pagar nada de honorários.
                                                            Se o advogado for careiro, pode ter que ser o Segurado a suportar custos acima do previsto na PJ.

                                                            O CIMPAS pode ir diretamente e pagar do bolso a custa (mínimo 60€) ou, esperar a decisão da PJ e assim eles assumem.

                                                            A decisão do CIMPAS (ou Julgados de Paz) é equivalente à de um tribunal de 1ª instância e pode ser recorrida nos mesmos termos que no tribunal comum.
                                                            Disso eu não sabia! E, sinceramente, acho "grave" eu não saber visto que foi o próprio advogado da protecção jurídica do meu seguro que me explicou. Pelos vistos esqueceu-se de referir esses tais limites. Mas como ainda vou falar com eles antes de ir para tribunal, ainda lhe pergunto.

                                                            Quanto à decisão dum tribunal arbitral poder ser recorrida, também não sabia. Fiz a questão ao advogado para saber as diferenças entre ambos os tribunais e o que referi antes foi exactamente o que me disse, portanto, fiquei com a ideia que num tribunal arbitral não se poderia recorrer e que o resultado seria a decisão final.

                                                            É nestes momentos que gostava de ter conhecimentos legais para não ser comido por lorpa. Mas bom, estamos sempre a aprender. Obrigado pela informação.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X