Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Legislação relativamente a pneumáticos - por eixo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Legislação relativamente a pneumáticos - por eixo

    Ora bem, escrevo este post uma vez que andei a efectuar uma pesquisa e vi que existiam tópicos antigos neste fórum relativamente a este assunto.

    O assunto trata-se de ter medidas de pneus diferentes entre eixos. O que me levou a efectuar esta pesquisa foi que actualmente tenho 4 pneus 205/60R15 no meu carro, medida esta que é muito cara e rara de se encontrar.

    Foi então que estou a ponderar colocar 2 pneus 195/65R15 à frente uma vez que os traseiros ainda estão muito bons, sendo que os da frente ficaram desgastados nas laterais devido à direcção desalinhada.

    Posto isto, comecei a procura, onde encontrei o despacho n.º 5392/99 (2ª série)de 16 de Março que regulamenta as inspecções. Neste mesmo despacho, verifica-se o anexo 5 com o seguinte ponto:

    8 - Pneus
    Mais de um tipo de estrutura dos pneus - Tipo 2

    Posto isto, fiquei na dúvida, o que é o tipo de estrutura? Cheguei à conclusão que refere-se a ser pneus com estrutura diagonal ou radial.

    Sendo assim, encontrei o Decreto-Lei n.º 144/2012 que diz o seguinte quanto à inspecção de pneus:

    5.2.3 — Pneumáticos . . . . . . . . . . . . . . . . .
    Inspeção visual de todo o pneumático fazendogirar a roda numa posição suspensa e com oveículo sobre uma fossa ou num mecanismode elevação, ou fazendo rolar o veículo nazona da fossa.
    a) Dimensão, capacidade de carga, marca de homologaçãoou categoria de velocidade dos pneumáticosnão conformes com os requisitos (a) e que afete asegurança rodoviária.
    b) Pneumáticos de dimensões diferentes no mesmoeixo ou rodado duplo.
    c) Pneumáticos com tipo de estrutura diferente (radial/diagonal)no mesmo eixo.
    d) Pneumático com grandes danos ou cortes.
    e) Profundidade do piso dos pneumáticos não conformecom os requisitos. (a).
    f) Pneumáticos em contacto com outros componentes.
    g) Pneumáticos ré esculpidos não conforme com osrequisitos (a).
    h) Sistema de monitorização da pressão dos pneumáticoscom mau funcionamento ou inoperativo.

    A confirmação de que podemos utilizar medidas diferentes, está à vista. De qualquer forma, enviei um email para a controlauto e recebi a seguinte resposta:

    Boa tarde

    Inicio com a indicação que em termos de segurança não é a melhor solução. No entanto, em termos legislativos não existe qualquer impedimento, devendo o veiculo apresentar por eixo pneus idênticos.

    Com os melhores cumprimentos
    Paulo Barroso


    Finalizando, podemos utilizar medidas diferentes por eixo, desde que as mesmas constem no DUA.

    Fontes: http://www.ancia.pt/Sites/ancia/pdf/...2de16mar99.pdf
    http://www.controlauto.pt/assets/pdf...i_144-2012.pdf

    #2
    O melhor é fazeres a mesma pergunta à PSP e à GNR.

    Comentário


      #3
      Tendo em conta o que diz o DL 144/2012 qualquer multa é facilmente impugnada.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
        Tendo em conta o que diz o DL 144/2012 qualquer multa é facilmente impugnada.
        Tem cuidado, porque a legislação em Portugal é vasta e densa e existem sempre surpresas. Infelizmente, já tive um "31" complicado que meteu advogados e, quando eles começam a esmiuçar as leis, parecem um mágico a tirar coelhos da cartola.

        Em termos de IPO, pelo que disseram na Controlauto, não deverá haver stress. Agora, se podes ser autuado ou não, já é outra história, embora eu queira crer que não.

        Comentário


          #5
          Os pneus de uma viatura ligeira têm que ter as mesma dimensões nos dois eixos, salvo observação no livrete em contrário.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
            Os pneus de uma viatura ligeira têm que ter as mesma dimensões nos dois eixos, salvo observação no livrete em contrário.
            Não. E até há exemplos disso em carros de fabrica,
            tem é que ser iguais no eixo e as medidas estarem no DUA.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
              Os pneus de uma viatura ligeira têm que ter as mesma dimensões nos dois eixos, salvo observação no livrete em contrário.
              E onde está isso escrito PEDROM? A legislação que coloquei diz-me exactamente o contrário.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                Posto isto, fiquei na dúvida, o que é o tipo de estrutura? Cheguei à conclusão que refere-se a ser pneus com estrutura diagonal ou radial.
                Com ou sem câmara de ar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  Com ou sem câmara de ar.
                  Será isso? Ou referem-se aquela alinea que coloquei com a indicação:

                  c) Pneumáticos com tipo de estrutura diferente (radial/diagonal)no mesmo eixo.

                  Comentário


                    #10
                    Até há carros de origem com pneus de medidas diferentes em eixos diferentes. Exemplos: smart F2, MG ZF. Nestes dois casos os dois pneus da frente são diferentes dos dois pneus de trás.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                      Será isso? Ou referem-se aquela alinea que coloquei com a indicação:

                      c) Pneumáticos com tipo de estrutura diferente (radial/diagonal)no mesmo eixo.
                      É isso que escreveste. http://www.michelinag.com/Innovating...ias-technology

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por king25 Ver Post
                        Não. E até há exemplos disso em carros de fabrica,
                        tem é que ser iguais no eixo e as medidas estarem no DUA.
                        Foi o que eu disse, desde que as medidas estejam averbadas no DUA, tudo bem.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                          Foi o que eu disse, desde que as medidas estejam averbadas no DUA, tudo bem.

                          Nunca podes montar um pneu cuja largura seja inferior à largura mais baixa que tenhas no livrete ou DUA.

                          Se o DUA indicar 195/65 R15, só podes usar 195 ou superior, em NENHUM caso podes usar um pneu de 185 por exemplo

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                            Foi o que eu disse, desde que as medidas estejam averbadas no DUA, tudo bem.
                            Mas por exemplo eu tenho 3 medidas registadas, a questão é colocar-se 2 pneus de uma medida à frente e outros 2 pneus de outra medida atrás.

                            Nos livretes por norma não indicam distinção, no entanto, segundo a legislação, é possivel.

                            Comentário


                              #15
                              O antigo livrete não faz essa distinção, no entanto o actual Documento Único faz: pneumáticos à frente e pneumáticos à retaguarda.

                              O meu carro é do tempo do livrete. Quando lhe mudei a propriedade para mim, foi trocado, juntamente com o Registo de Propriedade, pelo DUA. No livrete apenas menciona Pneumáticos, com as medidas 175/70R13. No DUA, tem-se: Pneumáticos à Frente: 175/70R13; Pneumáticos à Retaguarda: 175/70R13.

                              Nas menções especiais é que vêm as restantes medidas admissíveis tal como no livrete, sem distinções. No entanto, nas medidas que saíram de origem, passou a ter distinção com a troca do documento.

                              Não sei até que ponto isto pode gerar algum conflito com o DL 144/2012.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                Ora bem, escrevo este post uma vez que andei a efectuar uma pesquisa e vi que existiam tópicos antigos neste fórum relativamente a este assunto.

                                O assunto trata-se de ter medidas de pneus diferentes entre eixos. O que me levou a efectuar esta pesquisa foi que actualmente tenho 4 pneus 205/60R15 no meu carro, medida esta que é muito cara e rara de se encontrar.

                                Foi então que estou a ponderar colocar 2 pneus 195/65R15 à frente uma vez que os traseiros ainda estão muito bons, sendo que os da frente ficaram desgastados nas laterais devido à direcção desalinhada.
                                peço desculpa por vir aqui constatar o óbvio....
                                fiz uma pesquisa em menos de um minuto!

                                exemplo para 205/60r15
                                Continental ContiPremiumContact5 – 83.5 euros* (Etiqueta UE: C A 2/71db)
                                Goodyear EfficientGrip Performance – 80.2 euros* (Etiqueta UE: B A 1/68db)



                                Efficientgrip Performance 91H B A 1/69db Ver
                                Premiumcontact5 91H C A 2/71db Ver

                                queres poupar 46 eur para ficares com um carro menos seguro?!?!?

                                46 euros é caro?!?!

                                Comentário


                                  #17
                                  A minha carrinha tem montados os tais "raros e caros 205/60/15" montados pelo anterior dono, ainda têm muito piso e são recentes, quando chegar a hora de os trocar vão levar, ou esses, ou uns 195/65/15, os que encontrar mais baratos nessa altura (que também estão averbados no DUA)
                                  Não acredito que vá perder segurança por essa pequena diferença.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                    A minha carrinha tem montados os tais "raros e caros 205/60/15" montados pelo anterior dono, ainda têm muito piso e são recentes, quando chegar a hora de os trocar vão levar, ou esses, ou uns 195/65/15, os que encontrar mais baratos nessa altura (que também estão averbados no DUA)
                                    Não acredito que vá perder segurança por essa pequena diferença.
                                    Perde sempre alguma coisa, é menos 5% de largura de pneu...

                                    Eu também não inventava, por mais 20€ em cada pneu andar com menos aderência e poder ter problemas nas inspecções/polícia não compensa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                      peço desculpa por vir aqui constatar o óbvio....
                                      fiz uma pesquisa em menos de um minuto!

                                      exemplo para 205/60r15
                                      Continental ContiPremiumContact5 – 83.5 euros* (Etiqueta UE: C A 2/71db)
                                      Goodyear EfficientGrip Performance – 80.2 euros* (Etiqueta UE: B A 1/68db)



                                      Efficientgrip Performance 91H B A 1/69db Ver
                                      Premiumcontact5 91H C A 2/71db Ver

                                      queres poupar 46 eur para ficares com um carro menos seguro?!?!?

                                      46 euros é caro?!?!
                                      Não vejas os preços pela internet, até porque mesmo comprando pela internet é necessário sempre mandar montar e isso acarreta mais custos (que são iguais para ambos, no entanto torna a compra mais dispendiosa).

                                      Mas não percebi a parte de perder segurança, 1cm de pneu não dá mais segurança que seja significativa. Sim entre os 205 e os 195 são 10mm de diferença, que equivale a 1cm de borracha.

                                      Além do mais, a medida 195/65R15 é a original do carro, os 205/60R15 são anotação especial e é "upgrade".

                                      Já tive vários carros com medida 195 e nunca tive problemas, não vi melhoria alguma em ter 205 a não ser ter que pagar mais por uns pneus de medida mais rara.

                                      Compara o preço dos 205/60R15 e dos 205/60R16 e logo vês a diferença e o porquê de ser raro.

                                      Note-se que o carro já vinha com esta medida quando o comprei, caso contrário jamais teria os 205.

                                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                      A minha carrinha tem montados os tais "raros e caros 205/60/15" montados pelo anterior dono, ainda têm muito piso e são recentes, quando chegar a hora de os trocar vão levar, ou esses, ou uns 195/65/15, os que encontrar mais baratos nessa altura (que também estão averbados no DUA)
                                      Não acredito que vá perder segurança por essa pequena diferença.
                                      Estou completamente de acordo contigo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não é um 1cm de borracha a mais, são 4cm, o que também é igual ao litro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          No caso de fazer diferença, 1 cm ou 4 cm de borracha podem fazer a diferença.

                                          E trocar as jantas pela versão com 195 ?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                            Não é um 1cm de borracha a mais, são 4cm, o que também é igual ao litro.
                                            Pelo que vi a medida 205 ou 195 é a largura dos pneus em mm, pelo que de 205 para 195 são 10mm, isso dá 1cm, certo?

                                            A outra medida à frente é que mede outras coisas, que fazem alguma diferença nas contas finais

                                            Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                            No caso de fazer diferença, 1 cm ou 4 cm de borracha podem fazer a diferença.

                                            E trocar as jantas pela versão com 195 ?
                                            Trocar as jantes como? A jante é a mesma..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Quando digo 4cm, é a soma dos 4 pneus, e com jeitinho, há por aí pneus que se dentro da mesma medida de piso, ficam mais escarrapachados na estrada que outros, e é como se tivessem um rasto maior.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isso é verdade. Mas estes que tenho montados se tiverem a pressão normal desgastam as laterais como estando com pouco ar, têm que levar bem mais ar que o indicado no manual.

                                                Mas eu aqui só perco 2cm, a ideia é manter os 205 atrás, até porque ainda estão a meio e não fogem.

                                                Os da frente é que já foram, as laterais já não existem praticamente porque tive essa questão da pressão baixa e a questão da direcção desalinhada, ou seja, fogem nas curvas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  atenção que acho que todos os carros com medidas diferentes à frente e atrás teem indicação do mesmo no livrete. Pelo menos todos os que conheço teem essa indicação bem explicita, medida X à frente, medida Y atrás.

                                                  Isto para evitar que algum espertalhão monte os pneus de trás à frente e vice versa...

                                                  O meu actual de origem diz 235/45R17 às 4, ou 255/40R17 atrás. atrás tenho opção, à frente não tenho.
                                                  Também posso pôr 225/55R16. não diz se é à frente ou atrás, assumo que é às 4 e que não posso pôr 225/55R16 à frente e 255/40R17 atrás, apesar de haver Porsches, Ferraris e Lamborguinis com jantes de diametro diferente à frente e atrás.

                                                  Acho estranho que seja permitido, para mim não faz sentido, mas também não fui à procura. aconselho-te a verificar isso bastante bem antes de pores os pneus. Atenção que os emails não são vinculativos!

                                                  A bem da segurança, não aconselho NADA andar a "brincar" com medidas de pneus diferentes entre eixos, a menos que o carro possa ter essa opção de origem.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Officer, será que vale a pena isto tudo por causa de algumas dezenas de € de diferença? Supondo que é para os 4 pneus e que ficam 100 € mais caros, que o jogo te faça 60 mil kms, gastos em 3 ou 4 anos, vale o risco? Risco de alguma coima, chatices com isso mesmo que tenhas razão, e menos segurança. Pondera bem

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Officer, podes sempre meter 4x 195/65R15 e vender os dois 205 no OLX, que ainda te devem render uns 25~30€ (experiência própria). Fica a ideia.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Os 195/65R15 já foram montados à frente. Do que já conduzi com o carro, a segurança ficou exactamente a anterior.

                                                        Quanto a possiveis coimas, teriam que fundamentar muito bem, pois do meu lado já tenho o fundamento feito. Ainda assim, das várias operações stop que já fiz, nunca me viram pneus

                                                        Quanto à IPO, logo se verá.

                                                        De salientar que o meu DUA diz o seguinte:

                                                        medida à frente: 195/65R15
                                                        medida atrás: 195/65R15

                                                        Opcional: 205/60R15

                                                        Portanto, tanto não indica que os possas meter à frente ou atrás apenas, como não indica que tenha que ser às 4 rodas. Talvez nós pensemos a questão das 4 rodas por ser senso comum.

                                                        De qualquer forma, mais dia menos dia também vai levar novos atrás, ainda que estes tenham algum rasto e ainda agarrem bem, já têm 6 anos e estão a ficar algo ressequidos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Officer, será que vale a pena isto tudo por causa de algumas dezenas de € de diferença? Supondo que é para os 4 pneus e que ficam 100 € mais caros, que o jogo te faça 60 mil kms, gastos em 3 ou 4 anos, vale o risco? Risco de alguma coima, chatices com isso mesmo que tenhas razão, e menos segurança. Pondera bem
                                                          A questão não é do jogo Ecoflex, a questão é que apenas queria meter 2.

                                                          Sendo esta medida bem mais cara que a de 195/65R15, não compensa visto que não traz vantagens. Julgo que se o carro traz a medida 195 é porque é seguro com tal medida, a medida acima é mais capricho, que foi do antigo dono, devia gostar de mais 1cm de pneu.

                                                          Estamos a falar de 29€ por pneu de diferença, no exemplo de uns Michelin Energy Saver Plus.

                                                          http://www.pneus-online.pt/pneu-auto...-r15-91-h.html

                                                          http://www.pneus-online.pt/pneu-auto...-r15-91-h.html

                                                          O que a experiência até agora me disse é que não há diferenças de segurança nem de aderência entre as medidas, achas que justifica gastar 58€ a mais em 2 pneus ou 116€ em 4 pneus, sendo exactamente o mesmo modelo apenas com a diferença de medida?

                                                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                          Officer, podes sempre meter 4x 195/65R15 e vender os dois 205 no OLX, que ainda te devem render uns 25~30€ (experiência própria). Fica a ideia.
                                                          É uma ideia, mas os 30 paus que possam render não cobrem a diferença entre eles..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                                            A questão não é do jogo Ecoflex, a questão é que apenas queria meter 2.

                                                            Sendo esta medida bem mais cara que a de 195/65R15, não compensa visto que não traz vantagens. Julgo que se o carro traz a medida 195 é porque é seguro com tal medida, a medida acima é mais capricho, que foi do antigo dono, devia gostar de mais 1cm de pneu.

                                                            Estamos a falar de 29€ por pneu de diferença, no exemplo de uns Michelin Energy Saver Plus.

                                                            O que a experiência até agora me disse é que não há diferenças de segurança nem de aderência entre as medidas, achas que justifica gastar 58€ a mais em 2 pneus ou 116€ em 4 pneus, sendo exactamente o mesmo modelo apenas com a diferença de medida?
                                                            Se há diferenças na segurança ou não, eu acho que não há dúvidas que há. Podem é não ser significativas, mas é sempre difícil fazer essa avaliação.

                                                            Eu acho que não percebeste o que eu quis dizer. Falei em 4 para te mostrar o pior cenário financeiro. E falei-te no risco de andares com medidas diferentes atrás e à frente. Repara que tu é que terás que te chatear se alguém te autuar, não é o contrário. Por muito que argumentes na hora, o mais certo é poderes sair de lá com a coima na mesma. Era a isto que me referia. Também me parece que a probabilidade de te verem os pneus é mínima, mas nunca se sabe. Já na IPO, podias ter passado num centro de inspecção e perguntares, para ficares esclarecido.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X