Ora bem, escrevo este post uma vez que andei a efectuar uma pesquisa e vi que existiam tópicos antigos neste fórum relativamente a este assunto.
O assunto trata-se de ter medidas de pneus diferentes entre eixos. O que me levou a efectuar esta pesquisa foi que actualmente tenho 4 pneus 205/60R15 no meu carro, medida esta que é muito cara e rara de se encontrar.
Foi então que estou a ponderar colocar 2 pneus 195/65R15 à frente uma vez que os traseiros ainda estão muito bons, sendo que os da frente ficaram desgastados nas laterais devido à direcção desalinhada.
Posto isto, comecei a procura, onde encontrei o despacho n.º 5392/99 (2ª série)de 16 de Março que regulamenta as inspecções. Neste mesmo despacho, verifica-se o anexo 5 com o seguinte ponto:
8 - Pneus
Mais de um tipo de estrutura dos pneus - Tipo 2
Posto isto, fiquei na dúvida, o que é o tipo de estrutura? Cheguei à conclusão que refere-se a ser pneus com estrutura diagonal ou radial.
Sendo assim, encontrei o Decreto-Lei n.º 144/2012 que diz o seguinte quanto à inspecção de pneus:
5.2.3 — Pneumáticos . . . . . . . . . . . . . . . . .
Inspeção visual de todo o pneumático fazendogirar a roda numa posição suspensa e com oveículo sobre uma fossa ou num mecanismode elevação, ou fazendo rolar o veículo nazona da fossa.
a) Dimensão, capacidade de carga, marca de homologaçãoou categoria de velocidade dos pneumáticosnão conformes com os requisitos (a) e que afete asegurança rodoviária.
b) Pneumáticos de dimensões diferentes no mesmoeixo ou rodado duplo.
c) Pneumáticos com tipo de estrutura diferente (radial/diagonal)no mesmo eixo.
d) Pneumático com grandes danos ou cortes.
e) Profundidade do piso dos pneumáticos não conformecom os requisitos. (a).
f) Pneumáticos em contacto com outros componentes.
g) Pneumáticos ré esculpidos não conforme com osrequisitos (a).
h) Sistema de monitorização da pressão dos pneumáticoscom mau funcionamento ou inoperativo.
A confirmação de que podemos utilizar medidas diferentes, está à vista. De qualquer forma, enviei um email para a controlauto e recebi a seguinte resposta:
Finalizando, podemos utilizar medidas diferentes por eixo, desde que as mesmas constem no DUA.
Fontes: http://www.ancia.pt/Sites/ancia/pdf/...2de16mar99.pdf
http://www.controlauto.pt/assets/pdf...i_144-2012.pdf
O assunto trata-se de ter medidas de pneus diferentes entre eixos. O que me levou a efectuar esta pesquisa foi que actualmente tenho 4 pneus 205/60R15 no meu carro, medida esta que é muito cara e rara de se encontrar.
Foi então que estou a ponderar colocar 2 pneus 195/65R15 à frente uma vez que os traseiros ainda estão muito bons, sendo que os da frente ficaram desgastados nas laterais devido à direcção desalinhada.
Posto isto, comecei a procura, onde encontrei o despacho n.º 5392/99 (2ª série)de 16 de Março que regulamenta as inspecções. Neste mesmo despacho, verifica-se o anexo 5 com o seguinte ponto:
8 - Pneus
Mais de um tipo de estrutura dos pneus - Tipo 2
Posto isto, fiquei na dúvida, o que é o tipo de estrutura? Cheguei à conclusão que refere-se a ser pneus com estrutura diagonal ou radial.
Sendo assim, encontrei o Decreto-Lei n.º 144/2012 que diz o seguinte quanto à inspecção de pneus:
5.2.3 — Pneumáticos . . . . . . . . . . . . . . . . .
Inspeção visual de todo o pneumático fazendogirar a roda numa posição suspensa e com oveículo sobre uma fossa ou num mecanismode elevação, ou fazendo rolar o veículo nazona da fossa.
a) Dimensão, capacidade de carga, marca de homologaçãoou categoria de velocidade dos pneumáticosnão conformes com os requisitos (a) e que afete asegurança rodoviária.
b) Pneumáticos de dimensões diferentes no mesmoeixo ou rodado duplo.
c) Pneumáticos com tipo de estrutura diferente (radial/diagonal)no mesmo eixo.
d) Pneumático com grandes danos ou cortes.
e) Profundidade do piso dos pneumáticos não conformecom os requisitos. (a).
f) Pneumáticos em contacto com outros componentes.
g) Pneumáticos ré esculpidos não conforme com osrequisitos (a).
h) Sistema de monitorização da pressão dos pneumáticoscom mau funcionamento ou inoperativo.
A confirmação de que podemos utilizar medidas diferentes, está à vista. De qualquer forma, enviei um email para a controlauto e recebi a seguinte resposta:
Boa tarde
Inicio com a indicação que em termos de segurança não é a melhor solução. No entanto, em termos legislativos não existe qualquer impedimento, devendo o veiculo apresentar por eixo pneus idênticos.
Com os melhores cumprimentos
Paulo Barroso
Inicio com a indicação que em termos de segurança não é a melhor solução. No entanto, em termos legislativos não existe qualquer impedimento, devendo o veiculo apresentar por eixo pneus idênticos.
Com os melhores cumprimentos
Paulo Barroso
Finalizando, podemos utilizar medidas diferentes por eixo, desde que as mesmas constem no DUA.
Fontes: http://www.ancia.pt/Sites/ancia/pdf/...2de16mar99.pdf
http://www.controlauto.pt/assets/pdf...i_144-2012.pdf
Comentário