Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Piscas? Isso ainda se usa?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Piscas? Isso ainda se usa?!

    Boas pessoal!

    Ajudem-me a perceber uma coisa...
    Tirei a carta à cerca de 10 anos atrás (Março de 2005). Na altura que tirei a carta, os instrutores de condução ensinaram-me que existe um manípulo ao lado do volante que tem como função sinalizar manobras de mudanças de direcção/faixa, estacionamentos, ultrapassagens, etc. E avisaram-me que se não sinalizasse a minha manobra com esse tal manípulo, era chumbo certo...!!

    A pergunta que faço é esta: esse manípulo ainda é de uso obrigatório?!

    Estou com esta dúvida porque, com a quantidade de pessoas (ou serão animais?!) que vejo actualmente a não utilizar os piscas, creio que deixou de ser obrigatório...
    A não sinalização da mudança de direcção/faixa, ultrapassagem, etc, no meu ponto de vista, poderá ser uma situação perigosa... mas lá está: tirei a carta à muito tempo e o código já deve ter mudado.
    Se me poderem ajudar, agradecia...!!

    PS: Ler em tom irónico...

    Bons passeios!
    Ass.:RZ!

    #2
    Os instrutores ainda ensinam bem... dos carros de instrução que vejo são raros os que não fazem os piscas todos certinhos. Acho que em exame se pode falhar 4 ao 5º é chumbo(foi o que o meu instrutor me disse à cerca de 1,5anos).

    O pessoal é que tem a mania de não fazer... Seja porque vai com a mão fora do carro, ao telemóvel, no colo ou então simplesmente porque dá trabalho mexer a mão

    Comentário


      #3
      Adoro aqueles que fazem mal as rotundas e não fazem pisca, para ajudar à festa.

      Devo ter cara de bruxo!

      Comentário


        #4
        Eu tenho uma teoria sobre isso.
        Vivemos numa era em que a tecnologia domina, logo basta dar um comando mental do tipo "pisca para a esquerda" e o carro liga automaticamente o pisca.
        Essa coisa de manípulo, botão, é muito século XX.
        Tá explicado agora?

        Comentário


          #5
          Em primeiro lugar, tiraste a carta 10 anos!

          Em segundo lugar... o Sporting!

          Agora falando a sério: pensava que o problema era do lugar onde moro mas já vi que a imbecilidade já se alastrou ao resto do país. A culpa? Daqueles para quem as únicas infracções existentes no código são velocidade e estacionamento e que, de acordo com isso, é a única coisa que controlam e em que passam multas!!

          Comentário


            #6
            O pisca deve ser um extra muito caro para colocar nos carros.

            Também reparo que na zona do Porto os carros não trazem esse equipamento.

            Comentário


              #7
              Não sei quanto às outras localidades mas em Lisboa e Margem Sul, a EDP cobra o uso dos piscas!
              Daí ninguém os usar...

              Comentário


                #8
                Como é que podes dar pisca com uma mão no volante, uma mão no telemóvel a enviar mensagens, a tirar selfies, outra com o café, outra a virar as páginas do jornal diário no tablet, outra a escolher a sintonia rádio?

                Comentário


                  #9
                  Se os exmos senhores agentes da autoridade andassem mais na estrada a controlar/multar, quem não faz piscas, quem faz manobras perigosas, quem entra/sai mal das rotundas, quem anda a queimar os sinais vermelhos em cruzamentos, quem vai a segurar o telemóvel quer seja a telefonar, a mandar sms ou a postar alguma coisa no Facebook, em vez de se esconderem com os radares em locais no mínimo duvidosos... tipo descidas em que tem lá um sinal vertical de 50kmh.. ou "localidades" onde só há mato de um lado e do outro.. etc, etc.. então aí talvez! Agora o que assistimos hoje em dia pura e simplesmente é a alteração dos princípios da polícia.. passam de servir o cidadão e de zelar pelo cumprimento das regras, para serem apenas mais uma máquina coletora de receitas para o estado!

                  Comentário


                    #10
                    quando tirei a carta pisar e transpor linhas contínuas também não era permitido

                    Comentário


                      #11
                      eu nunca perdi esse habito de fazer piscas para mudar de direcção, é quase como se estivesse automatizado, mas anda ai pessoal, temos de adivinhar para onde querem ir, as rotundas então nem se fala como já foi referido, e pala disso volta e meia lá há uns acontecimentos porque o senhor importante não se lembrou de assinalar a mudança de direcção, e os outros devem ser adivinhos e quando a coisa se dá pimba já bateram...

                      Comentário


                        #12
                        Está provado que o uso de piscas aumenta o consumo...

                        Comentário


                          #13

                          Comentário


                            #14
                            Desde que foi promulgado em decreto-lei que é facultativo, o pessoal não quis mais saber...

                            Comentário


                              #15
                              ainda agora buzinei a um que virou à direita e ele encostou mais à frente um bocadinho sem sinalizar, claro que lhe buzinei outra vez, mas o tipo deve ter ficado a pensar que lhe queria alguma coisa

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RafaN Ver Post
                                Adoro aqueles que fazem mal as rotundas e não fazem pisca, para ajudar à festa.

                                Devo ter cara de bruxo!

                                Como? È que eu tenho 2 modos de contornar rotundas, o modo ligeiro e o modo pesado (e para quem não sabe o pesado é livre de circular na via mais á direita, mesmo saindo na ultima saida, mas tem de deixar sair os outros condutores caso seja necessário)

                                Quanto a piscas, talvez 95% das situações use, os 5%, por lapso, ou por achar desnecessário ( a não ser para as moscas)
                                Editado pela última vez por jogador89; 13 May 2016, 20:54.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                  Como? È que eu tenho 2 modos de contornar rotundas, o modo ligeiro e o modo pesado (e para quem não sabe o pesado é livre de circular na via mais á direita, mesmo saindo na ultima saida, mas tem de deixar sair os outros condutores caso seja necessário)

                                  Quanto a piscas, talvez 95% das situações use, os 5%, por lapso, ou por achar desnecessário ( a não ser para as moscas)
                                  Como? Simples, aqueles que não respeitam o código da estrada.

                                  Tens tu esses "2 modos" e qualquer condutor de pesados. E sim, já sabia pois tenho cá um em casa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu nao faço pisca por varias razões:

                                    Porque ninguem tem nada a ver para onde vou;
                                    Porque ninguem faz, entao porque irei fazer eu;
                                    Porque so os pacovios e betos certinhos é que fazem;
                                    Porque não tenho medo de não cumprir as regras, sou um rebelde adulto...

                                    Podia seu eu, ou qqr outro. Ja ouvi estes argumentos a miito boa e educada gente.

                                    Estas sao apenas algumas das razões

                                    Comentário


                                      #19
                                      Falta-te a justificação de gastar lâmpadas...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Pareço um anormal a fazer pisca

                                        Até as autoridades não o fazem

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por afc Ver Post
                                          Pareço um anormal a fazer pisca

                                          Até as autoridades não o fazem
                                          Não quero generalizar, mas isto é bem verdade... já apanhei uns quantos assim e inclusive alguns que me obrigaram a travar em cruzamentos/entroncamentos por pura e simplesmente não terem respeitado o stop.

                                          Excesso de velocidade idem...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Desde que vi instrutores com carros mal estacionados, ou a darem aulas com condições climatéricas adversas e sem a porra dos médios ligados, já acredito em tudo...
                                            Ainda há pouco um Citroen C3 a fazer pisca, atrás, um Peugeot 2008 achas que fez pisca? Para quê se o da frente foi para um lado e ele para o outro...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu culpo a indústria automóvel, porque desde sempre insiste em esconder aquele palito esquisito atrás do volante, num sitio que não lembra a ninguém, ainda por cima em plástico preto, custa a ver de dia quanto mais à noite.
                                              Agora, se o volante só destrancasse após a utilização do pisca correspondente...

                                              Mas o povo que ignora a utilização dos piscas, é quase sempre o mesmo que, sem falha, liga os 4 piscas quando pára em terceira fila ou no lugar para deficientes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Benzyn Ver Post
                                                Agora, se o volante só destrancasse após a utilização do pisca correspondente...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                  Era porreiro...o pessoal todo em electricistas, a desbloquear o sistema, a arranjar desculpas para passar na IPO... o que não se pode fazer é gastar os piscas. Isso é que não.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Phillipric Ver Post
                                                    Era porreiro...o pessoal todo em electricistas, a desbloquear o sistema, a arranjar desculpas para passar na IPO... o que não se pode fazer é gastar os piscas. Isso é que não.
                                                    desbloquear o sistema???, então explica lá como é que conduzias um carro que só permitia rodares o volante para a esquerda ou para a direita com a comutação dos piscas, que grande ginástica que tinha de fazer...

                                                    já estou a imaginar curva a esquerda, pisca a esquerda, contra-curva a direita, pisca a direita, e assim sucessivamente... devia ser engraçado...

                                                    os pistas são para ser usados ponto... agora esta do outro user :
                                                    - "
                                                    Originalmente Colocado por Benzyn Ver Post
                                                    Agora, se o volante só destrancasse após a utilização do pisca correspondente...
                                                    não foi lá muito bem pensado quando ele escreveu , porque é impraticável...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ou se tiveres que dar uma guinada para te desviares de alguém.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        numa rua que faz uma curva de 90 graus à direita já vi um condutor a usar o pisca para curvar

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                          numa rua que faz uma curva de 90 graus à direita já vi um condutor a usar o pisca para curvar
                                                          Quantas e quantas vezes já fiz isso :D

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boas pessoal!

                                                            Ah... afinal parece que eu é que faço pisca porque penso que sinalizar a manobra é uma regra e um acontecimento que reduz o risco de acidente!! Sou um burro do...

                                                            Tá visto que este "esquecimento" de se usar o pisca é um mal comum a todo o território.
                                                            Não percebo o porquê de não se utilizar o pisca para sinalizar as manobras... será assim tão difícil carregar no manípulo?!
                                                            Ok, nos carros actuais o manípulo em causa faz tudo e mais alguma coisa (comando do limpa-vidros, controlo do computador de bordo, café...) menos o que realmente é preciso... mas as pessoas, perdão, os animais não sabem que utilizar os piscas é uma regra de trânsito, tão ou mais importante que outras?!
                                                            Ás vezes chamo a atenção de alguns que não fazem pisca e recebo, muitas vezes, um "Quéque queres pah?!" em volta... Fico f****o com estas m****s!!

                                                            Bons passeios!
                                                            Ass.:RZ!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X