Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida codigo da estrada... razão ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvida codigo da estrada... razão ou não?

    Boas,
    Queria saber a vossa opinião ou eventualmente se existe por aí algum perito ou algo do genero que me possa esclarecer..
    A uns meses atras estava com o carro BEM estacionado numa rua de sentido unico ou o estacionamento era do lado esquerdo da mesma.
    Sendo o meu carro de tres portas estava a começar a colocar a minha filha no banco traseiro (atras lado do pendura) e como é logico durante este procedimento tinha a porta aberta, já estando eu com a porta completamente aberta vem um autocarro e leva a porta a frente.. (eu n abri a porta ela já estava completamente a aberta).
    Por azar meu a minha companhia e a do autocarro é a mesma, e como é logico a companhia quis proteger o cliente "maior" e deu razão ao autocarro.
    Não concordei, reclamei reclamei e chamei um perito averiguador (que nem falou com as testemunhas mas pronto) mas a posição da companhia manteve-se.
    Agora para avançar como o processo contra a companhia tenho de fazer um pagamento ao CIMPAS para ir para tribunal.
    A minha questão é: quem tem razão? estava a impedir a via muito antes do autocarro chegar... podia ser multado por impedir a via? talvez.. mas nunca responsavel pelo acidente..
    Se o acidente fosse da seguinte forma, exemplo:
    Vamos supor que numa rua de sentido unico, só com uma faixa e com traço amarelo no chão (que impede a paragem ou estacionamento) eu tenho o carro parado (por um motivo qq entanto descarrego qq coisa por exemplo).. Vem um carro por trás e bate no meu? Sou culpado do acidente também???
    De referir que tenho testemunhas do meu acidente e que comprovam que a porta já estava aberta antes de o autocarro chegar...
    opiniões vale a pena continuar com o processo?

    #2
    Originalmente Colocado por XPTO2511 Ver Post
    Boas,
    Queria saber a vossa opinião ou eventualmente se existe por aí algum perito ou algo do genero que me possa esclarecer..
    A uns meses atras estava com o carro BEM estacionado numa rua de sentido unico ou o estacionamento era do lado esquerdo da mesma.
    Sendo o meu carro de tres portas estava a começar a colocar a minha filha no banco traseiro (atras lado do pendura) e como é logico durante este procedimento tinha a porta aberta, já estando eu com a porta completamente aberta vem um autocarro e leva a porta a frente.. (eu n abri a porta ela já estava completamente a aberta).
    Por azar meu a minha companhia e a do autocarro é a mesma, e como é logico a companhia quis proteger o cliente "maior" e deu razão ao autocarro.
    Não concordei, reclamei reclamei e chamei um perito averiguador (que nem falou com as testemunhas mas pronto) mas a posição da companhia manteve-se.
    Agora para avançar como o processo contra a companhia tenho de fazer um pagamento ao CIMPAS para ir para tribunal.
    A minha questão é: quem tem razão? estava a impedir a via muito antes do autocarro chegar... podia ser multado por impedir a via? talvez.. mas nunca responsavel pelo acidente..
    Se o acidente fosse da seguinte forma, exemplo:
    Vamos supor que numa rua de sentido unico, só com uma faixa e com traço amarelo no chão (que impede a paragem ou estacionamento) eu tenho o carro parado (por um motivo qq entanto descarrego qq coisa por exemplo).. Vem um carro por trás e bate no meu? Sou culpado do acidente também???
    De referir que tenho testemunhas do meu acidente e que comprovam que a porta já estava aberta antes de o autocarro chegar...
    opiniões vale a pena continuar com o processo?
    A meu ver tu não tens culpa uma vez que estavas parado correctamente e já tinhas a porta aberta. Neste caso o condutor do autocarro teve condução perigosa pondo em risco tanto tu como a tua filha. Mas isto é a minha interpretação, decerto virão outros users debater este caso.

    Comentário


      #3
      Tabela prática de responsabilidade é bem clara nesta questão, ponto 53, a abertura de porta para a via tendo outro veículo embatido na porta, a culpa é de quem abriu a porta.

      Abrir a porta inadvertidamente para a via, impedindo a normal circulação indica responsabilidade no acidente.

      Comentário


        #4
        isso é se a porta for levada no momento do acidente, agora imagina que ele já tinha a porta aberta há n tempo (que é o caso) , não me acredito que seja responsabilidade dele

        agora podem haver nuances do tipo, tinhas a porta aberta mas estavas debruçado a prender a criança e como tal a porta quase fechada e voluntaria ou inadvertidamente tocas na porta com o ku e ela abre-se mais, sendo embatida aí pelo BUS, nesse caso terias culpa

        resumindo, estás sempre fo**do

        Comentário


          #5
          Também não estou a ver um autocarro levar uma porta já há bastante tempo aberta só porque sim, ainda mais hoje em dia que isso implicaria o futuro do seu posto de trabalho já que estás empresas não brincam em termos de danos nos veículos quando a culpa é inteiramente do condutor.

          Também acho estranho alguém estar a meter uma criança no carro pela porta do lado da estrada.

          Agora, não temos todos os elementos e só estamos a ouvir um lado da história, seja como for, do lado dos seguros, parece claro quem é o responsável e a base com que a seguradora seguiu.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
            Também não estou a ver um autocarro levar uma porta já há bastante tempo aberta só porque sim, ainda mais hoje em dia que isso implicaria o futuro do seu posto de trabalho já que estás empresas não brincam em termos de danos nos veículos quando a culpa é inteiramente do condutor.

            Também acho estranho alguém estar a meter uma criança no carro pela porta do lado da estrada.

            Agora, não temos todos os elementos e só estamos a ouvir um lado da história, seja como for, do lado dos seguros, parece claro quem é o responsável e a base com que a seguradora seguiu.
            Estava a pensar no mesmo.

            Também não vejo nenhum autocarro a levar uma porta à frente só porque sim, se por um lado podia querer ser chato, por outro lado isso iria sempre levar a transito interrompido, atraso na carreira, clientes todos chateados no autocarro etc etc etc.

            Ainda mais se estavas a colocar a criança assumo que estarias na porta aberta. Pelo que vejo mais uma situação muito perigosa em que ele levou a porta e não te levou a ti!

            Por outro lado talvez a história seja bem mais simples do que estás a contar...

            Comentário


              #7
              As companhias por norma resolvem esse tipo de sinistro como já foi mencionado, por abertura de porta.

              No entanto a TPR foi uma forma de as companhias agilizarem a tomada de decisões em casos típicos, apenas vinculando as próprias companhias entre elas em sede de regularização.
              A alegação desse caso para um lesado é igual a zero.

              Obviamente que a TPR não se rege pelo ar, e o CE tem um artigo (salvo erro 53º 2) com a abertura de porta inadvertidamente.

              Teremos que convir que pode dar-se o caso de a porta até já estar efetivamente aberta, pelo menos parcialmente, tu a colocar a criança no carro, o Bus passar porque tem espaço mas nesse momento fazeres algum movimento que abre mais a porta e assim dar-se o acidente.

              Neste caso terás que provar que a porta já se encontrava aberta, sendo assim um obstáculo, e o BUS ter que aguardar por não conseguir passar.

              O local de embate na porta/BUS pode ajudar (ou não) a perceber, testemunhas que circulassem no BUS ou na rua, etc.
              Editado pela última vez por Valium; 18 October 2016, 14:01.

              Comentário


                #8
                pelo princípio jurídico de "causa mais próxima do acidente", a culpa é do condutor do autocarro (por desatenção)

                argumentação: a porta podia ser um outro obstáculo qualquer, p.ex. um caixote na estrada

                como já disseram outros, só tens é de convencer o juiz que não abriste a porta no momento (aí sim, a culpa seria tua).. o que não deve ser difícil porque ninguém abre uma porta para tirar uma criança sem se certificar que o pode fazer em segurança

                Comentário


                  #9
                  Eu falo por experiencia propria , se vir uma situaçao em que um pai está a por uma criança e como tal a porta aberta e ter um grande espaço ( sim que um autocarro para travar e nao por em risco os passageiros é diferente para um ligeiro ) eu até paro e facilito para terminar de por a criança lá !

                  O problema é que muita gentinha abre a porta de imediato quando o autocarro está a 20 metros de distancia e ai as coisas sao mais complicadas pois para um motorista temos de equilibrar a força de travagem com os passageiros que estao dentro do veiculo para nao serem projectados todos para a frente .

                  E depois existem os idiotas que nem sequer olham para o espelho a ver se podem abrir a porta , é abrir do nada e depois lá se vao portas ...

                  Comentário


                    #10
                    Antes de mais obrigado pelas respostas.
                    Vou so deixar uma nota a reforçar que o autocarro levou a porta porque o espaço que sobrava para ele
                    passar seria o "suficiente" caso tentasse passar devagar e com jeito. Como
                    nao quis esperar arriscou e levou a porta.
                    Volto a reforcar que o carro estava bem estacionado. Da minha parte vou arriscar e avancar para tribunal agora pela logica do artigo 53' podemos entao considerar que se por algum motivo eu parar o carro 1 minuto na rua e vier um carro e quiser arranjar a frente bate-me na traseira e qq um de nos será culpado....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                      pelo princípio jurídico de "causa mais próxima do acidente", a culpa é do condutor do autocarro (por desatenção)

                      argumentação: a porta podia ser um outro obstáculo qualquer, p.ex. um caixote na estrada

                      como já disseram outros, só tens é de convencer o juiz que não abriste a porta no momento (aí sim, a culpa seria tua).. o que não deve ser difícil porque ninguém abre uma porta para tirar uma criança sem se certificar que o pode fazer em segurança
                      Já o condutor de um autocarro, ao ver uma porta aberta e não tendo espaço para passar, é habitual levar a porta á frente...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por XPTO2511 Ver Post
                        Antes de mais obrigado pelas respostas.
                        Vou so deixar uma nota a reforçar que o autocarro levou a porta porque o espaço que sobrava para ele
                        passar seria o "suficiente" caso tentasse passar devagar e com jeito. Como
                        nao quis esperar arriscou e levou a porta.
                        Volto a reforcar que o carro estava bem estacionado. Da minha parte vou arriscar e avancar para tribunal agora pela logica do artigo 53' podemos entao considerar que se por algum motivo eu parar o carro 1 minuto na rua e vier um carro e quiser arranjar a frente bate-me na traseira e qq um de nos será culpado....
                        Leste o Artº 53º?

                        O que é que o Artº 53º tem a ver com o exemplo que dás?

                        SECÇÃO VITransporte de pessoas e de carga
                        Artigo 53.º
                        Regras gerais
                        1 - É proibido entrar, sair, carregar, descarregar ou abrir as portas dos veículos sem que estes estejam completamente imobilizados.
                        2 - A entrada ou saída de pessoas e as operações de carga ou descarga devem fazer-se o mais rapidamente possível, salvo se o veículo estiver devidamente estacionado e as pessoas ou a carga não ocuparem a faixa de rodagem e sempre de modo a não causar perigo ou embaraço para os outros utentes.
                        3 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 30 a € 150.

                        Comentário


                          #13
                          Ironia empírica; num acidente deste tipo, quem está a entrar/sair do veiculo, ou a carregar/descarregar o veiculo, NUNCA abre a porta...a porta está SEMPRE aberta! Parece incrível, mas é verdade!

                          Comentário


                            #14
                            Se tivesse que pagar a multa por estar a "impedir a faixa de rodagem" nao teria qq problema.
                            mas nao acho q seja justo estar antecipadamente a ocupar a faixa e vir outro veiculo e bater no meu carro.
                            Por essa logica é facil arrnjar maneira de pagar os nossos riscos etc... A proxima vez que vir um carro parado a descarregar ou carregar qq coisa vamos contra ele e a culpa sera sempre dele pq esta a impedir a faixa....
                            Vanquish eu percebo a ironia e no processo em
                            tribunal o que vai ajudar ou nao vamos ver é o facto de ter facturas de compras em lojas proximas do local cerca de 10m antes o de certa forma
                            prova que eu estava a chegar ao carro e nao a acabar de estacionar e de repente o pendura abriu a porta...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              Já o condutor de um autocarro, ao ver uma porta aberta e não tendo espaço para passar, é habitual levar a porta á frente...
                              Faço isso todos os dias, um dia sem limpar uma porta de carro com o autocarro não é dia [emoji14]

                              Nesta história faz-me confusão também o facto de estar a colocar a criança no carro DO LADO DO TRÂNSITO... Não havia hipótese de ser do outro lado? E então mesmo que a porta estivesse aberta, se esta a colocar a criança no carro, não está atento ao trânsito e não se por dentro do carro e fecha a porta? É que apesar do carro ser de duas portas, cabe lá dentro...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                Ironia empírica; num acidente deste tipo, quem está a entrar/sair do veiculo, ou a carregar/descarregar o veiculo, NUNCA abre a porta...a porta está SEMPRE aberta! Parece incrível, mas é verdade!
                                Verdade Verdadinha... Quantos desses já apanhei, o que me valeram foram as testemunhas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por XPTO2511 Ver Post
                                  Se tivesse que pagar a multa por estar a "impedir a faixa de rodagem" nao teria qq problema.
                                  mas nao acho q seja justo estar antecipadamente a ocupar a faixa e vir outro veiculo e bater no meu carro.
                                  Por essa logica é facil arrnjar maneira de pagar os nossos riscos etc... A proxima vez que vir um carro parado a descarregar ou carregar qq coisa vamos contra ele e a culpa sera sempre dele pq esta a impedir a faixa....
                                  Vanquish eu percebo a ironia e no processo em
                                  tribunal o que vai ajudar ou nao vamos ver é o facto de ter facturas de compras em lojas proximas do local cerca de 10m antes o de certa forma
                                  prova que eu estava a chegar ao carro e nao a acabar de estacionar e de repente o pendura abriu a porta...
                                  Como perguntei.

                                  Se a porta estava aberta, onde estavas tu? A prender a criança? Então ias sendo atropelado não?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                    Nesta história faz-me confusão também o facto de estar a colocar a criança no carro DO LADO DO TRÂNSITO...
                                    Normalmente a malta mete as crianças do lado da cadeirinha. Basta o carro estar estacionado com esse lado virado para a rua.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                      Normalmente a malta mete as crianças do lado da cadeirinha. Basta o carro estar estacionado com esse lado virado para a rua.
                                      Sendo o caso os cuidados devem ser redobrados... E nessa situação não me parece ter havido cuidado...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por XPTO2511 Ver Post
                                        Boas,
                                        Queria saber a vossa opinião ou eventualmente se existe por aí algum perito ou algo do genero que me possa esclarecer..
                                        A uns meses atras estava com o carro BEM estacionado numa rua de sentido unico ou o estacionamento era do lado esquerdo da mesma.
                                        Sendo o meu carro de tres portas estava a começar a colocar a minha filha no banco traseiro (atras lado do pendura) e como é logico durante este procedimento tinha a porta aberta, já estando eu com a porta completamente aberta vem um autocarro e leva a porta a frente.. (eu n abri a porta ela já estava completamente a aberta).
                                        Por azar meu a minha companhia e a do autocarro é a mesma, e como é logico a companhia quis proteger o cliente "maior" e deu razão ao autocarro.
                                        Não concordei, reclamei reclamei e chamei um perito averiguador (que nem falou com as testemunhas mas pronto) mas a posição da companhia manteve-se.
                                        Agora para avançar como o processo contra a companhia tenho de fazer um pagamento ao CIMPAS para ir para tribunal.
                                        A minha questão é: quem tem razão? estava a impedir a via muito antes do autocarro chegar... podia ser multado por impedir a via? talvez.. mas nunca responsavel pelo acidente..
                                        Se o acidente fosse da seguinte forma, exemplo:
                                        Vamos supor que numa rua de sentido unico, só com uma faixa e com traço amarelo no chão (que impede a paragem ou estacionamento) eu tenho o carro parado (por um motivo qq entanto descarrego qq coisa por exemplo).. Vem um carro por trás e bate no meu? Sou culpado do acidente também???
                                        De referir que tenho testemunhas do meu acidente e que comprovam que a porta já estava aberta antes de o autocarro chegar...
                                        opiniões vale a pena continuar com o processo?
                                        Conforme o código da estrada, a entrada e saída de passageiros TEM que ser feita do lado do passeio.

                                        Artigo 54.º
                                        Transporte de pessoas
                                        1 - As pessoas devem entrar e sair pelo lado direito ou esquerdo do veículo, consoante este esteja parado ou estacionado à direita ou à esquerda da faixa de rodagem.
                                        (...)
                                        5 - Quem infringir o disposto no n.º 1 ésancionado com coima de € 30 a € 150.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por int3 Ver Post
                                          Conforme o código da estrada, a entrada e saída de passageiros TEM que ser feita do lado do passeio.

                                          Artigo 54.º
                                          Transporte de pessoas
                                          1 - As pessoas devem entrar e sair pelolado direito ou esquerdo do veículo, consoanteeste esteja parado ou estacionado à direita ou àesquerda da faixa de rodagem.
                                          (...)
                                          5 - Quem infringir o disposto no n.º 1 ésancionado com coima de € 30 a € 150.
                                          É verdade e o pessoal esquece-se um pouco disso, no entanto, , isso pode não ser assim tão simples no caso de criança para o lado contrário de onde está a respetiva cadeira.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                            É verdade e o pessoal esquece-se um pouco disso, no entanto, , isso pode não ser assim tão simples no caso de criança para o lado contrário de onde está a respetiva cadeira.
                                            Nesse caso o condutor tem que sair do carro fechar a porta e entrar pelo carro (visto ser de 3 portas) do lado do passeio e tirar a criança por dentro do carro.
                                            O condutor, com imensa pena e percebendo a frustação dele e sabendo que o autocarro também vinha lançado, neste caso teve a mais culpa. Agiu de forma "à vontade" na rua pondo em perigo a segurança pública.
                                            Lembrem-se sempre do que sublinhei. Se for provado que alguém põe em causa a segurança pública, automáticamente, é culpado em quase todos os casos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                                              Faço isso todos os dias, um dia sem limpar uma porta de carro com o autocarro não é dia [emoji14]

                                              Nesta história faz-me confusão também o facto de estar a colocar a criança no carro DO LADO DO TRÂNSITO... Não havia hipótese de ser do outro lado? E então mesmo que a porta estivesse aberta, se esta a colocar a criança no carro, não está atento ao trânsito e não se por dentro do carro e fecha a porta? É que apesar do carro ser de duas portas, cabe lá dentro...
                                              Quando se tem 2 filhos (ou mais) a usar cadeiras de criança, um deles ficará invariavelmente no lado do trânsito, numa situação similar a esta. Claro que terá que se ter todos os cuidados inerentes ao facto de se ter que sair pelo lado da circulação rodoviária. E até é mais fácil retirar uma criança, do lado contrário à abertura da porta, num carro de 3 portas do que num de 5, porque há um acesso mais facilitado e mais espaço de manobra para o adulto.

                                              Mas em relação ao que está a bold, é complicado de cumprir em todas as ocasiões que a criança fique sempre do lado do passeio, porque nem sempre se estaciona do mesmo lado, seja por falta de lugares disponíveis ou os próprios condicionalismos dos estacionamentos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Isso pode não ser nada simples, dependendo da criança, carro, se está a dormir ou acordado, etc.
                                                O pendura sai diretamente para a via neste tipo de caso - estacionamento do lado esquerdo da faixa de rodagem - e não sai por dentro do carro.

                                                Como já referi, neste momento é esclarecer o que aconteceu e se a porta foi aberta ou movimentada no momento da passagem do BUS, ou já seria um obstáculo evitável.

                                                A tendência é haver responsabilidade de quem abre a porta, mas há casos e casos e os condutores dos BUS também se distraem, cometem erros etc..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ainda hoje a cadeira da minha filha está no lado direito do carro, mas se por acaso preciso estacionar com o lado direito encostado a um muro por exemplo, se tem que sair pelo lado da estrada tomo as devidas precauções, aliás, já o fiz e até hoje nunca me levaram a porta.

                                                  Quanto ao que puseste a bold, não expliquei bem, o que faz confusão é colocar/tirar a criança do lado da estrada deixando a porta aberta como se nada fosse.

                                                  Sério não acho isto normal, como já referi, já o fiz, nunca me levaram a porta e se por acaso precisava de demorar mais, entrava pra dentro do carro, fechava a porta e prendia a cadeira/ovo dentro do carro com a porta fechada, nunca de maneira a estorvar trânsito, além que colocava em perigo não só a mim...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sinceramente a minha opinião é que se fores para tribunal com o argumento de que a porta já se encontrava aberta, o juiz se for minimamente coerente vai perguntar:
                                                    "E o Sr. não confirmou antes de abrir a porta se já havia outros veículos em aproximação? Se confirmou este facto e não havia veículos em aproximação, então ao chegar o autocarro e a porta ainda se encontrar aberta é porque demorou demasiado tempo para realizar tal tarefa. Caso contrário o autocarro circulava em excesso de velocidade para chegar tão rápido até si."

                                                    Acho que não te vão dar razão em tribunal só porque a porta já se estava aberta, até porque estavas a impedir a passagem dos restantes veículos de uma via pública, que ainda por cima era sentido único, não dando para contornar o obstáculo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Como é lógico antes de começar a colocar a criança no carro confirmei que não vinha nenhum carro.. e sim claro que como o autocarro passou a "razar" tive de receber assistencia hospitalar...
                                                      Falei com um perito que me informou que em casos em que existiram feridos o caso não é tão "simples" como refere o artigo 53..
                                                      "Nesta história faz-me confusão também o facto de estar a colocar a criança no carro DO LADO DO TRÂNSITO"
                                                      Se a pessoa que tem a porta aberta abriu a porta com antecendia, e o carro que se aproxima não presta a devida atenção que responsabilidade é a nossa? até podemos estar a colocar uma criança do lado do passeio e um carro vir contra a nossa traseira.. estamos sempre dependentes da atenção dos outros condutores...
                                                      Legalmente poderei ou não ter razão mas moralmente sei que tenho... Se o artigo 53 for assim tão linear será facil para qq condutor arranjar a frente de qq carro, pq o não faltam são portas abertas por essas estradas fora.. agora uma coisa é abrir a porta sem atenção outra é estar com ela aberta e vir um carro contra nós...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se tivesses tido atenção, tinhas visto o autocarro e fechado a porta...

                                                        Se tu é que tens a porta aberta para a estrada a atrapalhar a circulação... Que mais se pode fazer?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por XPTO2511 Ver Post
                                                          Como é lógico antes de começar a colocar a criança no carro confirmei que não vinha nenhum carro.. e sim claro que como o autocarro passou a "razar" tive de receber assistencia hospitalar...
                                                          Falei com um perito que me informou que em casos em que existiram feridos o caso não é tão "simples" como refere o artigo 53..
                                                          "Nesta história faz-me confusão também o facto de estar a colocar a criança no carro DO LADO DO TRÂNSITO"
                                                          Se a pessoa que tem a porta aberta abriu a porta com antecendia, e o carro que se aproxima não presta a devida atenção que responsabilidade é a nossa? até podemos estar a colocar uma criança do lado do passeio e um carro vir contra a nossa traseira.. estamos sempre dependentes da atenção dos outros condutores...
                                                          Legalmente poderei ou não ter razão mas moralmente sei que tenho... Se o artigo 53 for assim tão linear será facil para qq condutor arranjar a frente de qq carro, pq o não faltam são portas abertas por essas estradas fora.. agora uma coisa é abrir a porta sem atenção outra é estar com ela aberta e vir um carro contra nós...

                                                          Ahhh agora já é claro este ponto?



                                                          Se recebeste assistência hospitalar, tinhas de chamar a policia para tomar conta da situação. Porque não o fizeram?

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X