Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente de viação. Quais as indemnizações que tenho direito?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente de viação. Quais as indemnizações que tenho direito?

    Olá a todos.
    Antes demais apresento as minhas saudações a toda a comunidade aqui presente e aos seus administradores.

    Lamentavelmente tive um acidente de viação sem culpa há cerca de duas semanas.

    Para além dos danos que a viatura sofreu, ficaram os danos corporais que eu e minhas filhas sofreram. Fomos ao hospital e foram realizados os devidos exames e foi-nos dada baixa médica por incapacidade para o trabalho, eu e as minhas filhas para a escola.

    A viatura era utilizada por todo o agregado familiar. Ou seja, por mim e pelo meu marido. Até ao momento, a companhia de seguros, quer a minha quer a do que provocou o sinistro ainda não se pronunciou. Continuamos aguardar por uma viatura de substituição, bem como por mais assistência médica.

    Tendo em conta a demora, estou a ficar farta e a pensar em pagar um advogado para resolver o problema.

    A minha questão é, que tipo de indemnizações é que eu tenho direito? E, se tenho ou não direito a uma viatura de substituição e o que devo fazer para obrigar a companhia de seguros a fornecer essa viatura?

    Obrigado a todos.

    #2
    Originalmente Colocado por Antjucla Ver Post
    Lamentavelmente tive um acidente de viação sem culpa há cerca de duas semanas.

    Até ao momento, a companhia de seguros, quer a minha quer a do que provocou o sinistro ainda não se pronunciou.
    Se as companhias não se pronunciaram, como é que está definido quem é o culpado?

    As melhoras para toda a família.

    Comentário


      #3
      Abrir tópicos com a mesma dúvida em várias secções também não ajuda. As opiniões e informações vão dispersar-se pelos dois tópicos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
        Se as companhias não se pronunciaram, como é que está definido quem é o culpado?

        As melhoras para toda a família.
        Quando digo que não se pronunciaram, estou a referir-me à questão da viatura de substituição. A peritagem à minha viatura foi feita. A outra companhia de seguros assumiu a responsabilidade. A peritagem ainda não é definitiva e continuam sem me dar viatura de substituição e eu estou agora com mais problemas relacionados com a minha saúde. Isto porque, tenho tido mais dores nas mãos, cervical e cabeça e um enorme desconforto na minha zona lombar. As minhas filhas, têm acordado várias vezes a meio da noite em pânico. Esta é uma situação que me está a fazer mesmo muito mal. Estou desesperada.

        Obrigado pela sua resposta JGTB

        Comentário


          #5
          Peço desculpa. Pois é a minha primeira vez aqui e andei à procura do melhor sitio para colocar a minha questão. Quando vi que tinha feito mal, tentei abrir um post igual e apagar o anterior. Mas, não o consegui fazer. Peço desculpa e obrigado. ;)

          Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
          Abrir tópicos com a mesma dúvida em várias secções também não ajuda. As opiniões e informações vão dispersar-se pelos dois tópicos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Antjucla Ver Post
            Quando digo que não se pronunciaram, estou a referir-me à questão da viatura de substituição. A peritagem à minha viatura foi feita. A outra companhia de seguros assumiu a responsabilidade. A peritagem ainda não é definitiva e continuam sem me dar viatura de substituição e eu estou agora com mais problemas relacionados com a minha saúde. Isto porque, tenho tido mais dores nas mãos, cervical e cabeça e um enorme desconforto na minha zona lombar. As minhas filhas, têm acordado várias vezes a meio da noite em pânico. Esta é uma situação que me está a fazer mesmo muito mal. Estou desesperada.

            Obrigado pela sua resposta JGTB
            Já percebi o que querias dizer.

            Sendo assim, podes alugar um automóvel, que tem de ser equivalente ao teu, e imputar o custo à seguradora. Ou seja, pagas primeiro do teu bolso e depois esperas que a companhia de seguros pague o que gastaste.

            Comentário


              #7
              Algumas considerações:

              - Se a peritagem não é definitiva, é porque está condicional e, como tal, a seguradora ainda não assumiu a responsabilidade.

              - Em relação ao veiculo se substituição, enquanto não houver a decisão da seguradora a mesma não será atribuída. Caso a responsabilidade seja de facto inequívoca e seja apenas uma questão de tempo, sugiro o aluguer (low-cost para não sobrecarregar a tua carteira) de viatura, preferencialmente com aviso prévio á seguradora.

              - Em relação aos ferimentos, é a mesma situação, são não há uma decisão não há encaminhamento. Aliás, mesmo que haja assunção de responsabilidade, a seguradora não é obrigada a tratar, mas sim a pagar os tratamentos. Deverá apenas pedir uma avaliação de dano corporal. Ou seja, se não estão bem, sugiro que avancem para as consultas/tratamentos necessários, guardando todos os comprovativos e despesas.

              Para leitura, nomeadamente o artº 37º: http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mos...73&tabela=leis

              Comentário


                #8
                só mais uma coisa a acrescentar
                pode apresentar queixa crime contra o outro condutor por lesões fisicas derivadas do acidente

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                  Algumas considerações:

                  - Se a peritagem não é definitiva, é porque está condicional e, como tal, a seguradora ainda não assumiu a responsabilidade.

                  - Em relação ao veiculo se substituição, enquanto não houver a decisão da seguradora a mesma não será atribuída. Caso a responsabilidade seja de facto inequívoca e seja apenas uma questão de tempo, sugiro o aluguer (low-cost para não sobrecarregar a tua carteira) de viatura, preferencialmente com aviso prévio á seguradora.

                  - Em relação aos ferimentos, é a mesma situação, são não há uma decisão não há encaminhamento. Aliás, mesmo que haja assunção de responsabilidade, a seguradora não é obrigada a tratar, mas sim a pagar os tratamentos. Deverá apenas pedir uma avaliação de dano corporal. Ou seja, se não estão bem, sugiro que avancem para as consultas/tratamentos necessários, guardando todos os comprovativos e despesas.

                  Para leitura, nomeadamente o artº 37º: http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mos...73&tabela=leis

                  E só acrescento mais uma coisa: se tiver proteção jurídica, pode incluir a contratação de advogado para tratar disto.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Antjucla Ver Post
                    ...
                    A minha questão é, que tipo de indemnizações é que eu tenho direito? ...
                    Tem direito a indemnizações pelos danos na viatura e pelos danos corporais.
                    As avaliações por danos corporais são (normalmente) avultadas.
                    Sugiro que contrate o mais rápido possível um advogado com experiência neste tipo de casos.

                    Comentário


                      #11
                      Se ainda nem há definição de responsabilidade e já precisa de um advogado?

                      A questão principal é perceber: a outra companhia assume ou não a responsabilidade? Se está formalizado, deve a partir desse momento ser atribuído uma viatura de substituição.

                      Como diz o Vanquish não é normal estar a responsabilidade assumida e a peritagem em "condicional".
                      Faltavam alguns valores de peças, pode ser uma perda total, é reparável, a oficina foi de escolha sua ou indicada pela companhia?
                      Se for perda total é natural que tentem não facultar o veículo de substituição.

                      São as questões que deve procurar saber, e convém uma leitura do DL 291/07, artigo 31º e seguintes para ter umas ideias quanto a prazos e procedimentos.

                      Espero que os danos corporais não sejam nada demais, as melhoras.
                      Editado pela última vez por Valium; 13 December 2016, 13:52.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                        Se ainda nem há definição de responsabilidade e já precisa de um advogado?

                        ...

                        "Cada cabeça sua sentença!"

                        No meu carro TODOS os ocupantes têm seguro.
                        Independentemente de quem seja o responsável, TODOS têm/terão direito a tratamento atempado e adequado bem como ás indemnizações.
                        Como TODOS bem sabemos, só há uma forma de das seguradoras cumprirem com as suas obrigações... obrigando-os.
                        Se não conhecemos os "meandros" será melhor contratar quem conheça...
                        Mas é só a minha opinião.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                          "Cada cabeça sua sentença!"

                          No meu carro TODOS os ocupantes têm seguro.
                          Independentemente de quem seja o responsável, TODOS têm/terão direito a tratamento atempado e adequado bem como ás indemnizações.
                          Como TODOS bem sabemos, só há uma forma de das seguradoras cumprirem com as suas obrigações... obrigando-os.
                          Se não conhecemos os "meandros" será melhor contratar quem conheça...
                          Mas é só a minha opinião.
                          Todos sabemos não, TU achas que sabes que é assim!

                          Apesar de estares errado é a tua opinião e se tens dinheiro para gastar em Advogados duas semanas após a ocorrência do acidente e sem que se saiba as posições das seguradoras, ótimo, é bom sinal para ti!!

                          Quando uma seguradora tem 45 dias para tomar uma posição relativamente a responsabilidades, e enquanto não a tomar o que é obrigada a fazer é uma peritagem e uma avaliação clínica, condicionais, gostava de saber o que é que o Advogado vai obrigar!

                          Para que fique bem claro, eu próprio já aconselhei MUITA GENTE a consultar um Advogado, mas não é 15 dias depois do acidente...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                            Todos sabemos não, TU achas que sabes que é assim!

                            Apesar de estares errado é a tua opinião e se tens dinheiro para gastar em Advogados duas semanas após a ocorrência do acidente e sem que se saiba as posições das seguradoras, ótimo, é bom sinal para ti!!

                            Quando uma seguradora tem 45 dias para tomar uma posição relativamente a responsabilidades, e enquanto não a tomar o que é obrigada a fazer é uma peritagem e uma avaliação clínica, condicionais, gostava de saber o que é que o Advogado vai obrigar!

                            Para que fique bem claro, eu próprio já aconselhei MUITA GENTE a consultar um Advogado, mas não é 15 dias depois do acidente...

                            Vanquish, já dei para esse peditório.
                            Só dei a minha opinião...

                            Por coincidência, tenho um amigo que teve uma situação muito similar, no mês passado, e o seguro só começou a cumprir com as suas obrigações quando foi contactado pela advogada... mas deve ter sido coincidência...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                              Vanquish, já dei para esse peditório.
                              Só dei a minha opinião...

                              Por coincidência, tenho um amigo que teve uma situação muito similar, no mês passado, e o seguro só começou a cumprir com as suas obrigações quando foi contactado pela advogada... mas deve ter sido coincidência...
                              Sei que já discutimos isto antes e respeito a tua opinião, embora discorde e por isso a contraponha.

                              Se a Lei é clara e dá X dias até haver uma decisão, o Advogado até lá pouco ou nada pode fazer.

                              Numa fase mais avançada, sim, eu próprio já aconselhei muita gente a consultar um Advogado. Antes disso parece-me ser um desperdício de recursos e até, quem sabe, contraproducente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                Sei que já discutimos isto antes...
                                Já discutimos isto antes?? Não deve ter sido comigo... não me lembro...


                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                Numa fase mais avançada, sim, eu próprio já aconselhei muita gente a consultar um Advogado. Antes disso parece-me ser um desperdício de recursos e até, quem sabe, contraproducente.
                                Quando a seguradora não faz a avaliação clínica a que está obrigada, mesmo que condicional, não me parece nada desperdício de recursos nem contraproducente.
                                Mas voltamos ao mesmo, "cada cabeça sua sentença!".
                                Na minha opinião é avançar com o advogado o quanto antes, para não ser "comido de cebolada", como acontece a muitos...

                                Infelizmente a minha experiência pessoal não permite que considere as seguradoras "pessoas de bem", logo, mais vale cortar o mal pela raiz...
                                Mas é só a minha opinião.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não faz mal nenhum falar com um advogado para saber exactamente como proceder para recuperar os custos que teve e uma possível indemnização. Existem passos a dar, as coisas têm que ser feitas de certa e determinada maneira, e o mais provavel é a seguradora informar mal, propositadamente ou não.
                                  Agora, em relação aos prazos que a seguradora tem para resolver cada passo, o advogado até pode ser primo do Socrates e amigo do Coelho. Não pode fazer nada.

                                  Infelizmente, e apesar de muitas seguradoras abusarem e esticarem o prazo quando a decisão está tomada, cada vez mais percebo a demora de certos processos. Há por aí muita muita gente a tentar fazer todo o tipo de esquemas e fraudes, e quem paga acaba por ser quem não tem nada a ver com isso.

                                  Onde trabalho, o mais frequente é quererem apressar a reparação porque a seguradora enviou a ordem de reparação por carta para a oficina mas mandou por sms para o proprietário. A tecnica deve resultar noutras oficinas, porque todos os meses apanho pelo menos um a fazer-se de santinho. Partem do principio que ninguém da oficina sabe pegar no telefone, ou precisa dum paninho para limpar a testa cada vez que come um gelado.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X