Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Apanhado por radar a 189 na AE... Dúvidas!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Código da Estrada] Apanhado por radar a 189 na AE... Dúvidas!

    Antes de mais bom 2017.

    Para começar bem o ano chego ao trabalho e tenho uma notificação da Finlog (o meu carro é da Finlog) para identificar o condutor do veículo X (o meu), que foi apanhado em outubro passado a 189 km/h na zona de Leiria... Faz sentido. Não em lembro de ir tão depressa mas passo por ali muitas vezes, portanto...

    Seja como for, da multa não me devo safar e tambén devem ir 4 pontos da carta à vida (infracção muito grave).
    Mas continuo com algumas dúvidas:

    1. A retirada dos pontos é automática? Adianta alguma coisa fazer algum requerimento à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária?
    2. Mesmo retirando os pontos, anda pode haver lugar a sanção acessória, tipo ibibição de conduzir durante x meses?
    3. Vale a pena pedir a foto? Se por acaso a foto nao for visível eles não podem avançar apenas com o radar como meio de prova?

    #2
    1. Sim.
    2. Sim. No mínimo de 2 meses dado tratar-se de infracção muito grave.
    3. Não sei; Podem.

    Comentário


      #3
      Em Leiria? Na A1, na descida chega-se a essa velocidade num instante...

      Comentário


        #4
        Vale sempre a pena pedir a foto. Pelo menos atrasa o processo, e há fortes possibilidades de nunca enviarem, e se isso acontecer prescreve a sanção acessória, e até podes pedir o reembolso da multa.

        Pede também a certificação periódica do radar pela entidade competente (IPQ).

        Eu já por duas vezes me safei, porque nunca enviaram estes dois documento. De uma outra vez notificaram-me para ir ver à delegação IMTT da zona da multa.

        Comentário


          #5
          Atenção que essas cartas das empresas de leasing, por norma, dizem a velocidade sem retirada do erro de leitura, por isso, se for o caso, tens dois cenários: se a velocidade após descontado o erro for 180km/h ou menos, é uma CO grave, 120€, dois pontos e possibilidade de inibição de 1 a 12 meses, que pode ser suspensa. Se for maior que 180km/h, CO muito grave, 300€, quatro pontos e 2 a 24 meses, cujo mínimo pode ser reduzido a 1 mês se tiveres o cadastro imaculado nos últmos 5 anos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por V4fan Ver Post
            Vale sempre a pena pedir a foto. Pelo menos atrasa o processo, e há fortes possibilidades de nunca enviarem, e se isso acontecer prescreve a sanção acessória, e até podes pedir o reembolso da multa.

            Pede também a certificação periódica do radar pela entidade competente (IPQ).

            Eu já por duas vezes me safei, porque nunca enviaram estes dois documento. De uma outra vez notificaram-me para ir ver à delegação IMTT da zona da multa.
            Qual é o procedimento para pedir a foto e a certificação do radar? Enconrei isto aqui na net. Será assim?
            http://www.multas.pt/como-requerer-o...-de-velocidade

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por V4fan Ver Post
              Vale sempre a pena pedir a foto. Pelo menos atrasa o processo, e há fortes possibilidades de nunca enviarem, e se isso acontecer prescreve a sanção acessória, e até podes pedir o reembolso da multa.

              Pede também a certificação periódica do radar pela entidade competente (IPQ).

              Eu já por duas vezes me safei, porque nunca enviaram estes dois documento. De uma outra vez notificaram-me para ir ver à delegação IMTT da zona da multa.
              Não podendo acrescentar grande coisa, concordo inteiramente aqui com a opinião do V4fan, tudo o que possa significar "areia na engrenagem" é de fazer.

              Boa Sorte

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                Qual é o procedimento para pedir a foto e a certificação do radar? Enconrei isto aqui na net. Será assim?
                http://www.multas.pt/como-requerer-o...-de-velocidade
                Vai directamente ao site da ANSR que estão lá os formulários.

                http://www.ansr.pt/Contraordenacoes/...s/default.aspx

                Comentário


                  #9
                  Ok, muito obrigado a todos.
                  Sim de facto a veocidade é mesmo 189 km/h (200 sem desconto do radar).
                  Já agora, a propósito da multa: para já só cá tenho a notificação para identificar o condutor. Como faço para pagar a multa, se não é indicado lá o valor? Tenho que esperar que ela me chegue efectivamente a casa?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                    Atenção que essas cartas das empresas de leasing, por norma, dizem a velocidade sem retirada do erro de leitura, por isso, se for o caso, tens dois cenários: se a velocidade após descontado o erro for 180km/h ou menos, é uma CO grave, 120€, dois pontos e possibilidade de inibição de 1 a 12 meses, que pode ser suspensa. Se for maior que 180km/h, CO muito grave, 300€, quatro pontos e 2 a 24 meses, cujo mínimo pode ser reduzido a 1 mês se tiveres o cadastro imaculado nos últmos 5 anos.
                    Pela minha experiência (infelizmente) enviam cópia do auto da polícia logo já com os descontos.

                    A alternativa é não identificar o condutor, mas há outras consequências

                    Comentário


                      #11
                      [QUOTE=33Stradale;1069374202]Qual é o procedimento para pedir a foto e a certificação do radar? Enconrei isto aqui na net. Será assim?
                      [url]http://www.multas.pt/como


                      è iss mesmo e a minuta tens aqui:


                      http://www.ansr.pt/Contraordenacoes/Formularios/Pages/default.aspx

                      Como o formulário está em Word editável mete mais uma linha a pedir também a Certificação do radar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                        Ok, muito obrigado a todos.
                        Sim de facto a veocidade é mesmo 189 km/h (200 sem desconto do radar).
                        Já agora, a propósito da multa: para já só cá tenho a notificação para identificar o condutor. Como faço para pagar a multa, se não é indicado lá o valor? Tenho que esperar que ela me chegue efectivamente a casa?
                        Só depois de identificares o condutor (ou não, e nesse caso há mais uma multa de 120€) é que t enviam o auto com o valor da multa.

                        Comentário


                          #13
                          Identifica o condutor, depois quando receberes a multa paga logo nas 48h seguintes e em seguida pede a foto depois esperas e com sorte passam os 2 anos

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                            Ok, muito obrigado a todos.
                            Sim de facto a veocidade é mesmo 189 km/h (200 sem desconto do radar).
                            Já agora, a propósito da multa: para já só cá tenho a notificação para identificar o condutor. Como faço para pagar a multa, se não é indicado lá o valor? Tenho que esperar que ela me chegue efectivamente a casa?
                            a
                            Com a identificação do condutor, eles vão elaborar um auto em teu nome e enviá-lo para tua casa.

                            Comentário


                              #15
                              o radar estava de frente ou de costas?

                              podes sempre tentar identificar outra pessoa, se a finlog não levantar problemas

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                o radar estava de frente ou de costas?

                                podes sempre tentar identificar outra pessoa, se a finlog não levantar problemas
                                Não faço ideia. Nem sei se era radar móvel ou fixo. A notifificação diz que é os seguinte: "Cinemómetro radar Multanova MR-6FD… aprovado pela ANSR desp. Nº1863/2014 de 02/01/2014, desp. Aprov. Modelo complementar nº111.20.12.3.09 verif. IPQ em 27/08/2015 certificado nº 111.22 / 1542465."

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                  Não faço ideia. Nem sei se era radar móvel ou fixo. A notifificação diz que é os seguinte: "Cinemómetro radar Multanova MR-6FD… aprovado pela ANSR desp. Nº1863/2014 de 02/01/2014, desp. Aprov. Modelo complementar nº111.20.12.3.09 verif. IPQ em 27/08/2015 certificado nº 111.22 / 1542465."
                                  a
                                  Pelo modelo, era um móvel, daqueles que se põem em tripé, ligado a um carro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
                                    Identifica o condutor, depois quando receberes a multa paga logo nas 48h seguintes e em seguida pede a foto depois esperas e com sorte passam os 2 anos
                                    Este fim de semana vi a notícia que a gestão das multas foi concessionada, e como resultado as prescrições já diminuiram para 10% dos valores historicos...por isso não é de contar com brindes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                      Não faço ideia. Nem sei se era radar móvel ou fixo. A notifificação diz que é os seguinte: "Cinemómetro radar Multanova MR-6FD… aprovado pela ANSR desp. Nº1863/2014 de 02/01/2014, desp. Aprov. Modelo complementar nº111.20.12.3.09 verif. IPQ em 27/08/2015 certificado nº 111.22 / 1542465."
                                      Os radares tem que ser certificados anualmente pelo IPQ. Se a a infracção tiver sido efectuado depois de 27/08/2015, tens argumentos legais para impugnar a multa.

                                      Tenho conhecimento que este procedimento, certificação atempada dos radares, nem sempre é cumprida pelas forças policiais.

                                      Também sei de fonte segura, que muitos desses radares já estão em muito mais condições, e que por vezes não é possível revelar as fotos de infracções, devido ao seu mau estado.

                                      Eu próprio já presenciei isso mesmo. Fui controlado na A1 em Santarém, e quando o agente me estava a passar a multa na área de serviço, o GNr que estava a controlar o radar, ligou via rádio para o carro a comunicar que tinha que desligar o radar porque este estava a aquecer, e neste dia nem estava muito calor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Investe num advogado que te ajude...

                                        Gastas algum mas os pontos, para mim, valem muito mais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por V4fan Ver Post
                                          Os radares tem que ser certificados anualmente pelo IPQ. Se a a infracção tiver sido efectuado depois de 27/08/2015, tens argumentos legais para impugnar a multa.

                                          Tenho conhecimento que este procedimento, certificação atempada dos radares, nem sempre é cumprida pelas forças policiais.

                                          Também sei de fonte segura, que muitos desses radares já estão em muito mais condições, e que por vezes não é possível revelar as fotos de infracções, devido ao seu mau estado.

                                          Eu próprio já presenciei isso mesmo. Fui controlado na A1 em Santarém, e quando o agente me estava a passar a multa na área de serviço, o GNr que estava a controlar o radar, ligou via rádio para o carro a comunicar que tinha que desligar o radar porque este estava a aquecer, e neste dia nem estava muito calor.
                                          De facto a infracção foi cometida a 6/10/2016.. Isso da certificação anual do IPQ caduca mesmo ao fim de 12 meses, ou é uma vez por ano (ou seja, tecnicamente poderia passar mais de 12 meses)?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                            Este fim de semana vi a notícia que a gestão das multas foi concessionada, e como resultado as prescrições já diminuiram para 10% dos valores historicos...por isso não é de contar com brindes.
                                            Pois acredito, mas olha, eu estou à espera de uma foto já fez ano e meio, só falta mais meio

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                              De facto a infracção foi cometida a 6/10/2016.. Isso da certificação anual do IPQ caduca mesmo ao fim de 12 meses, ou é uma vez por ano (ou seja, tecnicamente poderia passar mais de 12 meses)?
                                              Só caduca a 31-12-2016 .

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                De facto a infracção foi cometida a 6/10/2016.. Isso da certificação anual do IPQ caduca mesmo ao fim de 12 meses, ou é uma vez por ano (ou seja, tecnicamente poderia passar mais de 12 meses)?
                                                a
                                                Caduca no final do ano a seguir ao da certificação anual, como o rucsantos referiu.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                  a
                                                  Caduca no final do ano a seguir ao da certificação anual, como o rucsantos referiu.
                                                  Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                                  Só caduca a 31-12-2016 .
                                                  Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                  De facto a infracção foi cometida a 6/10/2016.. Isso da certificação anual do IPQ caduca mesmo ao fim de 12 meses, ou é uma vez por ano (ou seja, tecnicamente poderia passar mais de 12 meses)?
                                                  Se é assim, e admito que seja, criei-te falsas expetativas, mas pede a prova fotográfica que de certeza te safas da inibição de conduzir.

                                                  Tens a favor, a burocracia e ineficácia de muita administração publica deste país, e a possibilidade de o rolo ter "pifado" (basta lá estar um "amigo do peito"- má língua)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    esse não é o local em que escondem o radar atrás das vedações contra ruído? foi sentido N-S?

                                                    edit: já vi que não, eu estava a pensar neste : https://www.youtube.com/watch?v=dqqVSvtrGDw

                                                    mas esse Km aparece listado nos fixos
                                                    https://radaresdeportugal.pt/site/21...radares-sincro
                                                    Editado pela última vez por Trek8500; 02 January 2017, 15:48.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por V4fan Ver Post
                                                      Se é assim, e admito que seja, criei-te falsas expetativas, mas pede a prova fotográfica que de certeza te safas da inibição de conduzir.

                                                      Tens a favor, a burocracia e ineficácia de muita administração publica deste país, e a possibilidade de o rolo ter "pifado" (basta lá estar um "amigo do peito"- má língua)
                                                      Vou mandar hoje a resposta ao pedido de identificação.
                                                      Devo esperar pela chegada da notificação da contra-ordenação propriamente dita para mim, pagar a multa e pedir a s fotos e a certificação do radar, ou avanço já com isso antes de receber a multa?

                                                      Em 30 de anos de carta nunca tive uma multa, fora algumas de estacionamento, e portanto estou completamente a leste disto tudo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                        Vou mandar hoje a resposta ao pedido de identificação.
                                                        Devo esperar pela chegada da notificação da contra-ordenação propriamente dita para mim, pagar a multa e pedir a s fotos e a certificação do radar, ou avanço já com isso antes de receber a multa?

                                                        Em 30 de anos de carta nunca tive uma multa, fora algumas de estacionamento, e portanto estou completamente a leste disto tudo.
                                                        a
                                                        Atenção: neste momento, o que aconteceu é que foi aberto um processo de contraordenação, do qual Finlog foi constituída arguida. Só depois da identificação do condutor é que tu vais passar a ser o arguido desse processo e, quando fores notificado, é que podes tomar as ações que julgues necessárias (pagar a coima, apresentar defesa, etc.). Neste momento, tu não és arguido, portanto, formalmente, não estás acusado de nada, pelo que não podes tomar ação nenhuma.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                          a
                                                          Atenção: neste momento, o que aconteceu é que foi aberto um processo de contraordenação, do qual Finlog foi constituída arguida. Só depois da identificação do condutor é que tu vais passar a ser o arguido desse processo e, quando fores notificado, é que podes tomar as ações que julgues necessárias (pagar a coima, apresentar defesa, etc.). Neste momento, tu não és arguido, portanto, formalmente, não estás acusado de nada, pelo que não podes tomar ação nenhuma.
                                                          Ok, então é esperar. Obrigado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Então e se o user 33Stradale não identificar o condutor? Pagaria mais uma multa mas pelo menos não perderia os pontos na carta..eu pelo menos falo por mim, preferia pagar até 500€ de uma multa do que perder pontos pois isto agora com o novo sistema não está para brincadeiras e o risco de ficar sem carta subiu exponencialmente..

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X