Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A4 vs IP4

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A4 vs IP4

    Boas pessoal.

    Em termos de consumo de combustível, é assim tão compensatório trocar o IP4 pela A4 no troço do túnel do Marão? Até chegar ao túnel em si, a inclinação da estrada também é acentuada.

    Cumps

    #2
    dependerá do consumo de cada qual, se for um carro que gaste 20 litros de gasolina pode não compensar se for um que gaste 10 se calhar já pode, assim como ainda existem outros diferentes tipos de combustível

    Comentário


      #3
      Segundo a minha experiência (passei lá há coisa de duas semanas) as grandes compensações não são essas, mas outras:

      Segurança;
      Rapidez.

      Se vale a pena ou não? Cada um sabe de si! Eu fiz pelos dois lados apenas para ter um termo de comparação...

      Comentário


        #4
        Sentido Amarante Vila Real utilizo sempre o túnel, no sentido Vila Real Amarante depende das condições meteorológicas. Segundo as contas que fiz os dois euros de portagem são compensados pelo menor consumo obtido através de uma velocidade "mais" constante utilizando o túnel.

        Comentário


          #5
          Só eu é que acho a A4 um pouco perigosa depois do túnel no sentido Vila Real - Amarante?

          Comentário


            #6
            Tenho a mesma opinião, desde a forma como o traçado foi desenhado à qualidade do piso... para uma autoestrada nova parece-me que deixa algo a desejar.

            Comentário


              #7
              É verdade, tem curvas um pouco fechadas na minha opinião.
              Quando vou a Vila Real prefiro ir pela A24 e subir o Alvão, apesar de ser mais caro.

              Comentário


                #8
                Partindo da zona de Braga com passagem por Vila Real, utilizar a A7 da mais quilómetros, sendo também as portagens mais caras devido aos porticos da A24 entre Vila Pouca e Vila Real, sendo a zona antes de Ribeira de Pena igualmente complicada quando está neve/nevoeiro.
                As vantagens do túnel são imensas, embora a qualidade do que esta construído deixe muito a desejar...

                Comentário


                  #9
                  Um dos grandes testes à vantagem do túnel ainda não aconteceu este ano. Um grande nevão no IP4

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por zecarlos405 Ver Post
                    Só eu é que acho a A4 um pouco perigosa depois do túnel no sentido Vila Real - Amarante?
                    Não és o único. E o túnel não reduziu assim tanto a altitude a que se tem que subir. Quando houver um grande nevão que atinja essa parte da AE, também vai ser um sarilho para os camiões com a agravante que se sair da AE tem uma bela queda no vazio...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                      Não és o único. E o túnel não reduziu assim tanto a altitude a que se tem que subir. Quando houver um grande nevão que atinja essa parte da AE, também vai ser um sarilho para os camiões com a agravante que se sair da AE tem uma bela queda no vazio...
                      Ou seja, em termos de consumo de combustível, talvez não compensará os 1.95€ da portagem...

                      Comentário


                        #12
                        Compensa em tudo menos na portagem.


                        Tirando 2 ou 3 curvas a descer para Amarante, é uma obra excelente. Tira-me cerca de 15-20 minutos na viagem Porto-Bragança.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                          Compensa em tudo menos na portagem.


                          Tirando 2 ou 3 curvas a descer para Amarante, é uma obra excelente. Tira-me cerca de 15-20 minutos na viagem Porto-Bragança.
                          A menos que faças esse troço sempre a 200 é impossível ganhares esse tempo no Túnel e troços adjacentes. Se calhar tens esse ganho porque também passas no viaduto em Vila Real.

                          Comentário


                            #14
                            Sendo ainda mais claro, e piso que foi aplicado fora do túnel em dias de chuva transforma a estrada numa piscina, não me parece de todo que reúna as características para uma autoestrada de montanha, (faz-me lembras o antigo piso do IP4) ja para não falar das ondas que estão a aparecer no interior deste no sentido Amarante - Vila Real.
                            Não apanhando filas no IP4 e partindo do principio que os limites de velocidade são respeitados a vantagem (apenas) de tempo em usar o túnel é residual.
                            No meu caso os quase 2 euros de portagem igualam o acréscimo de combustível em comparação com o uso do IP4 sentido Amarante - Vila Real. Já no sentido inverso so utilizo o túnel quando as condições meteorológicas assim obriguem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ronin1 Ver Post
                              Sendo ainda mais claro, e piso que foi aplicado fora do túnel em dias de chuva transforma a estrada numa piscina, não me parece de todo que reúna as características para uma autoestrada de montanha, (faz-me lembras o antigo piso do IP4) ja para não falar das ondas que estão a aparecer no interior deste no sentido Amarante - Vila Real.
                              Não apanhando filas no IP4 e partindo do principio que os limites de velocidade são respeitados a vantagem (apenas) de tempo em usar o túnel é residual.
                              No meu caso os quase 2 euros de portagem igualam o acréscimo de combustível em comparação com o uso do IP4 sentido Amarante - Vila Real. Já no sentido inverso so utilizo o túnel quando as condições meteorológicas assim obriguem.
                              É verdade, também senti isso da última vez que lá passei, deve ser massagem de oferta por pagarmos o túnel.
                              Acho que só vou usar o túnel novamente quando houver neve ou gelo no IP4.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                Compensa em tudo menos na portagem.


                                Tirando 2 ou 3 curvas a descer para Amarante, é uma obra excelente. Tira-me cerca de 15-20 minutos na viagem Porto-Bragança.
                                O que retira bastante tempo é o viaduto do rio Corgo, que evita contornar Vila Real pelo IP4 .
                                Como a nova autoestrada se encontra a uma altitude inferior face ao Ip4 especialmente na zona do alto de espinho a neve deverá ter um impacto mais reduzido, embora uma das grandes vantagem seja a largura das vias, um dos grandes problemas era o congestionamento do Ip em que mesmo de 4x4 não havia espaço por onde passar com ligeiros e pesados a ocupar toda a largura da via!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por sergioalmeida13 Ver Post
                                  Boas pessoal.

                                  Em termos de consumo de combustível, é assim tão compensatório trocar o IP4 pela A4 no troço do túnel do Marão? Até chegar ao túnel em si, a inclinação da estrada também é acentuada.

                                  Cumps

                                  Pelo google maps

                                  https://www.google.ch/maps/dir/41.25...!4m1!3e0?hl=en


                                  21min - 37.2km

                                  https://www.google.ch/maps/dir/41.25...!1m0!3e0?hl=en


                                  32min - 42.9km

                                  Pelos kilometros pouparas cerca de 0.57€ (para um carro que gaste 7l/100, com um custo de 1.5€l/)

                                  mesmo com um agravamento de 20% devido a descidas e subidas, no máximo chegará a 0.70€

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                    Pelo google maps

                                    https://www.google.ch/maps/dir/41.25...!4m1!3e0?hl=en


                                    21min - 37.2km

                                    https://www.google.ch/maps/dir/41.25...!1m0!3e0?hl=en


                                    32min - 42.9km

                                    Pelos kilometros pouparas cerca de 0.57€ (para um carro que gaste 7l/100, com um custo de 1.5€l/)

                                    mesmo com um agravamento de 20% devido a descidas e subidas, no máximo chegará a 0.70€
                                    Estas a contar com o viaduto sobre o rio Corgo e ai tb ha que somar a portagem correspondente. Mesmo assim a diferença de consumos para subir o IP4 será bem mais que esses 20%, se bem que agora não haverá tanto transito a subir o que facilita as ultrapassagens e não provoca variações bruscas de velocidade.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O que sobe também desce, os pontos de partida e chegada são à mesma altura logo os 20% de consumo na subida poupam-se na descida.

                                      No entanto não fazia ideia que o viaduto também se pagava.

                                      Sendo assim, a portagem não me parece que compense de todo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Vale a pena, oh se vale...A IP4 é stressante demais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por luispmt Ver Post
                                          Vale a pena, oh se vale...A IP4 é stressante demais.
                                          Só tenho de concordar, ainda não voltei a passar na ip4 depois de terem aberto o túnel. Provavelmente agora até terá menos trânsito e faz-se melhor.

                                          É que aquilo era um verdadeiro suplício, as constantes ultrapassagens, os camiões a 10kmh que não se conseguem ultrapassar. Os tipos que vão no meio das faixas e não se desviam. Então com tempo de chuva ou nevoeiro é 10x pior.

                                          E sim, poupo facilmente 15 min ou mais...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
                                            O que sobe também desce, os pontos de partida e chegada são à mesma altura logo os 20% de consumo na subida poupam-se na descida.

                                            No entanto não fazia ideia que o viaduto também se pagava.

                                            Sendo assim, a portagem não me parece que compense de todo.
                                            Hoje em dia a situação estará muito mudada, na subida do marão ja não é tão provável encontrar camiões a subir quase parados. Acredita que o consumo de combustível por vezes chegava a aumentar 50% face ao percurso inverso! As zonas de ultrapassagem são poucas e algumas num curto espaço o que fazia dar uso a toda a potencia disponível... ai sim as diferenças de tempo devido ao transito variavam ~20 minutos conforme se tivesse a sorte de passar os mais lentos!

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X