Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Contra-ordenação grave inesperada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Contra-ordenação grave inesperada

    Olá

    Fui apanhado pelos da EMEL. Da pior maneira. Contra-ordenação grave. Menos 2 pontos e inibição de conduzir de 1 a 12 meses.

    Eu que sou tão cuidadoso, caí num lugar de estacionamento para pessoa com deficiência. Era um lugar que estava assinalado verticalmente e limitado no tempo. É, portanto, numa zona não residencial (válido entre as 9h e as 18 h. Provavelmente zona de emprego do interessado). Estacionei já depois das 16 h e tirei o respectivo ticket, pois não reparei na placa, (vinha preocupado com os meus problemas). Ainda há pouco tempo não estava láSucede que esta classificação de contra-ordenação grave para este caso tem à volta de 1 mês, azar o meu. Saí para tratar de um assunto e demorei pouco, mas já tinha o carro bloqueado. Esperei que me fossem debloquear o carro, a pedido meu. Ninguém fez queixa, foi somente o funcionário emel, que parecia estar à espreita, que bloqueou o carro logo a seguir ao estacionamento. Paguei ao todo 128 €, dos quais 60 de coima. Depois o funcionário ainda me perguntou se já tinha alguma infracção ao que respondi não. Então não vai receber nada em casa. Para não receber nada, não me tinha passado o auto (com envio informático). Gostava mesmo muito de não receber nada, disse-lhe. O que posso ter é a sanção mínima, mas os pontos já ficam retidos por três anos.

    Foi chato, mesmo ao pé de mim e não dei pelo bloqueamento. Tenho que ter mais atenção. Perder pontos é muito mau.
    Editado pela última vez por Andrade; 08 September 2017, 07:27.

    #2
    São coisas que acontecem. É pena isso dar logo retirada de pontos.

    A propósito, agora em certos sítios (ruas) de Lisboa há estacionamento com placa a dizer "exclusivo para residentes com dístico", isto é em qualquer hora certo? Com isso também é preciso cuidado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Juventino Ver Post
      São coisas que acontecem. É pena isso dar logo retirada de pontos.
      Basicamente, é isto.


      A propósito, agora em certos sítios (ruas) de Lisboa há estacionamento com placa a dizer "exclusivo para residentes com dístico", isto é em qualquer hora certo? Com isso também é preciso cuidado.
      Sim. Rebocaram o carro à minha mulher porque ela estacionou numa zona dessas sem se aperceber. 160€ (100€ de reboque e 60€ de coima) para o boneco e ainda tive que estar no parque da EMEL mais de uma hora à espera da minha sogra, que o carro está em nome dela e só o entregam ao proprietário. Felizmente, é CO leve.

      Comentário


        #4
        Acontece aos melhores, ma é impossível medir a intenção ou não. Pena não exister uma penalização maior para quem faz isso intencionalmente e recorrentemente.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
          Acontece aos melhores, ma é impossível medir a intenção ou não. Pena não exister uma penalização maior para quem faz isso intencionalmente e recorrentemente.
          Mas lá está, é como dizes.

          É impossível saber (ou provar...) que alguém fez isso inconscientemente ou intencionalmente.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Juventino Ver Post
            São coisas que acontecem. É pena isso dar logo retirada de pontos.

            A propósito, agora em certos sítios (ruas) de Lisboa há estacionamento com placa a dizer "exclusivo para residentes com dístico", isto é em qualquer hora certo? Com isso também é preciso cuidado.
            É a qualquer hora. Mas acho que somente contra ordenação grave foi o que sucedeu comigo. É só este caso. Os restantes é só coima.

            Comentário


              #7
              Esses gajos da EMEL andam sempre à espreita, não tenhas dúvidas.

              Até tenho visto uns "inspectores" que para aí andam, sem farda e apenas de colete... já não bastam os normais.

              E como eles têm que facturar.....vale tudo mesmo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                Esses gajos da EMEL andam sempre à espreita, não tenhas dúvidas.

                Até tenho visto uns "inspectores" que para aí andam, sem farda e apenas de colete... já não bastam os normais.

                E como eles têm que facturar.....vale tudo mesmo.
                Não leves a mal, mas é um comentário típico do tuga.

                Então o user está em infracção e a culpa é da emel que está à caça? Está boa essa.

                Por muito que andem à caça, que andam, não fazem sem existir infracção, logo... Só cai quem se mete a jeito.

                Comentário


                  #9
                  Não sendo hipócrita, eu pratico inúmeras infracções, 99% das vezes, não se passa nada, mas se eventualmente for autuado, não me vai passar pela cabeça vir aqui ao muro das lamentações.

                  Comentário


                    #10
                    Quanto aos pontos o que me preocupa mais são os traços contínuos. Muitas vezes quase invisíveis ou mal traçados, o que não evita pisá-los. São menos 4 pontos. Se os Estado quer rigor, então nós temos, como cidadãos, que exigir dele também mais rigor para as coisas funcionarem melhor.
                    Editado pela última vez por Andrade; 08 September 2017, 12:15.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                      Mas lá está, é como dizes.

                      É impossível saber (ou provar...) que alguém fez isso inconscientemente ou intencionalmente.
                      Certo e é pena. Qualquer distracção é a morte do artista. No circo é mais seguro, pois há uma rede.

                      Comentário


                        #12
                        Parece-me que alguma coisa não está aqui bem.

                        Qual foi o artigo do Código da Estrada, que foi infringido (o que aparece no auto)?

                        Comentário


                          #13
                          Onde é possível consultar que infracções retiram pontos?

                          Já consultei diversas fontes, onde inclusive falam do estacionamento, mas nenhuma refere estacionamento em lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                            Onde é possível consultar que infracções retiram pontos?

                            Já consultei diversas fontes, onde inclusive falam do estacionamento, mas nenhuma refere estacionamento em lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida...
                            Lei n.º 47/2017, de 07/07

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por European Ver Post
                              Lei n.º 47/2017, de 07/07
                              Hm ok, é uma alteração recente do CE. O pdf disponibilizado pela ANSR ainda não está actualizado.
                              Obrigado

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                Basicamente, é isto.



                                Sim. Rebocaram o carro à minha mulher porque ela estacionou numa zona dessas sem se aperceber. 160€ (100€ de reboque e 60€ de coima) para o boneco e ainda tive que estar no parque da EMEL mais de uma hora à espera da minha sogra, que o carro está em nome dela e só o entregam ao proprietário. Felizmente, é CO leve.


                                Com base em que legislação ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                  [/B]

                                  Com base em que legislação ?
                                  Nem faço ideia. Só estou a dizer o que me disseram lá - veículo rebocado só pode ser entregue ao proprietário. Ainda bem que a minha sogra estava em Lisboa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                    [/B]

                                    Com base em que legislação ?
                                    Não sou jurista, mas será a mesma legislação que diz que o carro é da sogra?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                                      Mas lá está, é como dizes.

                                      É impossível saber (ou provar...) que alguém fez isso inconscientemente ou intencionalmente.
                                      Logo, aqui deve haver presunção de inocência, isto é, ser inconscientemente. O Direito não é guiado pelos caminhos da má fé.

                                      Edit: Hoje tive que lá ir novamente ao mesmo sítio. Os carros abusavam e estacionavam no lugar sem nada suceder aos condutores. Assisti à cena com uma certa revolta. Apetecia-me denunciar a situação.
                                      Editado pela última vez por Andrade; 08 September 2017, 18:28.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Lá fora comentei o meu caso, não dizendo que era eu, obviamente, mas um conhecido.

                                        Se uns mostraram compreensão dizendo que não sendo feito dolosamente o castigo é muito duro e descabido até, pois vai ombrear com quem anda etilizado e esses sim, criam situações perigosas e muitas vezes mortais que podem atingir diversas pessoas. Outros já colocam o meu "conhecido" na pira do fogo para o castigo mortal. Ainda houve outros que dizendo que é injusto, achavam que só devia receber 1 ponto de penalização para diferenciar situações mais perigosas, de facto, equiparadas na perda de pontos.

                                        (Conheci um caso, morava na minha rua, em tempos, que aproveitou um familiar deficiente para gozar dos direitos do tal icon de deficiente. Tinha sempre lugar garantido a qualquer hora na rua e também no emprego. Deu a desculpa que era para lhe dar apoio, do qual nunca me apercebi. Esse familiar, que era deficiente profundo, nunca saia de casa. Quando a coisa corria mal vinha a ambulância.).

                                        Fiquemos por aqui. Haja saúde e toca a preparar para recuperar pontos daqui a 3 anos (é muito tempo), se lá chegar
                                        Editado pela última vez por Andrade; 09 September 2017, 23:34.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A EMEL tem mudado imensas zonas de estacionamento, seja de residentes, seja em termos de horarios.

                                          e sempre sem avisar, inclusive os próprios residentes. Conheço alguns casos assim bastante recentes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Moro num local em que há um largo (público) que tem capacidade para 20 + 2 carros em zona considerada residencial. O 2 lugares destinam-se a deficientes e estão devidamente personalizados (matrículas afixadas).

                                            O que se passa é que dos deficientes arruma por sistema o carro fora do lugar que lhe é destinado. Muitas noites fica aquele lugar vago. Não haverá penalização para este deficiente que está a ocupar abusivamente um lugar que não lhe é destinado? Acho que devia haver como há para quem lhe ocupe o lugar.

                                            Por mim, não sou afectado, pois não tenho carro agora. Se não, havia de fazer barulho. Mas as pessoas calam-se. O indivíduo não é, de certeza, deficiente mental, senão não podia conduzir.

                                            Acho que temos que ser mais racionais. Não podemos diabolizar, por sistema, uns e 'deusificar' outros.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Riscado Ver Post
                                              Moro num local em que há um largo (público) que tem capacidade para 20 + 2 carros em zona considerada residencial. O 2 lugares destinam-se a deficientes e estão devidamente personalizados (matrículas afixadas).

                                              O que se passa é que dos deficientes arruma por sistema o carro fora do lugar que lhe é destinado. Muitas noites fica aquele lugar vago. Não haverá penalização para este deficiente que está a ocupar abusivamente um lugar que não lhe é destinado? Acho que devia haver como há para quem lhe ocupe o lugar.

                                              Por mim, não sou afectado, pois não tenho carro agora. Se não, havia de fazer barulho. Mas as pessoas calam-se. O indivíduo não é, de certeza, deficiente mental, senão não podia conduzir.

                                              Acho que temos que ser mais racionais. Não podemos diabolizar, por sistema, uns e 'deusificar' outros.
                                              Um deficiente destas condições deve ser considerado como uma pessoa normal, com excepção do grau de deficiência do qual é portador e devido a este é devidamente protegido, o que acho correctíssimo. Temos que o fazer sentir uma pessoal normal.

                                              Este caso é abusivo, portanto ele devia ter, como pessoa considerada normal, uma sansão que podia ser idêntica àquela que aplicam a quem lhes toma o lugar.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Andrade Ver Post
                                                Olá

                                                Fui apanhado pelos da EMEL. Da pior maneira. Contra-ordenação grave. Menos 2 pontos e inibição de conduzir de 1 a 12 meses.

                                                Eu que sou tão cuidadoso, caí num lugar de estacionamento para pessoa com deficiência. Era um lugar que estava assinalado verticalmente e limitado no tempo. É, portanto, numa zona não residencial (válido entre as 9h e as 18 h. Provavelmente zona de emprego do interessado). Estacionei já depois das 16 h e tirei o respectivo ticket, pois não reparei na placa, (vinha preocupado com os meus problemas). Ainda há pouco tempo não estava láSucede que esta classificação de contra-ordenação grave para este caso tem à volta de 1 mês, azar o meu. Saí para tratar de um assunto e demorei pouco, mas já tinha o carro bloqueado. Esperei que me fossem debloquear o carro, a pedido meu. Ninguém fez queixa, foi somente o funcionário emel, que parecia estar à espreita, que bloqueou o carro logo a seguir ao estacionamento. Paguei ao todo 128 €, dos quais 60 de coima. Depois o funcionário ainda me perguntou se já tinha alguma infracção ao que respondi não. Então não vai receber nada em casa. Para não receber nada, não me tinha passado o auto (com envio informático). Gostava mesmo muito de não receber nada, disse-lhe. O que posso ter é a sanção mínima, mas os pontos já ficam retidos por três anos.

                                                Foi chato, mesmo ao pé de mim e não dei pelo bloqueamento. Tenho que ter mais atenção. Perder pontos é muito mau.
                                                Foi mesmo muito mau. Pelo que me tenho apercebido, relativamente a esta agora contra ordenação grave, as pessoas dão, de uma maneira geral, tolerância zero. Não há presunção de inocência. Por mim admito que possa haver inocência (acto não doloso). Não podemos jugar todas as pessoas que caem nesta falta como talibãs ou daesh. Algumas dizem que devia ser ainda pior. O funcionário da emel, devia ficar calado, pois esta é da poucas contra ordenações que não serão perdoadas. Ou estão se queria moralizar, rasgava o auto. E não vale a pena dizer que foi distracção. Só não te vai para a casa se houver um extravio de documentação ou se não houver tempo de julgar o processo (2 anos é muito tempo)
                                                E se for um jurista deficiente, por exemplo, nem quero pensar. Poderá dar-te mais de 1 mês da sansão. Com cuidadinho, paciência e sem distracções, daqui a 3 anos já tens os pontos de volta.
                                                Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 11 September 2017, 14:20.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Riscado Ver Post
                                                  Moro num local em que há um largo (público) que tem capacidade para 20 + 2 carros em zona considerada residencial. O 2 lugares destinam-se a deficientes e estão devidamente personalizados (matrículas afixadas).

                                                  O que se passa é que dos deficientes arruma por sistema o carro fora do lugar que lhe é destinado. Muitas noites fica aquele lugar vago. Não haverá penalização para este deficiente que está a ocupar abusivamente um lugar que não lhe é destinado? Acho que devia haver como há para quem lhe ocupe o lugar.

                                                  Por mim, não sou afectado, pois não tenho carro agora. Se não, havia de fazer barulho. Mas as pessoas calam-se. O indivíduo não é, de certeza, deficiente mental, senão não podia conduzir.

                                                  Acho que temos que ser mais racionais. Não podemos diabolizar, por sistema, uns e 'deusificar' outros.
                                                  Para casos destes, pura e simplesmente, a câmara retirava-lhe o lugar por x tempo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ou, como na rua onde os meus pais moravam, em que uma tipa tinha lugar reservado à porta paralelo ao passeio e deixava-o "em espinha", com 3/4 do carro em cima do passeio, quase enfiado na porta do prédio. E ela andava de muletas. Como é que uma pessoa das que mais sofre com o mau estacionamento deixava o carro assim de propósito. Por norma, era o único carro assim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                      Ou, como na rua onde os meus pais moravam, em que uma tipa tinha lugar reservado à porta paralelo ao passeio e deixava-o "em espinha", com 3/4 do carro em cima do passeio, quase enfiado na porta do prédio. E ela andava de muletas. Como é que uma pessoa das que mais sofre com o mau estacionamento deixava o carro assim de propósito. Por norma, era o único carro assim.
                                                      Pois, alguns deficientes julgam-se intocáveis e que estão sempre acima dos outros em qualquer situação, que não a específica deles.
                                                      Editado pela última vez por Andrade; 11 September 2017, 19:56.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X