Multas e Prescrições - Página 2

Página 2 de 3 PrimeiraPrimeira 123 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 69
Like Tree10Likes

Título: Multas e Prescrições

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2017

Por Defeito

Para não estar a abrir um tópico deixo aqui esta notícia.

https://www.cmjornal.pt/portugal/det...quesPrincipais

A questão é que "todos" nós conhecemos carros com matrícula estrangeira que andam em Portugal durante muito tempo, ora se não são daqui, torna mais difícil a identificação.

Nestes casos os tempos de prescrição serão os mesmos?

Excesso de velocidade, portagens, estacionamento, normalmente não pagam nada e não lhes acontece nada.

Este foi um caso especial.

Já para não falar que muitas vezes andam mais de 6 meses por cá com matrícula estrangeira.

Piloto Lendário Obtuso's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2005

Por Defeito

A não ser que o condutor do carro seja também o dono, não apanharam nada. Só fizeram uma apreensão e quando muito uma única multa do flagrante.

E ou o carro vale bem mais de 17k ou então ainda vai ficar a dar mais prejuízo no parque.

Piloto de Testes zezoca's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
    Para não estar a abrir um tópico deixo aqui esta notícia.

https://www.cmjornal.pt/portugal/det...quesPrincipais

A questão é que "todos" nós conhecemos carros com matrícula estrangeira que andam em Portugal durante muito tempo, ora se não são daqui, torna mais difícil a identificação.

Nestes casos os tempos de prescrição serão os mesmos?

Excesso de velocidade, portagens, estacionamento, normalmente não pagam nada e não lhes acontece nada.

Este foi um caso especial.

Já para não falar que muitas vezes andam mais de 6 meses por cá com matrícula estrangeira.

julgo não haver diferença entre prazos de procedimentos e prescrição entre veículos estrangeiros e nacionais. mas desenganem-se aqueles que acham que é sempre 2 anos chapa cinco desde o dia da infração….. a coisa não funciona assim, o user Celcius deu uma boa explicação lá atrás sobre isso.

sendo um veiculo de matricula estrangeira só quando efetivamente mandado parar (apanhar o titular/condutor) em território nacional antes de prescrever é que se pode obrigar a pagar tal como aconteceu a esse fulano.

o sistema eucaris apenas permite identificar os dados de matriculas nos países europeus aderentes, para posterior envio de notificações. mas não existem obrigações ou repercussões caso o fulano não pague desde que não seja apanhado em território nacional antes da prescrição.

Piloto de Kart NightWalker's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2012

Por Defeito

Tenho um familiar que apanhou uma multa de álcool em Janeiro de 2017.

entregou a carta (andando com guias, substituídas a cada 6 meses, julgo), e pediu o pagamento em prestações. Nunca foi notificado, nem para a sanção acessória, nem para o pagamento das referidas prestações.

Nesta situação, a multa já prescreveu?

Serão 2 ou 3 anos?

nto
    nto está offline
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por NightWalker Ver Post

entregou a carta (andando com guias, substituídas a cada 6 meses, julgo), e pediu o pagamento em prestações. Nunca foi notificado, nem para a sanção acessória, nem para o pagamento das referidas prestações.

Serão 2 ou 3 anos?

Se entregou a carta, não é suposto ter guias para poder conduzir...
    Panda4x4 gosta disto.

Piloto de Testes ppais's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

ENtregou a carta? A quem? Ao vizinho???

É que as autoridades não ficam com a carta só porque alguém vai lá entregar... Têm de ter um motivo para a receber e dificilmente passam guias se o motivo for uma sanção acessória.
    nto gosta disto.

Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ppais Ver Post
    ENtregou a carta? A quem? Ao vizinho???

É que as autoridades não ficam com a carta só porque alguém vai lá entregar... Têm de ter um motivo para a receber e dificilmente passam guias se o motivo for uma sanção acessória.
    deduzo que tenham ficado com a carta possivelmente por não ter pago a coima na hora e o veiculo não ser do próprio.
    nesse caso fazem isso e dão guias para poder circular, já me aconteceu com um carro da empresa.

nto
    nto está offline
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
    deduzo que tenham ficado com a carta possivelmente por não ter pago a coima na hora e o veiculo não ser do próprio.
    nesse caso fazem isso e dão guias para poder circular, já me aconteceu com um carro da empresa.

O que o user refere acima, foi por ter sido apanhado a conduzir com alcool... logo e como pena, ficou sem carta.... no entanto, as autoridades não passam guias a ninguém, para se continuar a conduzir, quando carta é entregue...

Daí que algo está de facto errado.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Estás a misturar várias coisas sem relação nenhuma

É de facto possível pagar a coima no momento ou entregar o valor da coima como depósito no momento. Mas tal não é obrigatório!!! Aliás, em relação ao pagamento isso seria inconstitucional. Mesmo no caso de depósito não é possível ao agente autuante exigir esse depósito no momento. Segundo a lei 72/2013 o depósito pode ser feito num prazo de 48 horas e não há nenhuma razão para apreensão do título de condução antes disso a não ser que hajam outras situações envolvidas relativas a infrações anteriores.
    A propriedade do veículo é irrelevante para o caso.

Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post
    O que o user refere acima, foi por ter sido apanhado a conduzir com alcool... logo e como pena, ficou sem carta.... no entanto, as autoridades não passam guias a ninguém, para se continuar a conduzir, quando carta é entregue...

ele diz que solicitou pagamento a prestações sendo sinal que não pagou a coima, diz também que ainda nem a sanção acessória recebeu, depois como menciona guias de substituição só vejo a única hipótese ser essa que referi. nesse caso as autoridades passam guias de substituição tal como indicado no 173º do CE.

Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Estás a misturar várias coisas sem relação nenhuma

É de facto possível pagar a coima no momento ou entregar o valor da coima como depósito no momento. Mas tal não é obrigatório!!! Aliás, em relação ao pagamento isso seria inconstitucional. Mesmo no caso de depósito não é possível ao agente autuante exigir esse depósito no momento. Segundo a lei 72/2013 o depósito pode ser feito num prazo de 48 horas e não há nenhuma razão para apreensão do título de condução antes disso a não ser que hajam outras situações envolvidas relativas a infrações anteriores.
    A propriedade do veículo é irrelevante para o caso.
    lê todo o artigo 173 e encontras aquilo que refiro, até porque já passei por isso.
    quando eu menciono pagar no local estou a referir também o deposito.

Piloto de Fórmula 1 LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Serão 2 ou 3 anos?
    Pode ir buscá-la.
    NightWalker gosta disto.

fsx
    fsx está offline
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2007

Por Defeito

Viva,

Aproveito para expor o meu caso, que em princípio não tem nada de complexo:

Em Março de 2017 cometi uma infracção grave por nível de álcool entre 0,5 e 0,8 g/l.

Paguei a coima de imediato (€ 250) e mantive a carta.

Neste momento passaram 2 anos e meio e ainda não me foi aplicada a sanção acessória. No Portal das Contra-ordenações o processo encontra-se há muito tempo em fase de instrução e com sanção acessória “Aplicável”.

Posto isto, as minhas dúvidas são:

1. Tendo em conta que paguei logo, existe algum prazo para prescrição?
    2. Se sim, qual é?
    3. Se não, qual a sanção acessória mínima que posso esperar, considerando que em 2013 também cometi uma infracção muito grave (transposição linha longitudinal contínua), pela qual cumpri 1 mês sem carta no início de 2014?

Obrigado.

Data de Registo
    Sep 2012

Por Defeito

Serão 2 ou 3 anos?
    Meus caros, como disse o Zezoca e muito bem, lá está (porque já passou pelo mesmo) ficou sem a carta de condução por não ter feito o pagamento no imediato.

Pediu o pagamento em prestações, até hoje não obteve resposta..

Isto passou se na região autónoma da Madeira.

Data de Registo
    Sep 2012

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nto Ver Post

Passa, porque não fez o pagamento de imediato.

Nem tinha lógica ser de outra forma.

nto
    nto está offline
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

Passa, porque não fez o pagamento de imediato.

Nem tinha lógica ser de outra forma.

A "estória" não estava toda descrita...

Daí que assumi, quanto referido que era de alcool, que tivesse entrado no ambito criminal (taxa de alcool de 1,2g/l ou mais) e como tal, tivesse ficado sem carta...

E não, a questão do pagamento em prestações.

Data de Registo
    Sep 2012

Por Defeito

e estas correcto. Foi acima de 1,2g/l ...

Ficou, foi impedido de conduzir nas 12 ou 24 horas seguintes, (ja não me recordo ao certo), mas depois passaram lhe uma guia de substituição.

acho que não me está a escapar nada.
    Última edição por NightWalker : 06-09-19 às 01:12:20

nto
    nto está offline
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

e estas correcto. Foi acima de 1,2g/l ...

Então o "tribunal" manda entregar a carta e andam a conduzir com "guias"?

Data de Registo
    Sep 2012

Por Defeito

tens razão, foi 0,89...

estava a fazer confusão, porque o valor da multa é de 5000e.
    Última edição por NightWalker : 06-09-19 às 01:26:46

nto
    nto está offline
    Data de Registo
    Aug 2005

Por Defeito

500E de multa não é acima de 1,2?

Não... isso é o valor mínimo da contra ordenação estradal, por ter uma taxa igual ou superior 0,8g/l e menos de 1,2g/l

Com 1,2g/l ou mais, já vai presente a tribunal... porque já é crime.

Data de Registo
    Sep 2012

Por Defeito

claro, já editei.
    isto, as vezes, de falar quando se recordam bem as coisas

não pode foi conduzir nas 12h seguintes após a infração.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

lê todo o artigo 173 e encontras aquilo que refiro, até porque já passei por isso.
    quando eu menciono pagar no local estou a referir também o deposito.
    Eu li. Vamos lá à interpretação do artº 173

1 - Quando a notificação for efetuada no ato da verificação da contraordenação, o infrator deve, de imediato ou no prazo máximo de 48 horas, prestar depósito de valor igual ao mínimo da coima prevista para a contraordenação imputada.
    Ou seja há que prestar depósito no prazo de 48 horas. Não é obrigatório que seja de imediato

4 - Se não for prestado depósito nos termos dos n.os 1 e 2, devem ser apreendidos provisoriamente os seguintes documentos:a) O título de condução, se a sanção respeitar ao condutor;b) O título de identificação do veículo e o título de registo de propriedade, se a sanção respeitar ao titular do documento de identificação do veículo;c) Todos os documentos referidos nas alíneas anteriores, se a sanção respeitar ao condutor e este for, simultaneamente, titular do documento de identificação do veículo.
    Ou seja apenas devem ser apreendidos provisoriamente os documentos se não cumprires o nº 1 ou seja se não pagares o depósito num prazo de 48h. Mais uma vez relembro que o ponto 1 não obriga ao pagamento imediato
    5 - No caso previsto no número anterior devem ser emitidas guias de substituição dos documentos apreendidos, com validade pelo tempo julgado necessário e renováveis até à conclusão do processo, devendo os mesmos ser devolvidos ao infrator se entretanto for efetuado pagamento nos termos do artigo anterior ou depósito nos termos dos n.os 1 e 2.Repetindo o anterior... desde que pagues o depósito em 48h, não há necessidade de apreensão imediata.

Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Eu li. Vamos lá à interpretação do artº 173

1 - Quando a notificação for efetuada no ato da verificação da contraordenação, o infrator deve, de imediato ou no prazo máximo de 48 horas, prestar depósito de valor igual ao mínimo da coima prevista para a contraordenação imputada.
    Ou seja há que prestar depósito no prazo de 48 horas. Não é obrigatório que seja de imediato

4 - Se não for prestado depósito nos termos dos n.os 1 e 2, devem ser apreendidos provisoriamente os seguintes documentos:a) O título de condução, se a sanção respeitar ao condutor;b) O título de identificação do veículo e o título de registo de propriedade, se a sanção respeitar ao titular do documento de identificação do veículo;c) Todos os documentos referidos nas alíneas anteriores, se a sanção respeitar ao condutor e este for, simultaneamente, titular do documento de identificação do veículo.
    Ou seja apenas devem ser apreendidos provisoriamente os documentos se não cumprires o nº 1 ou seja se não pagares o depósito num prazo de 48h. Mais uma vez relembro que o ponto 1 não obriga ao pagamento imediato
    5 - No caso previsto no número anterior devem ser emitidas guias de substituição dos documentos apreendidos, com validade pelo tempo julgado necessário e renováveis até à conclusão do processo, devendo os mesmos ser devolvidos ao infrator se entretanto for efetuado pagamento nos termos do artigo anterior ou depósito nos termos dos n.os 1 e 2.Repetindo o anterior... desde que pagues o depósito em 48h, não há necessidade de apreensão imediata.

exato, tudo o que está a negrito.
    onde está a duvida em relação aos dados apresentados inicialmente pelo user.
    - entregou a carta e anda com guias
    - pediu para pagar a coima a prestações
    - aguarda ainda pela sanção e pela resposta à forma de pagamento solicitado

perante estes dados é fácil perceber que não pagou a multa no local (pediu a prestações), nem efetuou deposito (anda com guias), logo não foi cumprido o nº1 do art. 173, logo foi aplicado o nº 4 e o 5.

espero que não vás pegar por questões de semântica tipo disseste pagar e o artigo refere deposito.
    até porque se assim fosse nem havia menção a prestações ou guias de substituição por parte do user ou minhas.
    quanto ao prazo de 48h nas coimas no momento da infração, sempre foi o método utilizado. caso não pague no momento apreendem o documento e dão a guia. foi o que me aconteceu e muitos que conheço. sei apenas que ao fim de 48h o meu documento é enviado para a esquadra ou divisão de transito da residência fiscal. novamente foi o que me aconteceu, fui multado na zona de beja e levantei os documentos em lisboa pois já tinham passado mais de 48h.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Mau!! Mas andas a desdizer-te!!

Disseste:
    "deduzo que tenham ficado com a carta possivelmente por não ter pago a coima na hora e o veiculo não ser do próprio.
    nesse caso fazem isso e dão guias para poder circular, já me aconteceu com um carro da empresa."

Ao que eu respondi que isso não é legal. Não há nenhuma obrigação de pagar (nem de prestar depósito) na hora. E mais disse, que o facto do veículo não ser do próprio não tem nada a ver com a situação.

E tu mandaste-me ler o artº 173 todo, o que não só já tinha feito como transcrevi aqui. Tudo o resto és tu a desconversar.

Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

certo, semântica e picuinhice.
    para a próxima vou tentar escrever com os termos legais corretos de forma a evitar confusões.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Não há picuinhice nenhuma... como reparaste liguei pouco aos termos... O que é certo é que o que disseste estava errado. Não há nenhuma obrigação de fazer pagamentos na hora e não há nenhuma relação com a propriedade do veículo.

Um beijo e um queijo ;)
    LuisMiguel gosta disto.

Data de Registo
    Sep 2012

Por Defeito

eu percebi o que o Zezoca quis dizer. Ambos tinham razão no que diziam.

Muito obrigado aos dois ...

Mas o que realmente importa: a multa já prescreveu certo? LuisMiguel, confirmas?

Piloto de Provas de Perícia Helinhu's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Alguém me tire uma dúvida pf.. Em quanto tempo prescrevem as multas? Faz precisamente hoje 2 anos que ultrapassei um carro da GNR numa linha contínua e nunca me chegou nada a casa.. A minha dúvida durantes estes 2 anos, foi se eles nem viram a matrícula(Ia de moto a uma velocidade elevada) ou se ainda vai chegar

Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Helinhu Ver Post
    Alguém me tire uma dúvida pf.. Em quanto tempo prescrevem as multas? Faz precisamente hoje 2 anos que ultrapassei um carro da GNR numa linha contínua e nunca me chegou nada a casa.. A minha dúvida durantes estes 2 anos, foi se eles nem viram a matrícula(Ia de moto a uma velocidade elevada) ou se ainda vai chegar
    partindo do principio que não houve procedimento nenhum desde a data da infração será hoje o dia em que prescreve.
    não acuses é a receção de nenhuma carta vinda do MAI&cia até ao fim do dia
    Helinhu gosta disto.

Chefe de Equipa Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Ontem estive em casa de amigos e contaram-me que o o Pai de um deles tinha ido entregar a carta para cumprir uma sanção acessória de 1 mês por uma multa de abril de 2017. Pagou na hora, e em Julho deste ano recebeu a notificação para entregar a carta.

Não estaria já prescrito tendo passado 2 anos após a infracção e o pagamento voluntário da coima?

Página 2 de 3 PrimeiraPrimeira 123 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia