Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Veículo de substituição em caso de acidente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Veículo de substituição em caso de acidente

    Tive hoje uma acidente de viação, batida por tras (sofri eu a batia, não fui eu que bati).

    No seguro foi me dito que não tenho direito a viatura de substituição, mesmo a quando da reparação. A linha de apoio afirma que isso tem haver com cláusulas do seguro contrato e não um direito que tenho.

    Ora, é uma viatura de trabalho, 3-4 dias para reparar o para-choques afecta a minha vida. Posso exigir viatura de substituição? Ou terá mesmo haver com o contrato de seguro (li, não refere nada desse facto).

    #2
    se não tens isso abrangido pelo seguro não tens direito, logo, viatura de substituição(aluguer) só a pagar do teu bolso, visto isso, devias rever o teu seguro e ver esse aspecto para que no futuro em situação idêntica fiques entalado...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
      se não tens isso abrangido pelo seguro não tens direito, logo, viatura de substituição(aluguer) só a pagar do teu bolso, visto isso, devias rever o teu seguro e ver esse aspecto para que no futuro em situação idêntica fiques entalado...
      Mas não é a seguradora dele que tem de lhe fornecer a viatura. Isso só seria válido caso a culpa do acidente fosse dele.
      A seguradora do outro interveniente e neste caso, culpado, é que tem de fornecer tal viatura e para que fique claro, tem direito à mesma.

      Ou então, tenho tido sempre sorte

      Edit: Parece que tenho mesmo razão.



      Em:

      http://www.asf.com.pt/NR/exeres/E8DE...E3DA07F474.htm

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por CHB Ver Post
        Mas não é a seguradora dele que tem de lhe fornecer a viatura. Isso só seria válido caso a culpa do acidente fosse dele.
        A seguradora do outro interveniente e neste caso, culpado, é que tem de fornecer tal viatura e para que fique claro, tem direito à mesma.

        Ou então, tenho tido sempre sorte
        até hoje no azar que tive a minha companhia é que fornece o carro de substituição e não a do que bateu, já pensas-te se não tens tu a clausula que ele não tem que dá direito a carro de substituição em caso de sinistro...

        edit: nota isso não indica que tem de ser a seguradora do culpado a fornecer carro de substituição, e claro depende do tipo de seguro que estamos a falar, geralmente os seguros low cost é que tem destas tretas quando se precisa...
        Editado pela última vez por carbookk; 18 September 2017, 20:03.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
          até hoje no azar que tive a minha companhia é que fornece o carro de substituição e não a do que bateu, já pensas-te se não tens tu a clausula que ele não tem que dá direito a carro de substituição em caso de sinistro...

          edit: nota isso não indica que tem de ser a seguradora do culpado a fornecer carro de substituição, e claro depende do tipo de seguro que estamos a falar, geralmente os seguros low cost é que tem destas tretas quando se precisa...
          Eu sei no entanto, indica que caso o segurador assuma total e exclusiva responsabilidade pelo sinistro, é obrigado a fornecer viatura de substituição.
          Já bati com culpa e sem culpa e sempre tive direito a viatura de substituição. Numa das vezes em que não fui culpado, tive de tratar com a seguradora do culpado pois a minha seguradora não tratou com eles talvez por ser IDS (indemnização directa ao segurado). Preenchemos declaração amigável.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CHB Ver Post
            Eu sei no entanto, indica que caso o segurador assuma total e exclusiva responsabilidade pelo sinistro, é obrigado a fornecer viatura de substituição.
            Já bati com culpa e sem culpa e sempre tive direito a viatura de substituição. Numa das vezes em que não fui culpado, tive de tratar com a seguradora do culpado pois a minha seguradora não tratou com eles talvez por ser IDS (indemnização directa ao segurado). Preenchemos declaração amigável.
            pois não, pois eu nos azares que tive como tenho seguros contra todos, a minha seguradora é que trata de isso tudo, nem sequer tenho de falar com a outra, mas já andei ai a pesquisar e existe mais situações como a dele, ai descritas pela net e o pessoal ficou lixado, e teve de se desenrascar enquanto o carro estava na reparação...

            no entanto sendo ele um carro de trabalho, devia ter essas coberturas todas, mas isso lá ele há de saber...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
              Tive hoje uma acidente de viação, batida por tras (sofri eu a batia, não fui eu que bati).

              No seguro foi me dito que não tenho direito a viatura de substituição, mesmo a quando da reparação. A linha de apoio afirma que isso tem haver com cláusulas do seguro contrato e não um direito que tenho.

              Ora, é uma viatura de trabalho, 3-4 dias para reparar o para-choques afecta a minha vida. Posso exigir viatura de substituição? Ou terá mesmo haver com o contrato de seguro (li, não refere nada desse facto).
              Quando sair a nota de culpa, e se não fores culpado, contacta a seguradora do outro condutor. Têm que te fornecer um veículo de substituição ou pagar o aluguer do mesma se apresentares as facturas.

              Se a tua seguradora tivesse essa cláusula no teu contrato, podias pedir à mesma.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Quando sair a nota de culpa, e se não fores culpado, contacta a seguradora do outro condutor. Têm que te fornecer um veículo de substituição ou pagar o aluguer do mesma se apresentares as facturas.

                Se a tua seguradora tivesse essa cláusula no teu contrato, podias pedir à mesma.
                É isto. Só podes usufruir de viatura de substituição depois de seres ilibado de qualquer culpa e só durante os dias de reparação.

                As companhias de seguro já chegaram a acordo? A culpa do outro interveniente está assumida a 100%?

                Comentário


                  #9
                  Ainda não há culpa, o acidente deu-se hoje é só há pouco enviei a DAAA para a seguradora.

                  De qualquer forma, interroguei somente o apoio ao cliente e foi me dito que só tinha carro de substituição em caso de avaria, o que achei estranho já que tinha ideia que tinha direito... Pelos vistos era o que pensava, caso não for culpado e durante a reparação. Eles na área de cliente da seguradora referem isso mesmo, possivelmente a opera do apoio ao cliente percebeu mal a questão.

                  Já agora, e sei que é outro tópico já, quanto a despesas hospitalares, como se processa? Estou algo dorido nas costas e o passageiro que ia comigo também se queixa do mesmo, caso vá fazer um Raio X para despiste, como se processa o pagamento da despesa? Tenho de ir ao hospital? Pergunto a hospital porque tenho seguro de saúde pessoal, logo geralmente vou ao privado.

                  Comentário


                    #10
                    Atão vamos lá a ver.

                    Partindo do principio que preencheste uma declaração amigável;

                    Entregas a participação na tua companhia
                    A tua companhia marca a peritagem
                    Quando for determinado que o veiculo terceiro é o culpado, colocas o teu veiculo na oficina para reparar e solicitas o veiculo de substituição durante o tempo de reparação na tua companhia
                    A tua companhia depois apresenta a conta à outra companhia.

                    voilá......

                    Comentário


                      #11
                      Terás direito a veículo de substituição aquando da reparação do teu veículo. Isto é um direito a que todos os lesados têm acesso.

                      Até ser dada ordem de reparação não há companhia de seguros alguma que te seja obrigada a ceder um veículo de substituição. Mesmo que o veículo não possa circular ou fique impedido de.

                      Comentário


                        #12
                        Sim, neste caso era somente para o tempo de reparação, de resto o carro circula sem qualquer problema.

                        A reparação não deve ser nada do outro mundo, já que os danos visíveis são somente para-choques. Foi mais o impacto que os danos... Mesmo no chão da bagageira etc está tudo em ordem. Não consegui ver o reforço para-choques traseiro.

                        O caso já está em tratamento pela seguradora. Isto sendo caso simples, declaração assinada por ambos sem feridos será IDS.

                        Comentário


                          #13
                          Até chegar quem percebe do assunto e informa corretamente, estes tópicos são um fartote!

                          Comentário


                            #14
                            Já tive dois sinistros sem culpa e, em ambas as situações, foi dada viatura de cortesia. Esta foi cedida por parte da oficina indicada pela seguradora (Fidelidade Car Service, no caso, estando o seguro no Continente Seguros) durante a peritagem e respetiva reparação.

                            Comentário


                              #15
                              Carro vai hoje para a peritagem, o problema é que a indução do seguro é deixar o carro na abertura de oficina e ir ao final do dia saber da peritagem já que não sabem o horário a que vai o perito.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                Já tive dois sinistros sem culpa e, em ambas as situações, foi dada viatura de cortesia. Esta foi cedida por parte da oficina indicada pela seguradora (Fidelidade Car Service, no caso, estando o seguro no Continente Seguros) durante a peritagem e respetiva reparação.
                                Curiosamente o seguro desta viatura também é Seguros Continente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                  Carro vai hoje para a peritagem, o problema é que a indução do seguro é deixar o carro na abertura de oficina e ir ao final do dia saber da peritagem já que não sabem o horário a que vai o perito.
                                  Normalmente é assim. Às vezes ainda dizem se é de tarde ou de manhã. E não te dão carro de substituição.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                    Até chegar quem percebe do assunto e informa corretamente, estes tópicos são um fartote!
                                    Tens que ser mais rápido da próxima vez, para não haver quem diga asneiras.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                      Já tive dois sinistros sem culpa e, em ambas as situações, foi dada viatura de cortesia. Esta foi cedida por parte da oficina indicada pela seguradora (Fidelidade Car Service, no caso, estando o seguro no Continente Seguros) durante a peritagem e respetiva reparação.
                                      Isso é porque recorreste às oficinas da seguradora. É uma "benesse" que eles dão.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Tens que ser mais rápido da próxima vez, para não haver quem diga asneiras.
                                        É impossível, o homem está logo em cima do acontecimento para desinformar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                          Isso é porque recorreste às oficinas da seguradora. É uma "benesse" que eles dão.
                                          Sim...

                                          Eu nem questionei porque deixei um Corsa e trouxe um Clio mas ao lado estava um senhor a deixar um Volvo S80 e a levar também um Clio.
                                          Perguntou se não devia ter direito a um carro do mesmo segmento e a resposta foi: isto não é carro de substituição, é carro de cortesia.


                                          PS: ainda assim, ao telefone disseram que se quisesse outra oficina tinha direito na mesma a carro mas não apenas durante os dias previstos para a reparação.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                            Sim...

                                            Eu nem questionei porque deixei um Corsa e trouxe um Clio mas ao lado estava um senhor a deixar um Volvo S80 e a levar também um Clio.
                                            Perguntou se não devia ter direito a um carro do mesmo segmento e a resposta foi: isto não é carro de substituição, é carro de cortesia.


                                            PS: ainda assim, ao telefone disseram que se quisesse outra oficina tinha direito na mesma a carro mas não apenas durante os dias previstos para a reparação.
                                            Julgo que te enganaste no "mas não apenas".

                                            É raro pedir carro de substituição. Não tem a mesma cobertura de seguro que tenho no meu, logo se bater estou a pagar a peso de ouro. Para isso ando nos outros que lá estão em casa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              É impossível, o homem está logo em cima do acontecimento para desinformar.
                                              Não sejas assim

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                Carro vai hoje para a peritagem, o problema é que a indução do seguro é deixar o carro na abertura de oficina e ir ao final do dia saber da peritagem já que não sabem o horário a que vai o perito.
                                                À para aí dois meses estive na mesma situação. Fui enrabado.
                                                Estive a ler depois e podemos exigir estar lá quando o perito lá estiver. No meu caso o perito foi lá e não viu que a ponteira de escape também tinha sido afectada (também me bateram por trás). Concluindo já estás a ver quem ficou com uma ponteira de escape amolgada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Recebi hoje a ordem de reparação, mas ainda não recebi a decisão de culpabilidade da seguradora, apesar de presumir que se dão ordem de reparação é porque sou o lesado.

                                                  Irei ter carro de substituição, a reparação irá demorar 2 dias, já que é somente reparar o para-choques e pintar o mesmo. Não há mais danos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Situação resolvida. Estou de Polo de 98 SDI... Nem sei bem que motor isto tem. Amanhã o meu já deve estar pronto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                      se não tens isso abrangido pelo seguro não tens direito, logo, viatura de substituição(aluguer) só a pagar do teu bolso, visto isso, devias rever o teu seguro e ver esse aspecto para que no futuro em situação idêntica fiques entalado...
                                                      como foi dito, não sendo ele culpado tem viatura de substituição. Pois quem acarreta com os custos é a seguradora do outro e não a dele. Quando me bateram, deixei o 106 otto para alevantar yaris nova geração 1.4 D4D (não tinham eles a gasolina) olha maravilha andava eu a trabalhar a 20kms de casa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                        Situação resolvida. Estou de Polo de 98 SDI... Nem sei bem que motor isto tem. Amanhã o meu já deve estar pronto.
                                                        Então mas o teu carro era de que ano ???

                                                        Penso que não podem dar-te um carro mais antigo que o teu , o carro tem de ser semelhante ou superior ao teu em idade e motorização.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O meu é de 2005.

                                                          Carro de características semelhantes entendo por segmento, lugares e combustível.

                                                          Mas isso para mim não é relevante, é um carro capaz para o meu dia a dia, o que me interessava era ter um carro de substituição que neste momento só tenho um carro disponível que foi o acidentado.

                                                          Em princípio amanhã está reparado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Esse carro é cortesia da oficina e não da seguradora.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X