Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cruzamentos, entroncamento, e estradas privadas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Acidente] Cruzamentos, entroncamento, e estradas privadas

    Bom dia,
    Tenho uma pequena dúvida que me possam esclarecer.

    Tive um acidente que me deixou a parte da frente praticamente partida, a entrar numa estrada particular.

    Ou seja, eu assinalei a manobra (com testemunhas) e mesmo assim o carro ultrapassou me e bateu-me na zona da roda do lado do condutor, entortou-me a roda, e levou-me essa parte toda até a frente do carro , o Sr em questão diz que ia a "40-50", o que dúvido, pois os carros ficaram quase com 20m do local onde foi a colisão.

    No seguro foi-me dito que a culpa normalmente é de quem vai virar, pois para estrada particular supostamente somos obrigados a encostar e deixar passar todos os de trás.

    O que me dizem sobre isso, a 40-50, como o Sr diz, não dava para travar? Os carros eram arrastados assim uma distância tão grande? Vale a pena brigar com o seguro? Velocidades e assim, não contam para a situação?

    Desde já muito obrigada.

    #2
    Originalmente Colocado por Piwii Ver Post
    Bom dia,
    Tenho uma pequena dúvida que me possam esclarecer.

    Tive um acidente que me deixou a parte da frente praticamente partida, a entrar numa estrada particular.

    Ou seja, eu assinalei a manobra (com testemunhas) e mesmo assim o carro ultrapassou me e bateu-me na zona da roda do lado do condutor, entortou-me a roda, e levou-me essa parte toda até a frente do carro , o Sr em questão diz que ia a "40-50", o que dúvido, pois os carros ficaram quase com 20m do local onde foi a colisão.

    No seguro foi-me dito que a culpa normalmente é de quem vai virar, pois para estrada particular supostamente somos obrigados a encostar e deixar passar todos os de trás.

    O que me dizem sobre isso, a 40-50, como o Sr diz, não dava para travar? Os carros eram arrastados assim uma distância tão grande? Vale a pena brigar com o seguro? Velocidades e assim não, contam para a situação?

    Desde já muito obrigada.
    Nunca ouvi tal coisa...

    Comentário


      #3
      Huh? Mas está tudo doido? Deixar passar os de trás???

      Portanto, deixa ver se entendi. Estavas numa estrada normal. Sinalizaste que ías virar à esquerda para entrar numa estrada particular e começaste essa manobra com as devidas precauções (leia-se, encostar ao centro da via, verificar que não vem ninguém em sentido oposto, etc.). Nessa altura alguém decide ultrapassar-te e ao fazer isso bate em ti.

      Não percebo qual a dúvida de que seja totalmente responsabilidade do outro condutor. Na verdade não entendo como alguém pode minimamente pensar o contrário. Não faltará nada na história? É que se não falta então não entendo mesmo.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ppais Ver Post
        Huh? Mas está tudo doido? Deixar passar os de trás???

        Portanto, deixa ver se entendi. Estavas numa estrada normal. Sinalizaste que ías virar à esquerda para entrar numa estrada particular e começaste essa manobra com as devidas precauções (leia-se, encostar ao centro da via, verificar que não vem ninguém em sentido oposto, etc.). Nessa altura alguém decide ultrapassar-te e ao fazer isso bate em ti.

        Não percebo qual a dúvida de que seja totalmente responsabilidade do outro condutor. Na verdade não entendo como alguém pode minimamente pensar o contrário. Não faltará nada na história? É que se não falta então não entendo mesmo.
        Boa noite, sim, basicamente foi isso, foi-me dito que mesmo que ele estivesse em excesso de velocidade, em maior parte dos casos, a culpa é sempre declarada como sendo de quem ia virar.
        Tenho dúvidas em relação ao vê lo ultrapassar, pois ele podia estar a iniciar a manobra no meu ângulo morto, ou até nem a ter assinalado... Mas quer numa situação ou em outra, eu já estava com o pisca ligado, (como digo, tenho a certeza desta parte pois um Sr viu a situação toda). É para além disso, eu tinha acabado de iniciar marcha de um local perto da colisão (a uns 50mn, e não vinha ninguém perto, quando me meti na nacional.)

        Eu nem sabia que uma estrada particular, era diferente de outro local qualquer para virar...

        Comentário


          #5
          Uma das precauções que tu tens que tomar ao virar à esquerda é que não vem ninguém a ultrapassar. Não tira a responsabilidade total ao outro condutor, mas pode significar que tu também tens alguma responsabilidade. Cabe à seguradora investigar, coisa que claramente não fizeram nem têm intenções de fazer face a essa resposta, portanto insiste com eles

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
            Uma das precauções que tu tens que tomar ao virar à esquerda é que não vem ninguém a ultrapassar. Não tira a responsabilidade total ao outro condutor, mas pode significar que tu também tens alguma responsabilidade. Cabe à seguradora investigar, coisa que claramente não fizeram nem têm intenções de fazer face a essa resposta, portanto insiste com eles
            Tens razão e enquadra-se nos pressupostos que fiz antes de tomar as devidas precauções antes de iniciar a manobra.

            Dito isto, e sem lá estar, é um bocado indecente dar 50-50 nessa situação a não ser que a viragem à esquerda seja mesmo feita à "papo-seco". É que quem vai virar em geral sinaliza, abranda, verifica que pode, e vira. Quem vai a ultrapassar tem muito mais oportunidades de evitar o acidente e ele só ocorre se fizer a manobra à última e sem reparar na sinalização de viragem e no abrandar de velocidade que indica algo.

            Mas sim, pode ser o que dizes

            Comentário


              #7
              Caso 15 da T.P.R.

              http://www.medicobra.pt/wp-content/u...la_pratica.pdf

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post

                Boa. Graças a deus há sanidade na TPR

                Comentário


                  #9
                  Muito obrigado, pelas respostas, não estou a descartar a culpa, estou apenas a tentar entender o que posso fazer, pois uma coisa tenho a certeza, a culpa, se foi minha, não foi só, pelo menos insistir com a seguradora tenho de o fazer estou a ver, pois pelos vistos estam-se a descartar....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                    Boa. Graças a deus há sanidade na TPR
                    Pelos vistos está aí a prova, daquilo que disse, quem vira é que têm a culpa, o que foi o meu caso....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                      Boa. Graças a deus há sanidade na TPR
                      Tens noção que estás todo trocado, não tens?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                        Tens noção que estás todo trocado, não tens?
                        Oops, li ao contrário. Já não está cá quem falou. Se assim é, estou enganado.


                        Já agora, não era necessária a agressividade. Basta apontares que li mal o doc.
                        Editado pela última vez por ppais; 19 December 2017, 11:10.

                        Comentário


                          #13
                          do que percebi, a ler por entre linhas... o gajo que ia a ultrapassar não tem qualquer culpa? FDS.....

                          Comentário


                            #14
                            Atenção que se fosse num cruzamento ou entroncamento a culpa seria do veículo que efetuou a ultrapassagem, mas assim é sempre culpa de quem vai virar há esquerda.
                            O local em questão não tem passadeira?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                              Atenção que se fosse num cruzamento ou entroncamento a culpa seria do veículo que efetuou a ultrapassagem, mas assim é sempre culpa de quem vai virar há esquerda.
                              O local em questão não tem passadeira?
                              Ou a estrada particular, até nem o ser?

                              Podes meter link do Google Maps?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                Ou a estrada particular, até nem o ser?

                                Podes meter link do Google Maps?
                                Se virares há esquerda e não for um cruzamento ou entroncamento lógico que é sempre um caminho particular ou garagem.

                                Comentário


                                  #17
                                  O pormenor de existir uma passadeira é importante pois caso haja é proibido ultrapassar na mesma.

                                  Comentário


                                    #18
                                    qual o tipo do traço central nessa zona?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                      Se virares há esquerda e não for um cruzamento ou entroncamento lógico que é sempre um caminho particular ou garagem.
                                      Por vezes há caminhos "particulares" que estão na câmara como públicos, só por isso é que perguntei... Mas se o user tem certeza que é particular, a culpa é toda dele.

                                      E como estamos sempre a aprender, quando quiser arranjar a chapa, é só ultrapassar alguém que esteja a entrar para uma garagem à esquerda...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já agora, para lançar a confusão, aqui fica um acórdão do supremo que decidiu num caso similar dar a culpa a 100% ao veículo que realizava a ultrapassagem. Não sei se houve alteração de lei desde então que justifique a tabela prática. Embora o acórdão seja sobre prejuízos económicos, é feita uma descrição dos factos e avaliação da responsabilidade pelo acidente. Neste caso não houve dúvida para os juízes que o culpado foi o veículo que realizou a ultrapassagem.

                                        http://www.dgsi.pt/jstj.nsf/954f0ce6...d?OpenDocument

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                          Oops, li ao contrário. Já não está cá quem falou. Se assim é, estou enganado.


                                          Já agora, não era necessária a agressividade. Basta apontares que li mal o doc.
                                          O fim do mundo está próximo. Do fórum, leia-se! De maneira que já não há tempo a perder!

                                          Tens razão, fui um pouco bruto na abordagem e por isso peço desculpa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver Post
                                            O fim do mundo está próximo. Do fórum, leia-se! De maneira que já não há tempo a perder!

                                            Tens razão, fui um pouco bruto na abordagem e por isso peço desculpa.
                                            Sem stress. Eu sei que quando se escreve a coisa nem sempre "sai" conforme queremos transmitir.

                                            Voltando ao tema, como se explica o acórdão que coloquei? Parece-me precisamente o mesmo tipo de situação. É que ainda por cima é um acórdão do STJ. Será que a lei mudou entretanto? Intuitivamente essa ideia de quem ultrapassa ter maior responsabilidade é o que me faz sentido mas por vezes a lei não é intuitiva

                                            Comentário


                                              #23
                                              Questão importante: encostastes-te ao eixo da via?

                                              Comentário


                                                #24
                                                O meu sogro teve um acidente nos mesmos moldes, já lá vão uns 10 anos. Parado encostado ao eixo da via para aceder a uma entrada privada. Quando arranca para fazer a manobra e já atravessado um motociclo que vem a ultrapassar uma meia dúzia de carros, que entretanto tinham parado á espera que o meu sogro concluísse a manobra, embate-lhe praticamente a meio do carro. No local existe linha continua e na altura a decisão das seguradoras foi 50/50.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                  Tens razão e enquadra-se nos pressupostos que fiz antes de tomar as devidas precauções antes de iniciar a manobra.

                                                  Dito isto, e sem lá estar, é um bocado indecente dar 50-50 nessa situação a não ser que a viragem à esquerda seja mesmo feita à "papo-seco". É que quem vai virar em geral sinaliza, abranda, verifica que pode, e vira. Quem vai a ultrapassar tem muito mais oportunidades de evitar o acidente e ele só ocorre se fizer a manobra à última e sem reparar na sinalização de viragem e no abrandar de velocidade que indica algo.

                                                  Mas sim, pode ser o que dizes
                                                  assim a olho por cento....99% não verifica porra nenhuma quando vai virar à esquerda.

                                                  De qualquer das maneiras nas situações em que a manobra é indicada e com a devida antecedência, não posso concordar com os 50/50, tenha o condutor verificado ou não se vinha alguém a ultrapassar

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por laglemos Ver Post
                                                    O meu sogro teve um acidente nos mesmos moldes, já lá vão uns 10 anos. Parado encostado ao eixo da via para aceder a uma entrada privada. Quando arranca para fazer a manobra e já atravessado um motociclo que vem a ultrapassar uma meia dúzia de carros, que entretanto tinham parado á espera que o meu sogro concluísse a manobra, embate-lhe praticamente a meio do carro. No local existe linha continua e na altura a decisão das seguradoras foi 50/50.
                                                    A culpa às vezes também é do de trás.

                                                    Se o carro à minha frente for virar à esquerda eu encosto à direita para que os carros atrás consigam perceber isso.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                      assim a olho por cento....99% não verifica porra nenhuma quando vai virar à esquerda.

                                                      De qualquer das maneiras nas situações em que a manobra é indicada e com a devida antecedência, não posso concordar com os 50/50, tenha o condutor verificado ou não se vinha alguém a ultrapassar
                                                      E foi essa a decisão no acórdão que publiquei. 100% culpa de quem vem de trás mesmo tendo se estabelecido que quem ía virar não verificou se estava a ser ultrapassado. Daí a minha dúvida.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Há novidades?

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X