Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Batida por trás + participação tardia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Batida por trás + participação tardia

    Boas noites,
    Ora hoje, com um ano e duas semanas de carta, tive o meu primeiro "acidente".

    Ao sair de uma rotunda e entrar numa estrada de calçada (molhada), o homem que ia à minha frente, depois de ter andado uns valentes metros na mesma, pensou que "a rua era de sentido único e ia em contramão", numa estrada praticamente "chave" da cidade, e travou a fundo. O carro dele, recente e com ABS, parou instantaneamente (iamos a uns 30 no maximo), aqui o pobre coitado do corsa b, velho, mais o susto e consequente sapatada no travão, foi a deslizar na calçada até beijar a traseira do outro...

    Danos no carro do homem 0, no meu alguns mas só chaparia.

    Combinámos que o homem ia levar o carro à oficina e se tivesse alguns estragos entraria em contacto comigo para fazer participação amigável (eu deixei ir porque assumi que, batendo por trás, as seguradoras me dariam como culpado e teria de pagar o meu arranjo de qualquer das formas...). Ora maximo 10 minutos depois o homem liga me a dizer que já tem o carro no elevador e que realmente está estragado.

    *Antes de assinar a participação, quero ter a certeza a certeza que estou descansado, daí as minhas perguntas:

    -O carro e a apólice do seguro estão em nome do meu pai. Posso simplesmente dizer que realmente ele é que é o condutor regular do carro e fica por aí?

    -Penso que não, mas há alguma hipótese de ter outras represálias para além da agravante do seguro? (multas, pontos, whatever);

    -E por último, mais uma vez penso que não, mas há alguma forma de conseguir que o seguro pague as reparações do meu carro? Continuo sem perceber porque alguém ia parar no meio daquela rua e daquela forma... A não ser que seja pensado


    Desculpem lá pela parede de texto, para além de um pedido de opinião este post também foi um desabafo para mim e agradeço desde já as respostas.

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por brgil96; 29 December 2017, 22:42.

    #2
    Não terás problemas com pontos na carta.

    Quanto ao caso, eu faria a participação na seguradora, mas se isso foi como descreves, pode ser que seja 50/50. Tu violaste o nº 1 do artigo 18 do CE, e ele violou o nº 2 do artigo 24 do mesmo código. E antes que perguntes, isto significa que a seguradora do outro paga 50 % do valor da peritagem do teu carro, e vice versa com a tua seguradora. Podes sempre pedir o valor (os tais 50%) e depois mandas arranjar onde quiseres.

    O importante agora é explicar muito bem que não havia perigo para a tal travagem súbita.

    Comentário


      #3
      Para criar debate.

      Número 2 art 24 do CE.

      Edit: Já vi que me atrasei

      Comentário


        #4
        Carro e seguro em nome do pai para pagar menos, se a seguradora topa a coisa vai ficar preta...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
          Carro e seguro em nome do pai para pagar menos, se a seguradora topa a coisa vai ficar preta...
          É só dizer que o Pai lhe emprestou o carro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
            Carro e seguro em nome do pai para pagar menos, se a seguradora topa a coisa vai ficar preta...
            Como é que topa?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Não terás problemas com pontos na carta.

              Quanto ao caso, eu faria a participação na seguradora, mas se isso foi como descreves, pode ser que seja 50/50. Tu violaste o nº 1 do artigo 18 do CE, e ele violou o nº 2 do artigo 24 do mesmo código. E antes que perguntes, isto significa que a seguradora do outro paga 50 % do valor da peritagem do teu carro, e vice versa com a tua seguradora. Podes sempre pedir o valor (os tais 50%) e depois mandas arranjar onde quiseres.

              O importante agora é explicar muito bem que não havia perigo para a tal travagem súbita.
              Então posso preencher a participação amigável com o homem ou é melhor tratar diretamente com a seguradora? E nesse caso cada um de nós faria uma participação?
              Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
              Carro e seguro em nome do pai para pagar menos, se a seguradora topa a coisa vai ficar preta...
              Para todos os efeitos, ele só me emprestou o carro porque tive de vir à cidade tratar de uns assuntos pessoais. Estou a estudar em Leiria e uso transportes publicos quando preciso.
              Editado pela última vez por brgil96; 29 December 2017, 22:35.

              Comentário


                #8
                Acho que agora nesta fase torna-se indiferente se preenches com a declaração amigável com o outro condutor ou se a preenches unilateralmente e a entregas na seguradora. Mas podes fazer essa questão à própria seguradora.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  É só dizer que o Pai lhe emprestou o carro.
                  Qual é o problema? O seguro não pode estar em nome de outro, e o carro ser conduzido por outras pessoas?
                  O meu seguro do meu carro não diz que, não cobre o pagamento dos danos causados em caso de acidente no caso de eu não ser o condutor.

                  Comentário


                    #10
                    "O carro e a apólice do seguro estão em nome do meu pai. Posso simplesmente dizer que realmente ele é que é o condutor regular do carro e fica por aí?"

                    Mas em que e que este facto influencia o caso em questão?
                    Onde está a legislação que diz que, um veículo só pode ser conduzido pelo titular da apólice do seguro?

                    Se assim fosse não podia conduzir as carrinhas do trabalho.

                    Na empresa onde trabalhava fui chamado, por causa de uma funcionária com a carrinha da empresa, ter raspado num carro estacionado. No titular do seguro colocamos o nome da empresa, conforme a carta verde e no nome do condutor, a pessoa que conduzia a carrinha e que bateu. Não houve qualquer problema, nem se quer a seguradora exigiu a cópia do contrato de trabalho do condutor, ou a autorização para a pessoa em causa poder conduzir os veículos da empresa

                    Comentário


                      #11
                      não são represálias, são consequências.

                      entrega a declaração na tua seguradora, mesmo sem entregares preenchida com o outro tipo. depois as seguradoras entram em contacto uma com a outra. descreve pormenorizadamente o acidente e refere que ele travou a fundo sem razão aparente e sem perigos na estrada.

                      eu também tive um acidente com um tipo que no final de uma longa subida deixou o carro ir abaixo e na axxa disseram-me logo que eu era culpado, mesmo tendo nós chamado a gnr ao local, que também referiu que quem batia por trás era culpado por não guardar margem de segurança. ia a 20 à hora e ainda me tentei desviar ao mesmo tempo que meti o pé ao travão. supostamente o carro do tipo estava com problemas dos injetores. eu não me declarei culpado, mas mesmo assim paguei cerca de 500€ às minhas custas na altura e o tipo teve o 4º acidente em 2 anos, todos sem culpa.

                      Comentário


                        #12
                        Bem, pelos vistos posso estar descansado e confiar no sistema... É que uma pessoa tem carta há pouco tempo, e com todos os mais velhos com o diz que disse que ficou sem carta porque isto e porque aquilo etc...
                        Obrigado a todos pela ajuda

                        Comentário


                          #13
                          Tiveste tu de pagar 500€? Por que razão? Não seria essa a função da seguradora?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            eu também tive um acidente com um tipo que no final de uma longa subida deixou o carro ir abaixo e na axxa disseram-me logo que eu era culpado, mesmo tendo nós chamado a gnr ao local, que também referiu que quem batia por trás era culpado por não guardar margem de segurança. ia a 20 à hora e ainda me tentei desviar ao mesmo tempo que meti o pé ao travão. supostamente o carro do tipo estava com problemas dos injetores. eu não me declarei culpado
                            Qual é a dúvida de que foste culpado?

                            Comentário


                              #15
                              distancia de segurança !!! Não sabem o significado ????


                              Andam colados aos outros e depois queixam-se ..... numa subida ?? em piso molhado ??? ah e tal o meu carro não têm ABS !!! ainda mais segurança se deve ter !!!

                              é muito complicado ficar sem culpa quando se bate por trás !!!

                              seria preciso provar que o da frente fez de propósito !! mesmo arranjando "testemunhas de bolso" não é fácil !!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ricbarata Ver Post
                                distancia de segurança !!! Não sabem o significado ????


                                Andam colados aos outros e depois queixam-se ..... numa subida ?? em piso molhado ??? ah e tal o meu carro não têm ABS !!! ainda mais segurança se deve ter !!!

                                é muito complicado ficar sem culpa quando se bate por trás !!!

                                seria preciso provar que o da frente fez de propósito !! mesmo arranjando "testemunhas de bolso" não é fácil !!!
                                Teoria da batata.

                                Ambos cometem uma infração ao CE, qual a dúvida?

                                Um trava repentinamente sem motivo o que originou o embate.
                                Um não guarda a distância de segurança o que originou o embate.

                                Não sou adivinho, mas a conseguir provar a travagem sem motivo, é um caso claro de 50/50. (Injustamente).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                  "O carro e a apólice do seguro estão em nome do meu pai. Posso simplesmente dizer que realmente ele é que é o condutor regular do carro e fica por aí?"

                                  Mas em que e que este facto influencia o caso em questão?
                                  Onde está a legislação que diz que, um veículo só pode ser conduzido pelo titular da apólice do seguro?

                                  Se assim fosse não podia conduzir as carrinhas do trabalho.

                                  Na empresa onde trabalhava fui chamado, por causa de uma funcionária com a carrinha da empresa, ter raspado num carro estacionado. No titular do seguro colocamos o nome da empresa, conforme a carta verde e no nome do condutor, a pessoa que conduzia a carrinha e que bateu. Não houve qualquer problema, nem se quer a seguradora exigiu a cópia do contrato de trabalho do condutor, ou a autorização para a pessoa em causa poder conduzir os veículos da empresa
                                  Isto já foi aqui discutido vezes sem conta...

                                  Qualquer pessoa pode conduzir qualquer veiculo!

                                  O que está em causa é a habitualidade da condução e as informações que foram prestadas á seguradora aquando da contratação da apólice.

                                  Se o pai compra o carro, faz o seguro em seu nome, e indica-se a si como condutor habitual, pois tem 40 anos e carta há 20 anos, não tendo pois agravamentos como teria se indicasse o filho como condutor habitual (a verdade), o qual tem 20 anos e carta há uns meses, está a prestar falsas declarações á seguradora que influem nas condições do contrato.

                                  Num extremo, e desde que se faça prova, pode ser aplicado o Código Comercial:

                                  Art.º 429.º
                                  Nulidade do seguro por inexactidões ou omissões
                                  Toda a declaração inexacta, assim como toda a reticência de factos ou circunstânciasconhecidas pelo segurado ou por quem fez o seguro, e que teriam podido influir sobre aexistência ou condições do contrato tomam o seguro nulo.
                                  § único. Se da parte de quem fez as declarações tiver havido má fé o segurador terádireito ao prémio.
                                  Quanto ao acidente aqui relatado:

                                  Ao sair de uma rotunda e entrar numa estrada de calçada (molhada), o homem que ia à minha frente, depois de ter andado uns valentes metros na mesma, pensou que "a rua era de sentido único e ia em contramão", numa estrada praticamente "chave" da cidade, e travou a fundo. O carro dele, recente e com ABS, parou instantaneamente (iamos a uns 30 no maximo), aqui o pobre coitado do corsa b, velho, mais o susto e consequente sapatada no travão, foi a deslizar na calçada até beijar a traseira do outro...
                                  Estes são factos, inclusive admitidos pelo autor. Já a travagem a fundo, será que foi assim tão a fundo?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                                    Teoria da batata.

                                    Ambos cometem uma infração ao CE, qual a dúvida?

                                    Um trava repentinamente sem motivo o que originou o embate.
                                    Um não guarda a distância de segurança o que originou o embate.

                                    Não sou adivinho, mas a conseguir provar a travagem sem motivo, é um caso claro de 50/50. (Injustamente).
                                    E nesta situação, como posso comprovar que de facto travou a fundo? Tinha uma pessoa comigo no carro, mas suponho que não seja considerada uma testemunha fiavel
                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                    Isto já foi aqui discutido vezes sem conta...

                                    Qualquer pessoa pode conduzir qualquer veiculo!

                                    O que está em causa é a habitualidade da condução e as informações que foram prestadas á seguradora aquando da contratação da apólice.

                                    Se o pai compra o carro, faz o seguro em seu nome, e indica-se a si como condutor habitual, pois tem 40 anos e carta há 20 anos, não tendo pois agravamentos como teria se indicasse o filho como condutor habitual (a verdade), o qual tem 20 anos e carta há uns meses, está a prestar falsas declarações á seguradora que influem nas condições do contrato.

                                    Num extremo, e desde que se faça prova, pode ser aplicado o Código Comercial:



                                    Quanto ao acidente aqui relatado:



                                    Estes são factos, inclusive admitidos pelo autor. Já a travagem a fundo, será que foi assim tão a fundo?
                                    Como já Disse acima, o meu pai É o condutor habitual do carro. Penso que não haja problemas, até porque basta ver os registos do carro e do seguro para perceber que realmente é ele o condutor habitual, a menos que eu tenha começado a conduzir com 6 anos de idade... o

                                    Em relação à última pergunta, o suficiente para assustar... Se eu tivesse travado com calma o carro não tinha bloqueado as rodas e teria parado sem qualquer problema

                                    Mas lá está, como é que provo isto? Já vi que dificilmente vai ser 50/50 sequer... Conseguem me dizer se, dado como culpado, só terei de pagar o arranjo do meu carro? É que a história do outro user que pagou 500€ deixou me com medo agora..

                                    Edit2: o homem da frente, mal lhe bati, tirou o carro do sítio e estacionou o mais a frente. No caso de acidente, não é suposto deixar as viaturas no sítio?
                                    Editado pela última vez por brgil96; 30 December 2017, 14:28.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                      Carro e seguro em nome do pai para pagar menos, se a seguradora topa a coisa vai ficar preta...
                                      Aqui em casa são 5 carros todos em nome de seguro do meu pai, e são 4 pessoas diferentes que os conduzem, nunca me falaram que podia dar problemas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                        Qual é o problema? O seguro não pode estar em nome de outro, e o carro ser conduzido por outras pessoas?
                                        O meu seguro do meu carro não diz que, não cobre o pagamento dos danos causados em caso de acidente no caso de eu não ser o condutor.
                                        Mas eu não disse que havia problema...antes pelo contrário.

                                        Comentário


                                          #21
                                          A pessoa ao teu lado serve como testemunha.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por brgil96 Ver Post
                                            E nesta situação, como posso comprovar que de facto travou a fundo? Tinha uma pessoa comigo no carro, mas suponho que não seja considerada uma testemunha fiavel
                                            Como já Disse acima, o meu pai É o condutor habitual do carro. Penso que não haja problemas, até porque basta ver os registos do carro e do seguro para perceber que realmente é ele o condutor habitual, a menos que eu tenha começado a conduzir com 6 anos de idade... o

                                            Em relação à última pergunta, o suficiente para assustar... Se eu tivesse travado com calma o carro não tinha bloqueado as rodas e teria parado sem qualquer problema

                                            Mas lá está, como é que provo isto? Já vi que dificilmente vai ser 50/50 sequer... Conseguem me dizer se, dado como culpado, só terei de pagar o arranjo do meu carro? É que a história do outro user que pagou 500€ deixou me com medo agora..

                                            Edit2: o homem da frente, mal lhe bati, tirou o carro do sítio e estacionou o mais a frente. No caso de acidente, não é suposto deixar as viaturas no sítio?
                                            Eu não trabalho em seguros nem sou experiente nesses casos. Apenas te posso falar de situações que passei ou que pessoas que me são próximas passaram. Neste contexto e fazendo fé no que escreveste aqui, a tua versão deve resumir-se a que o outro condutor travou e parou o carro sem motivo aparente (perigo), e que ao travares o teu carro acabou na traseira do outro. Podes referir que o outro te disse que pensava que ia em contra-mão (se, de facto foi isso que sucedeu). Se a tua versão for aceite, a probabilidade de acabar em 50/50 é grande. Mas podes ter o azar de isso não acontecer e teres 100 % da culpa.

                                            No limite (já me aconteceu) as seguradoras podem não estar de acordo. Imagina a tua dizer que é 50/50 e a outra dizer que a culpa é 100% tua. Se isso acontecer, logo vês as hipóteses que tens.

                                            P.S. A história dos 500 € do caditonuno, presumo que tenha pago a reparação do bolso dele para não participar ao seguro, ou então foi a reparação do carro dele, no caso de ter participado o acidente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              foi o meu arranjo. participei ao seguro e ficou-me mais caro uns 40€ no ano seguinte.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                                                Teoria da batata.

                                                Ambos cometem uma infração ao CE, qual a dúvida?

                                                Um trava repentinamente sem motivo o que originou o embate.
                                                Um não guarda a distância de segurança o que originou o embate.

                                                Não sou adivinho, mas a conseguir provar a travagem sem motivo, é um caso claro de 50/50. (Injustamente).


                                                os "mas" e os "ses" por vezes estragam tudo !!!!


                                                e quem fôr na frente "alegar" que teve que fazer uma travagem de emergência porque um gato se atravessou á frente ???


                                                é a tua palavra contra a minha !!!


                                                adorava saber quantos acidentes do bateu por trás é dada a culpa ao carro da frente ????


                                                Não conduzem defensivamente, com juízo e a tentar "calcular" o que os outros condutores podem vir a fazer e depois queixassem-se

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Basta procurar na internet, alguns resolvidos em tribunal com 50/50 e outros 00/100

                                                  Basta ele colocar a testemunha que dificilmente não irá ser 50/50.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ricbarata Ver Post
                                                    os "mas" e os "ses" por vezes estragam tudo !!!!


                                                    e quem fôr na frente "alegar" que teve que fazer uma travagem de emergência porque um gato se atravessou á frente ???


                                                    é a tua palavra contra a minha !!!


                                                    adorava saber quantos acidentes do bateu por trás é dada a culpa ao carro da frente ????


                                                    Não conduzem defensivamente, com juízo e a tentar "calcular" o que os outros condutores podem vir a fazer e depois queixassem-se
                                                    Tens aqui um:

                                                    http://www.dgsi.pt/jtrl1.nsf/0/2c7dd...e?OpenDocument

                                                    Culpa: 50/50.

                                                    Há que entender uma coisa: é uma violação ao CE travar subitamente sem qualquer motivo aparente.

                                                    Conseguindo justificar que não havia justificação para travar, sim a culpa é logicamente 50/50. O pior é arranjar provas, havendo testemunhas é mais fácil.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                                                      Basta procurar na internet, alguns resolvidos em tribunal com 50/50 e outros 00/100

                                                      Basta ele colocar a testemunha que dificilmente não irá ser 50/50.

                                                      já estamos a falar em tribunal ???

                                                      e quantos estão dispostos a isso ??


                                                      ter mais chatices, mais despesas ????


                                                      e não esquecer que o outro também pode arranjar testemunha !!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É importante chamar sempre algum opc nestas situações, assim nunca há (às vezes tentam), testemunhas inventadas.

                                                        Sempre que não se concorda com a decisão pode e deve recorrer da mesma, em último caso nas instâncias correctas.

                                                        Despesas com tribunal? Não paga seguro?

                                                        Por pessoas não se quererem chatear é que há os chamados "espertos", a lucrar com a falta de conhecimento de algumas pessoas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                          Tens aqui um:

                                                          http://www.dgsi.pt/jtrl1.nsf/0/2c7dd...e?OpenDocument

                                                          Culpa: 50/50.

                                                          Há que entender uma coisa: é uma violação ao CE travar subitamente sem qualquer motivo aparente.

                                                          Conseguindo justificar que não havia justificação para travar, sim a culpa é logicamente 50/50. O pior é arranjar provas, havendo testemunhas é mais fácil.

                                                          isso aconteceu porque a empresa em questão (CARRIS) têm departamento jurídico e muitas vezes as testemunhas são os próprios passageiros, mas ao que parece neste caso devia ir reservado, já que o destino seria a estação de C.Ruivo.

                                                          agora em particular versus particular

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ricbarata Ver Post
                                                            isso aconteceu porque a empresa em questão (CARRIS) têm departamento jurídico e muitas vezes as testemunhas são os próprios passageiros, mas ao que parece neste caso devia ir reservado, já que o destino seria a estação de C.Ruivo.

                                                            agora em particular versus particular
                                                            Por algum motivo tens proteção jurídica no teu seguro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X