Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente com carro de trabalho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Acidente com carro de trabalho

    Boas, tive um acidente com o carro da empresa, bati num trator e depois fui projetado para uma ribanceira onde bati numa arvore, o carro ficou completamente amassado acho que é sucata. O trator tambem deve ser visto que lhe saltou uma roda e partiu aquela zona.
    A minha duvida é a seguinte, posso ter de pagar todos esses danos ou é a empresa?
    O trator estava a fazer uma manobra perigosa logo a seguir a uma curva de fraca visibilidade e ja nao tive tempo de parar.
    Mas tambem devia vir a uns 70/80 kmh numa zona de 50.

    Alguem dabe como se vai processar a situacao agora?
    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por Dre74 Ver Post
    Boas, tive um acidente com o carro da empresa, bati num trator e depois fui projetado para uma ribanceira onde bati numa arvore, o carro ficou completamente amassado acho que é sucata. O trator tambem deve ser visto que lhe saltou uma roda e partiu aquela zona.
    A minha duvida é a seguinte, posso ter de pagar todos esses danos ou é a empresa?
    O trator estava a fazer uma manobra perigosa logo a seguir a uma curva de fraca visibilidade e ja nao tive tempo de parar.
    Mas tambem devia vir a uns 70/80 kmh numa zona de 50.

    Alguem dabe como se vai processar a situacao agora?
    Obrigado
    Nem o professor Mambo, quanto mais o fórum...
    Existem provas ou testemunhas de que o trator efetuou uma manobra perigosa?
    Estavas a usar o carro em trabalho? Se estavas, qual é o problema? Para isso é que servem os seguros. Se a empresa não tem seguro contra todos, é problema dela.
    Se não estavas, depende deles. Se não tinhas autorização para o usar, o problema passa a ser teu.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
      Nem o professor Mambo, quanto mais o fórum...
      Existem provas ou testemunhas de que o trator efetuou uma manobra perigosa?
      Estavas a usar o carro em trabalho? Se estavas, qual é o problema? Para isso é que servem os seguros. Se a empresa não tem seguro contra todos, é problema dela.
      Se não estavas, depende deles. Se não tinhas autorização para o usar, o problema passa a ser teu.
      Sim. Estava a usar em Trabalho.
      O trator estava a virar a esquerda para entrar num terreno logo a seguir a uma curva a direita de fraca visibilidade.
      Exiatem testemunhas, mas as testemunhas que viram o trator tambem me viram a vir em excesso de velocidade.
      Editado pela última vez por Dre74; 02 April 2018, 14:22.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Dre74 Ver Post
        Sim. Estava a usar em Trabalho.
        O trator estava a virar a esquerda para entrar num terreno logo a seguir a uma curva a direita de fraca visibilidade.
        Exiatem testemunhas, mas as testemunhas que viram o trator tambem me viram a vir em excesso de velocidade.
        E como sabem que vinhas em excesso de velocidade? Olhómetro?

        Comentário


          #5
          Pois. Realmente nao ha nada que prove.
          Nem sequer marcas de travagem

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Real Ver Post
            E como sabem que vinhas em excesso de velocidade? Olhómetro?

            Pois. Realmente nao ha nada que prove.
            Nem sequer marcas de travagem

            Comentário


              #7
              Sopraste ao balão e tinhas álcool? Estavas impedido de conduzir por algum motivo?
              Até podes ter toda a culpa. Mas se não estavas a conduzir ilegalmente creio que o seguro não te pode exigir nada.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                Nem o professor Mambo, quanto mais o fórum...
                Existem provas ou testemunhas de que o trator efetuou uma manobra perigosa?
                Estavas a usar o carro em trabalho? Se estavas, qual é o problema? Para isso é que servem os seguros. Se a empresa não tem seguro contra todos, é problema dela.
                Se não estavas, depende deles. Se não tinhas autorização para o usar, o problema passa a ser teu.
                Se ele for dado como culpado e a empresa não tiver seguro contra todos os riscos, o problema é dele, pois se a empresa quiser, vai ter que pagar o arranjo do carro da empresa do bolso dele

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                  Se ele for dado como culpado e a empresa não tiver seguro contra todos os riscos, o problema é dele, pois se a empresa quiser, vai ter que pagar o arranjo do carro da empresa do bolso dele
                  O arranjo nao que aquilo e sucata.
                  E o do trator? O seguro cobre certo?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Dre74 Ver Post
                    O arranjo nao que aquilo e sucata.
                    E o do trator? O seguro cobre certo?
                    Claro, tem que ter seguro contra terceiros.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                      Claro, tem que ter seguro contra terceiros.
                      Em casos limite pode ser responsabilizado pelo tractor também (p.ex. se estivesse alcoolizado). Acredito que se estivesse a usar o carro sem autorização o mesmo se passasse.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                        Se ele for dado como culpado e a empresa não tiver seguro contra todos os riscos, o problema é dele, pois se a empresa quiser, vai ter que pagar o arranjo do carro da empresa do bolso dele
                        desculpa??
                        talvez se na eventualidade do contrato estiver mencionado algo em relação a isso.
                        até pode ele é receber uma indeminização do seguro (de trabalho obrigatório) caso tenha danos ou baixa médica se necessário pois estava em trabalho e ao serviço do empregador.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                          desculpa??
                          talvez se na eventualidade do contrato estiver mencionado algo em relação a isso.
                          até pode ele é receber uma indeminização do seguro (de trabalho obrigatório) caso tenha danos ou baixa médica se necessário pois estava em trabalho e ao serviço do empregador.
                          Não tens que pedir desculpa, se disse o que disse foi com conhecimento de causa.

                          Conheci um caso em concreto em que a vendedora bateu no carro com culpa dela,o Patrão foi informar-se e legalmente quem tinha que pagar o arranjo era o trabalhador. A empresa acabou por pagar metade e a trabalhadora a outra metade.

                          O seguro de trabalho do trabalhador é outra coisa, nada tem a ver com o carro.

                          Comentário


                            #14
                            só acredito nessa historia mediante o que disse :
                            talvez se na eventualidade do contrato estiver mencionado algo em relação a isso.
                            porque de resto, não um trabalhador não tem de pagar por danos num instrumento de trabalho sem que seja provada a intenção deliberada de o fazer ou o desrespeito da regras de funcionamento do mesmo...... e para a empresa provar isso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                              só acredito nessa historia mediante o que disse :


                              porque de resto, não um trabalhador não tem de pagar por danos num instrumento de trabalho sem que seja provada a intenção deliberada de o fazer ou o desrespeito da regras de funcionamento do mesmo...... e para a empresa provar isso.
                              Não estava nada referido no contrato, a trabalhadora tinha um contrato de trabalho normalíssimo.
                              Nem sempre as leis são lógicas e justas...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                Em casos limite pode ser responsabilizado pelo tractor também (p.ex. se estivesse alcoolizado). Acredito que se estivesse a usar o carro sem autorização o mesmo se passasse.
                                Nao estava alcoolizado, e estava tudo legal. Estava dentro do horario de trabalho e faz parte do meu trabalho conduzir.
                                Foi inclusive chamada a gnr e feitos os testes de alcoolemia tanto a mim como ao outro condutor.
                                Agora tambem sei que o outro condutor nao tem carta de conducao e que o reboque que ele tinha atrelado ao trator nao tem seguro.
                                Se bem que acho que so e preciso ter uma licensa para conduzir tratores ou na via publica e preciso a carta mesmo?

                                Comentário


                                  #17
                                  Isso é muito estranho, acredito mais que o patrão tenha atirado o barro á parede a dizer que ela tinha de pagar tudo, mas como ele até era um gajo porreiro pagava metade.

                                  Se voces soubesse o que eu me ri (não de achar piada) ao ler esta historia
                                  Há cerca de 3 meses tive um acidente quase igual a este, porra, coincidência do caraças. No meu caso era uma reta do caraças, e no fim da reta esta o trator parado na berma, vejo o velhote a sair para ir abrir a cancela do lado esquerdo, vejo a voltar para o trator, e eu sempre a aproximar-me, quando já estou perto dele o homem arranca para atravessar para entrar no campo a esquerda, mal de tempo para meter pé ao travão. Desviei-me mas mesmo assim bati e arrancou-me tudo do lado direito, eu não vinha a 50km/h.
                                  A culpa foi do trator.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Dre74 Ver Post
                                    Nao estava alcoolizado, e estava tudo legal. Estava dentro do horario de trabalho e faz parte do meu trabalho conduzir.
                                    Foi inclusive chamada a gnr e feitos os testes de alcoolemia tanto a mim como ao outro condutor.
                                    Agora tambem sei que o outro condutor nao tem carta de conducao e que o reboque que ele tinha atrelado ao trator nao tem seguro.
                                    Se bem que acho que so e preciso ter uma licensa para conduzir tratores ou na via publica e preciso a carta mesmo?
                                    as questões em relação à legalidade do outro interveniente nada têm a ver com tu teres ou não de pagar danos no instrumento de trabalho que o empregador colocou à tua disposição de forma a desempenhares a função para que foste contratado.
                                    até digo mais, se sentes que de alguma forma ficaste lesionado/lesado ao serviço da empresa pode ser usado o seguro de trabalho.

                                    o pior que te pode acontecer é ires de vela no fim do contrato ou se fores efetivo tentarem fazer-te a cama de alguma forma. mas pagares o dano numa ferramenta/maquinaria de trabalho sem provas muito fortes de dolo em tribunal não vai acontecer, partindo do principio que nada diz no teu contrato de trabalho em relação a isso.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Dre74 Ver Post
                                      Nao estava alcoolizado, e estava tudo legal. Estava dentro do horario de trabalho e faz parte do meu trabalho conduzir.
                                      Foi inclusive chamada a gnr e feitos os testes de alcoolemia tanto a mim como ao outro condutor.
                                      Agora tambem sei que o outro condutor nao tem carta de conducao e que o reboque que ele tinha atrelado ao trator nao tem seguro.
                                      Se bem que acho que so e preciso ter uma licensa para conduzir tratores ou na via publica e preciso a carta mesmo?
                                      tu ai não tens escapatória possível, vais sempre ser o culpado, nessa situação, quando ao resto danos materiais a tua empresa tem de ter seguro que cobre isso tudo, agora claro como já foi referido esta situação na vista do prisma da empresa nunca será boa e pode-te vir a sair cara no futuro...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                        Não tens que pedir desculpa, se disse o que disse foi com conhecimento de causa.

                                        Conheci um caso em concreto em que a vendedora bateu no carro com culpa dela,o Patrão foi informar-se e legalmente quem tinha que pagar o arranjo era o trabalhador. A empresa acabou por pagar metade e a trabalhadora a outra metade.

                                        O seguro de trabalho do trabalhador é outra coisa, nada tem a ver com o carro.
                                        Há que situar a questão.

                                        Isto não se tratou de um acidente rodoviário, no termo propriamente dito, mas sim de um acidente de trabalho. Em termos legais são muito diferentes.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Entao mas expliquem-me uma coisa.
                                          Pronto bati com o carro num trator e possivelmente vao os dois para a sucata.
                                          Nas piores das hipoteses terei que pagar o arranjo do carro á empresa ou se nao tiver arranjo chegar a uma especie de acordo. Isto na pior das hipoteses certo?
                                          Entao e quanto ao outro veiculo nao tenho de me preocupar pois ai ja é o seguro nao é?
                                          É que se for "só" o ter de pagar e não tiver mais chatisses...
                                          Com o meu lugar na empreaa nao estou preocupado pois tenho a certeza que nao me irao mandar embora.
                                          Ah e nao houve feridos nenhuns.
                                          Editado pela última vez por Dre74; 03 April 2018, 07:26.

                                          Comentário


                                            #22
                                            se estavas em trabalho ou na deslocação casa/trabalho NÃO TENS DE PAGAR ABSOLUTAMENTE NADA, a menos que confesses que agiste por dolo
                                            no máximo e na pior das hipóteses a empresa fica lixada contigo e arranja forma legal de te dar uns patins.

                                            em relação ao acidente em si, se fores culpado o seguro obrigatório da tua viatura paga os prejuízos do outro.
                                            os prejuízos da tua viatura podem ou não estar cobertos pelo seguro mas ai o problema é da opção que a tua empresa fez ao contratar o seguro.
                                            se não estiverem cobertos das duas três, ou a empresa paga o arranjo ou compra outro carro ou fica com a frota reduzida em uma viatura.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                                              Há que situar a questão.

                                              Isto não se tratou de um acidente rodoviário, no termo propriamente dito, mas sim de um acidente de trabalho. Em termos legais são muito diferentes.
                                              É um acidente de trabalho e um rodoviário; Rodoviário porque envolve veiculos e vai ser acionado o seguro do carro, quer seja contra terceiros, quer seja contra todos os riscos. De trabalho, caso o trabalhador se tenha magoado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Dre74 Ver Post
                                                Entao mas expliquem-me uma coisa.
                                                Pronto bati com o carro num trator e possivelmente vao os dois para a sucata.
                                                Nas piores das hipoteses terei que pagar o arranjo do carro á empresa ou se nao tiver arranjo chegar a uma especie de acordo. Isto na pior das hipoteses certo?
                                                Entao e quanto ao outro veiculo nao tenho de me preocupar pois ai ja é o seguro nao é?
                                                É que se for "só" o ter de pagar e não tiver mais chatisses...
                                                Com o meu lugar na empreaa nao estou preocupado pois tenho a certeza que nao me irao mandar embora.
                                                Ah e nao houve feridos nenhuns.
                                                Sim é isso.

                                                Mas não tens hipótese de saber se o carro da empresa tem seguro contra todos os riscos? É que se tiver aí não tens que te preocupar com nada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                  se estavas em trabalho ou na deslocação casa/trabalho NÃO TENS DE PAGAR ABSOLUTAMENTE NADA, a menos que confesses que agiste por dolo
                                                  no máximo e na pior das hipóteses a empresa fica lixada contigo e arranja forma legal de te dar uns patins.

                                                  em relação ao acidente em si, se fores culpado o seguro obrigatório da tua viatura paga os prejuízos do outro.
                                                  os prejuízos da tua viatura podem ou não estar cobertos pelo seguro mas ai o problema é da opção que a tua empresa fez ao contratar o seguro.
                                                  se não estiverem cobertos das duas três, ou a empresa paga o arranjo ou compra outro carro ou fica com a frota reduzida em uma viatura.
                                                  Então se eu sofrer um acidente na deslocação casa/trabalho ou vice-versa, e perder o carro (isto é, não ter arranjo), tenho direito a indemnização?

                                                  Pergunto porque isso aconteceu-me.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                                                    Então se eu sofrer um acidente na deslocação casa/trabalho ou vice-versa, e perder o carro (isto é, não ter arranjo), tenho direito a indemnização?

                                                    Pergunto porque isso aconteceu-me.
                                                    Se for com o teu carro pessoal e se ficares com alguma mazela física entra em actuação o seguro de trabalho, isto porque o percurso casa/trabalho/casa é por lei encarado como trabalho. Se for só danos materiais, no caso do teu carro particular, então aí só entra o seguro do teu carro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ía responder mas o MikePug antecipou-se

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                                                        Então se eu sofrer um acidente na deslocação casa/trabalho ou vice-versa, e perder o carro (isto é, não ter arranjo), tenho direito a indemnização?

                                                        Pergunto porque isso aconteceu-me.
                                                        mas estás a falar do quê em concreto? do teu carro pessoal?
                                                        tu tens direito sim a indeminização/pagamento de despesas medicas pois o seguro de trabalho cobre apenas danos corporais do trabalhador, se bem que não é cumulativo com outros seguros ou seja se devido a esse acidente ficares sem o dedo mindinho ou optas por receber indeminização via seguro de trabalho ou via seguro auto (se aplicável).
                                                        os entendidos dizem que habitualmente um dos seguros paga melhor que o outro.........mas não sei qual.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                          Se for com o teu carro pessoal e se ficares com alguma mazela física entra em actuação o seguro de trabalho, isto porque o percurso casa/trabalho/casa é por lei encarado como trabalho. Se for só danos materiais, no caso do teu carro particular, então aí só entra o seguro do teu carro.
                                                          Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                          Ía responder mas o MikePug antecipou-se
                                                          Ah bolas...

                                                          Obrigado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                                            mas estás a falar do quê em concreto? do teu carro pessoal?
                                                            tu tens direito sim a indeminização/pagamento de despesas medicas pois o seguro de trabalho cobre apenas danos corporais do trabalhador, se bem que não é cumulativo com outros seguros ou seja se devido a esse acidente ficares sem o dedo mindinho ou optas por receber indeminização via seguro de trabalho ou via seguro auto (se aplicável).
                                                            os entendidos dizem que habitualmente um dos seguros paga melhor que o outro.........mas não sei qual.
                                                            Falava apenas em danos materiais, as despesas médicas foram pagas pelo seguro de saúde que tenho.

                                                            Ao ler o teu post que citei em cima, fiquei com a ideia que o seguro de trabalho cobria os danos no veículo nas deslocação casa/trabalho/casa.
                                                            Mas já responderam, obrigado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X