Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida sobre velocidade após sinal e entrocamentos.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Código da Estrada] Duvida sobre velocidade após sinal e entrocamentos.

    Boas,

    Do que sei um entroncamento, cruzamento e afins anula a anterior proibição de velocidade.

    Ex, vamos numa nacional , passamos uma placa de 70 , a seguir ao próximo entroncamento o limite será 90 certo ?

    Agora que tipo de caminhos são considerados entroncamentos ? Qual a diferenciação entre estrada de terra batida , alcatrão acesso a moradias e afins, como posso destingir isto ?

    #2
    A resposta curta e grossa é... não podes. Ou pelo menos não podes de forma fácil. Haverão alguns entroncamentos que são óbvios que assim o são, mas há muitos acessos privados que não se conseguem facilmente distinguir de entroncamentos por um condutor que não conheça o local.

    É estúpido? Sim! Mas é assim.

    Conclusão, assume que o limite de velocidade se mantem até prova em contrário.

    Comentário


      #3
      E que desconfio que deve receber uma carta em breve de mais uma zona completamente ridícula de caça e desta vez quero contestar esta *****..

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ppais Ver Post
        A resposta curta e grossa é... não podes. Ou pelo menos não podes de forma fácil. Haverão alguns entroncamentos que são óbvios que assim o são, mas há muitos acessos privados que não se conseguem facilmente distinguir de entroncamentos por um condutor que não conheça o local.

        É estúpido? Sim! Mas é assim.

        Conclusão, assume que o limite de velocidade se mantem até prova em contrário.
        Exacto. Existe um sinal específico para terminar as proibições. Se o sinal não existe, então os limites mantêm-se.

        Comentário


          #5





          E assim que acham ?

          Comentário


            #6
            Acho que o limite é 50kmh. Parece uma localidade...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              Acho que o limite é 50kmh. Parece uma localidade...
              En 125 , 90 expecto certos casos (não existe ali localidade apenas a zona da Guia uns km antes e a localidade de Pera a seguir a esta zona ) , alias desde a ultima requalificação que desconfio tenha sido feita por alguém com paralisia cerebral e desde a campanha de 50% desconto em sinais de proibição de 50 e 70 do Leroy Merlin mais parece uma localidade sim.
              Editado pela última vez por Taurus; 18 May 2018, 19:13.

              Comentário


                #8
                Isso é evidentemente um entroncamento com uma via pública.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                  Isso é evidentemente um entroncamento com uma via pública.
                  Exacto , ora assim aplica se a regra ou não ? São 90 km/h por lei da Estrada nacional ou do sinal de 70 200 metros antes. Visto que o radar está após o entroncamento e presumo que a fotografar por trás.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    Exacto. Existe um sinal específico para terminar as proibições. Se o sinal não existe, então os limites mantêm-se.
                    Não foi isso que eu disse.

                    Segundo a lei, após um entroncamento creio que o limite reverta para o limite standard da estrada em questão a não ser que haja um sinal de zona. No entanto como é difícil saber o que é um entroncamento e o que é um acesso privado, mais vale ser cauteloso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                      Não foi isso que eu disse.

                      Segundo a lei, após um entroncamento creio que o limite reverta para o limite standard da estrada em questão a não ser que haja um sinal de zona. No entanto como é difícil saber o que é um entroncamento e o que é um acesso privado, mais vale ser cauteloso.
                      E o que estou tb a dizer. E vendo o mapa e a outra imagem que mostrei aplicando essa regra o limite será 90, certo?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                        E o que estou tb a dizer. E vendo o mapa e a outra imagem que mostrei aplicando essa regra o limite será 90, certo?
                        Não consigo ter a certeza pela imagem que aquele caminho de terra seja um arruamento oficial. Julgo que teria de ser confirmado no registo municipal mas não sei o detalhe de onde isso consta.

                        Aparentemente pelo google maps será assim. Mas o google maps pode não traduzir a realidade legal.



                        Mas sim, fora isso concordo contigo. É o que diz o Regulamento de Sinalização de Trânsito (DL 22A/98) no nº 14.
                        https://dre.pt/application/file/302975

                        Comentário


                          #13
                          (post duplicado por erro - pode ser eliminado)

                          Comentário


                            #14
                            Taurus, é cumprir escrupulosamente os limites na 125...no sábado fizeram uma caçada como nunca tinha visto...hoje de manhã ia tudo a 50...

                            Comentário


                              #15
                              Presumo que ias sentido Guia -> Pêra, ou seja, na faixa dupla… O limite de 50kmh está depois do inicio das 2 faixas? É que se não, tens este sinal:
                              https://goo.gl/maps/u4rae34fTU52

                              O mesmo aconteceu na Guia no sábado, junto à norauto. (escrevi sobre isso no tópico dos radares)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                                Exacto , ora assim aplica se a regra ou não ? São 90 km/h por lei da Estrada nacional ou do sinal de 70 200 metros antes. Visto que o radar está após o entroncamento e presumo que a fotografar por trás.
                                Se existe esse sinal é esse sinal que tem de se cumprido. A regra generalista dos 90 na estradas nacionais só se aplica na ausência de sinalização.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                  Não foi isso que eu disse.

                                  Segundo a lei, após um entroncamento creio que o limite reverta para o limite standard da estrada em questão a não ser que haja um sinal de zona. No entanto como é difícil saber o que é um entroncamento e o que é um acesso privado, mais vale ser cauteloso.
                                  Eu penso que tem de existir sinalização a informar isso expressamente. E mesmo que não exista, faz sentido que seja dada algum distância de segurança do entroncamento/cruzamento até poder usar a velocidade máxima permitida na estrada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                    Eu penso que tem de existir sinalização a informar isso expressamente. E mesmo que não exista, faz sentido que seja dada algum distância de segurança do entroncamento/cruzamento até poder usar a velocidade máxima permitida na estrada.
                                    Não tem não obtuso.

                                    Aliás por exemplo quando estás num AE e o mesmo acaba e surge a placa a dizer que acabou o AE, então, aí tens que assumir que o limite é 90 km/h e não 120.

                                    Da mesma forma que quando aparece a de localidade já sabes que é 50 e quando acaba, é 90, agora os sinais de proibição só são válidos ( quando fora das localidades atenção ) até ao próximo entroncamento/cruzamento/rotunda.

                                    Por vezes surge o sinal a dizer " fim de todas as proibições " mas obviamente é para relembrar apenas.

                                    Até porque numa rotunda as pessoas vêm de sítios diferentes e se não houver indicação de novo limite, há que assumir que é os 90.

                                    Pelo menos foi o que aprendi na escola de condução em 2006, a menos que a lei tenha mudado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                      Eu penso que tem de existir sinalização a informar isso expressamente. E mesmo que não exista, faz sentido que seja dada algum distância de segurança do entroncamento/cruzamento até poder usar a velocidade máxima permitida na estrada.
                                      Obtuso, citei acima o documento legal que demonstra o contrário do que dizes. Posso estar a interpretar mal... mas não creio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                                        E que desconfio que deve receber uma carta em breve de mais uma zona completamente ridícula de caça e desta vez quero contestar esta *****..

                                        Podes sempre alegar que entraste na estrada nesse entroncamento, não existindo nenhum sinal a indicar o limite entra a zona onde entras e o local onde és fiscalizado podes sempre alegar essa falta de sinalização!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                                          Podes sempre alegar que entraste na estrada nesse entroncamento, não existindo nenhum sinal a indicar o limite entra a zona onde entras e o local onde és fiscalizado podes sempre alegar essa falta de sinalização!
                                          Cuidado com alegar falsidades. Isso é crime e pode dar chatice. Se o radar está imediatamente depois do entroncamento como argumentas que aceleraste de 0 para 90km/h em poucos metros?

                                          Mais vale alegar a verdade suportado pela lei que me parece estar do lado dele neste caso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                                            Taurus, é cumprir escrupulosamente os limites na 125...no sábado fizeram uma caçada como nunca tinha visto...hoje de manhã ia tudo a 50...
                                            Não tenho pachorra para isso, mas sim isto anda do pior ultimamente.

                                            Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                            Presumo que ias sentido Guia -> Pêra, ou seja, na faixa dupla… O limite de 50kmh está depois do inicio das 2 faixas? É que se não, tens este sinal:
                                            https://goo.gl/maps/u4rae34fTU52

                                            O mesmo aconteceu na Guia no sábado, junto à norauto. (escrevi sobre isso no tópico dos radares)
                                            O de 70 está agora uns 5/10 metros depois desse.


                                            Originalmente Colocado por ExCon Ver Post
                                            Podes sempre alegar que entraste na estrada nesse entroncamento, não existindo nenhum sinal a indicar o limite entra a zona onde entras e o local onde és fiscalizado podes sempre alegar essa falta de sinalização!


                                            Nem de mota conseguia isso

                                            Nada de falsidades , no maximo não era eu a conduzir ..

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X