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Como ser autuado nesta situação? Semáforo de velocidade

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    [Código da Estrada] Como ser autuado nesta situação? Semáforo de velocidade

    Neste troço https://www.google.pt/maps/@41.24356...7i13312!8i6656

    O limite é 50, tem semáforos de velocidade, 3 faixas (2+1) 2 a subir 1 descer(sentido contrário). Ora vai um fulano na direita descansadinho da vida, e vem um outro na faixa esquerda a toda velocidade, acciona o vermelho (e passa) o outro que vai na direita, não tem tempo de reação, distração, ou não se apercebe-se da situação passa o vermelho. Entretanto os 2 são autuados.

    Podemos culpabilizar os 2 pelos mesmo acto, embora estive-se "fora do contexto" È que eu deparo-me com esta situação algumas vezes, e por falta de tempo de reação de travagem (por ser em cima do semáforo) lá passo o vermelho

    #2
    Antes do vermelho ainda vem o amarelo.

    Se vais próximo de mais/rápido de mais para não conseguires parar antes do semáforo, é muito provável passares antes de ficar vermelho.

    Se não consegues parar porque não vais atento e não reparas a tempo que vai ficar vermelho, é uma treta, mas é culpa tua.

    Vou assumir que do instante em que o semáforo fica amarelo até ficar vermelho são aproximadamente 3 segundos. Nesses 3 segundos percorres ~42m. Se em 42 metros não reparas que o semáforo fica vermelho e não consegues ir de 50 a 0 é porque não queres (assumindo obviamente que não tens um gajo a cheirar o teu pára-choques).

    Se por acaso vais com um carro que, seja qual for a razão, não consegue parar nesses 42 metros então reduz a velocidade até ires a uma velocidade à qual consigas parar a tempo; ou aumenta a velocidade ao ponto de passares antes de ficar vermelho.

    Respondendo à questão, sim, a meu ver pode-se culpabilizar os dois. Ambos cometeram a mesma contra-ordenação, passaram o sinal vermelho. O único contexto no qual isso é permitido/tolerado é se tens um veículo em marcha de emergência atrás de ti a precisar de passar, em todas as outras situações é igual ao litro se a culpa foi de A, B, ou C. Quem passou o vermelho não foram eles (quer dizer, se calhar também o passaram ), foste tu.
    Editado pela última vez por Andre3567; 05 June 2018, 21:36.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
      embora estive-se
      Dica da minha professora da primária:

      - coloca na negativa, se passar para trás do verbo é porque leva tracinho

      Embora não estivesse.

      Logo não leva tracinho.

      Comentário


        #4
        O semáforo passa de verde a vermelho sem passar pelo amarelo? Que raio de semáforo é esse?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
          O semáforo passa de verde a vermelho sem passar pelo amarelo? Que raio de semáforo é esse?

          Não o amarelo é que é pouco tempo. O veiculo em questão era a mota.

          Hoje passou-se uma situação identica (também com a mota), na direita entre 50/55, e vem um tipo na esquerda a todo gás, que acciona o vermelho


          Comecei a travar onde começa o risco azul (mais metro, menos metro, mal passou para amarelo) na imagem, só parei á frente do semáforo uns 2/3 metros á frente.

          Mas na mota, ao apanhares óleo ou piso molhado, juntamente com travagem brusca, o resultado pode ser queda.

          Editado pela última vez por jogador89; 06 June 2018, 16:30.

          Comentário


            #6
            Se a 50 não consegues reagir e ainda por cima conhecendo o local, o problema não está no semáforo ou nos outros.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
              Se a 50 não consegues reagir e ainda por cima conhecendo o local, o problema não está no semáforo ou nos outros.
              È problema da mota Uma mota tem menos atrito de que um carro.



              PS: Conhecendo o local, não invalida que eu adivinhe quando vermelho é disparado.
              Editado pela última vez por jogador89; 06 June 2018, 16:48.

              Comentário


                #8
                Por acaso também já reparei que em alguns semaforos de controlo de velocidade, o amarelo dura tão pouco, que fica fácil passar com vermelho ou parar à frente do semaforo... ja me aconteceu situações dessas e nao ia tão distraído como isso....

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post

                  PS: Conhecendo o local, não invalida que eu adivinhe quando vermelho é disparado.
                  Se conheces o local só es apanhado outra vez se quiseres, até porque o sinal vermelho não surge por obra do espírito santo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                    Se conheces o local só es apanhado outra vez se quiseres, até porque o sinal vermelho não surge por obra do espírito santo.
                    Também és daqueles que atravessas a passadeira, com carros em cima, e julgas que eles param por alma do espirito santo. È como user pato diz. Aquele semáforo sendo controlo velocidade, não faço ideia a distancia que o sensor apanha. O que acontece é que quando vêm aceleras na faixa esquerda, sendo eles que disparam o vermelho, os da faixa direita os que vão descansadinhos da vida são esses que apanham com o vermelho.




                    E como user pato disse, também tenho ideia que o amarelo naquilo duro tão pouco, se apanhares o amarelo á queima, ficas sujeito de passar o vermelho ou mesmo para já depois.


                    PS: Aquilo sendo um semáforo de velocidade, se todos passarem a uma velocidade de 50 +/- nem faz disparar o vermelho o problema são............................................... ...................................os aceleras.

                    Comentário


                      #11
                      A mania de culpar os outros. A culpa não é dos outros, é tua. Não consegues controlar o que os outros fazem, mas consegues controlar o que tu fazes.

                      Se já conheces a zona e sabes que a 50 não consegues parar, reduz a velocidade. Vai o tempo todo a 50, e os 50-70m que antecedem o semáforo reduzes para 40 de modo a conseguires parar em segurança e antes do semáforo caso ele vire amarelo.

                      Se a 40 não der passas a 35. Se a 35 não der passas a 30. Se a 30 não consegues parar é melhor verificares os travões ou ires de autocarro.

                      Condução defensiva e tal.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Andre3567 Ver Post
                        A mania de culpar os outros. A culpa não é dos outros, é tua. Não consegues controlar o que os outros fazem, mas consegues controlar o que tu fazes.

                        Se já conheces a zona e sabes que a 50 não consegues parar, reduz a velocidade. Vai o tempo todo a 50, e os 50-70m que antecedem o semáforo reduzes para 40 de modo a conseguires parar em segurança e antes do semáforo caso ele vire amarelo.

                        Se a 40 não der passas a 35. Se a 35 não der passas a 30. Se a 30 não consegues parar é melhor verificares os travões ou ires de autocarro.

                        Condução defensiva e tal.
                        E vamos todos acreditar que ele ia mesmo a 50

                        Comentário


                          #13
                          Isto a andar á velocidade


                          Disto





                          PS: A mota é nova (nem 1 ano)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                            E vamos todos acreditar que ele ia mesmo a 50

                            50/55 é uma velocidade aceitável naquela via, sendo mais, em passeio de mota, em que o menos me interessa é velocidades altas.




                            Quanto aos que circulam na faixa de esquerda, isso sim, á partida são velocidades na de 80/90

                            Comentário


                              #15
                              È como este tópico.

                              http://forum.autohoje.com/road-book/...o-amarelo.html

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                Também és daqueles que atravessas a passadeira, com carros em cima, e julgas que eles param por alma do espirito santo. È como user pato diz. Aquele semáforo sendo controlo velocidade, não faço ideia a distancia que o sensor apanha. O que acontece é que quando vêm aceleras na faixa esquerda, sendo eles que disparam o vermelho, os da faixa direita os que vão descansadinhos da vida são esses que apanham com o vermelho.




                                E como user pato disse, também tenho ideia que o amarelo naquilo duro tão pouco, se apanhares o amarelo á queima, ficas sujeito de passar o vermelho ou mesmo para já depois.


                                PS: Aquilo sendo um semáforo de velocidade, se todos passarem a uma velocidade de 50 +/- nem faz disparar o vermelho o problema são............................................... ...................................os aceleras.

                                Não arranjes desculpas e argumentos para não ires atento na estrada. Se o tempo no amarelo é curto e se consideras que não é suficiente podes expôr a situação à entidade competente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                  50/55 é uma velocidade aceitável naquela via, sendo mais, em passeio de mota, em que o menos me interessa é velocidades altas.




                                  Quanto aos que circulam na faixa de esquerda, isso sim, á partida são velocidades na de 80/90
                                  Então essa mota trava mesmo mal...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se a mota não consegue andar a 40, então anda a 80. Assim vais rápido o suficiente e passas antes de ficar vermelho.

                                    Arriscas é multa de excesso de velocidade. Tens que adaptar a tua condução ao sítio onde conduzes. Se não o consegues fazer, bem, aí a culpa não é de quem fez com que o semáforo ficasse vermelho, é tua.

                                    E se ao invés de um gajo a passar a 80 fosse um peão a carregar no botão para passar a estrada? (Se calhar não aí, mas num semáforo qualquer com limite 50). Passavas o peão a ferro porque não consegues parar desde de 50 km/h num semáforo a virar vermelho?

                                    Para além disso, 50/55 não é aceitável. 50 é o máximo, aceitável é tudo até 50 incluindo os 50. 55 já é acima do limite, e ir acima do limite de certeza que não facilita a paragem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Andre3567 Ver Post
                                      Se a mota não consegue andar a 40, então anda a 80. Assim vais rápido o suficiente e passas antes de ficar vermelho.

                                      Arriscas é multa de excesso de velocidade. Tens que adaptar a tua condução ao sítio onde conduzes. Se não o consegues fazer, bem, aí a culpa não é de quem fez com que o semáforo ficasse vermelho, é tua.

                                      E se ao invés de um gajo a passar a 80 fosse um peão a carregar no botão para passar a estrada? (Se calhar não aí, mas num semáforo qualquer com limite 50). Passavas o peão a ferro porque não consegues parar desde de 50 km/h num semáforo a virar vermelho?

                                      Para além disso, 50/55 não é aceitável. 50 é o máximo, aceitável é tudo até 50 incluindo os 50. 55 já é acima do limite, e ir acima do limite de certeza que não facilita a paragem.

                                      Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                      Eu votei na última opção:

                                      "acelero se vir k passo antes do vermelho caso contrario travo "

                                      Mas não é tão linear assim. Depende da estrada, da visibilidade, da existência de passadeira no sem´foro ou não, etc...

                                      E vou dar um exemplo muito simples: os semáforos de controlo de velocidade que existem na Marginal. Muitas vezes ficam amarelos quando estamos praticamente em cima deles, e aí nunca arrisco uma travagem a fundo. Aliás, quando não sou eu a activar o semáforo, é raro parar. Mesmo que fique vermelho. Só páro se houver uma passadeira, aí nunca arrisco.

                                      Para quem não sabe, estes semáforos na Marginal não estão situados em cruzamentos ou entroncamentos, ou seja, mesmo que os passemos não há o risco de bater noutro carro ou de levarmos com um carro em cima. Simplesmente fazem parar o trânsito naquela estrada

                                      http://forum.autohoje.com/showthread...26#post1217226

                                      .

                                      Tal e qual. Hoje até aconteceu a situação identica, amarelo a queimar, mão ao travão (sim aquilo tem travões, não tem bloqueadores), e pum, mesmo em baixo ou á frente 2/3 metros do semáforo (quem fez disparar o vermelho? Um gajito qualquer que passou a todo gás na faixa esquerda, e continuou a sua vida como nada fosse)

                                      E até te pergunto, se viesse alguém atrás também a dar gás, fazia pum na mota, quem sofria as consequencias era eu. Em vez de ter um problema, passava a ter 2 (reparar a mota, e uma ida ao hospital)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                        Tal e qual. Hoje até aconteceu a situação identica, amarelo a queimar, mão ao travão (sim aquilo tem travões, não tem bloqueadores), e pum, mesmo em baixo ou á frente 2/3 metros do semáforo (quem fez disparar o vermelho? Um gajito qualquer que passou a todo gás na faixa esquerda, e continuou a sua vida como nada fosse)

                                        E até te pergunto, se viesse alguém atrás também a dar gás, fazia pum na mota, quem sofria as consequencias era eu. Em vez de ter um problema, passava a ter 2 (reparar a mota, e uma ida ao hospital)
                                        Eu logo na minha primeira resposta disse isto
                                        Se em 42 metros não reparas que o semáforo fica vermelho e não consegues ir de 50 a 0 é porque não queres (assumindo obviamente que não tens um gajo a cheirar o teu pára-choques)
                                        Se tiveres um atrás de ti colado é óbvio que não travas a fundo. Deduzo que estejamos a falar de situações em que não haja ninguém atrás a impedir que traves, senão nem sequer vale a pena falar-se disto.

                                        Marginal não é bem comparável à tua situação, que Marginal tem semáforos limite 70 na grande maioria. 20km/h extra ainda fazem alguma diferença, tanto na distância de travagem como na distância percorrida/seg. Ainda para mais se esses +20km/h significam +40% de velocidade.
                                        Para além disso, o Boxer na mesma resposta disse ainda fazê-lo só em semáforos sem passadeira. O que tu mostraste tem passadeira.

                                        Quando conduzes deves conduzir de forma defensiva. E isso inclui contar com alguém se atirar para cima da passadeira, o carro ao lado ter que se desviar de repente porque correu um cão para a frente dele, o semáforo ficar vermelho, etc., etc. Para além de contares com isso tens que conseguir reagir, de preferência de forma correcta, caso isso aconteça. E no caso de um semáforo vermelho, a reacção correcta é travar e parar. Se estiveres abaixo/ao limite de velocidade e se estiveres atento consegues salvo raras excepções (p.ex. gajo colado, piso em más condições) parar antes de ficar vermelho. Se por alguma razão o teu carro, camião, mota ou seja o que for não consegue parar se for ao limite, vais abaixo do limite. De certeza que não é a primeira vez que estás a conduzir, deves conhecer a máquina e as suas limitações. Se não é grande coisa a travar, vais mais devagar para evitar que a limitação se torne num problema. Se não o fizeres, bem, não o fazes porque não queres e aí a culpa não é do outro que meteu o semáforo vermelho, é tua.


                                        Já agora, parece que isto não é um acontecimento raro, já que hoje voltou a acontecer.

                                        O meu professor de Filosofia disse uma vez "Errar uma vez, todos erram e deve ser desculpado. Fazer o mesmo erro duas vezes, é uma parvoíce. Fazer o mesmo erro três vezes é querer errar."

                                        Eu se passasse constantemente o mesmo sinal vermelho por não conseguir travar a tempo começaria a reduzir a velocidade, ou a estar mais atento ao semáforo para imediatamente notar que ele está a virar. Só não o fazes porque não queres.

                                        Mas é a mania tuga, o problema nunca somos nós, são sempre os outros.
                                        Editado pela última vez por Andre3567; 06 June 2018, 22:13.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                          50/55 é uma velocidade aceitável naquela via, sendo mais, em passeio de mota, em que o menos me interessa é velocidades altas.




                                          Quanto aos que circulam na faixa de esquerda, isso sim, á partida são velocidades na de 80/90
                                          Se a velocidade é "aceitável" como dizes porque razão não consegues parar a tempo??? A mota não tem espelhos para reparares que alguém mais rápido do que tu e te prevenires e desacelerar e parares a tempo? Conduzir não é só olhar para a frente....

                                          Comentário


                                            #22
                                            quando existe essas situações de existe um radar de limite de velocidade que fecha o sinal quando aparece alguém a mais que o permitido , é fatal para apanhar chicos espertos, ou para dar em acidentes, por isso o melhor é ir sempre dentro do limite...

                                            aqui para as minhas bandas, muitos como tu de mota é sempre a aviar , tal como os carros que muitas vezes passa vermelho nem param, é claro que as vezes as coisas correm mal, ou é as autoridades estão escondidas logo a seguir e já foste, o que é bastante frequente eles fazerem isso, ou simplesmente fazerem o sinal fechar e passar o vermelho quando deviam parar e de repente naquele instante abre verde para outro e pimba dá-se um acidente, é certinho direitinho...

                                            portanto há situações em que estamos em cima do sinal se estiver a fechar e não der para parar em segurança segue-se, agora se dá para-se e não se mete a esgalhar para passar...

                                            o ultimo cromo que eu vi fazer uma proeza dessas de estar a cair para o vermelho e apertou com a mota para passar estatelou-se na lateral de um autocarro que vinha do outro lado, ficou logo finado por uns tempos com a proeza da rapidez...

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                                              #23
                                              simples, quando vês um carro a acelerar a tua frente e sabes que há um semaforo de velocidade já sabes o que esperar... não é preciso ser um génio ou ser expert na condução para adivinhar...

                                              não há duvida nenhuma que vai acender o vermelho! não é daquelas coisas que se fica na duvida...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Foi dito em cima que o amarelo demoro normalmente 3 segundos.

                                                Existe um semáforo de velocidade aqui na minha zona de residência que mal está a aparecer o amarelo passa imediatamente a vermelho, quase nem se vê o amarelo acender. Nem sei se é legal, mas que ele está assim está, que passo lá muitas vezes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                                  Neste troço https://www.google.pt/maps/@41.24356...7i13312!8i6656

                                                  O limite é 50, tem semáforos de velocidade, 3 faixas (2+1) 2 a subir 1 descer(sentido contrário). Ora vai um fulano na direita descansadinho da vida, e vem um outro na faixa esquerda a toda velocidade, acciona o vermelho (e passa) o outro que vai na direita, não tem tempo de reação, distração, ou não se apercebe-se da situação passa o vermelho. Entretanto os 2 são autuados.

                                                  Podemos culpabilizar os 2 pelos mesmo acto, embora estive-se "fora do contexto" È que eu deparo-me com esta situação algumas vezes, e por falta de tempo de reação de travagem (por ser em cima do semáforo) lá passo o vermelho
                                                  Esse semáforo irrita-me bastante quando vou no sentido ascendente e há muita gente que o ignora.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pois o @jogador89 tb ignora mas correu mal pelos vistos!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                                      Também és daqueles que atravessas a passadeira, com carros em cima, e julgas que eles param por alma do espirito santo. È como user pato diz. Aquele semáforo sendo controlo velocidade, não faço ideia a distancia que o sensor apanha. O que acontece é que quando vêm aceleras na faixa esquerda, sendo eles que disparam o vermelho, os da faixa direita os que vão descansadinhos da vida são esses que apanham com o vermelho.




                                                      E como user pato disse, também tenho ideia que o amarelo naquilo duro tão pouco, se apanhares o amarelo á queima, ficas sujeito de passar o vermelho ou mesmo para já depois.


                                                      PS: Aquilo sendo um semáforo de velocidade, se todos passarem a uma velocidade de 50 +/- nem faz disparar o vermelho o problema são............................................... ...................................os aceleras.
                                                      Eu vou dizer isto, e é fácil:

                                                      Que tal moderar a velocidade antes de chegar ao semaforo para não acontecer tais cenas? Se não consegues parar a 50, andas a 30.

                                                      Eu sei, estranho o pessoal moderar quando chega perto de semaforos, passadeiras, curvas sem visibilidade...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                                        Eu vou dizer isto, e é fácil:

                                                        Que tal moderar a velocidade antes de chegar ao semaforo para não acontecer tais cenas? Se não consegues parar a 50, andas a 30.

                                                        Eu sei, estranho o pessoal moderar quando chega perto de semaforos, passadeiras, curvas sem visibilidade...
                                                        Mas tb ha quem ignore e depois a culpa é sempre dos outros...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                          Mas tb ha quem ignore e depois a culpa é sempre dos outros...
                                                          Eu para andar a velocidade de caracol comprava uma bicicleta e não uma mota, e também não adivinho se o vizinho da faixa do lado vem a excesso velocidade

                                                          Enviado do meu SmartA35 através do Tapatalk

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                                            Eu para andar a velocidade de caracol comprava uma bicicleta e não uma mota, e também não adivinho se o vizinho da faixa do lado vem a excesso velocidade

                                                            Enviado do meu SmartA35 através do Tapatalk
                                                            multado, mas com orgulho!

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