Anúncio

Collapse
No announcement yet.

As oficinas e a (falta de) atenção ao cliente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    As oficinas e a (falta de) atenção ao cliente

    Chegou aquela altura do ano em que é prciso levar os bólides lá de casa à revisão..

    Nas ultimas semanas enviei mais de uma dezena de e-mails a pedir orçamentos, para diversas oficinas da zona, algumas pequenas, outras pertencentes às grandes cadeias...

    Incrivelmente, apenas duas se dignaram a responder... Norauto e Feuvert...

    Que ***** de atenção ao cliente e falta de sentido comercial é este?...

    #2
    E tentar ligar para la?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
      E tentar ligar para la?
      Para dezenas de oficinas a pedir orçamentos? Tenho coisas melhores para fazer na vida...

      Comentário


        #4
        Não querendo fazer de advogado do diabo mas... Se os mecânicos passassem o dia a responder a pedidos de orçamento não faziam mais nada.
        Aposto que essas foram as únicas que te responderam porque são as únicas que tem pessoal exclusivamente para isso.

        Já pensaste que como tu pode haver muitos? Depois a malta perde 5min a fazer o orçamento que provavelmente nunca teria seguimento.

        O melhor é passar na oficina e perguntar, se o orçamento agradar é pedir por escrito.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por point Ver Post
          Para dezenas de oficinas a pedir orçamentos? Tenho coisas melhores para fazer na vida...
          Opah, para as que não responderam aos e-mails. Há algumas cuja atenção ao cliente não é melhor...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
            Não querendo fazer de advogado do diabo mas... Se os mecânicos passassem o dia a responder a pedidos de orçamento não faziam mais nada.
            Aposto que essas foram as únicas que te responderam porque são as únicas que tem pessoal exclusivamente para isso.

            Já pensaste que como tu pode haver muitos? Depois a malta perde 5min a fazer o orçamento que provavelmente nunca teria seguimento.

            O melhor é passar na oficina e perguntar, se o orçamento agradar é pedir por escrito.
            Todas as oficinas referidas têm pelo menos um recepcionista/administrativo.. Não foi oficinas do manel gt que só têm o manel

            A titulo de exemplo, neste lote, estão concessões oficiais da Mercedes e da Kia (Santogal), bem como oficinas de cadeias como a Roady ou a Midas....
            Editado pela última vez por point; 09 July 2018, 21:14.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Fype7 Ver Post
              Opah, para as que não responderam aos e-mails. Há algumas cuja atenção ao cliente não é melhor...
              Naturalmente que é o que irei fazer, eventualmente. Simplesmente não compreendo esta inercia.. Até porque pessoalmente prefiro que me enviem um mail para eu tratar quando puder, do que me telefonem e interrompam o meu trabalho...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por point Ver Post
                Para dezenas de oficinas a pedir orçamentos? Tenho coisas melhores para fazer na vida...
                E eles têm dezenas de clientes para atender, e melhores coisas para o negócio do que andar a responder a e-mails.

                Comentário


                  #9
                  Sim sim.. é um cheiro a suor naquelas recepções...

                  Comentário


                    #10
                    O meu pai tem o mesmo mecânico há 15 anos, e todos os carros aqui de casa (4) vão lá, nunca pedimos orçamentos fora. Nestas coisas mais vale ter uma pessoa de confiança que saltar atrás dos preços. A não ser que sejam marcas grandes como você referiu.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por point Ver Post
                      Sim sim.. é um cheiro a suor naquelas recepções...
                      já deu para ver que também tens preguiça em ir á procura, queres dado e arregaçado e os outros é que estão mal...

                      Comentário


                        #12
                        Não tenho é tempo.. são coisas diferentes..Se posso perder 5 min a enviar um e-mail para 'n' sítios, porque hei-de perder muito mais tempo a fazer de outro modo?O mesmo se aplica ao lado de lá.. é muito mais produtivo organizar o trabalho para ter uma parte do dia para responder aos mails que chegaram, do que estar a ser interrompido de 10 em 10 minutos com telefonemas de possíveis clientes...Mas pronto, pelas respostas, já percebi que aparentemente é destficiente que se trabalha neste sector (e noutros) da nossa economia... E Que a vontade de melhorar será perto de 0...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por point Ver Post
                          Não tenho é tempo.. são coisas diferentes..Se posso perder 5 min a enviar um e-mail para 'n' sítios, porque hei-de perder muito mais tempo a fazer de outro modo?O mesmo se aplica ao lado de lá.. é muito mais produtivo organizar o trabalho para ter uma parte do dia para responder aos mails que chegaram, do que estar a ser interrompido de 10 em 10 minutos com telefonemas de possíveis clientes...Mas pronto, pelas respostas, já percebi que aparentemente é destficiente que se trabalha neste sector (e noutros) da nossa economia... E Que a vontade de melhorar será perto de 0...
                          infelizmente as coisas não funcionam como tu, nem toda gente passa o tempo a frente do pc para te responder a email's ou atender telefones sobre orçamentos, tens de te deslocar lá e falar com as pessoas...

                          eu como já foi referido em coisas mais complexas vou sempre a mesma oficina há muitos anos e não me chateio com valores, prefiro um trabalho bem feito do que pagar menos e depois ficar uma treta, e restante manutenção sou eu mesmo que a faço em casa, compro o material e troco...

                          Comentário


                            #14
                            Tiveste o cuidado de não mandar o mesmo email para essas oficinas todas?

                            Um cliente que procura uma midas, quer um serviço barato e que por acidente até pode não correr totalmente mal. Se me mandarem um email e em CC está uma midas, não me dou ao trabalho.
                            Não vou conseguir chamar o cliente à oficina, e se me der ao trabalho de responder, ainda vou ter que tentar explicar que não dá para diagnosticar problemas por email (muito menos orçamentar a reparação). Por mais simpático que seja e por mais interessante que seja o meu orçamento para uma revisão, é tempo perdido.
                            E se por acaso o carro entrar e precisar de pastilhas, eu é que devia ter adivinhado! se não sei adivinhar, mais valia ir à marca que eles sabem tudo, até como um estranho conduz os seus carros :D

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                              Tiveste o cuidado de não mandar o mesmo email para essas oficinas todas?

                              Um cliente que procura uma midas, quer um serviço barato e que por acidente até pode não correr totalmente mal. Se me mandarem um email e em CC está uma midas, não me dou ao trabalho.
                              Não vou conseguir chamar o cliente à oficina, e se me der ao trabalho de responder, ainda vou ter que tentar explicar que não dá para diagnosticar problemas por email (muito menos orçamentar a reparação). Por mais simpático que seja e por mais interessante que seja o meu orçamento para uma revisão, é tempo perdido.
                              E se por acaso o carro entrar e precisar de pastilhas, eu é que devia ter adivinhado! se não sei adivinhar, mais valia ir à marca que eles sabem tudo, até como um estranho conduz os seus carros :D
                              Aí concordo contigo, mas se estivermos a falar de uma revisão periódica, onde tudo está tabelado, é falta de atenção para o cliente.

                              Não se perdem horas a fazer um orçamento de revisão, e isso até a secretária pode fazer. A menos que estejamos a falar de oficinas onde o valor da revisão muda consoante o dia da semana e se está a chover ou não

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                Tiveste o cuidado de não mandar o mesmo email para essas oficinas todas?

                                Um cliente que procura uma midas, quer um serviço barato e que por acidente até pode não correr totalmente mal. Se me mandarem um email e em CC está uma midas, não me dou ao trabalho.
                                Não vou conseguir chamar o cliente à oficina, e se me der ao trabalho de responder, ainda vou ter que tentar explicar que não dá para diagnosticar problemas por email (muito menos orçamentar a reparação). Por mais simpático que seja e por mais interessante que seja o meu orçamento para uma revisão, é tempo perdido.
                                E se por acaso o carro entrar e precisar de pastilhas, eu é que devia ter adivinhado! se não sei adivinhar, mais valia ir à marca que eles sabem tudo, até como um estranho conduz os seus carros :D
                                Estamos a falar de uma mudança de oleo e filtros... até me dei ao trabalho de indicar a graduação do oleo, etc...

                                Não me parece que seja assim tão complicado responder por e-mail...

                                Comentário


                                  #17
                                  O problema dos e-mails é que são demasiado fáceis de enviar e morosos de responder. Enviar 20 e-mails por causa da revisão de um carro é fácil. Isso implicaria gastar tempo de 20 pessoas em 20 oficinas e obviamente só vais dar dinheiro a ganhar a um. Agora imagina 20 clientes assim por dia: 400 e-mails a responder, com difícil retorno. E até pode ser simplesmente uma forma pouco ética de uma empresa sondar a concorrência.

                                  MAAAAAAAAAS...

                                  ... se telefonares primeiro a dizer que vais enviar um e-mail por causa de um carro teu "assim e assado, coiso e frito" já te respondem, porque já perceberam que TU gastaste um pouco do teu tempo e consideração por eles, e que o e-mail que vão receber não é um mero engodo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por point Ver Post
                                    Todas as oficinas referidas têm pelo menos um recepcionista/administrativo.. Não foi oficinas do manel gt que só têm o manel

                                    A titulo de exemplo, neste lote, estão concessões oficiais da Mercedes e da Kia (Santogal), bem como oficinas de cadeias como a Roady ou a Midas....
                                    agora explicaste melhor o que podias ter explicado à primeira.


                                    Originalmente Colocado por VALENDZ Ver Post
                                    O meu pai tem o mesmo mecânico há 15 anos, e todos os carros aqui de casa (4) vão lá, nunca pedimos orçamentos fora. Nestas coisas mais vale ter uma pessoa de confiança que saltar atrás dos preços. A não ser que sejam marcas grandes como você referiu.
                                    também tenho um mecânico. ainda ontem fui lá levar um carro que não é meu. posso consultar folhetos e ver sites para ver o preço das peças, mas mais que isso não costumo fazer. vou ao mecânico e tento que ele me atenda o telefone antes de ir lá.

                                    já agora, este tópico devia ser no geral.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se mandas a dezenas e nenhuma responde é porque dezenas de clientes mandam e depois nao vao la...

                                      Dessa lista enorme vais a 1 ou 0... Pensa um pouco nisso....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por point Ver Post
                                        Para dezenas de oficinas a pedir orçamentos? Tenho coisas melhores para fazer na vida...
                                        Uh. As oficinas também têm mais que fazer do que andar a fazer orçamentos para todos os possíveis pára-quedistas que enviam mails ou ligam. Porque não simplesmente escolheres uma ou duas oficinas e fazeres lá sempre as manutenções? Tenho a certeza que nunca te irão mandar passear, dessa forma.

                                        Não pretendo ofender, mas tens de compreender que as oficinas estão sempre cheias de trabalho. Não é propriamente fácil satisfazer todos os pedidos de orçamento até porque isso cabe normalmente apenas a uma pessoa lá dentro.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Hoje dirigi-me a uma concessão oficial, depois de ter enviado um email a semana passada a solicitar um email e ausência de resposta. Peço o orçamento e ouvi que era apenas uma estimativa, sem qualquer justificação para tal (de notar que já tinha 2 orçamentos pedidos e recepcionados). Deu-me um orçamento de boca. Nada de documento, zero. Falamos de uma concessão oficial que, aparentemente, não tem ninguém afecto a responder às solicitações dos clientes via email, e nem tem (ou não quer ter) forma de passar um orçamento por escrito.

                                          Não acho normal. Cruz na porta e está resolvido da minha parte.

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X