Anúncio

Collapse
No announcement yet.

IP5 - Finalmente faz parte do passado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    IP5 - Finalmente faz parte do passado

    Foi inaugurado hoje o último troço da A25, em Viseu, completando assim a substituição do IP5 pela SCUT A25.

    [^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^]

    http://www.publico.clix.pt/shownews....885&idCanal=34

    "O primeiro-ministro inaugura hoje, em Mangualde, o último troço da auto-estrada entre Aveiro e Vilar Formoso (A 25), que substitui o antigo Itinerário Principal 5 (IP5) - uma das vias que tinha maior sinistralidade rodoviária.

    Na cerimónia de inauguração, que terá lugar ao fim da manhã na freguesia de Boa Aldeia, estarão presentes, além de José Sócrates, o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos.

    Segundo o executivo, a A25 (Concessão das Beiras Litoral e Alta) ficará com uma extensão de 178 quilómetros, ligando o litoral do país à fronteira com Espanha, e permitirá reduzir os tempos médios de percurso em cerca de 50 minutos entre Aveiro e Vilar Formoso.

    O Governo sublinha também que, com a conclusão da nova auto-estrada, haverá "uma redução dos acidentes", já que o antigo IP5 era considerado "um dos pontos mais negros da sinistralidade rodoviária".

    "É esperada para todo o trajecto da A25 uma redução em média de 40 por cento na taxa de acidentes com vítimas e, em paralelo, uma redução significativa da gravidade dos mesmos",[^][^][^] refere um documento do Ministério das Obras Públicas.

    Ainda em relação à A25, o executivo salienta que a fronteira com Vilar Formoso é uma das principais ligações de Portugal ao resto da Europa, no que diz respeito ao tráfego de pesados".

    "Anualmente circulam nesta fronteira 33 por cento dos veículos pesados que entram e saem de Portugal", aponta um documento do Ministério das Obras Públicas.

    De acordo com dados do executivo, desde Março de 2005, "já foram investidos 1,846 mil milhões de euros na concretização do Plano Rodoviário Nacional (PRN), o que se traduz na abertura ao tráfego de 353 novos quilómetros de rede, a maior parte (137,5 quilómetros) na concessão Beiras Litoral e Alta".

    O Governo acrescenta que, "em projecto ou construção, estão neste momento cerca de 616 quilómetros de rede de auto-estradas do PRN 2000".

    #2
    Vim de Aveiro ha coisa de uma hora... A estrada está mto boa... Eu que uso de forma intensa este troço so posso falar bem!

    Abraço!

    Comentário


      #3
      a antiga IP5 em torno da cidade de viseu, vai continuar a existir como 3ª circular! hehe

      só espero é que arranjem o piso daquilo, que tá um degredo.

      Comentário


        #4
        eu que a faço todos os dias só tenho a dizer que já não era sem tempo, de qualquer das maneiras hoje de manhã debaixo de uma forte chuvada vi que o escoamento da agua da chuva é uma valente bosta.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Afcivic

          eu que a faço todos os dias só tenho a dizer que já não era sem tempo, de qualquer das maneiras hoje de manhã debaixo de uma forte chuvada vi que o escoamento da agua da chuva é uma valente bosta.
          De facto parece-me que aquela estrada e as chuvas não vão dar uma boa combinação...

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por tonyV

            citação:Originalmente colocada por Afcivic

            eu que a faço todos os dias só tenho a dizer que já não era sem tempo, de qualquer das maneiras hoje de manhã debaixo de uma forte chuvada vi que o escoamento da agua da chuva é uma valente bosta.
            De facto parece-me que aquela estrada e as chuvas não vão dar uma boa combinação...
            já passei lá o inverno passado a fazer aveiro-viseu-aveiro 2 vezes por semana... claro que há sitios onde a agua acumula um pouco, mas anda-se bem! houve muito poucos acidentes o ano passado...

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por eL niNo

              citação:Originalmente colocada por tonyV

              citação:Originalmente colocada por Afcivic

              eu que a faço todos os dias só tenho a dizer que já não era sem tempo, de qualquer das maneiras hoje de manhã debaixo de uma forte chuvada vi que o escoamento da agua da chuva é uma valente bosta.
              De facto parece-me que aquela estrada e as chuvas não vão dar uma boa combinação...
              já passei lá o inverno passado a fazer aveiro-viseu-aveiro 2 vezes por semana... claro que há sitios onde a agua acumula um pouco, mas anda-se bem! houve muito poucos acidentes o ano passado...
              Já tive dias de chuva de intensidade média em que por volta dos 90km/h o carro começa a fazer aquaplaning (acho que é assim que se escreve), por issa acho que podiam ter investido mais na drenagem da água da A25.

              Comentário


                #8
                É o Fim da IP5![^]

                Será que é agora que vamos deixar de ser os maiores em mortes na estrada?

                Comentário


                  #9
                  A chover mesmo em AE se for chuva moderada/intensa nao considero 90 km/h velocidade adequada.

                  Talvez 60/70.

                  Claro que isto nao invalida apostar-se o maximo na drenagem.

                  Offtopic mas dentro do mesmo tema esta para breve a inauguracao da nova IC24 :D Eu faço-a todos os dias (nao e 1 obra nova mas repavimento e alargamento com demolicao de todas as passagens superiores e reconstrucao) e está a ficar um espectaculo de 1 estrada

                  Comentário


                    #10
                    Então o antigo IP5 também conhecido por estrada da morte é substituido por uma AE que permite velocidades muito maiores e o governo acha que vai reduzir o número de mortes naquela estrada? Incrível, e eu a pensar que o governo achava exactamente o oposto, que a velocidade é que causava acidentes...

                    Se calhar fica aqui provado que a culpa não é da velocidade mas sim das estradas assassinas que temos e de condutores irresponsáveis que fazem ultrapassagens em curvas, etc

                    Comentário


                      #11
                      Finalmente, está feito o que deveria ter sido construido de raíz há 20 anos. Mas como somos um país risco, construímos estradas a martelo para 2 décadas, não servem, desmanchamos e fazemos outras em cima. Alguém devia ser responsabilizado por isto, bem como em parte pelas mortes que lá ocorreram.

                      Comentário


                        #12
                        depende de chuva... mas ja andeia a 120 e a 130... mas o + normal é 100

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Superfast

                          A chover mesmo em AE se for chuva moderada/intensa nao considero 90 km/h velocidade adequada.

                          Talvez 60/70.

                          Claro que isto nao invalida apostar-se o maximo na drenagem.

                          Offtopic mas dentro do mesmo tema esta para breve a inauguracao da nova IC24 :D Eu faço-a todos os dias (nao e 1 obra nova mas repavimento e alargamento com demolicao de todas as passagens superiores e reconstrucao) e está a ficar um espectaculo de 1 estrada
                          a 60 levas com os camioes todos em cima!

                          90 é uma boa velocidade para andar com chuva intensa numa AE com bom piso.

                          Comentário


                            #14
                            Pelo menos agora quando os acidentes acontecerem, já não será tão fácil culpar a estrada.

                            Em relação ao antigo IP5, há coisas que nunca cheguei a perceber. Se era tão perigosa, porque é que o pessoal andava sempre a "abrir" e não respeitava os limites de velocidade?

                            Nas entrevistas que vi com condutores profissionais, principalmente de transporte de passageiros, as opiniões eram unânimes, cumprindo os limites assinalados, não haveria problemas.

                            De qualquer dos modos, independentemente da qualidade da estrada, o condutor tem de se adaptar à via em que circula e considero uma inconsciência em estradas em que se circula pela primeira vez não tomar precauções.

                            Mas no caso presente e repetindo-se noutras situações em que há estradas perigosas, os piores acidentes deram-se precisamente com quem as conhecia bem e portanto não eram incautos que se viram perante situações inesperadas.

                            Comentário


                              #15
                              fiz o antigo ip5 variadissimas vezes. nunca achei a estrada perigosa. só os condutores malucos a fazer ultrapassagens à heroi...

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por LM


                                Nas entrevistas que vi com condutores profissionais, principalmente de transporte de passageiros, as opiniões eram unânimes, cumprindo os limites assinalados, não haveria problemas.

                                Mas toda a gente sabe que cumprindo rigorosamente o código haveria muito poucos acidentes.
                                Mas também toda a gente sabe ou deveria saber que quase ninguém o cumpre,e não fazendo no IP5 é fatal.

                                O IP5 é uma estrada extremamente perigosa,as pessoas que lá conduzem são as mesmas pessoas que conduzem nas outras vias,outras vias essas aonde não há tantos acidentes.


                                Hoje vinha de Campo de Besteiros e uma mulher com um Yaris verso sempre atrás de mim,não me ultrapassou porque não quis,entramos no IP5 e tinha que me ultrapassar precisamente aonde é mais perigoso,com carros a ultrapassarem em sentido contrário com prioridade e a cancelarem a ultrapassagem para não baterem na mulher[|)]

                                Comentário


                                  #17
                                  andei por lá este verão, e, da guarda para celorico, das chãs de tavares para fornos, bem que vão pôr placas a dizer IP5, a chover e com o frio que por ali faz, com aquelas curvas para fazer a baixa velocidade...
                                  espero bem que me engane.

                                  a proposito, fica a correcção: não há estradas assasinas! o condutor é que tem de adaptar a condução á via existente. a estrada não é metamorfica.
                                  existem si é estradas mal concebidas, o que é outra coisa. têm pai.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                    fiz o antigo ip5 variadissimas vezes. nunca achei a estrada perigosa. só os condutores malucos a fazer ultrapassagens à heroi...
                                    fiz o ip5 de ponta a ponta largas dezenas de vezes, verão e inverno. o troço entre albergaria e viseu, então podemos falar em largas centenas.

                                    subscrevo a tua opinião. o ip5 foi perigoso, pq os condutores, com as suas ultrapassagens e excessos, assim o tornaram.

                                    Só havia um pequeno troço que eu tinha medo de fazer, e em tempo de chuva. Uma descida para os lados de Vouzela, no sentido Albergaria - Viseu, em que era muito fácil entrar em aquaplanning.. ainda cheguei a apanahr um ou dois pequenos sustos..

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só espero que, com a estrada agora tão boa, o nosso governo não nos comece a cobrar por circular nela...portagens...eles pensam sempre um modo de "....." o Zé povinho...![8][8]

                                      Comentário


                                        #20
                                        A A25 está com um bom piso, mas não é autoestrada para se fazer sempre a abrir... Mas, com os devidos cuidados, ainda hoje fiz 25 minutos de Viseu - Guarda! =D Mas já não era sem tempo... Finalmente temos a estrada que liga Porto(via A1), Aveiro, Viseu e Guarda com a nossa vizinha espanha, sempre por auto-estrada. Espero que nos traga algo de bom para estes lados ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          existe uma gaffe na sinalização desta via, na saida de viseu do caçador (junto ao restaurante "magarenha") indica saida para N2 quando a estrada é a N16. pois aqui fica o aviso que a N2 será 2 saidas mais á frente e pelo troço antigo.
                                          não sei se haverá algum sitio onde possa reportar esta situação, mas quem vai de viagem isto é capaz de criar alguns transtornos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                            existe uma gaffe na sinalização desta via, na saida de viseu do caçador (junto ao restaurante "magarenha") indica saida para N2 quando a estrada é a N16. pois aqui fica o aviso que a N2 será 2 saidas mais á frente e pelo troço antigo.
                                            não sei se haverá algum sitio onde possa reportar esta situação, mas quem vai de viagem isto é capaz de criar alguns transtornos.
                                            Estratégia, pura estratégia, assim saem para a n16 e têm que passar obrigatoriamente pelo centro, depois param, compram e tal e só depois é que seguem pela n2.:D

                                            Comentário


                                              #23
                                              metam fotos do percurso

                                              Comentário


                                                #24
                                                a IP5 só era perigosa, pelo elevado trafego pesado que nela circulava... as descidas terminavam sempre em curvas ou viadutos!
                                                em 3 anos que fiz sempre o percurso Guarda-Sever vouga 2 vezes por semana, apenas vi 2 acidentes com veiculos ligeiros... vi tb um subaru da BT num penhasco!!! camiões tombados via-se várias vezes por mês.

                                                metia impressão ver aqueles TIR a fazer aquelas descidas encostadas a berma com os piscas ligados a 20 ou 30km/h e a fumegar por todos os lados!

                                                não deveria gabar-me disto, mas a velocidade máxima que atingi tanto com o yaris como com o clio foi na IP5 na zona de mangualde-celorico (yaris 1.0 - 192km/h a descer)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  apenas como curiosidade para quem contesta a responsabilidade de quem projecta uma estrada, uma estrada é projectada para um horizonte de 20 anos! e durante este periodo poderá haver necessidade de reforço do pavimento.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    e ainda há mais... era a "estrada da morte" mas recordo-me que durante pelo menos 3 meses num troço que andava em beneficiação em plena época de chuvas (dezembro a fevereiro) a estrada permaneceu sem marcações algumas em mais de 10km. pior era nas zonas com faixas duplas em que no sentido contrario era possivel ultrapassar... era o vê se te avias!

                                                    para complicar ainda mais, após as marcações, a sinalização vertical era contraditória das linhas da estrada e vice versa... enfim!
                                                    depois chamavam a estrada da morte!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                                      citação:Originalmente colocada por Afcivic

                                                      existe uma gaffe na sinalização desta via, na saida de viseu do caçador (junto ao restaurante "magarenha") indica saida para N2 quando a estrada é a N16. pois aqui fica o aviso que a N2 será 2 saidas mais á frente e pelo troço antigo.
                                                      não sei se haverá algum sitio onde possa reportar esta situação, mas quem vai de viagem isto é capaz de criar alguns transtornos.
                                                      Estratégia, pura estratégia, assim saem para a n16 e têm que passar obrigatoriamente pelo centro, depois param, compram e tal e só depois é que seguem pela n2.:D
                                                      tá bem visto:D, só que quem quiser despachar e não conheça o local é capaz de ter algumas dores de cabeça.;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tenho andado bastante pela A25 e de facto a aproximação a Aveiro está desastrosa - Declives e curvas não faltam.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          UAU! Quase 2 anos de desenterranço!!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já que desenterraram isto, vamos lá saber, isto verificou-se?

                                                            "É esperada para todo o trajecto da A25 uma redução em média de 40 por cento na taxa de acidentes com vítimas e, em paralelo, uma redução significativa da gravidade dos mesmos"

                                                            ou nao?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X