Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porto - Monte Gordo (com crianças pequenas)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Estradas] Porto - Monte Gordo (com crianças pequenas)

    Bom dia!

    procuro recomendações para viagem Porto - Algarve com crianças pequenas (3 e 7 anos), num Domingo, via auto-estrada.
    Queria que a viagem fosse o mais rápida possível e vou levar comida. As estações de serviço são caras e costumam estar a abarrotar...

    - em Setembro ainda há confusão na estrada? outros anos fui em Agosto e havia sempre muito trânsito depois de Lisboa...
    - que percurso recomendam?
    - onde parar? Há estações de serviço com parque infantil, mas não sei quais...
    - sugestões de jogos para fazer c os miúdos no carro, sem recorrer a ipads e afins.

    outras sugestões são bem vindas!

    Obrigada!

    #2
    Sim no fim de semana costuma ter muito transito na A2, especialmente no sábado...(transição aluguer de casas de ferias)

    Fui em Junho para o Algarve e o trânsito foi caótico na A2 (nos 2 sentidos!)... Então na estações de serviço, é para esquecer tanto para combustível como para ir à casa de banho...

    Eu costumo parar antes de Lisboa (Santarém) e depois sempre a andar no Alentejo até a auto estrada do Algarve A22...

    Mas visto quem crianças pequenas talvez parar pelo menos uma vez na A2 é inevitável....

    Mas a minha recomendação para ter o mínimo de trânsito, é sair do Porto de madrugada, 3 ou 4 da manhã... Poupasse combustível, mais fresco e as crianças vão a dormir...
    Editado pela última vez por SergioPim; 23 August 2018, 11:18.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por SergioPim Ver Post
      Sim no fim de semana costuma ter muito transito na A2, especialmente no sábado...(transição aluguer de casas de ferias) Fui em Junho para o Algarve e o trânsito foi caótico na A2 (nos 2 sentidos!)... Então na estações de serviço, é para esquecer tanto para combustível como para ir à casa de banho... Eu costumo parar antes de Lisboa (Santarém) e depois sempre a andar no Alentejo até a auto estrada do Algarve A22...

      Mas visto quem crianças pequenas talvez para pelo menos uma vez na A2 é inevitável....

      Mas a minha recomendação para ter o mínimo de trânsito, é sair do Porto de madrugada, 3 ou 4 da manhã... Poupasse combustível, mais fresco...
      Isso!

      Jogos para os miúdos depende o que eles gostam. Uns até o facto de contar camiões é interessante, outros gostam de músicas infantis, há os que vão calados...

      Comentário


        #4
        As estações de serviço costumam ter parque de merendas. Quando vou, se for sempre em AE faço sempre A1 até a saída para a A13, em santarem, e depois sair da A13 e entrar na A2 até ao Algarve. Normalmente almoço na zona de santarem, ou no pingo doce de santarém, ou mesmo num parque de merendas qualquer da AE. Parque infantil, pelo menos a A.S. de santarém tem. Mas há vários com parque infantil.

        Se tiver com um pouco mais de tempo, vou na A1 até vila franca, e depois pela nacional até ao algarve. Faz-me lembrar os velhos tempos quando ia com os meus pais, parávamos para comprar um melão e depois comíamos na sombra de uma árvore.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
          Se tiver com um pouco mais de tempo, vou na A1 até vila franca, e depois pela nacional até ao algarve. Faz-me lembrar os velhos tempos quando ia com os meus pais, parávamos para comprar um melão e depois comíamos na sombra de uma árvore.
          Ir pela nacional é que nem pensar... Não é recomendado... Noutros anos cheguei a fazer parte nacional no Alentejo... Não se tem segurança nenhuma! Mais vale pagar 20€ de portagens e tem-se muito mais segurança...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SergioPim Ver Post
            Ir pela nacional é que nem pensar... Não é recomendado... Noutros anos cheguei a fazer parte nacional no Alentejo... Não se tem segurança nenhuma! Mais vale pagar 20€ de portagens e tem-se muito mais segurança...
            Qualquer nacional é mais inseguro que qualquer Autoestrada, nem coloco isso em causa. Por outro lado, essa insegurança pode ser também relativa. O transito para o Algarve pela nacional é muito menor do que era antes da A2, e se formos sem pressas, e sem fazer ultrapassagens kamikaze, a probabilidade de termos um acidente grave diminui para metade. (Sendo que a outra metade são os outros). Já fiz essa nacional inúmeras vezes, e nunca apanhei um susto que seja. Agora, quando vou, nunca passo muito o limite de velocidade (100, quando o máximo é 90), se alguém me quer ultrapassar, facilito ao máximo, e não tento ultrapassar camiões a maluca.

            Por outro lado, quando tenho menos tempo, ou se vejo que as condições de segurança não me agradam, não arrisco e venho pela AE. Foi o caso deste ano, que vim precisamente no dia mais quente do ano, e vim pela AE. Correu tudo bem mas contei 60 carros avariados pelo caminho.

            Comentário


              #7
              Por acaso para Monte Gordo nao faz tanto sentido ir pela AE . É consideravelmente mais longe ... muito mais caro ... e muitas vezes nem mais rapido é por causa do transito.

              Porto - Santarem na AE ... depois Nacional que se faz muito bem sempre a 70/80 . Santarém - Coruche -Évora - Beja - Mértola - Mte Gordo .


              Mas por causa dos miudos ok , sempre vão mais confortáveis isso é verdade.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                Por acaso para Monte Gordo nao faz tanto sentido ir pela AE . É consideravelmente mais longe ... muito mais caro ... e muitas vezes nem mais rapido é por causa do transito.

                Porto - Santarem na AE ... depois Nacional que se faz muito bem sempre a 70/80 . Santarém - Coruche -Évora - Beja - Mértola - Mte Gordo .


                Mas por causa dos miudos ok , sempre vão mais confortáveis isso é verdade.
                Cheguei a fazer isso, numa altura em que a miúda estava a tirar a fralda e quando pedia xixi tinha 30 segundos para parar o carro

                Comentário


                  #9
                  Tentaria arrancar cedinho de forma a os miúdos ainda dormirem e rápido para despachar os 600 km numas 5 horas com uma paragem a meio para um snack e um café.

                  Do género das 6 às 11 da manhã. Se não der para fazer check-in antes das 14 ou das 16 ía directo para a praia relaxar e almoçar

                  Por EN é o dia todo dentro do carro.
                  Editado pela última vez por SalvadorP; 23 August 2018, 16:28.

                  Comentário


                    #10
                    O problema destas viagens é que com os putos em ON pode haver mais necessidades de paragem, por outro lado se se prolonga muito a viagem, mais ainda isso vai acontecer, nada como despachar as coisas.

                    A última vez que fiz uma viagem grande, Lisboa-Barcelona, racionei as paragens e a sua duração, 10/15 minutos para não atrasar muito.

                    Comentário


                      #11
                      o ideal será arrancares pela meia noite e vir pela AE a fora e parar apenas quando necessário, pois se vais via AE metade do caminho e depois via nacional levas um dia inteiro o que se torna muito cansativo para ti, e os putos durante a noite fazem a viagem a dormir...

                      Comentário


                        #12
                        Menos tempo é por AE. Não tem nada que saber, se é esse o objectivo de chegar rápido.

                        Atenção que se te meteres por Nacionais ( Beja Mertola,) a viagem é muito gira ( podes até subir ao castelo de Mértola) mas transforma-se numa Odisseia e tem troços de algumas curvas.

                        Eu costumo recomendar à malta do Porto: ver hotéis em Évora e "partir" a viagem ao meio. Por exemplo o Galé ou o Évora Hotel são espectacular para crianças .
                        Penso que nessa altura consegue um quarto por menos de 150€ para o 4 apertadinhos ( sais no Sábado em vez de Domingo)

                        Sais de manhã do porto vais Almoçar a Évora e passa a tarde na Piscina do Hotel já em "modo férias".
                        No outro dia de manhã sais de Évora rumo a Monte Gordo por nacional e chega lá tb antes de meio dia.

                        Quem diz Évora dia outro local qq no Alentejo que fique de caminho.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SergioPim Ver Post
                          Sim no fim de semana costuma ter muito transito na A2, especialmente no sábado...(transição aluguer de casas de ferias)

                          Fui em Junho para o Algarve e o trânsito foi caótico na A2 (nos 2 sentidos!)... Então na estações de serviço, é para esquecer tanto para combustível como para ir à casa de banho...

                          Eu costumo parar antes de Lisboa (Santarém) e depois sempre a andar no Alentejo até a auto estrada do Algarve A22...

                          Mas visto quem crianças pequenas talvez parar pelo menos uma vez na A2 é inevitável....

                          Mas a minha recomendação para ter o mínimo de trânsito, é sair do Porto de madrugada, 3 ou 4 da manhã... Poupasse combustível, mais fresco e as crianças vão a dormir...

                          Eu fui no Domingo 24 Junho e foi pacifico, saí às 7h00 de casa (Zona Coimbra) ás 8h30 estava em Almeirim e mesmo na A2 (só fiz até Grândola sul) não apanhei lá grande transito.

                          Em Setembro já é mais calmo equivalente a Junho, se for num Domingo de manhã deve ser mais calmo que ir ao Sábado.


                          Para sair do Porto o ideal seria sair às 6h00 .

                          Comentário


                            #14
                            Já fiz várias vezes Guarda/Algarve com crianças pequenas e recomendo fortemente autoestrada. É mais caro, mas a segurança e a comodidade valem o dinheiro.
                            Desde que, no IC1, já perto do Algarve, um gajo, numa lomba sem visibilidade nenhuma e com risco contínuo, só não me bateu de frente porque, no último segundo eu e o camião que ele estava a ultrapassar nos atirámos para as "couves", que evito nacionais com as crianças no carro sempre que posso.

                            Comentário


                              #15
                              Este ano foi impecável.
                              Saí de Gaia as 9:15, cafezinho no primeiro boteco, criise control em 140 e as 14h tava a entrar no algarveshopping. A miuda 7 anos sempre brm disposta, entre tablet, telemóvel e slime não se queixou uma vez sequer. Nem uma paragem para ir ao WC sequer.

                              Comentário


                                #16
                                Faço esta viagem todos os anos, e a viagem mais cómoda que fiz foi efectivamente pelas AE's. Costuma na A1 até Santarém e a partir daí fazer a rota das Nacionais (que é bonita e engraçada), mas tudo sempre nas calmas. Pessoalmente nunca tive nenhum susto, mas cheguei a ver alguns acidentes(alguns muito graves). Diria que com miúdos é sempre AE, mesmo indo a cumprir limites em 6h e pouco está-se lá e a viagem faz-se bem. As paragens nas estações de serviço da A2 são um caos... principalmente nos meses de mais tráfego para a "Inglaterra do sul", mas nada que não se supere com um bocado de paciência.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sempre que vou do Porto para Monte Gordo é AE pela A1 até Santarém e o resto é nacional.

                                  5,5h depois e 500 e poucos km estou lá. Faz-se bastante bem.

                                  Alguns troços da nacional fazem-se bem a 120km/h. A parte mais chata é quando passamos pelas vilas.

                                  (Fiz várias vezes com um carro sem AC)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                    Já fiz várias vezes Guarda/Algarve com crianças pequenas e recomendo fortemente autoestrada. É mais caro, mas a segurança e a comodidade valem o dinheiro.
                                    Desde que, no IC1, já perto do Algarve, um gajo, numa lomba sem visibilidade nenhuma e com risco contínuo, só não me bateu de frente porque, no último segundo eu e o camião que ele estava a ultrapassar nos atirámos para as "couves", que evito nacionais com as crianças no carro sempre que posso.
                                    Eu gosto bastante de passear por nacionais, no entanto partilho desta visão.

                                    Em épocas de férias então, em que andam na estrada todo o tipo de pessoas sem grande prática/apetência e outros defeitos, sempre que posso sigo pelo caminho mais seguro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ricardoanjos23 Ver Post
                                      Sempre que vou do Porto para Monte Gordo é AE pela A1 até Santarém e o resto é nacional.

                                      5,5h depois e 500 e poucos km estou lá. Faz-se bastante bem.

                                      Alguns troços da nacional fazem-se bem a 120km/h. A parte mais chata é quando passamos pelas vilas.

                                      (Fiz várias vezes com um carro sem AC)
                                      Já somos 2. Demoro o mesmo que se for pela AE.

                                      Mas compreendo que com crianças não seja tão confortável.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Com o troço de nacional que aqui falam são no mínimo 6horas de viagem até ao Porto.

                                        E para esse tempo é necessário levar um ritmo bem acelerado que implica a que os passageiros sofram um bocado na serra...

                                        Enviado do meu Mi Note 3 através do Tapatalk

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SergioPim Ver Post

                                          Mas a minha recomendação para ter o mínimo de trânsito, é sair do Porto de madrugada, 3 ou 4 da manhã... Poupasse combustível, mais fresco e as crianças vão a dormir...
                                          SE poupasse combustível era bem bom, pois era! poupa-se!
                                          agora sair às 3 ou 4 da matina? para quem se deita à meia noite e tal, 1h da matina isso para mim seria inconcebível, mesmo assim! imagino aquele pessoal que se deita às 22h, se calhar estão mais frescos e aptos para isso, mas para esses mais valia saírem entre as 6h30 e 7h. da última vez que fui ao algarve em trabalho, saí em santarém e fui pela nacional via ourique e depois algarve centro. de guimarães lá deu para chegar ao algarve e almoçar ás 13h, trocar a t-shirt e apresentar-me... com crianças isso seria impossível!

                                          eu só consegui sair de casa às 7h e a muito custo...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Concordo com o que muitos disseram aqui, sair do porto 3 ou 4 da manha, ir por AE até Vila franca, ou similar, e depois nacional até Algarve, não se apanha quase transito nenhum nas nacional ao sábado de manha. 6h de viagem, faço isso á uns bons anos. Tem de se ter em conta que ali as nacional na zona do Ribatejo e Alentejo dá para andar bem, e que isso não é permitido.
                                            Sair de madrugada é muito bom porque causa das miúdas (6 e 9 anos) que dormem quase o caminho todo e não há desconforto pelo calor. Poupa-se no combustível e nas portagens, dá para ir almoçar fora 1x nas ferias.

                                            Comentário


                                              #23
                                              eu não me metia a meio da noite pelo país fora. à hora em que o corpo está habituado a dormir e enquanto os outros dormem deve dar uma soneira.. especialmente para mim, que nunca me deito cedo, raramente é eia noite e estou pronto para dormir. nestas férias quase sempre deito-me depois d 1h. ficaria com um sono durante 2 ou 3 dias que só visto! 7h ainda seria naquela...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu concordo com aquela opinião aqui escrita por alguém que falou em dividir a viagem. Já que estamos de férias, por que razão não vamos aproveitar a viagem desde o início? É certo que o destino neste caso seria monte gordo, mas a viagem por auto estrada torna se enfadonha além de mais dispendiosa. Eu sempre que posso planeio as minhas viagens 50/50 de forma a aproveitar os bons troços de nacional e o restante por AE. Do Porto a Monte Gordo com miúdos faria até Santarém A1 depois nacional até Ourique e o restante A2/A22.
                                                Já fiz por Evora/Beja/Mértola/Vila Real Sto Antonio, mas o pessoal não aprovou a viagem devido a um troço com curvas intermináveis na zona de Mértola.
                                                Para quem quer ir direto e no menor tempo possível, o ideal será A1/A10/A13/A2/A22. A A10 faz a ligação entre a A1 e a A13 sem ter que sair em Santarém e entrar mais à frente na A13.
                                                Quanto a jogos, um jogo que fazemos muitas vezes é escolher uma cor e ver quem conta mais carros dessa cor. Não é dos mais interessantes, mas pelo menos conseguimos passar uns momentos entretidos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu já devo ter feito Porto- Monte Gordo/Tavira praticamente por todas as alternativas possíveis, e se for com o meu pai ainda pior, que tem a mania de não querer ir pela AE e de se perder sempre pelo caminho .

                                                  O percurso que mais gosto é precisamente Porto-VFX pela ae, depois nacional 10 e IC1 até Grândola, nacional por Beja-Mértola que depois tem um IC até Castro Marim. Ir pela A1 até Santarém/VFX parece-me rentável, mas também já cheguei a sair em Condeixa e Pombal e depois N1 até Aveiras ou Carregado. Este troço de nacional tem partes boas e más, demora-se mais tempo mas poupa-se algum dinheiro. A meu ver não compensa muito.
                                                  Gosto particularmente da zona de Ferreira do Alentejo por entre aqueles olivais intermináveis, e em Mértola aquela estrada de curvas e rectas ladeada de árvores .
                                                  Na volta, Nacional por Mértola, depois IP2 por Beja até Évora para almoçar lá . A partir daí, nacional por Montemor, Coruche até Almeirim (consegue-se fazer mais rápido do que por ae a 140), e daí para a frente há muitas alternativas.
                                                  A parte de sair às 4/5 da manhã também tenho feito, porque às 7/8h já se está no Porto Alto, e a meio da manhã no destino.

                                                  Percursos que me lembre de ter feito:

                                                  à ida:

                                                  -Porto-VFX (A1) - Marateca-Albufeira (N10 e IC1)
                                                  -Porto-Condeixa/Pombal (A1)-Aveiras/Carregado (N1)-VFX (A1), Grandola-Beja-Mértola-Castro Marim (nacional)

                                                  na volta, além dos percursos inversos ao da ida:

                                                  -Faro-Ourique (A2)-Beja-Évora (IP2) - Lisboa-Mafra (A6, A2, A8) - Porto (A8, A17, A29) - Maluqueira, alguém se lembrou de ir almoçar a Évora e visitar família a Mafra, tudo no mesmo dia
                                                  -Castro Marim-Beja-Portel-Alqueva-Reguengos-Redondo-Portalegre-Portas de Ródão- Pombal (N, IP2, N, IC8) - Porto (A1) - Gostei deste percurso, com paragem no Alqueva, almoço em Reguengos, paragem no Redondo, Portalegre... mas ao anoitecer estava a atravessar uma barragem no Tejo...
                                                  -Castro marim-Évora-Almeirim-Santarém-Alcanena (tudo por IP e N)- Porto (A1) - Muito tempo perdido entre Almeirim e Alcanena, mas alguém cismou em ir por lá...
                                                  -Castro marim-Évora-Almeirim-Alpiarça-Chamusca-Golegâ-Entroncamento-Constância-Tomar- Ferreira do Zêzere (por andar perdido) (tudo por nacional) - Condeixa (IP3)- Porto (A1) - Passeio interessante porque nunca tinha estado na maioria dessas terras do Tejo, e ainda aproveitei para ir ao Castelo de Almourol. Depois ao anoitecer andar perdido em estradas regionais na floresta do Zêzere é que não é muito agradável...
                                                  - Algarve-VFX/Santarém (N, IP e IC)- Leiria (A1)- Marinha Grande - Figueira - Mira - Aveiro - Porto (N109) - Cá em casa todos gostamos muito desta zona do país da Costa de Prata.

                                                  Este ano foi: Tavira-SB de Alportel (N)- depois N2 por Almodôvar, Castro Verde, Aljustrel, Ferreira e Torrão - Alcácer do Sal-VFX (IC1 e N10) - Pombal (A1) - Porto (novamente N1) - Um dia ainda vou fazer a N2 de Norte a Sul como deve ser. Desta vez foi para ter um "cheirinho" e a ideia era ir até Montemor. Pelo meio vi passar a prova de ciclismo da N2 no Torrão, e devido a isso fomos induzidos em erro e ir parar a Alcácer

                                                  Este tipo de percursos de 1 dia que faço são um bocado maluqueira, mas é uma maneira de ir conhecendo a maioria das terras de Portugal da zona Centro, Ribatejo e Alentejo. Para ajudar à festa, se for de carro com o meu pai cisma em que não precisa de GPS e se por acaso alguém consultar um e disser que é para a esquerda, ele vira para a direita. Se não andar perdido nem houver uma alteração de percurso não é a mesma coisa...
                                                  Duma vez fiz eu de Évora ao Porto sem qualquer paragem por ae sempre entre 130/140, porque me deram uma traseirada em Évora. O meu pai seguiu noutro carro por nacional até Almeirim, depois ainda andou a inventar pela Chamusca e IP3, e certo é que deve ter chegado ao destino cerca de 1h depois de mim.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Isso, continuem a dar ideias, que a mulher nesta altura já veio de férias, e esta-se a borrifar para os vossos palpites.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nunca se sabe se com tanta informação, não esteja ainda perdida algures entre o Algarve e o Norte...

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X