[Acidente] Acidente com Carro de Polícia - Página 2

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Título: Acidente com Carro de Polícia

  1. #31
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    Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Onde? O CE não especifica casos concretos:
    Na aula de código de quinta-feira passada....


  2. #32
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    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Na aula de código de quinta-feira passada....
    Contra factos, acriança-se!

    Continua!

  3. #33
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    Citação Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Contra factos, acriança-se!

    Continua!
    Não estou a acriançar, estou-te a dizer que escrevo o que ouvi na aula de código de quinta-feira dia 29 entre as 19 e as 20h.

  4. #34
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    Obrigado pessoal mas não se chateiem

    Tenho andado a tentar pressionar o máximo que consigo por uma resposta, o problema é que tou a ficar sem sítios a recorrer. O seguro já me disse que não pode fazer mais, o MAI não atende o telefone, vou passar na PSP a ver se me conseguem dar alguma informação sobre o assunto. Se for assumido que a culpa foi minha queria pelo menos uma resposta rápida porque o meu carro tá em péssimo estado

  5. #35
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    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Aulas de código rapidinho para "refrescares" algumas excepções no código, nalgumas situações para alguns utilizadores....inclui veículos de tracção animal
    Pois esqueci-me dos burros.....


  6. #36
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    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    E há excepções no código em que o veículo de emergência (e outros) têm prioridade legal onde outro utilizador não teria/tem.

    Exemplos que me lembre: no acesso (via de aceleração em AE); cruzamentos/entroncamentos sem sinalização (desaparece a prioridade a quem se apresenta pela direita).
    não percebi bem o que quiseste dizer, mas num acesso a AE ou equiparado, um veiculo prioritário perde toda a prioridade e tem mesmo de ceder passagem a quem lá circula, agindo como qualquer viatura que aceda à referida via.

    se algum instrutor de código te disse o contrario, ui, ui…….
    Última edição por zezoca : 01-09-19 às 17:11:54

  7. #37
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    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    E há excepções no código em que o veículo de emergência (e outros) têm prioridade legal onde outro utilizador não teria/tem.

    Exemplos que me lembre: no acesso (via de aceleração em AE); cruzamentos/entroncamentos sem sinalização (desaparece a prioridade a quem se apresenta pela direita).
    O Codigo da estrada não diz nada disso. muda de escola de condução!

    Alem do mais, uma coisa é a marcha de urgencia permitir desrespeitar algumas regras de transito sem penalizações, outra coisa completamente diferente é um acidente causado por esse mesmo desrespeito, ai aplica-se o codigo da estrada normal e estar em marcha de urgência é IRRELEVANTE, aliás no limite até poderia agravar.......

    Sinceramente não sei onde tiram a carta

    No entanto se nao fores tu a tratares das tuas dores, ninguém o fará o (O cidadão de bem aka PSP aka Estado) se puder fugir com o rabinho a seringa garanto-te que tambem o faz!

  8. #38
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    Citação Originalmente Colocado por argolas Ver Post
    O Codigo da estrada não diz nada disso. muda de escola de condução!

    Alem do mais, uma coisa é a marcha de urgencia permitir desrespeitar algumas regras de transito sem penalizações, outra coisa completamente diferente é um acidente causado por esse mesmo desrespeito, ai aplica-se o codigo da estrada normal e estar em marcha de urgência é IRRELEVANTE, aliás no limite até poderia agravar.......

    Sinceramente não sei onde tiram a carta

    No entanto se nao fores tu a tratares das tuas dores, ninguém o fará o (O cidadão de bem aka PSP aka Estado) se puder fugir com o rabinho a seringa garanto-te que tambem o faz!
    também não é bem assim como pões as coisas pois esse "código da estrada normal" diz no nº1 do art. 65 (com as devidas ressalvas) que todo o condutor deve ceder passagem aos veículos em marcha de urgência, havendo até coimas para quem não o fizer.

    num hipotético cruzamento sem sinalização em que o veiculo urgente se apresente pela tua esquerda e aconteça um embate, muito dificilmente serás ilibado da culpa e prejuízo por não cederes passagem ao abrigo do referido artigo, como ainda irás pagar a coima referente a tal desrespeito da regra.

  9. #39
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    Citação Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
    também não é bem assim como pões as coisas pois esse "código da estrada normal" diz no nº1 do art. 65 (com as devidas ressalvas) que todo o condutor deve ceder passagem aos veículos em marcha de urgência, havendo até coimas para quem não o fizer.

    num hipotético cruzamento sem sinalização em que o veiculo urgente se apresente pela tua esquerda e aconteça um embate, muito dificilmente serás ilibado da culpa e prejuízo por não cederes passagem ao abrigo do referido artigo, como ainda irás pagar a coima referente a tal desrespeito da regra.
    Em caso de acidente é irrelevante se está em marcha de urgência ou não. Não estamos a falar de coimas, acho que fui bem claro (uma coisa é a marcha de urgencia permitir desrespeitar algumas regras de transito sem penalizações, outra coisa completamente diferente é um acidente causado por esse mesmo desrespeito)

    Não misturem as coisas, não estou a dizer se pode ou não pode andar em marcha de urgência. imagina que vais muito bem passas um semáforo verde, vem da direita um carro da psp/ambulância whatever que queima um vermelho e acerta-te em cheio, a culpa é tua? Não pois não? então onde está a diferença? Posso ser multado sim por não facilitar a passagem, mas em caso de acidente é as regras basicas do código que conta

    É igual a estares mal estacionado e virem te bater, podes ser multado por estares mal, mas nada tem a ver com o apuramento de responsabilidades




  10. #40
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    Como já referiam, o facto de se deslocar em marcha de urgência é irrelevante para a responsabilidade num sinistro.

    No entanto tenho algumas dúvidas em relação à responsabilidade, pois apesar de a carrinha da PSP estar a ultrapassar pela direita o que é proibido, o user estava a mudar de via, e se bem me recordo a mudança de via obriga a algumas precauções, como sinalizar a intenção de o fazer e verificar se o pode fazer em segurança, sem causar transtorno a quem nela circula, independentemente se muda para a esquerda ou direita.

    Duvido muito que a responsabilidade seja atribuída à PSP, ou pelo menos a 100%.

  11. #41
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    Citação Originalmente Colocado por argolas Ver Post
    Em caso de acidente é irrelevante se está em marcha de urgência ou não. Não estamos a falar de coimas, acho que fui bem claro (uma coisa é a marcha de urgencia permitir desrespeitar algumas regras de transito sem penalizações, outra coisa completamente diferente é um acidente causado por esse mesmo desrespeito)

    Não misturem as coisas, não estou a dizer se pode ou não pode andar em marcha de urgência. imagina que vais muito bem passas um semáforo verde, vem da direita um carro da psp/ambulância whatever que queima um vermelho e acerta-te em cheio, a culpa é tua? Não pois não? então onde está a diferença? Posso ser multado sim por não facilitar a passagem, mas em caso de acidente é as regras basicas do código que conta

    É igual a estares mal estacionado e virem te bater, podes ser multado por estares mal, mas nada tem a ver com o apuramento de responsabilidades


    repara , o art.65 é uma regra básica do código da estrada tal como todas as outras, e diz com as devidas ressalvas que devemos ceder passagem a um veiculo em marcha de urgência. se resultar em acidente é porque pura e simplesmente algum(s) interveniente não cumpriu uma regra imposta pelo CE que no caso em apreço é o referido artigo.

    o facto de haver coima é quase irrelevante e foi só um acrescento informativo, até porque pode nem haver acidente algum e haver lugar a coima caso um agente detete infração à tal regra de cedência de passagem imposta pelo artigo.

    no caso que exemplifiquei dificilmente serás tu ilibado e o veiculo urgente culpado.
    no caso que exemplificas já é diferente pois no referido art. está contemplada a obrigação do urgente parar sempre ao sinal vermelho, podendo retomar a marcha. ai o apuramento de responsabilidade já se torna mais difícil e já mete o urgente em igualdade ou mesmo inferioridade dependendo de vários fatores.

  12. #42
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    Citação Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
    não percebi bem o que quiseste dizer, mas num acesso a AE ou equiparado, um veiculo prioritário perde toda a prioridade e tem mesmo de ceder passagem a quem lá circula, agindo como qualquer viatura que aceda à referida via.

    se algum instrutor de código te disse o contrario, ui, ui…….
    Os exemplos foram dados no contexto de situações (histórias) passadas que levaram a reprovação de alunos por examinadores.

    Uma foi sobre sobre o tema "setas de desvio" e a cedência de passagem em ramais de acesso a AEs por parte de veículos em emergência. Mas já vi que ou ouvi mal ou foi dito ao contrário e/ou alguém reprovou quando não devia.

    São veículos prioritários os veículos que assinalam devidamente a sua marcha de urgência, esta denominação termina assim que não assinalarem a sua marcha de urgência.
    Estes veículos têm prioridade sobre qualquer outro veículo em todos os locais e situações, incluindo:
    – Ao sair de um posto de abastecimento
    – Ao sair de um prédio
    – Ao sair de um parque de estacionamento
    – Ao sair de um caminho particular
    – Ao entrar numa rotunda
    – Em vias estreitas
    Existem apenas duas situações onde estes veículos perdem a prioridade:
    – Perante veículos que saiam de uma passagem de nível
    -Ao entrarem na autoestrada ou via reservada a automóveis e motociclos pelos respetivos acessos.
    Veículos em marcha de emergência - por que regras se regem? - Circula Seguro

  13. #43
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    Citação Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
    Os exemplos foram dados no contexto de situações (histórias) passadas que levaram a reprovação de alunos por examinadores.

    Uma foi sobre sobre o tema "setas de desvio" e a cedência de passagem em ramais de acesso a AEs por parte de veículos em emergência. Mas já vi que ou ouvi mal ou foi dito ao contrário e/ou alguém reprovou quando não devia.



    Veículos em marcha de emergência - por que regras se regem? - Circula Seguro
    esse texto está correto com o que eu disse. ou melhor, queria dizer, pois reparei que cometi uma gafe no meu texto.
    onde escrevi o que está a bold, queria escrever "urgente".


    Citação Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
    não percebi bem o que quiseste dizer, mas num acesso a AE ou equiparado, um veiculo prioritário perde toda a prioridade e tem mesmo de ceder passagem a quem lá circula, agindo como qualquer viatura que aceda à referida via.

    se algum instrutor de código te disse o contrario, ui, ui…….

  14. #44
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    já agora, um acórdão que até foi num cruzamento regulado por sinalização luminosa.
    Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa

    demonstra que existem várias condicionantes e analises aos acidentes e que o veiculo urgente não é automaticamente culpado…… muito pelo contrario.

  15. #45
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    Citação Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
    já agora, um acórdão que até foi num cruzamento regulado por sinalização luminosa.
    Acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa

    demonstra que existem várias condicionantes e analises aos acidentes e que o veiculo urgente não é automaticamente culpado…… muito pelo contrario.
    Claro que não....uma delas é um acesso a AE no ramal de acesso ou por exemplo como me foi contado em cruzamento/entroncamento sem sinalização em que prevalece a cedência de passagem à direita.

    Na primeira a visibilidade dificilmente será colocada em causa e portanto dependendo do contexto do tráfego o condutor do veículo que circula já na AE terá de o justificar muito bem

    E na segunda situação se o cruzamento/entroncamento não tem sinalização implica sempre abordagem cautelosa....mais uma vez, difícil de justificar que não se viu/ouviu o veículo de emergência.

  16. #46
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    No caso das AE e equiparadas a lei diz que o veiculo urgente não tem mesmo prioridade ao aceder, é mais devido às velocidades que lá se praticam e as consequências que podem surgir de um abrandamento ou paregem repentina por parte de um veiculo que lá circule. Quanto ao resto estamos de acordo e tem sido o meu discurso de que numa abordagem geral os condutores são responsabilizados por não ceder passagem aos urgentes, mesmo em caso de embate como foi o caso do acórdão que postei onde após analise dos factos se chegou à maior culpa do taxi apesar do sinal verde para este.

  17. #47
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    Citação Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
    No caso das AE e equiparadas a lei diz que o veiculo urgente não tem mesmo prioridade ao aceder, é mais devido às velocidades que lá se praticam e as consequências que podem surgir de um abrandamento ou paregem repentina por parte de um veiculo que lá circule. Quanto ao resto estamos de acordo e tem sido o meu discurso de que numa abordagem geral os condutores são responsabilizados por não ceder passagem aos urgentes, mesmo em caso de embate como foi o caso do acórdão que postei onde após analise dos factos se chegou à maior culpa do taxi apesar do sinal verde para este.
    Só em circunstâncias particulares é que um condutor poderá justificar que não cede passagem (apesar de ter prioridade) a um veículo em urgência que se encontra num ramal de acessoa AE.

    Não estou a dizer que tem prioridade porque não tem, mas também tem segundo o código o dever cedência

    É como uns que dizem que tenho de trocar de instrutor....é melhor só o fazer quando passar o exame de código


  18. #48
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    O condutor que circule numa AE não tem dever e muito menos obrigação de ceder passagem ao urgente vindo do tamal, isto segundo o código
    Se apanhares uma pergunta com essa opção e responderes que tem o dever, vais errar.

    Não percebi a relação com a imagem, cujo a unica resposta obvia das apresentadas é o NÃO.

  19. #49
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    Citação Originalmente Colocado por hdnflex Ver Post
    Eles vinham em missão de urgência e eu comecei a dar pisca e a virar para a direita e eles tentaram me ultrapassar pela direita enquanto eu virava e deu-se aí o acidente.
    Tens de explicar isto melhor.
    Com esta explicação, estou em crer que serás tu o culpado.
    Não é por estares a fazer pisca que passas a ter razão.
    Estavas a virar, ou a mudar de faixa?
    Bateram por trás, ou na lateral?
    Podes colocar um desenho da situação?

  20. #50
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    Citação Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
    Como já referiam, o facto de se deslocar em marcha de urgência é irrelevante para a responsabilidade num sinistro.

    No entanto tenho algumas dúvidas em relação à responsabilidade, pois apesar de a carrinha da PSP estar a ultrapassar pela direita o que é proibido, o user estava a mudar de via, e se bem me recordo a mudança de via obriga a algumas precauções, como sinalizar a intenção de o fazer e verificar se o pode fazer em segurança, sem causar transtorno a quem nela circula, independentemente se muda para a esquerda ou direita.

    Duvido muito que a responsabilidade seja atribuída à PSP, ou pelo menos a 100%.
    Boas Viriauto, é uma situação complicada e nunca disse que tenho a certeza que tenho razao. Por um lado, sei que o código diz que devemos ter sempre atenção antes de mudar de faixa, a questão foi que eles vinham atrás de mim a uma velocidade ridicularmente mais alta que eu (devia ser 60km/h vs 120km/h) e eles estavam atrás de mim e quando os vi começo a dar o pisca e eles já estao em cima de mim a bater. Devido à grande diferença de velocidade nem 2 segundos passaram entre a minha última "olhada" para o retrovisor e o embate.

    É o suposto "falta de cuidado" da minha parte vs a condução imprudente e ultrapassagens pela direita mesmo quando eu estava a sair da faixa.

    Veremos... Só nao queria esperar 2 anos para obter uma resposta negativa. O meu carro tá bem estragado e preciso dele todos os dias.

  21. #51
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    Citação Originalmente Colocado por Kevincego Ver Post
    Fui eu, demorou 2 anos e umas quantas idas ao quartel do ralis que agora é RTrans mais um par de simulações do acidente no local (eram lentos a compreender) mas no final pagaram tudo sem excepção.
    Só uma questão: mas esperaste 2 anos para arranjar o carro, ou arranjaste e apresentaste a fatura? O meu problema é que quero arranjar o carro rápido pois preciso dele e nao quero esperar 2 anos. Agora imagina 2 anos por uma resposta negativa.

    Obrigado

  22. #52
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    Citação Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
    O condutor que circule numa AE não tem dever e muito menos obrigação de ceder passagem ao urgente vindo do tamal, isto segundo o código
    Se apanhares uma pergunta com essa opção e responderes que tem o dever, vais errar.

    Não percebi a relação com a imagem, cujo a unica resposta obvia das apresentadas é o NÃO.
    A imagem foi para um crânio lá para trás no tópico.

    Eu sei que que não há obrigação de ceder passagem a um veículo no ramal de acesso.....no entando diz o código que se deve facilitar a passagem de veículos em missão de urgência.

    Portanto o preto e branco facilmente pode passar a cinzento, inclusivé má fé

  23. #53
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    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Tens de explicar isto melhor.
    Com esta explicação, estou em crer que serás tu o culpado.
    Não é por estares a fazer pisca que passas a ter razão.
    Estavas a virar, ou a mudar de faixa?
    Bateram por trás, ou na lateral?
    Podes colocar um desenho da situação?
    Boas, vou tentar explicar mais ou menos, pode me falhar um ou outro pormenor.

    Vamos numa avenida de 2 faixas para cada lado. Eu sigo pela esquerda a uma velocidade normal (cerca de 60km/h). Vejo o carro da polícia em missao de urgência a uns metros e começo a tentar perceber quando era o momento certo para encostar à direita (havia transito). Eles vinham a uma velocidade muito mais alta que a minha (120km/h diria mas pelo menos 100km/h) e em questão de 2 ou 3 segundos estao colados ao meu carro. Eu já estou com o pisca há uns 10 segundos e mal vejo a abertura passo para a direita, nisto tinha olhado para o retrovisor há 2 segundos e quando começo a passar eles batem-me nas 2 portas. Várias pessoas que lá estiveram no local vieram logo ter comigo (sem eu ter pedido) e disseram que era ridículo a manobra que eles fizeram e para eu nao admitir culpas nenhumas porque eu nao estava errado ali.

    Por um lado, sei que se for culpado será porque devia sempre me certificar que a faixa para onde vou está livre, por outro lado, eu sou mesmo cuidadoso com isso e é como te digo, eu estava a olhar para eles no retrovisor e já tinha o pisca ligado, mal olhei para a estrada para encostar eles já me estao a bater. Foi mesmo uma decima de segundo e comparando a velocidade era impossível eu ter conseguido reagir e no dia-a-dia, se fores na faixa da esquerda da auto estrada (por exemplo) e aparece um gajo a imensa velocidade a dar-te sinal de luzes / buzinar, tu dás pisca e encostas, nunca vais esperar que ele seja impaciente ao ponto de passado 2 segundos te ultrapassar pela direita. Isto numa situacao de dia-a-dia se eu fizesse essa manobra era o 1º a admitir a culpa.
    Como disse, várias testemunhas disseram logo que eu tinha razao e mesmo a polícia envolvida nao me disse por 1 vez que a culpa era minha, quis só ver se eu estava bem.

    Por outro lado, acredito que nao seja culpado, porque o código diz que te deves encostar à direita e nao diz que te deves manter imóvel (se assim fosse todos os carros de urgência tinham de conduzir em ziguezague), estava a sinalizar a minha manobra e só nao saí mais cedo porque literalmente nao dava, quando tive uma abertura fui para a direita tal como eles (nao queria virar). No geral, acho que é uma situação de condução super imprudente deles e o mais irónico é que eu só queria liberar o caminho e nunca pensei que eles fizessem aquela manobra porque uma ultrapassagem pela direita a 120km/h é rídiculo.

    Abraço,

  24. #54
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    Pois... tenho a impressão que te vão dar como culpado, ou com 50% para cada um.
    Se eles conseguiram ficar ao teu lado, é porque não fizeste a mudança logo após o outro veículo (o facto de eles terem tido espaço para passar mostra isso).

    Além disso, facilitar a passagem nem sempre é equivalente a mudar de faixa.
    Muitas vezes é ficar onde estás, principalmente se a faixa onde estás tem trânsito e a outra não.
    hdnflex gosta disto.

  25. #55
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    Fiquei sem perceber algumas coisas, a faixa de rodagem possui 4 vias, duas em cada sentido, os sentidos estão separados como? Linha continua? Separador físico?

    Quando viste a carrinha a aproximar-se ela estava em que via? Na esquerda como tu ou na direita?
    Tens alguma testemunha?

  26. #56
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    já para não falar no facto que sendo uma avenida pressupõe-se que seja dentro de uma localidade e nesse caso (mesmo não se tratando de veiculo em marcha de urgência) vão sempre alegar o nº2 do art. 14 do CE a somar ao facto do embate ser nas portas laterias dando a entender que quando mudou de via já o outro se encontrava no local.

    pode vir a ser uma resolução complicada

  27. #57
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    Boas, vou tentar explicar mais ou menos, pode me falhar um ou outro pormenor.

    Vamos numa avenida de 2 faixas para cada lado. Eu sigo pela esquerda a uma velocidade normal (cerca de 60km/h). Vejo o carro da polícia em missao de urgência a uns metros e começo a tentar perceber quando era o momento certo para encostar à direita (havia transito). Eles vinham a uma velocidade muito mais alta que a minha (120km/h diria mas pelo menos 100km/h) e em questão de 2 ou 3 segundos estao colados ao meu carro. Eu já estou com o pisca há uns 10 segundos e mal vejo a abertura passo para a direita, nisto tinha olhado para o retrovisor há 2 segundos e quando começo a passar eles batem-me nas 2 portas. Várias pessoas que lá estiveram no local vieram logo ter comigo (sem eu ter pedido) e disseram que era ridículo a manobra que eles fizeram e para eu nao admitir culpas nenhumas porque eu nao estava errado ali.

    Por um lado, sei que se for culpado será porque devia sempre me certificar que a faixa para onde vou está livre, por outro lado, eu sou mesmo cuidadoso com isso e é como te digo, eu estava a olhar para eles no retrovisor e já tinha o pisca ligado, mal olhei para a estrada para encostar eles já me estao a bater. Foi mesmo uma decima de segundo e comparando a velocidade era impossível eu ter conseguido reagir e no dia-a-dia, se fores na faixa da esquerda da auto estrada (por exemplo) e aparece um gajo a imensa velocidade a dar-te sinal de luzes / buzinar, tu dás pisca e encostas, nunca vais esperar que ele seja impaciente ao ponto de passado 2 segundos te ultrapassar pela direita. Isto numa situacao de dia-a-dia se eu fizesse essa manobra era o 1º a admitir a culpa.
    Como disse, várias testemunhas disseram logo que eu tinha razao e mesmo a polícia envolvida nao me disse por 1 vez que a culpa era minha, quis só ver se eu estava bem.

    Por outro lado, acredito que nao seja culpado, porque o código diz que te deves encostar à direita e nao diz que te deves manter imóvel (se assim fosse todos os carros de urgência tinham de conduzir em ziguezague), estava a sinalizar a minha manobra e só nao saí mais cedo porque literalmente nao dava, quando tive uma abertura fui para a direita tal como eles (nao queria virar). No geral, acho que é uma situação de condução super imprudente deles e o mais irónico é que eu só queria liberar o caminho e nunca pensei que eles fizessem aquela manobra porque uma ultrapassagem pela direita a 120km/h é rídiculo.

    Abraço,
    A condução deles não foi a adequada, caso contrário teriam previsto a tua manobra também ela desadequada no contexto que descreves e o acidente não teria ocorrido.

    Uma pena que este canal tenha ido de vela https://www.youtube.com/channel/UCAM...5LuEl-Z1zW5A_A ....porque era muito educativo
    hdnflex gosta disto.

  28. #58
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Viriauto Ver Post
    Fiquei sem perceber algumas coisas, a faixa de rodagem possui 4 vias, duas em cada sentido, os sentidos estão separados como? Linha continua? Separador físico?

    Quando viste a carrinha a aproximar-se ela estava em que via? Na esquerda como tu ou na direita?
    Tens alguma testemunha?
    Tinha pinos, daí não ter ido logo.

    Quando ela se aproximou estava na esquerda (mesma faixa que eu), saltou para a direita quando eu estava com o pisca para encostar.

    Tenho algumas testemunhas do meu lado que fiquei com os dados

  29. #59
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    Por Defeito

    E outra questão que não sei como fazer será : e se eu quiser arranjar o meu carro e depois for provado que não sou culpado? Apresento-lhes a fatura?

    Há aqui um user que ficou 2 anos à espera de resposta, eu preciso do carro e tenho de o arranjar rápido e tou a ver que tendo ou não tendo razão vou esperar muito tempo..

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