Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente com Carro de Polícia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Acidente] Acidente com Carro de Polícia

    Boa tarde pessoal, precisava da vossa ajuda pois estou um bocado preocupado com um acidente que tive.

    Tive um acidente contra a carrinha da PSP (a famosa carrinha dos 9) e a situação foi um bocado complicada onde ainda está a ser averiguada de quem tem a culpa. Fiz o "report" do acidente ao meu seguro e eles disseram estar a analisar.

    Porém, recentemente falei com um amigo que trabalha numa seguradora e o que ele me disse foi que ia ser complicado porque eles não têm seguro nos carros (o que já sabia) e a minha seguradora não tem para onde reclamar, que tenho de ser eu a ir à PSP diretamente, pedir o auto e tentar pressioná-los a agir.

    Alguém já tem experiência / conhece alguém que possa ajudar?

    Obrigado .

    Cumprimentos

    #2
    Tens de apertar com a seguradora, é a eles que lhes pagas.

    Já agora, foram eles que te bateram?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
      Tens de apertar com a seguradora, é a eles que lhes pagas.

      Já agora, foram eles que te bateram?
      Eles vinham em missão de urgência e eu comecei a dar pisca e a virar para a direita e eles tentaram me ultrapassar pela direita enquanto eu virava e deu-se aí o acidente.

      Comentário


        #4
        É um assunto para a tua seguradora resolver.

        Comentário


          #5
          Será que o FGA intervém aqui?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por hdnflex Ver Post
            Eles vinham em missão de urgência e eu comecei a dar pisca e a virar para a direita e eles tentaram me ultrapassar pela direita enquanto eu virava e deu-se aí o acidente.
            Pelo que contas, parece me que serão eles os culpados...mas sem certezas...
            Chamaram a policia de trânsito?
            Como fizeram o report do acidente?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por hdnflex Ver Post
              Boa tarde pessoal, precisava da vossa ajuda pois estou um bocado preocupado com um acidente que tive.

              Tive um acidente contra a carrinha da PSP (a famosa carrinha dos 9) e a situação foi um bocado complicada onde ainda está a ser averiguada de quem tem a culpa. Fiz o "report" do acidente ao meu seguro e eles disseram estar a analisar.

              Porém, recentemente falei com um amigo que trabalha numa seguradora e o que ele me disse foi que ia ser complicado porque eles não têm seguro nos carros (o que já sabia) e a minha seguradora não tem para onde reclamar, que tenho de ser eu a ir à PSP diretamente, pedir o auto e tentar pressioná-los a agir.

              Alguém já tem experiência / conhece alguém que possa ajudar?

              Obrigado .

              Cumprimentos
              Já perguntaste directamente na tua seguradora?

              Certo dia vinha eu tranquilo da vida quando num cruzamento com semáforos, onde eu tinha o sinal verde, aparece um carro da polícia da esquerda sem qualquer indicação de marcha de urgência (luzes e som). Travões a fundo e fiquei a menos de 1 mt da porta esquerda e polícia a olhar para mim com ar de espanto (talvez porque deve ter visto que podia ter levado com o meu carro em cima). Não disseram nada e seguiram caminho. Fiquei a pensar o mesmo que tu...que não deveria ser bonito resolver a situação.

              Desejo-te sorte.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mazda3HB Ver Post
                Pelo que contas, parece me que serão eles os culpados...mas sem certezas...
                Chamaram a policia de trânsito?
                Como fizeram o report do acidente?

                Foi chamada a Brigada de Trânsito e tudo reportado. Eu achava que tava tudo OK até que o meu amigo perito me disse que ia ser complicado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Já perguntaste directamente na tua seguradora?

                  Certo dia vinha eu tranquilo da vida quando num cruzamento com semáforos, onde eu tinha o sinal verde, aparece um carro da polícia da esquerda sem qualquer indicação de marcha de urgência (luzes e som). Travões a fundo e fiquei a menos de 1 mt da porta esquerda e polícia a olhar para mim com ar de espanto (talvez porque deve ter visto que podia ter levado com o meu carro em cima). Não disseram nada e seguiram caminho. Fiquei a pensar o mesmo que tu...que não deveria ser bonito resolver a situação.

                  Desejo-te sorte.
                  Pois, neste caso tenho (algumas) testemunhas e até acreditei que estava tudo encaminhado mas agora fiquei preocupado. Vou ver se faço uma chamada para o seguro a fazer alguma pressão...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por hdnflex Ver Post
                    Pois, neste caso tenho (algumas) testemunhas e até acreditei que estava tudo encaminhado mas agora fiquei preocupado. Vou ver se faço uma chamada para o seguro a fazer alguma pressão...
                    O seu amigo perito está muito mal informado.

                    Se a viatura da policia for considerada a culpada no sinistro, não se preocupe que alguém irá assumir, sempre foi e sempre será assim.

                    Para além disso, muitos(alguns) agentes/guardas têm seguros pessoais que englobam estas situações, pois por norma são os próprios que assumem.

                    Comentário


                      #11
                      Ai o que te estraga um bocado a jogada é a marcha de urgência assinalada.

                      Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

                      Comentário


                        #12
                        Sem certezas absolutas a marcha de urgência devidamente sinalizada é a "via verde" para os veículos prioritários...e nesse caso o "grelhador" da PSP ganha vantagem.

                        Comentário


                          #13
                          Não é bem "via verde":



                          Trânsito de veículos em serviço de urgência
                          1 - Os condutores de veículos que transitem em missão de polícia, de prestação de socorro, de segurança prisional ou de serviço urgente de interesse público assinalando adequadamente a sua marcha podem, quando a sua missão o exigir, deixar de observar as regras e os sinais de trânsito, mas devem respeitar as ordens dos agentes reguladores do trânsito.
                          2 - Os referidos condutores não podem, porém, em circunstância alguma, pôr em perigo os demais utentes da via, sendo, designadamente, obrigados a suspender a sua marcha:

                          a) Perante o sinal luminoso vermelho de regulação do trânsito, embora possam prosseguir, depois de tomadas as devidas precauções, sem esperar que a sinalização mude;
                          b) Perante o sinal de paragem obrigatória em cruzamento ou entroncamento.
                          3 - Os condutores dos veículos que circulam nas condições referidas no n.º 1 devem assinalar adequadamente a sua marcha através da utilização dos avisadores sonoros e luminosos especiais referidos, respetivamente, nos artigos 22.º e 23.º
                          4 - Caso os veículos não estejam equipados com os dispositivos referidos no número anterior, a marcha urgente pode ser assinalada:
                          a) Utilizando alternadamente os máximos com os médios; ou
                          b) Durante o dia, utilizando repetidamente os sinais sonoros.
                          5 - É proibida a utilização dos sinais que identificam a marcha dos veículos referidos no n.º 1 quando não transitem nas condições nele previstas.
                          6 - Sem prejuízo dos números anteriores, em casos regulamentados, os condutores dos veículos que transitem em missão de polícia que assim o exija poderão ser dispensados de utilização de avisadores sonoros e luminosos, devendo observar indispensáveis medidas de segurança, não podendo, porém, em circunstância alguma, pôr em perigo os demais utentes da via, sendo, designadamente, obrigados a suspender a sua marcha nas situações previstas no n.º 2.
                          7 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por tddif2000 Ver Post
                            Ai o que te estraga um bocado a jogada é a marcha de urgência assinalada.

                            Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
                            Sem dúvida. O problema aqui foi que eu estava literalmente a abrir caminho para eles e eles tentaram fazer a ultrapassagem pelo lado que eu estava a indicar ir.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                              Sem certezas absolutas a marcha de urgência devidamente sinalizada é a "via verde" para os veículos prioritários...e nesse caso o "grelhador" da PSP ganha vantagem.
                              A verdade é que na altura nem o agente disse que eu é que tinha culpa, eu expliquei que estava a sair para eles usarem a faixa que deviam e eles não dissera mais nada. É uma situação díficil mas queria saber de qualquer das formas para resolver isto.

                              Comentário


                                #16
                                Quer dizer pagas à seguradora e tens de ser tu a tratar das coisas
                                Se está reportado, tens de esperar.

                                Têm 30 dias úteis, se não me engano, para te dar uma resolução. A partir daqui, podes e deves reclamar e começar a contabilizar os custos por falta de utilização da tua viatura.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CHB Ver Post
                                  Quer dizer pagas à seguradora e tens de ser tu a tratar das coisas
                                  Se está reportado, tens de esperar.

                                  Têm 30 dias úteis, se não me engano, para te dar uma resolução. A partir daqui, podes e deves reclamar e começar a contabilizar os custos por falta de utilização da tua viatura.
                                  Vocês têm cada teoria...

                                  Sabes o que é um seguro de RC? É um seguro no qual transferes a tua responsabilidade civil para a seguradora, ou seja, em caso de acidente com culpa tua é a tua seguradora que paga a reparação!

                                  Quando pagas uma apólice de RC, é para isto que pagas, não é para que a tua seguradora seja o teu moço de recados!

                                  No sentido de ajudar o cliente, já foram criados os protocolos IDS, e mais recentemente o CIDS, nos quais, mesmo sem culpa, é a tua seguradora que regulariza o sinistro contigo.

                                  No caso relatado, a PSP reclama á seguradora do autor do tópico, e é á PSP que a seguradora tem que responder, dizendo se assume ou não a responsabilidade, cumprindo os prazos legais para tal!

                                  Já o autor do tópico tem que ir reclamar diretamente á PSP, e aguardar pela decisão destes, e aqui esquece os prazos, pois não existem!
                                  Editado pela última vez por Vanquish; 21 August 2019, 20:36.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Será que o FGA intervém aqui?
                                    Não. É a própria PSP que, em caso de culpa, paga.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Olá pessoal,

                                      Obrigado pelas respostas que recebi.

                                      Queria só fazer um ponto de situação. Pressionei um pouco a seguradora e eles agora dizem que a situação está no Ministério da Administração Interna e sao eles agora a dar resposta. Já tentei lhes ligar mas nada. Nao sei se haverá outra opçao que nao aguardar.

                                      Obrigado a todos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ui... Foi para o MAI? Ainda vais preso...

                                        Hehehe, tou a brincar. Seja para onde tenha ido, creio que caso te queiram culpar de alguma coisa, podes sempre recorrer e expôr os factos tal como os expuseste neste tópico. Penso que até agora todos os que te lemos consideramos que, se tudo sucedeu como relatas, não tiveste qualquer responsabilidade pelo ocorrido.

                                        -

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se a memória não me falha, há uns anos, houve um user que teve um acidente com uma carrinha do exército que, tal como os carros da PSP e do Estado em geral, estava isenta de seguro. O exército pagou-lhe o arranjo do carro, mas o processo ainda demorou uns meses.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                            Se a memória não me falha, há uns anos, houve um user que teve um acidente com uma carrinha do exército que, tal como os carros da PSP e do Estado em geral, estava isenta de seguro. O exército pagou-lhe o arranjo do carro, mas o processo ainda demorou uns meses.
                                            Fui eu, demorou 2 anos e umas quantas idas ao quartel do ralis que agora é RTrans mais um par de simulações do acidente no local (eram lentos a compreender) mas no final pagaram tudo sem excepção.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                              Sem certezas absolutas a marcha de urgência devidamente sinalizada é a "via verde" para os veículos prioritários...e nesse caso o "grelhador" da PSP ganha vantagem.
                                              Não ganha vantagem, em caso de acidente são culpados como qualquer outro cidadão que esteja em infração, a marcha de urgencia permite desrespeitar alguns sinais de transito mas em caso de acidente serão responsabilizados como qualquer outro condutor

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por argolas Ver Post
                                                Não ganha vantagem, em caso de acidente são culpados como qualquer outro cidadão que esteja em infração, a marcha de urgencia permite desrespeitar alguns sinais de transito mas em caso de acidente serão responsabilizados como qualquer outro condutor
                                                Tens a certeza da afirmação? É que a culpa pode não ser atribuída à policia...

                                                Por alguma razão o aguarda-se resposta do ministério...se fosse pelo condutor...estaria neste momento o agente da psp que conduzia a viatura a ser responsabilizado...
                                                esses tiros para o ar nem sempre caiem no sitio certo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Marcha de urgência não é free pass para fazerem o que quiserem...
                                                  Está no código de estrada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                    Tens a certeza da afirmação? É que a culpa pode não ser atribuída à policia...

                                                    Por alguma razão o aguarda-se resposta do ministério...se fosse pelo condutor...estaria neste momento o agente da psp que conduzia a viatura a ser responsabilizado...
                                                    esses tiros para o ar nem sempre caiem no sitio certo.
                                                    Sim tenho a certeza da afirmação que fiz a 100%

                                                    E atenção ao que eu disse (em caso de acidente são culpados como qualquer outro cidadão que esteja em infração, a marcha de urgencia permite desrespeitar alguns sinais de transito mas em caso de acidente serão responsabilizados como qualquer outro condutor)

                                                    Não vi o acidente pelo que nao posso afiançar de quem é a culpa o que digo e reitero na integra é que a marcha de urgencia e ser da psp, é irrelevante para atribuição de culpa! o Codigo da Estrada existe e é igual para todos!

                                                    Agora se a pessoa não sabe se mexer e lutar pelo que tem direito, não pode estar com certeza a espera que seja a PSP a fazer isso!
                                                    Editado pela última vez por argolas; 31 August 2019, 22:56.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por argolas Ver Post
                                                      Sim tenho a certeza da afirmação que fiz a 100%

                                                      E atenção ao que eu disse (em caso de acidente são culpados como qualquer outro cidadão que esteja em infração, a marcha de urgencia permite desrespeitar alguns sinais de transito mas em caso de acidente serão responsabilizados como qualquer outro condutor)

                                                      Não vi o acidente pelo que nao posso afiançar de quem é a culpa o que digo e reitero na integra é que a marcha de urgencia e ser da psp, é irrelevante para atribuição de culpa! o Codigo da Estrada existe e é igual para todos!

                                                      Agora se a pessoa não sabe se mexer e lutar pelo que tem direito, não pode estar com certeza a espera que seja a PSP a fazer isso!
                                                      Aulas de código rapidinho para "refrescares" algumas excepções no código, nalgumas situações para alguns utilizadores....inclui veículos de tracção animal

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ainda não percebi qual é a duvida; a marcha de urgência, desde que devidamente assinalada, permite que não sejam cumpridas as regras de trânsito e a sinalização.

                                                        Porém, em caso de acidente, não deixam automaticamente de ter culpa.

                                                        A análise tem que ser casuística, mas há muitas situações em que a responsabilidade é do condutor do veiculo em marcha de urgência.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                          Ainda não percebi qual é a duvida; a marcha de urgência, desde que devidamente assinalada, permite que não sejam cumpridas as regras de trânsito e a sinalização.

                                                          Porém, em caso de acidente, não deixam automaticamente de ter culpa.

                                                          A análise tem que ser casuística, mas há muitas situações em que a responsabilidade é do condutor do veiculo em marcha de urgência.
                                                          E há excepções no código em que o veículo de emergência (e outros) têm prioridade legal onde outro utilizador não teria/tem.

                                                          Exemplos que me lembre: no acesso (via de aceleração em AE); cruzamentos/entroncamentos sem sinalização (desaparece a prioridade a quem se apresenta pela direita).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                            E há excepções no código em que o veículo de emergência (e outros) têm prioridade legal onde outro utilizador não teria/tem.

                                                            Exemplos que me lembre: no acesso (via de aceleração em AE); cruzamentos/entroncamentos sem sinalização (desaparece a prioridade a quem se apresenta pela direita).
                                                            Onde? O CE não especifica casos concretos:

                                                            SECÇÃO IXServiço de urgência e transportes especiais
                                                            Artigo 64.º
                                                            Trânsito de veículos em serviço de urgência
                                                            1 - Os condutores de veículos que transitem em missão de polícia, de prestação de socorro, de segurança prisional ou de serviço urgente de interesse público assinalando adequadamente a sua marcha podem, quando a sua missão o exigir, deixar de observar as regras e os sinais de trânsito, mas devem respeitar as ordens dos agentes reguladores do trânsito.
                                                            2 - Os referidos condutores não podem, porém, em circunstância alguma, pôr em perigo os demais utentes da via, sendo, designadamente, obrigados a suspender a sua marcha:
                                                            a) Perante o sinal luminoso vermelho de regulação do trânsito, embora possam prosseguir, depois de tomadas as devidas precauções, sem esperar que a sinalização mude;
                                                            b) Perante o sinal de paragem obrigatória em cruzamento ou entroncamento.
                                                            3 - Os condutores dos veículos que circulam nas condições referidas no n.º 1 devem assinalar adequadamente a sua marcha através da utilização dos avisadores sonoros e luminosos especiais referidos, respetivamente, nos artigos 22.º e 23.º.
                                                            4 - Caso os veículos não estejam equipados com os dispositivos referidos no número anterior, a marcha urgente pode ser assinalada:
                                                            a) Utilizando alternadamente os máximos com os médios; ou
                                                            b) Durante o dia, utilizando repetidamente os sinais sonoros.
                                                            5 - É proibida a utilização dos sinais que identificam a marcha dos veículos referidos no n.º 1 quando não transitem nas condições nele previstas.
                                                            6 - Sem prejuízo dos números anteriores, em casos regulamentados, os condutores dos veículos que transitem em missão de polícia que assim o exija poderão ser dispensados de utilização de avisadores sonoros e luminosos, devendo observar indispensáveis medidas de segurança, não podendo, porém, em circunstância alguma, pôr em perigo os demais utentes da via, sendo, designadamente, obrigados a suspender a sua marcha nas situações previstas no n.º 2.
                                                            7 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600.

                                                            Artigo 65.º
                                                            Cedência de passagem
                                                            1 - Sem prejuízo do disposto na alínea b) do n.º 1 e no n.º 2 do artigo 31.º, qualquer condutor deve ceder a passagem aos condutores dos veículos referidos no artigo anterior.
                                                            2 - Sempre que as vias em que tais veículos circulem, de que vão sair ou em que vão entrar se encontrem congestionadas, devem os demais condutores encostar-se o mais possível à direita, ocupando, se necessário, a berma.
                                                            3 - Excetuam-se do disposto no número anterior:
                                                            a) As vias públicas onde existam corredores de circulação;
                                                            b) As autoestradas e vias reservadas a automóveis e motociclos, nas quais os condutores devem deixar livre a berma.
                                                            4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 120 a € 600.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X