O flagelo do nó de acesso à CRIL em Algés

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 32
Like Tree22Likes

Título: O flagelo do nó de acesso à CRIL em Algés

Chefe de Equipa Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito O flagelo do nó de acesso à CRIL em Algés

Desculpem o termo flagelo, mas só quero criar algum impacto esta situação. E penso que merece mesmo um tópico só para isto, dada a recorrência dos atropelos ao CE que vou vivenciando neste local.

Desde 2007 que passo regularmente nesta zona e, mais especificamente, neste cruzamento. E faço-o sempre com o intuito de aceder à CRIL.

https://www.google.pt/maps/@38.69859...7i13312!8i6656

Como poderão constatar há 3 vias, em que no chão estão pintadas setas, apesar de sumidas, estão lá. Desde a algum tempo foram repintadas, e estão bem visíveis, assim como estariam quando as pintaram da 1ª vez. A ver se tiro uma foto e coloco neste post.

Então temos a via da esquerda e do meio com a seta só para frente. A via da direita tem a seta para a frente e para a direita. Esta faixa de rodagem após o cruzamento segue para 3 vias também. De notar que esse cruzamento com semáforos, está algum tempo (talvez 1 minuto ou mais) com o semáforo vermelho para a frente, mas intermitente para a direita. E aqui reside apenas uma parte da questão.

Ora como eu vou aceder à CRIL, coloco-me na via da direita, mas o pior acontece (e acontece muito) quando está intermitente para virar à direita, e eu parado no semáforo porque quero ir em frente para a CRIL. É máximos, buzinadelas, gestos e o diabo a 7. Uma vez passei-me da marmita (há muitos anos) e saí do carro para perguntar ao condutor de trás se precisava de ir ao oftalmologista, já que não via as setas no chão. Nem saiu do carro e nem abriu a boca. Tenho muitas histórias para contar, mas anda tudo à volta disto. E muitas presencio-as quando passo a pé neste local. Podem por isso ver a quantidade de situações aqui vividas.

Mas, como disse, isto é só parte do problema. Então quando o semáforo fica verde, quase todos os carros na via do meio, pensam que a via deles vai para a CRIL, e por isso, sem pisca, sem olharem pelo espelho, é mandar-se para cima de quem vem lá e quem quiser evitar a colisão, que trave. Já perdi a conta às vezes que travei, parei, buzinei, luzes, o que quiserem, e nem uma reacção do imbecil ao volante, a não ser continuar na dele e se quiseres bate. E depois é vê-los entrar na CRIL e via do meio.

Caramba, é assim tão difícil perceber o cruzamento. No limite, eu até posso ir na via da direita e seguir em frente, sem entrar na CRIL, continuando na via da direita. Como é que este pessoal consegue num espaço tão pequeno cometer tantos erros????

Isto é de tal forma, que eu já me coloco na via do meio, e só quando o semáforo abre é que passo para a direita. Já não tenho paciência para estas cenas. É uma constante. Vejam o ridículo da semana passada num dia à noite, em que está um carro parado para ir para a CRIL, semáforo vermelho para a frente e intermitente para a direita, e chega um carro por trás sem pisca, e máximos, máximos, máximos, depois buzina (de noite), buzina, buzina, esbraceja, e assim que o semáforo fica verde, o carro avança para a CRIL e o carro de trás vira para a direita sem pisca. Ou seja, o único tipo que não percebe o CE, buzina de noite e avança sem pisca, acha-se cheio de razão. É inacreditável.

Sou só eu que passo por isto neste local?

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    May 2019

Por Defeito

Eu diria que a faixa da direita é para quem vira à direita até porque tens lá o sinal luminoso.

A do meio é para ir para a CRIL.

A da esquerda é para Algés.

Posso estar completamente errado. (vendo melhor o Google maps, estou mesmo errado!)
    Última edição por Gust : 08-12-19 às 22:41:37
    Ecoflex gosta disto.

Piloto Lendário MetalKing's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

O que relatas ocorre a toda a hora nesse local.

Até da via mais à esquerda, acedem à CRIL.
    SilverArrow e Ecoflex gostam disto.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post

Essa nunca vi...

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Gust Ver Post
    Eu diria que a faixa da direita é para quem vira à direita até porque tens lá o sinal luminoso.

A do meio é para ir para a CRIL.

A da esquerda é para Algés.

Posso estar completamente errado. (vendo melhor o Google maps, estou mesmo errado!)

A via da direita é para virar à direita, sem dúvida, só que não é exclusivamente para esse fim.

Numa situação semelhante, mas com contornos mais fáceis de entendimento, veja-se aqui:

https://www.google.pt/maps/@38.79514...7i13312!8i6656

Esse semáforo também faz intermitente para a direita e vermelho em frente durante algum tempo, e tal como em Algés, a via da direita é para seguir em frente e virar à direita e também lá está a seta com essas indicações. Já vi, mas é muito raro protestarem quem fica parado porque quer seguir em frente. Em Algés é um regabofe contínuo.

bg2
    bg2 está offline
    Piloto de Fórmula 1 bg2's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Tipicamente isso foi mal projectado.

A via da direita não devia dar acesso á CRIL, o que devia estar reservado á via do meio. Mas depende do trânsito que se acumula/ou não para virar para o restelo.
    Ecoflex gosta disto.

Piloto de Testes allskin's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Pois, é o que o bg2 diz. Aquilo está efectivamente mal feito, mais uma típica obra. Quem conhece sabe (ou devia saber...) que se deve por na faixa do meio, o sinal abre, metem pisca para a direita e metem-se na CRIL, e os restantes da esquerda seguem para Algés. Claro que os da faixa da direita seria para virarem à direita, mas reconheço que quem não conhecer este cruzamento fica ali numa indecisão que depois dá origem a essas buzinadelas e afins.
    Ecoflex gosta disto.

Piloto de Fórmula 1 Fabulous's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2014

Por Defeito

Mete-te no meio e depois viras para a CRIL, assim evitas chatices.
    Ecoflex gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jul 2015

Por Defeito

Li muito por alto, mas numa cidade espanhola acontecia-me semelhante.

Nos cruzamentos o semáforo ficava intermitente para quem queria virar à direita, mas sem qualquer indicação de que aquela via fosse exclusiva para virar à direita.

Eu como circulo normalmente à direita, era normal ficar parado na via da direita e depois ficar a atrapalhar quem queria virar à direita.

A lição que tirei daqui foi passar a andar sempre na via da esquerda a não ser que queira virar à direita.

Acho que aí deves fazer o mesmo. Se já sabes que funciona dessa forma, não faz sentido ficares na via da direita sabendo que assim vais atrapalhar quem vai querer virar à direita.
    CL e Ecoflex gostam disto.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Efetivamente, a via mais à direita é que dá acesso à CRIL. Mas há malta que não entende isso e salta do meio achando que tem razão.

Por outro lado, há o problema da via da direita impedir a utilização da via para quem apenas quer virar à direita e, por esse motivo, raramente fico na faixa da direita. Coloco-me na do meio e acedo à CRIL dessa forma, mas sempre com cuidado e sem achar que estou correto. Apenas tento compensar uma ideia mal executada.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
    Efetivamente, a via mais à direita é que dá acesso à CRIL. Mas há malta que não entende isso e salta do meio achando que tem razão.

Por outro lado, há o problema da via da direita impedir a utilização da via para quem apenas quer virar à direita e, por esse motivo, raramente fico na faixa da direita. Coloco-me na do meio e acedo à CRIL dessa forma, mas sempre com cuidado e sem achar que estou correto. Apenas tento compensar uma ideia mal executada.
    Exactamente como eu disse no meu post inicial. Esta é agora a minha postura.

Piloto de Kart toyoteixeira's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2014

Por Defeito

Eu tb sou dos tipos que vai pela faixa do meio e depois segue para a faixa da direita para aceder à CRIL, porque não quero ficar a bloquear a passagem dos que cortam para a direita.
    Mas sempre (e é mesmo sempre) com o cuidado de assinalar a mudança com o pisca e admitindo que os que já estão na faixa têm prioridade.
    Como já disseram, projeto muito mal concebido...
    Ecoflex gosta disto.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
    Tipicamente isso foi mal projectado.

A via da direita não devia dar acesso á CRIL, o que devia estar reservado á via do meio. Mas depende do trânsito que se acumula/ou não para virar para o restelo.
    Pois não, mas dá, independentemente de estar mal projectado (também concordo).

Citação Originalmente Colocado por allskin Ver Post
    Pois, é o que o bg2 diz. Aquilo está efectivamente mal feito, mais uma típica obra. Quem conhece sabe (ou devia saber...) que se deve por na faixa do meio, o sinal abre, metem pisca para a direita e metem-se na CRIL, e os restantes da esquerda seguem para Algés. Claro que os da faixa da direita seria para virarem à direita, mas reconheço que quem não conhecer este cruzamento fica ali numa indecisão que depois dá origem a essas buzinadelas e afins.
    Esta é a postura que se adopta (eu incluído) para contornar o problema. No entanto, não é isso que se deve fazer segundo a sinalização.

E diga-se, muito menos ir no meio, e sem pisca a pensar que tem toda a legitimidade mandar-se para a CRIL sem ver quem lá vem ou buzinar quem está correctamente colocado para seguir para CRIL.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Essa nunca vi...
    Só deves lá passar uma vez por dia.
    SilverArrow gosta disto.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Só deves lá passar uma vez por dia.
    Nem isso...

Moderador SilverArrow's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2003

Por Defeito

Passo ai dezenas de vezes, tanto para viriar à direita como para virar para CRIL.

E essa situação resolvia-se em 10seg...

Pintar a seta da direita apenas para virar à direita.

Resolvido.

Faço como disse o JGTB, fico na do meio, e viro para a CRIL com atenção, porque sei se vier alguém em frente, que esse tem razão antes de mim.

Mas também já apanehi não um nem duas vezes, a situação do Metaling... A malta da esquerda também ir para a CRIL...

Curioso onde tenho mais chatices é 30 metros mais atrás.

Aqui:
    https://www.google.pt/maps/@38.69821...7i13312!8i6656

Porque quem vem desta rua (Fernão Mendes Pinto) vem da direita e tem prioridade... apesar de ninguém ligar nenhuma...
    Ecoflex gosta disto.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

É isso tudo, inclusive a situação da Fernão Mendes Pinto.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

Aqui:

Porque quem vem desta rua (Fernão Mendes Pinto) vem da direita e tem prioridade... apesar de ninguém ligar nenhuma...
    tens de dar passagem, o outro pessoal vem na ''via principal''.

Nem no cruzamento que antecede esse entroncamento param no STOP, quanto mais, e depois é com cada estoiro.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jan 2016

Por Defeito

Aqui:

Toda essa zona é uma aberração. Não faz sentido não haver aí um STOP.
    Mais à frente, também vou na faixa do meio.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Nem no cruzamento que antecede esse entroncamento param no STOP, quanto mais, e depois é com cada estoiro.
    Já presenciei...e até pararem nas passadeiras é um pau.

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Mar 2004

Por Defeito

Até quem vem do Restelo faz isso...

Piloto Lendário Nuno156's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003
    AO90? MCSA? Se não te responder já sabes porquê: IGNORE LIST

Por Defeito

(...)
    São duas faixas que passam a 3.
    Ninguém terá de dar prioridade a ninguém.
    Quem vem pela direita pode entrar na faixa à direita. Se quiser ir para outra faixa perde prioridade.
    Quem vem da esquerda pode continuar nas duas faixas mais à esquerda. Se quiserem mudar para a faixa da direita (onde entram os do entroncamento à direita), perdem prioridade.

O que falta aí é o asfalto pintado, para se compreender a situação.
    Ecoflex gosta disto.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por drifit Ver Post
    Toda essa zona é uma aberração. Não faz sentido não haver aí um STOP.
    Mais à frente, também vou na faixa do meio.

Não precisa de STOP, precisa das pinturas no asfalto, para se perceber que quem vem à direita antes to entroncamento, terá de seguir na faixa do meio, e quem vem do entroncamento à direita deve seguir na faixa da direita. Se fizerem isso, aplica-se o código que diz respeito à mudança de faixa.
    Ecoflex gosta disto.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

(...)
    E essa situação resolvia-se em 10seg...
    Pintar a seta da direita apenas para virar à direita.
    Resolvido.
    (...)
    Exacto. Não há razão nenhuma para, tendo 3 faixas, permitir que todas possam seguir em frente.
    Ecoflex gosta disto.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    São duas faixas que passam a 3.
    Ninguém terá de dar prioridade a ninguém.
    Quem vem pela direita pode entrar na faixa à direita. Se quiser ir para outra faixa perde prioridade.
    Quem vem da esquerda pode continuar nas duas faixas mais à esquerda. Se quiserem mudar para a faixa da direita (onde entram os do entroncamento à direita), perdem prioridade.

O que falta aí é o asfalto pintado, para se compreender a situação.
    Não percebeste a ironia.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Não percebeste a ironia.
    Eu percebi.
    Estava a dizer que nenhum tem que dar prioridade. Nem realmente nem ironicamente.
    Basta que o problema seja um de mudança de faixa, em lugar de um problema de entroncamento.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

É sempre uma questão de entroncamento, tens de ceder a prioridade a todo e qualquer veículo que se apresente pela tua direita, independentemente de quem circula na ''via principal'', ir na direita, no centro ou na esquerda.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

É sempre uma questão de entroncamento, tens de ceder a prioridade a todo e qualquer veículo que se apresente pela tua direita, independentemente de quem circula na ''via principal'', ir na direita, no centro ou na esquerda.
    Não. Tens uma faixa a mais. Não precisas de ter entroncamento, tens mudança de faixa. Perde prioridade o que quiser mudar de faixa.

Observa bem a zona. Antes do entroncamento tens duas faixas. Depois tens três faixas. Basta pintar o asfalto convenientemente, e deixas de ter problemas no entroncamento.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Na Fernão Mendes Pinto tens apenas uma via a entroncar nas três da antiga Estrada da Circunvalação.

Ali devia estar o STOP que está no cruzamento com a Damião de Góis.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Tinha prometido uma foto actual com as setas já pintadas e aqui está ela.

Estava a pé e vi 17 carros da via do meio, isto é, todos à excepção de 1, a entrar na CRIL, a maioria sem pisca. A excepção passou do meio directamente para a direita

Quando lá passei de carro, coloquei-me no meio, e tive que esperar que quem vinha (bem) na direita passasse, para eu aceder à CRIL. E como o Metal referiu (e eu nunca tinha visto), o carro que seguia ao meu lado esquerdo, veio atrás de mim para a CRIL.

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia