O flagelo do nó de acesso à CRIL em Algés

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Título: O flagelo do nó de acesso à CRIL em Algés

  1. #1
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    Por Defeito O flagelo do nó de acesso à CRIL em Algés

    Desculpem o termo flagelo, mas só quero criar algum impacto esta situação. E penso que merece mesmo um tópico só para isto, dada a recorrência dos atropelos ao CE que vou vivenciando neste local.

    Desde 2007 que passo regularmente nesta zona e, mais especificamente, neste cruzamento. E faço-o sempre com o intuito de aceder à CRIL.

    https://www.google.pt/maps/@38.69859...7i13312!8i6656

    Como poderão constatar há 3 vias, em que no chão estão pintadas setas, apesar de sumidas, estão lá. Desde a algum tempo foram repintadas, e estão bem visíveis, assim como estariam quando as pintaram da 1ª vez. A ver se tiro uma foto e coloco neste post.

    Então temos a via da esquerda e do meio com a seta só para frente. A via da direita tem a seta para a frente e para a direita. Esta faixa de rodagem após o cruzamento segue para 3 vias também. De notar que esse cruzamento com semáforos, está algum tempo (talvez 1 minuto ou mais) com o semáforo vermelho para a frente, mas intermitente para a direita. E aqui reside apenas uma parte da questão.

    Ora como eu vou aceder à CRIL, coloco-me na via da direita, mas o pior acontece (e acontece muito) quando está intermitente para virar à direita, e eu parado no semáforo porque quero ir em frente para a CRIL. É máximos, buzinadelas, gestos e o diabo a 7. Uma vez passei-me da marmita (há muitos anos) e saí do carro para perguntar ao condutor de trás se precisava de ir ao oftalmologista, já que não via as setas no chão. Nem saiu do carro e nem abriu a boca. Tenho muitas histórias para contar, mas anda tudo à volta disto. E muitas presencio-as quando passo a pé neste local. Podem por isso ver a quantidade de situações aqui vividas.

    Mas, como disse, isto é só parte do problema. Então quando o semáforo fica verde, quase todos os carros na via do meio, pensam que a via deles vai para a CRIL, e por isso, sem pisca, sem olharem pelo espelho, é mandar-se para cima de quem vem lá e quem quiser evitar a colisão, que trave. Já perdi a conta às vezes que travei, parei, buzinei, luzes, o que quiserem, e nem uma reacção do imbecil ao volante, a não ser continuar na dele e se quiseres bate. E depois é vê-los entrar na CRIL e via do meio.

    Caramba, é assim tão difícil perceber o cruzamento. No limite, eu até posso ir na via da direita e seguir em frente, sem entrar na CRIL, continuando na via da direita. Como é que este pessoal consegue num espaço tão pequeno cometer tantos erros????

    Isto é de tal forma, que eu já me coloco na via do meio, e só quando o semáforo abre é que passo para a direita. Já não tenho paciência para estas cenas. É uma constante. Vejam o ridículo da semana passada num dia à noite, em que está um carro parado para ir para a CRIL, semáforo vermelho para a frente e intermitente para a direita, e chega um carro por trás sem pisca, e máximos, máximos, máximos, depois buzina (de noite), buzina, buzina, esbraceja, e assim que o semáforo fica verde, o carro avança para a CRIL e o carro de trás vira para a direita sem pisca. Ou seja, o único tipo que não percebe o CE, buzina de noite e avança sem pisca, acha-se cheio de razão. É inacreditável.

    Sou só eu que passo por isto neste local?


  2. #2
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    Por Defeito

    Eu diria que a faixa da direita é para quem vira à direita até porque tens lá o sinal luminoso.

    A do meio é para ir para a CRIL.

    A da esquerda é para Algés.

    Posso estar completamente errado. (vendo melhor o Google maps, estou mesmo errado!)
    Última edição por Gust : 08-12-19 às 22:41:37
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  3. #3
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    O que relatas ocorre a toda a hora nesse local.

    Até da via mais à esquerda, acedem à CRIL.
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  4. #4
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    Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
    O que relatas ocorre a toda a hora nesse local.

    Até da via mais à esquerda, acedem à CRIL.
    Essa nunca vi...

  5. #5
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    Citação Originalmente Colocado por Gust Ver Post
    Eu diria que a faixa da direita é para quem vira à direita até porque tens lá o sinal luminoso.

    A do meio é para ir para a CRIL.

    A da esquerda é para Algés.

    Posso estar completamente errado. (vendo melhor o Google maps, estou mesmo errado!)


    A via da direita é para virar à direita, sem dúvida, só que não é exclusivamente para esse fim.

    Numa situação semelhante, mas com contornos mais fáceis de entendimento, veja-se aqui:

    https://www.google.pt/maps/@38.79514...7i13312!8i6656

    Esse semáforo também faz intermitente para a direita e vermelho em frente durante algum tempo, e tal como em Algés, a via da direita é para seguir em frente e virar à direita e também lá está a seta com essas indicações. Já vi, mas é muito raro protestarem quem fica parado porque quer seguir em frente. Em Algés é um regabofe contínuo.


  6. #6
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    Tipicamente isso foi mal projectado.

    A via da direita não devia dar acesso á CRIL, o que devia estar reservado á via do meio. Mas depende do trânsito que se acumula/ou não para virar para o restelo.
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  7. #7
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    Pois, é o que o bg2 diz. Aquilo está efectivamente mal feito, mais uma típica obra. Quem conhece sabe (ou devia saber...) que se deve por na faixa do meio, o sinal abre, metem pisca para a direita e metem-se na CRIL, e os restantes da esquerda seguem para Algés. Claro que os da faixa da direita seria para virarem à direita, mas reconheço que quem não conhecer este cruzamento fica ali numa indecisão que depois dá origem a essas buzinadelas e afins.
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  8. #8
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    Mete-te no meio e depois viras para a CRIL, assim evitas chatices.
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  9. #9
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    Li muito por alto, mas numa cidade espanhola acontecia-me semelhante.

    Nos cruzamentos o semáforo ficava intermitente para quem queria virar à direita, mas sem qualquer indicação de que aquela via fosse exclusiva para virar à direita.

    Eu como circulo normalmente à direita, era normal ficar parado na via da direita e depois ficar a atrapalhar quem queria virar à direita.

    A lição que tirei daqui foi passar a andar sempre na via da esquerda a não ser que queira virar à direita.


    Acho que aí deves fazer o mesmo. Se já sabes que funciona dessa forma, não faz sentido ficares na via da direita sabendo que assim vais atrapalhar quem vai querer virar à direita.
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  10. #10
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    Efetivamente, a via mais à direita é que dá acesso à CRIL. Mas há malta que não entende isso e salta do meio achando que tem razão.

    Por outro lado, há o problema da via da direita impedir a utilização da via para quem apenas quer virar à direita e, por esse motivo, raramente fico na faixa da direita. Coloco-me na do meio e acedo à CRIL dessa forma, mas sempre com cuidado e sem achar que estou correto. Apenas tento compensar uma ideia mal executada.

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
    Efetivamente, a via mais à direita é que dá acesso à CRIL. Mas há malta que não entende isso e salta do meio achando que tem razão.

    Por outro lado, há o problema da via da direita impedir a utilização da via para quem apenas quer virar à direita e, por esse motivo, raramente fico na faixa da direita. Coloco-me na do meio e acedo à CRIL dessa forma, mas sempre com cuidado e sem achar que estou correto. Apenas tento compensar uma ideia mal executada.
    Exactamente como eu disse no meu post inicial. Esta é agora a minha postura.

  12. #12
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    Eu tb sou dos tipos que vai pela faixa do meio e depois segue para a faixa da direita para aceder à CRIL, porque não quero ficar a bloquear a passagem dos que cortam para a direita.
    Mas sempre (e é mesmo sempre) com o cuidado de assinalar a mudança com o pisca e admitindo que os que já estão na faixa têm prioridade.
    Como já disseram, projeto muito mal concebido...
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  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
    Tipicamente isso foi mal projectado.

    A via da direita não devia dar acesso á CRIL, o que devia estar reservado á via do meio. Mas depende do trânsito que se acumula/ou não para virar para o restelo.
    Pois não, mas dá, independentemente de estar mal projectado (também concordo).

    Citação Originalmente Colocado por allskin Ver Post
    Pois, é o que o bg2 diz. Aquilo está efectivamente mal feito, mais uma típica obra. Quem conhece sabe (ou devia saber...) que se deve por na faixa do meio, o sinal abre, metem pisca para a direita e metem-se na CRIL, e os restantes da esquerda seguem para Algés. Claro que os da faixa da direita seria para virarem à direita, mas reconheço que quem não conhecer este cruzamento fica ali numa indecisão que depois dá origem a essas buzinadelas e afins.
    Esta é a postura que se adopta (eu incluído) para contornar o problema. No entanto, não é isso que se deve fazer segundo a sinalização.

    E diga-se, muito menos ir no meio, e sem pisca a pensar que tem toda a legitimidade mandar-se para a CRIL sem ver quem lá vem ou buzinar quem está correctamente colocado para seguir para CRIL.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Essa nunca vi...
    Só deves lá passar uma vez por dia.
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  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
    Só deves lá passar uma vez por dia.
    Nem isso...

  16. #16
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    Passo ai dezenas de vezes, tanto para viriar à direita como para virar para CRIL.

    E essa situação resolvia-se em 10seg...

    Pintar a seta da direita apenas para virar à direita.

    Resolvido.


    Faço como disse o JGTB, fico na do meio, e viro para a CRIL com atenção, porque sei se vier alguém em frente, que esse tem razão antes de mim.

    Mas também já apanehi não um nem duas vezes, a situação do Metaling... A malta da esquerda também ir para a CRIL...



    Curioso onde tenho mais chatices é 30 metros mais atrás.

    Aqui:
    https://www.google.pt/maps/@38.69821...7i13312!8i6656

    Porque quem vem desta rua (Fernão Mendes Pinto) vem da direita e tem prioridade... apesar de ninguém ligar nenhuma...
    Ecoflex gosta disto.

  17. #17
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    É isso tudo, inclusive a situação da Fernão Mendes Pinto.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Curioso onde tenho mais chatices é 30 metros mais atrás.

    Aqui:
    https://www.google.pt/maps/@38.69821...7i13312!8i6656

    Porque quem vem desta rua (Fernão Mendes Pinto) vem da direita e tem prioridade... apesar de ninguém ligar nenhuma...
    tens de dar passagem, o outro pessoal vem na ''via principal''.

    Nem no cruzamento que antecede esse entroncamento param no STOP, quanto mais, e depois é com cada estoiro.
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  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

    Curioso onde tenho mais chatices é 30 metros mais atrás.

    Aqui:
    https://www.google.pt/maps/@38.69821...7i13312!8i6656

    Porque quem vem desta rua (Fernão Mendes Pinto) vem da direita e tem prioridade... apesar de ninguém ligar nenhuma...
    Toda essa zona é uma aberração. Não faz sentido não haver aí um STOP.
    Mais à frente, também vou na faixa do meio.
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  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
    tens de dar passagem, o outro pessoal vem na ''via principal''.

    Nem no cruzamento que antecede esse entroncamento param no STOP, quanto mais, e depois é com cada estoiro.
    Já presenciei...e até pararem nas passadeiras é um pau.

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
    O que relatas ocorre a toda a hora nesse local.

    Até da via mais à esquerda, acedem à CRIL.
    Até quem vem do Restelo faz isso...

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
    tens de dar passagem, o outro pessoal vem na ''via principal''.
    (...)
    São duas faixas que passam a 3.
    Ninguém terá de dar prioridade a ninguém.
    Quem vem pela direita pode entrar na faixa à direita. Se quiser ir para outra faixa perde prioridade.
    Quem vem da esquerda pode continuar nas duas faixas mais à esquerda. Se quiserem mudar para a faixa da direita (onde entram os do entroncamento à direita), perdem prioridade.

    O que falta aí é o asfalto pintado, para se compreender a situação.
    Ecoflex gosta disto.

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por drifit Ver Post
    Toda essa zona é uma aberração. Não faz sentido não haver aí um STOP.
    Mais à frente, também vou na faixa do meio.

    Não precisa de STOP, precisa das pinturas no asfalto, para se perceber que quem vem à direita antes to entroncamento, terá de seguir na faixa do meio, e quem vem do entroncamento à direita deve seguir na faixa da direita. Se fizerem isso, aplica-se o código que diz respeito à mudança de faixa.
    Ecoflex gosta disto.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    (...)
    E essa situação resolvia-se em 10seg...
    Pintar a seta da direita apenas para virar à direita.
    Resolvido.
    (...)
    Exacto. Não há razão nenhuma para, tendo 3 faixas, permitir que todas possam seguir em frente.
    Ecoflex gosta disto.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    São duas faixas que passam a 3.
    Ninguém terá de dar prioridade a ninguém.
    Quem vem pela direita pode entrar na faixa à direita. Se quiser ir para outra faixa perde prioridade.
    Quem vem da esquerda pode continuar nas duas faixas mais à esquerda. Se quiserem mudar para a faixa da direita (onde entram os do entroncamento à direita), perdem prioridade.

    O que falta aí é o asfalto pintado, para se compreender a situação.
    Não percebeste a ironia.

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
    Não percebeste a ironia.
    Eu percebi.
    Estava a dizer que nenhum tem que dar prioridade. Nem realmente nem ironicamente.
    Basta que o problema seja um de mudança de faixa, em lugar de um problema de entroncamento.

  27. #27
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    É sempre uma questão de entroncamento, tens de ceder a prioridade a todo e qualquer veículo que se apresente pela tua direita, independentemente de quem circula na ''via principal'', ir na direita, no centro ou na esquerda.

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
    É sempre uma questão de entroncamento, tens de ceder a prioridade a todo e qualquer veículo que se apresente pela tua direita, independentemente de quem circula na ''via principal'', ir na direita, no centro ou na esquerda.
    Não. Tens uma faixa a mais. Não precisas de ter entroncamento, tens mudança de faixa. Perde prioridade o que quiser mudar de faixa.

    Observa bem a zona. Antes do entroncamento tens duas faixas. Depois tens três faixas. Basta pintar o asfalto convenientemente, e deixas de ter problemas no entroncamento.

  29. #29
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    Na Fernão Mendes Pinto tens apenas uma via a entroncar nas três da antiga Estrada da Circunvalação.

    Ali devia estar o STOP que está no cruzamento com a Damião de Góis.

  30. #30
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    Tinha prometido uma foto actual com as setas já pintadas e aqui está ela.



    Estava a pé e vi 17 carros da via do meio, isto é, todos à excepção de 1, a entrar na CRIL, a maioria sem pisca. A excepção passou do meio directamente para a direita

    Quando lá passei de carro, coloquei-me no meio, e tive que esperar que quem vinha (bem) na direita passasse, para eu aceder à CRIL. E como o Metal referiu (e eu nunca tinha visto), o carro que seguia ao meu lado esquerdo, veio atrás de mim para a CRIL.

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