Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O flagelo do nó de acesso à CRIL em Algés

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O flagelo do nó de acesso à CRIL em Algés

    Desculpem o termo flagelo, mas só quero criar algum impacto esta situação. E penso que merece mesmo um tópico só para isto, dada a recorrência dos atropelos ao CE que vou vivenciando neste local.

    Desde 2007 que passo regularmente nesta zona e, mais especificamente, neste cruzamento. E faço-o sempre com o intuito de aceder à CRIL.

    https://www.google.pt/maps/@38.69859...7i13312!8i6656

    Como poderão constatar há 3 vias, em que no chão estão pintadas setas, apesar de sumidas, estão lá. Desde a algum tempo foram repintadas, e estão bem visíveis, assim como estariam quando as pintaram da 1ª vez. A ver se tiro uma foto e coloco neste post.

    Então temos a via da esquerda e do meio com a seta só para frente. A via da direita tem a seta para a frente e para a direita. Esta faixa de rodagem após o cruzamento segue para 3 vias também. De notar que esse cruzamento com semáforos, está algum tempo (talvez 1 minuto ou mais) com o semáforo vermelho para a frente, mas intermitente para a direita. E aqui reside apenas uma parte da questão.

    Ora como eu vou aceder à CRIL, coloco-me na via da direita, mas o pior acontece (e acontece muito) quando está intermitente para virar à direita, e eu parado no semáforo porque quero ir em frente para a CRIL. É máximos, buzinadelas, gestos e o diabo a 7. Uma vez passei-me da marmita (há muitos anos) e saí do carro para perguntar ao condutor de trás se precisava de ir ao oftalmologista, já que não via as setas no chão. Nem saiu do carro e nem abriu a boca. Tenho muitas histórias para contar, mas anda tudo à volta disto. E muitas presencio-as quando passo a pé neste local. Podem por isso ver a quantidade de situações aqui vividas.

    Mas, como disse, isto é só parte do problema. Então quando o semáforo fica verde, quase todos os carros na via do meio, pensam que a via deles vai para a CRIL, e por isso, sem pisca, sem olharem pelo espelho, é mandar-se para cima de quem vem lá e quem quiser evitar a colisão, que trave. Já perdi a conta às vezes que travei, parei, buzinei, luzes, o que quiserem, e nem uma reacção do imbecil ao volante, a não ser continuar na dele e se quiseres bate. E depois é vê-los entrar na CRIL e via do meio.

    Caramba, é assim tão difícil perceber o cruzamento. No limite, eu até posso ir na via da direita e seguir em frente, sem entrar na CRIL, continuando na via da direita. Como é que este pessoal consegue num espaço tão pequeno cometer tantos erros????

    Isto é de tal forma, que eu já me coloco na via do meio, e só quando o semáforo abre é que passo para a direita. Já não tenho paciência para estas cenas. É uma constante. Vejam o ridículo da semana passada num dia à noite, em que está um carro parado para ir para a CRIL, semáforo vermelho para a frente e intermitente para a direita, e chega um carro por trás sem pisca, e máximos, máximos, máximos, depois buzina (de noite), buzina, buzina, esbraceja, e assim que o semáforo fica verde, o carro avança para a CRIL e o carro de trás vira para a direita sem pisca. Ou seja, o único tipo que não percebe o CE, buzina de noite e avança sem pisca, acha-se cheio de razão. É inacreditável.

    Sou só eu que passo por isto neste local?

    #2
    Eu diria que a faixa da direita é para quem vira à direita até porque tens lá o sinal luminoso.

    A do meio é para ir para a CRIL.

    A da esquerda é para Algés.

    Posso estar completamente errado. (vendo melhor o Google maps, estou mesmo errado![emoji14])
    Editado pela última vez por Gust; 08 December 2019, 21:41.

    Comentário


      #3
      O que relatas ocorre a toda a hora nesse local.

      Até da via mais à esquerda, acedem à CRIL.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
        O que relatas ocorre a toda a hora nesse local.

        Até da via mais à esquerda, acedem à CRIL.
        Essa nunca vi...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Gust Ver Post
          Eu diria que a faixa da direita é para quem vira à direita até porque tens lá o sinal luminoso.

          A do meio é para ir para a CRIL.

          A da esquerda é para Algés.

          Posso estar completamente errado. (vendo melhor o Google maps, estou mesmo errado![emoji14])


          A via da direita é para virar à direita, sem dúvida, só que não é exclusivamente para esse fim.

          Numa situação semelhante, mas com contornos mais fáceis de entendimento, veja-se aqui:

          https://www.google.pt/maps/@38.79514...7i13312!8i6656

          Esse semáforo também faz intermitente para a direita e vermelho em frente durante algum tempo, e tal como em Algés, a via da direita é para seguir em frente e virar à direita e também lá está a seta com essas indicações. Já vi, mas é muito raro protestarem quem fica parado porque quer seguir em frente. Em Algés é um regabofe contínuo.

          Comentário


            #6
            Tipicamente isso foi mal projectado.

            A via da direita não devia dar acesso á CRIL, o que devia estar reservado á via do meio. Mas depende do trânsito que se acumula/ou não para virar para o restelo.

            Comentário


              #7
              Pois, é o que o bg2 diz. Aquilo está efectivamente mal feito, mais uma típica obra. Quem conhece sabe (ou devia saber...) que se deve por na faixa do meio, o sinal abre, metem pisca para a direita e metem-se na CRIL, e os restantes da esquerda seguem para Algés. Claro que os da faixa da direita seria para virarem à direita, mas reconheço que quem não conhecer este cruzamento fica ali numa indecisão que depois dá origem a essas buzinadelas e afins.

              Comentário


                #8
                Mete-te no meio e depois viras para a CRIL, assim evitas chatices.

                Comentário


                  #9
                  Li muito por alto, mas numa cidade espanhola acontecia-me semelhante.

                  Nos cruzamentos o semáforo ficava intermitente para quem queria virar à direita, mas sem qualquer indicação de que aquela via fosse exclusiva para virar à direita.

                  Eu como circulo normalmente à direita, era normal ficar parado na via da direita e depois ficar a atrapalhar quem queria virar à direita.

                  A lição que tirei daqui foi passar a andar sempre na via da esquerda a não ser que queira virar à direita.


                  Acho que aí deves fazer o mesmo. Se já sabes que funciona dessa forma, não faz sentido ficares na via da direita sabendo que assim vais atrapalhar quem vai querer virar à direita.

                  Comentário


                    #10
                    Efetivamente, a via mais à direita é que dá acesso à CRIL. Mas há malta que não entende isso e salta do meio achando que tem razão.

                    Por outro lado, há o problema da via da direita impedir a utilização da via para quem apenas quer virar à direita e, por esse motivo, raramente fico na faixa da direita. Coloco-me na do meio e acedo à CRIL dessa forma, mas sempre com cuidado e sem achar que estou correto. Apenas tento compensar uma ideia mal executada.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                      Efetivamente, a via mais à direita é que dá acesso à CRIL. Mas há malta que não entende isso e salta do meio achando que tem razão.

                      Por outro lado, há o problema da via da direita impedir a utilização da via para quem apenas quer virar à direita e, por esse motivo, raramente fico na faixa da direita. Coloco-me na do meio e acedo à CRIL dessa forma, mas sempre com cuidado e sem achar que estou correto. Apenas tento compensar uma ideia mal executada.
                      Exactamente como eu disse no meu post inicial. Esta é agora a minha postura.

                      Comentário


                        #12
                        Eu tb sou dos tipos que vai pela faixa do meio e depois segue para a faixa da direita para aceder à CRIL, porque não quero ficar a bloquear a passagem dos que cortam para a direita.
                        Mas sempre (e é mesmo sempre) com o cuidado de assinalar a mudança com o pisca e admitindo que os que já estão na faixa têm prioridade.
                        Como já disseram, projeto muito mal concebido...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                          Tipicamente isso foi mal projectado.

                          A via da direita não devia dar acesso á CRIL, o que devia estar reservado á via do meio. Mas depende do trânsito que se acumula/ou não para virar para o restelo.
                          Pois não, mas dá, independentemente de estar mal projectado (também concordo).

                          Originalmente Colocado por allskin Ver Post
                          Pois, é o que o bg2 diz. Aquilo está efectivamente mal feito, mais uma típica obra. Quem conhece sabe (ou devia saber...) que se deve por na faixa do meio, o sinal abre, metem pisca para a direita e metem-se na CRIL, e os restantes da esquerda seguem para Algés. Claro que os da faixa da direita seria para virarem à direita, mas reconheço que quem não conhecer este cruzamento fica ali numa indecisão que depois dá origem a essas buzinadelas e afins.
                          Esta é a postura que se adopta (eu incluído) para contornar o problema. No entanto, não é isso que se deve fazer segundo a sinalização.

                          E diga-se, muito menos ir no meio, e sem pisca a pensar que tem toda a legitimidade mandar-se para a CRIL sem ver quem lá vem ou buzinar quem está correctamente colocado para seguir para CRIL.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                            Essa nunca vi...
                            Só deves lá passar uma vez por dia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                              Só deves lá passar uma vez por dia.
                              Nem isso...

                              Comentário


                                #16
                                Passo ai dezenas de vezes, tanto para viriar à direita como para virar para CRIL.

                                E essa situação resolvia-se em 10seg...

                                Pintar a seta da direita apenas para virar à direita.

                                Resolvido.


                                Faço como disse o JGTB, fico na do meio, e viro para a CRIL com atenção, porque sei se vier alguém em frente, que esse tem razão antes de mim.

                                Mas também já apanehi não um nem duas vezes, a situação do Metaling... A malta da esquerda também ir para a CRIL...



                                Curioso onde tenho mais chatices é 30 metros mais atrás.

                                Aqui:
                                https://www.google.pt/maps/@38.69821...7i13312!8i6656

                                Porque quem vem desta rua (Fernão Mendes Pinto) vem da direita e tem prioridade... apesar de ninguém ligar nenhuma...

                                Comentário


                                  #17
                                  É isso tudo, inclusive a situação da Fernão Mendes Pinto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                    Curioso onde tenho mais chatices é 30 metros mais atrás.

                                    Aqui:
                                    https://www.google.pt/maps/@38.69821...7i13312!8i6656

                                    Porque quem vem desta rua (Fernão Mendes Pinto) vem da direita e tem prioridade... apesar de ninguém ligar nenhuma...
                                    tens de dar passagem, o outro pessoal vem na ''via principal''.

                                    Nem no cruzamento que antecede esse entroncamento param no STOP, quanto mais, e depois é com cada estoiro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                      Curioso onde tenho mais chatices é 30 metros mais atrás.

                                      Aqui:
                                      https://www.google.pt/maps/@38.69821...7i13312!8i6656

                                      Porque quem vem desta rua (Fernão Mendes Pinto) vem da direita e tem prioridade... apesar de ninguém ligar nenhuma...
                                      Toda essa zona é uma aberração. Não faz sentido não haver aí um STOP.
                                      Mais à frente, também vou na faixa do meio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                        tens de dar passagem, o outro pessoal vem na ''via principal''.

                                        Nem no cruzamento que antecede esse entroncamento param no STOP, quanto mais, e depois é com cada estoiro.
                                        Já presenciei...e até pararem nas passadeiras é um pau.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                          O que relatas ocorre a toda a hora nesse local.

                                          Até da via mais à esquerda, acedem à CRIL.
                                          Até quem vem do Restelo faz isso...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                            tens de dar passagem, o outro pessoal vem na ''via principal''.
                                            (...)
                                            São duas faixas que passam a 3.
                                            Ninguém terá de dar prioridade a ninguém.
                                            Quem vem pela direita pode entrar na faixa à direita. Se quiser ir para outra faixa perde prioridade.
                                            Quem vem da esquerda pode continuar nas duas faixas mais à esquerda. Se quiserem mudar para a faixa da direita (onde entram os do entroncamento à direita), perdem prioridade.

                                            O que falta aí é o asfalto pintado, para se compreender a situação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por drifit Ver Post
                                              Toda essa zona é uma aberração. Não faz sentido não haver aí um STOP.
                                              Mais à frente, também vou na faixa do meio.

                                              Não precisa de STOP, precisa das pinturas no asfalto, para se perceber que quem vem à direita antes to entroncamento, terá de seguir na faixa do meio, e quem vem do entroncamento à direita deve seguir na faixa da direita. Se fizerem isso, aplica-se o código que diz respeito à mudança de faixa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                (...)
                                                E essa situação resolvia-se em 10seg...
                                                Pintar a seta da direita apenas para virar à direita.
                                                Resolvido.
                                                (...)
                                                Exacto. Não há razão nenhuma para, tendo 3 faixas, permitir que todas possam seguir em frente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  São duas faixas que passam a 3.
                                                  Ninguém terá de dar prioridade a ninguém.
                                                  Quem vem pela direita pode entrar na faixa à direita. Se quiser ir para outra faixa perde prioridade.
                                                  Quem vem da esquerda pode continuar nas duas faixas mais à esquerda. Se quiserem mudar para a faixa da direita (onde entram os do entroncamento à direita), perdem prioridade.

                                                  O que falta aí é o asfalto pintado, para se compreender a situação.
                                                  Não percebeste a ironia.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                    Não percebeste a ironia.
                                                    Eu percebi.
                                                    Estava a dizer que nenhum tem que dar prioridade. Nem realmente nem ironicamente.
                                                    Basta que o problema seja um de mudança de faixa, em lugar de um problema de entroncamento.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É sempre uma questão de entroncamento, tens de ceder a prioridade a todo e qualquer veículo que se apresente pela tua direita, independentemente de quem circula na ''via principal'', ir na direita, no centro ou na esquerda.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                        É sempre uma questão de entroncamento, tens de ceder a prioridade a todo e qualquer veículo que se apresente pela tua direita, independentemente de quem circula na ''via principal'', ir na direita, no centro ou na esquerda.
                                                        Não. Tens uma faixa a mais. Não precisas de ter entroncamento, tens mudança de faixa. Perde prioridade o que quiser mudar de faixa.

                                                        Observa bem a zona. Antes do entroncamento tens duas faixas. Depois tens três faixas. Basta pintar o asfalto convenientemente, e deixas de ter problemas no entroncamento.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Na Fernão Mendes Pinto tens apenas uma via a entroncar nas três da antiga Estrada da Circunvalação.

                                                          Ali devia estar o STOP que está no cruzamento com a Damião de Góis.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Tinha prometido uma foto actual com as setas já pintadas e aqui está ela.



                                                            Estava a pé e vi 17 carros da via do meio, isto é, todos à excepção de 1, a entrar na CRIL, a maioria sem pisca. A excepção passou do meio directamente para a direita

                                                            Quando lá passei de carro, coloquei-me no meio, e tive que esperar que quem vinha (bem) na direita passasse, para eu aceder à CRIL. E como o Metal referiu (e eu nunca tinha visto), o carro que seguia ao meu lado esquerdo, veio atrás de mim para a CRIL.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X