Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Acidente] Embate porta

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Acidente] Embate porta

    Boa noite,

    Este acidente não aconteceu comigo mas achei que alguém aqui poderá ter passado por uma situação semelhante ou tenha alguns conselhos em relação ao sinistro em questão.

    O acidente é bastante simples. Um familiar meu circulava numa rua com dois sentidos quando um indivíduo decidiu abrir a porta da viatura, que estava estacionada (á direita), no preciso momento em que o meu familiar estava a passar ao lado do mesmo. Obviamente que o tempo para desviar ou travar era quase nulo pelo que bateu. Felizmente não houve feridos mas é daquelas situações em que alguém facilmente perdia um braço.

    Resultado. Porta riscada, espelho, etc, etc e sei que o outro carro também não ficou muito bom. A reparação é uma estapafúrdia.
    Sei que a PSP apareceu no local (deverá haver relatório, suponho?) e que o senhor que abriu porta, na altura muito alvoraçado, "admitiu" mais tarde que teve culpa.

    A seguradora/peritagem determinou que a culpa é do meu familiar a 100%. Por sinal, a seguradora é a mesma para ambos.
    É uma situação chata mas acho que dada a situação seria importante lutar um pouco nem que seja para tentar repartir o valor da reparação.

    Caso contrário sempre que precisar de uma porta nova

    Obrigado!

    #2
    Se a seguradora é a mesma a culpa é do que teve mais estragos.

    Comentário


      #3
      A culpa é do teu familiar porquê?????

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AntR Ver Post
        Boa noite,Este acidente não aconteceu comigo mas achei que alguém aqui poderá ter passado por uma situação semelhante ou tenha alguns conselhos em relação ao sinistro em questão.O acidente é bastante simples. Um familiar meu circulava numa rua com dois sentidos quando um indivíduo decidiu abrir a porta da viatura, que estava estacionada (á direita), no preciso momento em que o meu familiar estava a passar ao lado do mesmo. Obviamente que o tempo para desviar ou travar era quase nulo pelo que bateu. Felizmente não houve feridos mas é daquelas situações em que alguém facilmente perdia um braço.Resultado. Porta riscada, espelho, etc, etc e sei que o outro carro também não ficou muito bom. A reparação é uma estapafúrdia. Sei que a PSP apareceu no local (deverá haver relatório, suponho?) e que o senhor que abriu porta, na altura muito alvoraçado, "admitiu" mais tarde que teve culpa. A seguradora/peritagem determinou que a culpa é do meu familiar a 100%. Por sinal, a seguradora é a mesma para ambos.É uma situação chata mas acho que dada a situação seria importante lutar um pouco nem que seja para tentar repartir o valor da reparação.Caso contrário sempre que precisar de uma porta nova Obrigado!
        Por aquilo que escreveste e se tal ocorreu mesmo assim, a culpa é do gajo que abriu a porta sem ver se vinha algum carro, era a mesma coisa se esse individuo estivesse a sair do estacionamento e o teu familiar lhe desse uma trancada, a culpa continuava a ser do gajo que n prestou atenção aos carros que circulavam na rua.

        Comentário


          #5
          Se a situação se deu mesmo dessa forma, eu contestava. É um direito que assiste ao teu familiar.

          Comentário


            #6
            Repetindo o que todos disseram:

            Se a situação ocorreu mesmo assim (esta parte é importante, porque por vezes pode estar a faltar algum detalhe na história que altere a situação)
            Então quem circula não tem qualquer culpa.

            E se a seguradora quer seguir com esta atribuição de culpa então é pensar em solução litigiosa com advogados metidos porque vai ser para a "porrada"

            Comentário


              #7
              Recordo-me de uma situação similar com uma pessoa próxima, mas ia de mota. O embate foi parecido e ele acabou projetado por cima da porta. Não se magoou muito e a seguradora também lhe atribuiu as culpas, apesar do outro ter assumido que abriu a porta sem olhar…

              Isto já se passou há muito tempo e creio que nem envolveu autoridade.

              Se fosse hoje certamente que iria recorrer… pelo menos eu iria de certeza!!!

              Comentário


                #8
                Eu consigo pensar em situações onde a culpa pode não ser de quem abre a porta, mas são exepcionais.... p.ex. velocidades absolutamente excessivas poderiam ilibar quem abre a porta, outra possibilidade é ser de noite e quem embateu não ter luzes ligadas. Ou seja situações onde se consiga dizer que foi para além da responsabilidade de quem abre a porta o fazer em segurança.

                Comentário


                  #9
                  regra geral, a culpa é de quem abre a porta, sim.. só será do veículo a circular se a porta estivesse aberta há já algum tempo, mas isso é difícil de provar e, em caso de dúvida, decide-se contra o que abriu a porta. O caso de excesso de velocidade é semelhante: quase impossível de provar.

                  Não percebo é porque a seguradora decidiu contra o veículo a circular... não faz sentido.

                  Bem, mas se me acontecesse isso e a seguradora insistisse em culpar-me, ia tudo para tribunal

                  Comentário


                    #10
                    Algo pode ter mudado desde então, mas: http://www.marieiroseguros.pt/wp-con...abilidades.pdf

                    Caso 53.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                      Algo pode ter mudado desde então, mas: http://www.marieiroseguros.pt/wp-con...abilidades.pdf

                      Caso 53.
                      A TPR é válida para sinistros regularizados através da convenção IDS/CIDS.

                      Caso contrário, a análise é casuística.

                      Aliás, caso um dos intervenientes não concorde com o resultado da regularização do sinistro através da convenção IDS/CIDS, pode sempre reclamar á seguradora do terceiro, saindo o processo da convenção e passando a análise a ser casuística.

                      Em relação ao acidente relatado, só nos pode estar a faltar alguma informação, pois não entendo como pode resultar tal decisão, face ao relatado pelo autor.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                        Recordo-me de uma situação similar com uma pessoa próxima, mas ia de mota. O embate foi parecido e ele acabou projetado por cima da porta. Não se magoou muito e a seguradora também lhe atribuiu as culpas, apesar do outro ter assumido que abriu a porta sem olhar…

                        Isto já se passou há muito tempo e creio que nem envolveu autoridade.

                        Se fosse hoje certamente que iria recorrer… pelo menos eu iria de certeza!!!
                        Um dos motivos, embora, á partida, dificilmente com responsabilidade total, pode ser o circular demasiado encostado á direita.

                        Outro, pode ser o motociclo circular entre veículos.

                        Comentário


                          #13
                          se está parado e abre a porta, colocou em risco quem circula, logo tem culpa
                          ele tem de contestar

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                            Um dos motivos, embora, á partida, dificilmente com responsabilidade total, pode ser o circular demasiado encostado á direita.

                            Outro, pode ser o motociclo circular entre veículos.
                            Então mas não se deve circular o mais à direita possivel?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Liam2000 Ver Post
                              Então mas não se deve circular o mais à direita possivel?
                              ... guardando a devida distância de segurança.

                              Comentário


                                #16
                                Eu já fui culpado numa situação igual, em que a minha maria abriu a porta sem ver.
                                Portanto, ele que conteste isso.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X