Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vidro do condutor parte-se em andamento (sozinho?)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vidro do condutor parte-se em andamento (sozinho?)

    Partilho o que me aconteceu esta semana na A17. Circulava na via da esquerda a uma distância substancial do carro da frente. Nesse momento o vidro lateral do lado do condutor estilhaçou por completo tendo a força do vento projetado a grande maioria dos pedaços resultantes para o interior do carro e para cima do mim, ainda que houvessem vários que caíssem pelo lado de fora da viatura.

    Para além da quebra do vidro em si, os pedaços projetados pelo vento da deslocação do carro causaram múltiplos danos na pintura exterior da porta da frente e de trás do lado do condutor e na parte superior do forro interior da porta. Não sofri ferimentos mas houve esse risco dado que era possível os pedaços terem sido projetados para a cara/olhos. Poderia também ter ocorrido uma situação de perda de controlo do carro dado o repentismo da situação.

    Não consigo identificar a causa para a quebra catastrófica do vidro. Parece improvável que tenha havido alguma pedra projetada da viatura que me precedia seja pela distância, seja pelo improvável que é uma pedra atingir o vidro lateral. Só consigo imaginar que possa ter havido uma projeção do lado oposto da AE

    Aqui ficam umas fotos

    IMG_9325.jpg
    IMG_9329.jpg

    #2
    O vidro só parte se houver alguma coisa pontiaguda a bater no vidro...

    Por acaso não estavam na auto estrada a fazer limpezas com roçadoras (cortar mato)? Essas máquinas são perigosas pois projectam gravilha a alta velocidade...

    Ou foi algum carro/camião que projectou alguma pedra... Mas acho pouco provável, porque normalmente as pedras atingem o vidro frontal, não o lateral...

    O vidro automóvel não se parte sozinho com facilidade...

    Comentário


      #3
      Como estava a circular pela esquerda, não estaria muito perto da linha esquerda? Por vezes os canteiros tem muito lixo e pedras e a própria roda do carro poderá ter projectado uma pedra para o vidro, mas acho isso pouco provável...

      Só estou a atirar hipóteses para tentar ajudar a perceber o poderá ter provocado isso...

      Comentário


        #4
        Quase de certeza a projecção de uma pedra/peça metálica vinda do outro lado da estrada. Já encontrei pregos e parafusos cravados em pneus, sinal de que esse tipo de objectos pode estar no pavimento e ser projectado a qualquer momento.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SergioPim Ver Post

          Por acaso não estavam na auto estrada a fazer limpezas com roçadoras (cortar mato)? Essas máquinas são perigosas pois projectam gravilha a alta velocidade...

          Ou foi algum carro/camião que projectou alguma pedra... Mas acho pouco provável, porque normalmente as pedras atingem o vidro frontal, não o lateral...
          Não, não havia isso. E em relação a carros/camiões na mesma direção é altamente improvável. Não estava perto de nenhum e seria muito difícil bater no vidro lateral

          Originalmente Colocado por SergioPim Ver Post
          Como estava a circular pela esquerda, não estaria muito perto da linha esquerda? Por vezes os canteiros tem muito lixo e pedras e a própria roda do carro poderá ter projectado uma pedra para o vidro, mas acho isso pouco provável...

          Só estou a atirar hipóteses para tentar ajudar a perceber o poderá ter provocado isso...
          Também não. Estava a uma distância normal.


          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Quase de certeza a projecção de uma pedra/peça metálica vinda do outro lado da estrada. Já encontrei pregos e parafusos cravados em pneus, sinal de que esse tipo de objectos pode estar no pavimento e ser projectado a qualquer momento.
          É a única possibilidade que me ocorreu. A alternativa seria um defeito de fabrico no vidro que cedeu naquela altura por algum tipo mudança de temperatura.

          Comentário


            #6
            Já vi isso acontecer num vidro lateral de um autocarro parado. Dilatação/contração devido a amplitude térmica???

            Comentário


              #7
              Se o vidro estava completamente fechado é quase impossivel partir assim.

              Nem a policia por vezes consegue partir os vidros com recurso ao extensivel estando o vidro fechado, quanto mais uma pedra.

              Comentário


                #8
                Ainda bem que foi só o susto. Eu diria que ou foi algo projetado contra o vidro (por exemplo, algo que tenha saltado de outro carro) ou um defeito microscópico que o vidro tinha.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mig29 Ver Post
                  Se o vidro estava completamente fechado é quase impossivel partir assim.

                  Nem a policia por vezes consegue partir os vidros com recurso ao extensivel estando o vidro fechado, quanto mais uma pedra.

                  Isso já é burrice da polícia. Um vidro temperado automóvel é relativamente fácil de partir desde que se use uma ponta afiada. Um extensível não funciona bem porque não é afiado na ponta. Atenção que estamos a falar dos vidros laterais e não do vidro laminado do para-brisas.

                  Comentário


                    #10
                    https://en.wikipedia.org/wiki/Sponta...glass_breakage

                    Comentário


                      #11
                      Já me aconteceu ao fechar a porta ficar com um vidro estilhaçado. O vidro estava todo subido e de certeza que nada lhe bateu.

                      Comentário


                        #12
                        eu tenho é medo do vidro da mala, quando deixo aquilo cair sem querer.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          Quase de certeza a projecção de uma pedra/peça metálica vinda do outro lado da estrada. Já encontrei pregos e parafusos cravados em pneus, sinal de que esse tipo de objectos pode estar no pavimento e ser projectado a qualquer momento.
                          Fonix, sou um licenciado em furos de pneus causados por pregos e parafusos ( afinal, quase todos os furos devem ser desses hehe ) .
                          Bem, seja como for já me aconteceu em AE , o pára-brisas estalar. Ao contrário dos vidros laterais e traseiro, o da frente tem camada de plastico no meio e não se desfaz, fica apenas danificado por fora neste caso, felizmente o seguro cobre esse tipo de coisas, com a quebra isolada de vidros.
                          Nunca percebi o que aconteceu, nem tinha carros à frente nem nada. Com certeza terá sido alguma pedra saltitante que veio do sentido contrário ou assim.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                            Isso já é burrice da polícia. Um vidro temperado automóvel é relativamente fácil de partir desde que se use uma ponta afiada. Um extensível não funciona bem porque não é afiado na ponta. Atenção que estamos a falar dos vidros laterais e não do vidro laminado do para-brisas.
                            A policia americana tem umas coisas que penso que são próprias para isso. Vê-se em videos eles a partir com relativa facilidade.

                            Comentário


                              #15
                              Ja vi acontecer. Isso pode ser por varios motivos e acontece mais quando o vidro está fechado. Tensão devido a temperatura, defeito de montagem, etc

                              Comentário


                                #16
                                A "explicação" de uma pessoa que faz montagem de vidros (já passei por algo parecido, mas foi no lateral de trás) e lembro-me mais ou menos do que disse e parece que mais comum do que seria de esperar:

                                - O vidro é fechado até tão acima que fica a fazer muita força. Uma simples lomba ou buraco chega para o partir!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                  A "explicação" de uma pessoa que faz montagem de vidros (já passei por algo parecido, mas foi no lateral de trás) e lembro-me mais ou menos do que disse e parece que mais comum do que seria de esperar:

                                  - O vidro é fechado até tão acima que fica a fazer muita força. Uma simples lomba ou buraco chega para o partir!
                                  Mas isso não será na mesma defeito de fabrico?
                                  Então, caso contrário os vidros estavam sempre a partir, sobretudo na malta que anda nas lombas

                                  Comentário


                                    #18
                                    eu já vi um vidro frontal, a estilhaçar só por ter aberto a porta do condutor. era um dia de muito calor

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há uns bons anos, aconteceu o mesmo mas com o pára-brisa do carro do meu pai em plena autoestrada também.
                                      Naquela altura os vidros não tinha a resistência e qualidade que têm hoje contudo ele aguentou-se sem cair.
                                      O que interessa é que ninguém se magoou.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acontece mais vezes de que se imagina. Já me aconteceu com o vidro traseiro, estava estacionado e estalou e de repente fico com a mala cheia de pequenos pedaços de vidro, ainda encontro pedaços quando aspiro o carro. A razão da quebra desconheço, só sei que partiu do nada

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Mig29 Ver Post
                                          Se o vidro estava completamente fechado é quase impossivel partir assim.

                                          Nem a policia por vezes consegue partir os vidros com recurso ao extensivel estando o vidro fechado, quanto mais uma pedra.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Autox Ver Post
                                            Há uns bons anos, aconteceu o mesmo mas com o pára-brisa do carro do meu pai em plena autoestrada também.
                                            Naquela altura os vidros não tinha a resistência e qualidade que têm hoje contudo ele aguentou-se sem cair.
                                            O que interessa é que ninguém se magoou.
                                            Mas o vidro frontal não se estilhaça. É preciso muito para ele cair todo e tem que ser à base de marreta.
                                            Ao contrário dos outros vidros.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Mas o vidro frontal não se estilhaça. É preciso muito para ele cair todo e tem que ser à base de marreta.
                                              Ao contrário dos outros vidros.
                                              Devíamos estar em ~ 1985 e sim, o pára-brisa estilhaçou por completo!
                                              Lembro-me do meu pai fazer um buraco com o punho para poder ver.
                                              Felizmente não passou de um susto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Autox Ver Post
                                                Devíamos estar em ~ 1985 e sim, o pára-brisa estilhaçou por completo!
                                                Lembro-me do meu pai fazer um buraco com o punho para poder ver.
                                                Felizmente não passou de um susto.
                                                Pois por acaso ainda era pa te ter perguntado, pois imagino que não fosse um vidro recente.
                                                Mais uma inovação da segurança, por sinal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                  Pois por acaso ainda era pa te ter perguntado, pois imagino que não fosse um vidro recente.
                                                  Mais uma inovação da segurança, por sinal.
                                                  Sim, certamente agora a tecnologia de fabrico está bem melhor. Até na questão do isolamento térmico e UV [emoji6]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Autox Ver Post
                                                    Sim, certamente agora a tecnologia de fabrico está bem melhor. Até na questão do isolamento térmico e UV [emoji6]
                                                    Já vi videos da policia americana a querer tirar um sujeito de um carro capotado a tentar tirar aquilo e é tramado. É dificil partir.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mas parte. Dizer que é impossivel ou quase impossivel como li acima é pura ignorancia

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X