Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida sobre ESP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida sobre ESP

    Boas,
    O ESP serve para manter o carro para onde aponta a direcção.

    Porém, tenho uma dúvida, se, imaginemos, em curva à esquerda a traseira se soltar, devo contra brecar, ou continuar a apontar para onde quero ir e confiar que o ESP vai colar a(s) roda(s) de volta ao caminho?

    Até que ponto contra brecar vai mudar alguma coisa para pior?

    Abraço

    Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

    #2
    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
    Boas,
    O ESP serve para manter o carro para onde aponta a direcção.

    Porém, tenho uma dúvida, se, imaginemos, em curva à esquerda a traseira se soltar, devo contra brecar, ou continuar a apontar para onde quero ir e confiar que o ESP vai colar a(s) roda(s) de volta ao caminho?

    Até que ponto contra brecar vai mudar alguma coisa para pior?

    Abraço

    Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
    O ESP apesar de ajudar, também terá as suas limitações, e certamente que não derrota as leis da física, portanto deve-se sempre contra brecar, acho que pior nunca vai fazer

    Comentário


      #3
      Em princípio o ESP vai reagir muito antes de sequer pensares no significado da palavra contrabrecar!

      Comentário


        #4
        Precisamente por isso!

        Se a traseira rodar para um lado, e ao contra brecar, vou virar o volante para outro, mas esse não é na verdade o caminho que quero levar, e é precisamente a direcção para onde aponta o volante que o ESP usa como guia, digamos.

        Também é verdade que os movimentos são rápidos e não tão calmos e tranquilos como estou aqui a descrever, daí a dúvida

        Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

        Comentário


          #5
          Pela intuição, penso que se deve sempre apontar as rodas para onde queremos que o carro vá, por isso, e respondendo directamente à tua questão, acho que sim, que devemos contra-brecar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
            Precisamente por isso!

            Se a traseira rodar para um lado, e ao contra brecar, vou virar o volante para outro, mas esse não é na verdade o caminho que quero levar, e é precisamente a direcção para onde aponta o volante que o ESP usa como guia, digamos.

            Também é verdade que os movimentos são rápidos e não tão calmos e tranquilos como estou aqui a descrever, daí a dúvida

            Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
            Atenção que o esp não usa como guia a posição do volante, mas sim a velocidade que leva cada uma das rodas independentemente da direção.

            Por isso, contrabrecar é a atitude correcta, mas não exageradamente.

            No entanto, depende das situações. Há situações que a derrapagem é forte que não dá tempo para contrabrecar e o esp intervém primeiro. Mas há situações que a derrapagem é mais soft, o esp retarda ou nem intervém e contrabrecamos mais rápido.

            Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
            Editado pela última vez por blindness2005; 01 March 2020, 22:19.

            Comentário


              #7
              Olha que nunca li semelhante coisa e uma consulta rápida na Wikipédia (credível qb, no contexto)

              "When ESC detects loss of steering control, it automatically applies the brakes to help "steer" the vehicle where the driver intends to go."

              Daí a minha dúvida, sempre tive noção que o controlo de tracao actua com base na direcção

              Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

              Comentário


                #8
                Deves contra-brecar.

                Ja tive um despiste num carro com ESP, não sei se existia óleo no piso ou outra coisa. O carro entrou em sobreviragem, atravessou-se todo a uma velocidade elevada, eu contra-brequei e senti o ESP a ajudar no mesmo sentido.

                Tenho a certeza que se deixasse apenas o ESP controlar a situação tinha entrado pelos rails dentro.

                Comentário


                  #9
                  O esp só corta a potencia e em alguns casos trava as rodas, não mexe na direcção

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                    Olha que nunca li semelhante coisa e uma consulta rápida na Wikipédia (credível qb, no contexto)

                    "When ESC detects loss of steering control, it automatically applies the brakes to help "steer" the vehicle where the driver intends to go."

                    Daí a minha dúvida, sempre tive noção que o controlo de tracao actua com base na direcção

                    Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
                    Atenção à forma como se interpretam as coisas. Provavelmente fala de direcção no âmbito de direcção/trajectória para onde vai o veículo e não direcção relacionada com o volante. O esp não mexe na direcção/volante do carro, mas corrige a direcção/derrapagem que o veículo adopta através de actuação estratégica do no ou nos travões da ou das rodas necessárias para equilibrar/reposicionar a trajectória do veículo

                    Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      O ESP tem um sensor no volante e tenta apontar o carro nessa direção. O ESP tem limitações. Ele diminui a probabilidade de acidente relacionado com perda de controlo do veículo, mas não a elimina.

                      Comentário


                        #12
                        O esp é uma funcionalidade da unidade de abs, funciona através dos travoes do carro de maneira parecida com o abs .
                        No entanto ao contrario do abs funciona sem carregarmos no pedal , controla o angulo do volante , velocidade das rodas e aceleraçao lateral.
                        A unidade de abs em ves de 8 eletrovalvulas tem 12.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X