devolução de coima e cancelamento de seguro

A mostrar resultados 1 para 21 de 21
Like Tree3Likes
  • 1 Post By brkncrss
  • 1 Post By Ecoflex
  • 1 Post By Ruie34

Título: devolução de coima e cancelamento de seguro

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito devolução de coima e cancelamento de seguro

Boa tarde. Tenho duas questões em nada relacionadas uma com a outra, mas exponho aqui as minhas dúvidas para não abrir dois tópicos e agradeço desde já a quem possa ajudar a esclarecer.
    Primeira situação: sofri um embate frontal há alguns meses, tendo o meu carro sido dado como perda total. Fui indemnizado e fiquei com o salvado em minha posse. estando o mesmo impossibilitado de circular e encontrando-se o mesmo no pátio de minha casa, não tendo ainda tratado do seu abate. A minha mediadora do seguro disse que só poderia cancelar o mesmo quando fizesse o abate da viatura. Isto tem fundamento legal, ou seja, tenho mesmo de pagar seguro por um carro que não circula nem se encontra na via pública?
    Segunda situação: há cerca de um ano recebi uma coima por estacionamento em zona proibida. Mesmo sabendo que nunca tinha circulado na rua em questão, pensei poder tratar-se de alguma falsificação de matrícula ou assim e a carta que recebi dizia que só poderia fazer reclamação depois de pagar a coima. Como o valor também não era elevado, procedi ao pagamento. tendo posteriormente conseguido falar com a autoridade que me autuou, tendo esta confirmado que o modelo e marca da viatura mal estacionada em nada era semelhante à minha, vindo depois a descobrirem que houve um engano numa letra da matrícula. Enviei carta registada para a ANSR pedindo o reembolso e até hoje não recebi resposta. Devo aguardar mais algum tempo ou devo proceder de outra forma? Ainda não tentei contactar a ANSR telefonicamente ou por email. não sei se valerá a pena, pelo que peço opinião sobre o que devo fazer neste caso.
    Obrigado e fiquem bem.

Piloto de Fórmula 1 LuisMiguel's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
    Boa tarde. Tenho duas questões em nada relacionadas uma com a outra, mas exponho aqui as minhas dúvidas para não abrir dois tópicos e agradeço desde já a quem possa ajudar a esclarecer.
    Primeira situação: sofri um embate frontal há alguns meses, tendo o meu carro sido dado como perda total. Fui indemnizado e fiquei com o salvado em minha posse. estando o mesmo impossibilitado de circular e encontrando-se o mesmo no pátio de minha casa, não tendo ainda tratado do seu abate. A minha mediadora do seguro disse que só poderia cancelar o mesmo quando fizesse o abate da viatura. Isto tem fundamento legal, ou seja, tenho mesmo de pagar seguro por um carro que não circula nem se encontra na via pública?
    Segunda situação: há cerca de um ano recebi uma coima por estacionamento em zona proibida. Mesmo sabendo que nunca tinha circulado na rua em questão, pensei poder tratar-se de alguma falsificação de matrícula ou assim e a carta que recebi dizia que só poderia fazer reclamação depois de pagar a coima. Como o valor também não era elevado, procedi ao pagamento. tendo posteriormente conseguido falar com a autoridade que me autuou, tendo esta confirmado que o modelo e marca da viatura mal estacionada em nada era semelhante à minha, vindo depois a descobrirem que houve um engano numa letra da matrícula. Enviei carta registada para a ANSR pedindo o reembolso e até hoje não recebi resposta. Devo aguardar mais algum tempo ou devo proceder de outra forma? Ainda não tentei contactar a ANSR telefonicamente ou por email. não sei se valerá a pena, pelo que peço opinião sobre o que devo fazer neste caso.
    Obrigado e fiquem bem.
    A primeira tem, se não cancelaste a matrícula. Se o veículo não foi abatido, vendido nem roubado e dado como desaparecido, não há fundamento para anular o seguro. Assim como vais continuar a pagar IUC até resolveres isso.
    A segunda, podes impugnar, mas se não o fizeres em 15 dias úteis desde a notificação, o teu pagamento vai ser assumido como voluntário e não como caução e o processo será encerrado.

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

eu não concordo com a primeira situação. se já tem tudo tratado, tal como já recebeu a indemnização, a seguradora pode facultar o anulamento do seguro. é só o segurado retirar o seguro dali. depois trata do abate o mais rapidamente possível. só se houver alguma questão legal ou aproveitamento da seguradora, para ficar a receber mais algum durante mais alguns meses.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

As razões para anular um seguro são muito limitadas, e esta não é uma delas.

A maneira mais fácil de terminar o seguro é não pagar a apólice, anula automáticamente. Se pagou ao ano, azar. Se paga mensalmente ou whatever, é menos mau.

Ou então arranja um centro de abate que passe o documento sem ter o carro. é fraude, mas são poucos os que não o fazem a quem pedir com jeitinho.

Chefe de Equipa Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Um pergunta parva no seguimento deste tópico: Se o OP deixar de pagar o seguro (e ficar obviamente privado da sua cobertura), pode ser multado por alguma entidade, mesmo estando o carro estacionado em propriedade privada?

Piloto de Testes brkncrss's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    Um pergunta parva no seguimento deste tópico: Se o OP deixar de pagar o seguro (e ficar obviamente privado da sua cobertura), pode ser multado por alguma entidade, mesmo estando o carro estacionado em propriedade privada?
    Não. Sò em espaço público.
    Ecoflex gosta disto.

Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

então se um carro tem perda total e foi considerado como tal, isso não é motivo mais que suficiente para não se estar a pagar um "pisa papéis"?

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    então se um carro tem perda total e foi considerado como tal, isso não é motivo mais que suficiente para não se estar a pagar um "pisa papéis"?
    Se o user ficou com o salvado, então pode repará-lo e andar com ele (pelo menos em teoria). Se tiveres um carro com 500€ de valor comercial, uma pequena batida chega para o tornar perda total, mas continua a ser possível andar com ele.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
    Não. Sò em espaço público.
    Assim sendo é só deixar de pagar o seguro.
    fancyO gosta disto.

Piloto de Testes brkncrss's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2017

Por Defeito

Assim sendo é só deixar de pagar o seguro.
    Certo. Como já tinham dito, ao deixares de pagar, este é cancelado automaticamente.

Piloto de Fórmula 1 Ruie34's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Não é bem assim... Pode ser parvo ou não, mas o homem da bata preta pode chatear

https://noticias.automoveis-online.c...-pagar-seguro/

Piloto de Testes Eletrico's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2017

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    E Setembro bateram me no carro e foi para perda total... Só parou no dia que foi fazer peritagem à marca.

Se visses o carro nem notavas que era perda total, foi só mudar o farolim traseiro... Mas o chassis empenou e o lado esquerdo do carro ficou praí 2cm mais curto que o direito

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    Não é bem assim... Pode ser parvo ou não, mas o homem da bata preta pode chatear

Esse relato é assustador...450 mil € para pagar

Ok, então partindo desse (novo) pressuposto de ter que pagar um seguro e não o fazer, estando o carro no quintal, qual é o risco de ser autuado? Ou melhor, há alguma entidade que faça o cruzamento das matrículas em vigor com as apólices de seguros para se encontrar estes casos? É que se assim não for, mantém-se a questão de deixar o carro em propriedade privada e anular o seguro.

Piloto de Fórmula 1 Ruie34's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Esse relato é assustador...450 mil € para pagar

Ok, então partindo desse (novo) pressuposto de ter que pagar um seguro e não o fazer, estando o carro no quintal, qual é o risco de ser autuado? Ou melhor, há alguma entidade que faça o cruzamento das matrículas em vigor com as apólices de seguros para se encontrar estes casos? É que se assim não for, mantém-se a questão de deixar o carro em propriedade privada e anular o seguro.
    Não existe cruzamento de dados. O chato é se acontece o relatado no artigo.

Mesmo que no fim ganhes a batalha judicial, 150€ /ano não vale em a dor de cabeça.
    Ecoflex gosta disto.

Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Apr 2007

Por Defeito

mas nesse caso o carro estava em condições de circular, o que não acontece com o meu

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Na noticia fala de carros capazes de circular, o que pode dar azo a muitas interpretações.
    Se lhe tirares as rodas e o motor, duvido que alguém considere que o carro está apto a circular mas se lhe tirares os farois, capot e uma porta, o carro continua a pegar e andar, já entras no cenário da noticia!

Houve também outro caso dum carro sem seguro que pegou fogo numa garagem e causou montes de danos no prédio e na propriedade dos vizinhos...

A noticia é de 2018, o "vai ser obrigado" acabou por nunca acontecer, mas é altamente aconselhado para a maioria dos casos!

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Mas a seguradora e as finanças não sabem isso. Portanto, enquanto te mantiveres assim, vais estar a pagar IUC e não poderás receber o estorno do seguro.

Data de Registo
    Oct 2011

Por Defeito

Não existe cruzamento de dados. O chato é se acontece o relatado no artigo.

Mesmo que no fim ganhes a batalha judicial, 150€ /ano não vale em a dor de cabeça.
    Eu não tenho nenhum carro nessa situação, mas por acaso até sei de quem tem, daí o meu interesse nessa questão. É um muito antigo, em que paga IUC todos os anos, mas como está dentro de uma garagem privada não paga o seguro. Efectivamente o carro não anda, e estará à espera de vontade do dono para o restaurar.

Piloto de Provas de Perícia fancyO's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2018

Por Defeito

Ja cancelei o seguro de um carro por ter vendido e não me questionaram pela razão do cancelamento. Cancelei e recebi o reembolso

Piloto de Troféu petrus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
    Ja cancelei o seguro de um carro por ter vendido e não me questionaram pela razão do cancelamento. Cancelei e recebi o reembolso
    Isso é a exceção e não a regra!

Vendi há pouco tempo uma moto. No ato do registo pedi para tirar foto do documento da conservatória... sem isso ou equivalente não havia prova da venda, logo, não recebia o estorno!!!

Piloto de Troféu petrus's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
    Isso é a exceção e não a regra!

Vendi há pouco tempo uma moto. No ato do registo pedi para tirar foto do documento da conservatória... sem isso ou equivalente não havia prova da venda, logo, não recebia o estorno!!!

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia