Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma pequena ajuda sobre estradas e postos de combustível

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Uma pequena ajuda sobre estradas e postos de combustível

    Boas malta. Espero não estar a criar um tópico no local errado. Nos últimos dias vi-me face a perguntas no trabalho às quais não estou a conseguir responder por muita pesquisa que faça, então decidi tentar juntar opiniões de quem anda mais por aí com a sua viatura. Agradeço muito a quem tirar 5 minutos para responder. Aqui vão as perguntas:
    1- Donde é que chegam mais portugueses a Lisboa? Será do Norte ou do Sul?
    2- Dependendo da resposta à primeira pergunta, qual será a estrada mais utilizada para o efeito?
    3- Qual o mais popular? BP ou Galp?
    4- Usam waze? É muito utilizado ou nem por isso?

    Muito obrigada desde já e força nesta continuação de quarentena!

    #2
    bom dia.

    1- diria que vêm mais do norte e provavlmente muita gente das beiras/alentejo, mas o norte em termos populacionais tem muito mais habitantes.
    2- Ainda deve ser a A1, pois é mais direta.
    3- Galp continua a ser mais popular, até pelos preços menores (ainda que altos) em relação à BP.
    4- EU IA DIZER QUE AINDA USAVA AS PLACAS OU MAPAS, MAS DEPOIS CAÍAM-ME EM CIMA.
    se não forem as placas, vou ao google maps. nem tenho waze nem sei trabalhar com isso.

    não foram 5min, foram só 2.

    Comentário


      #3
      Boas.

      1- Diria que a maior parte da malta chega a Lisboa de Oeste e Sul - destas não sei de onde virá mais gente... talvez Oeste?;
      2- A5, IC19, e Ponte 25 de Abril;
      3- Difícil dizer...
      4- Muita malta usa o Waze para poderem ir por onde haja menos trânsito.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
        Boas.

        1- Diria que a maior parte da malta chega a Lisboa de Oeste e Sul - destas não sei de onde virá mais gente... talvez Oeste?;
        2- A5, IC19, e Ponte 25 de Abril;
        3- Difícil dizer...
        4- Muita malta usa o Waze para poderem ir por onde haja menos trânsito.
        Seria muito bom ter mais opiniões, mas obrigada a quem já me ajudou!

        Comentário


          #5
          E darem-se ao trabalho de usar dados em vez de postas de pescada?

          Aqui estão os relatórios de tráfego do IMT:
          Relatórios

          Olhando para o mais recente temos os seguintes tráfegos em auto-estradas e similares de entrada/saída de Lisboa:
          Norte:
          - A1 no último sublanço = ~100.000 veículos / mês
          - A8 no último sublanço = ~80.000 veículos /mês
          - IC2 no lanço até à portela = ~55.000 veículos / mÊs
          - IC16 no último lanço = ~55.000 veículos / mÊs
          - IC22 no último lanço = ~48.000 veículos / mês

          Oeste:
          - A5 no último sub-lanço = ~140.000 veículos /mÊs
          - IC19 no último sub-lanço = ~135.000 veículos /mês

          Sul:
          - Ponte 25 de abril = ~140.000 veículos / mês
          - Ponte Vasco da Gama = ~68.000 veículos / mÊs



          Ficam a faltar todos os acessos que não são auto estradas ou similares dos quais a marginal parece-me muito relevante mas também há outras entradas relevantes

          Comentário


            #6
            Postas de pescada?

            Os dados confirmam o que eu disse...

            ...

            Postas de pescada?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
              Postas de pescada?

              Os dados confirmam o que eu disse...

              ...

              Postas de pescada?

              Um relógio avariado está certo duas vezes por dia. Não deixa de ser posta de pescada.

              E já agora NÃO não estavas certo. Dizias que a maioria das pessoas vem de oeste e sul e provavelmente seriam mais de oeste. Ora se fizeres contas aos meus dados tens 338k de norte e 275k de oeste e 208k de sul. Por isso a tua posta de pescada estava errada. Concedo que faltam as vias que não são auto-estradas mas à falta de melhor parece-me claro que estás a adivinhar sem base nenhuma.

              Comentário


                #8
                Oh meu amigo... ficamos já por aqui.

                Se quiser ouvir as postas dos outros, vou ao tasco e peço 1L de vinho da casa. Mas a internet também já se encheu disto há muito... como primeiro post num tópico vir acusar os outros de "postas de pescada" não lhe fica nada bem. É deselegante, à falta de melhor palavra. Mas posso-lhe recomendar alguns bons tascos...
                Se quer ser preciosista a esse nível, ainda faltam aí umas estradas. Só de Oeste, faltam ainda a CRIL, a Avenida Marginal, a CREL, a EN117, e a estrada de Benfica muito usada por quem vem da Amadora e quer entrar em Lisboa pela parte alta da cidade.
                Quem anda na estrada pela região, conhece a realidade, não precisa de consultar números. Os números apenas confirmam o conhecimento de quem conhece: os acessos a Lisboa com mais movimento são a Ponte 25 de Abril e a A5, seguidos pelo IC19. O resto é conversa. Ou (como alguém um dia disse), estar a mandar postas de pescada...
                Editado pela última vez por ZeM; 23 April 2020, 13:14.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ZeM Ver Post
                  Oh meu amigo... ficamos já por aqui.

                  Se quiser ouvir as postas dos outros, vou ao tasco e peço 1L de vinho da casa. Mas a internet também já se encheu disto há muito... como primeiro post num tópico vir acusar os outros de "postas de pescada" não lhe fica nada bem. É deselegante, à falta de melhor palavra. Mas posso-lhe recomendar alguns bons tascos...
                  Se quer ser preciosista a esse nível, ainda faltam aí umas estradas. Só de Oeste, faltam ainda a CRIL, a Avenida Marginal, a CREL, a EN117, e a estrada de Benfica muito usada por quem vem da Amadora e quer entrar em Lisboa pela parte alta da cidade.
                  Quem anda na estrada pela região, conhece a realidade, não precisa de consultar números. Os números apenas confirmam o conhecimento de quem conhece: os acessos a Lisboa com mais movimento são a Ponte 25 de Abril e a A5, seguidos pelo IC19. O resto é conversa. Ou (como alguém um dia disse), estar a mandar postas de pescada...

                  Queria só destacar esta: "Quem anda na estrada pela região, conhece a realidade, não precisa de consultar números."

                  Brilhante! Nem sei porque o IMTT se dá ao trabalho. Era mais fácil fazer um telefonema para o ZeM.

                  Comentário


                    #10
                    Ppais, ninguém diz que os números não devem ser recolhidos e trabalhados seja para que fim for... Eu conhecer, não invalida que me possa enganar, tanto que não apresentei os números como certezas mas hipóteses prováveis. Ademais, nem sequer conhecia que o IMT fazia essa recolha de dados (e por não conhecer a fonte oficial deixava de ajudar o user com aquilo que sei? não me parece boa política...), pelo que podia estar a agradecer-lhe a partilha desse conhecimento mas não... porque resolveu entrar a pés juntos e adoptar palavras hostis.
                    A minha resposta prende-se com a arrogância no uso da expressão "postas de pescadas".
                    Mais moderação na conversa e nas palavras escolhidas, por favor.

                    Comentário


                      #11
                      Então eu refraseio... Se preferes chamar hipóteses, muito bem mas não foi assim que as apresentaste. Apresentaste como a resposta à pergunta e não é... é apenas uma hipótese ou palpite.

                      Na verdade a hipótese relativa à origem de trafego maior ser oeste ou sul está errada de acordo com os dados disponíveis. Há mais tráfego vindo do norte do que do oeste ou sul.... A comparação com o Sul é fácil e óbvia porque do sul não há muitas hipóteses de entrada em Lisboa. A comparação com o Oeste é menos clara porque reconheço que a N117 e a marginal terão algum volume de trânsito que não sei estimar. Mas não sei se será suficiente para os 63k veículos de diferença identificados. Mais ainda há que relembrar que há vários acessos que não estão contabilizados de norte também. Há várias formas de aceder ao eixo N-S e calçada de carriche de fora do concelho de lisboa que não envolvem os sub-lanços identificados.

                      Assim sendo diria que na melhor das hipóteses o acesso a Lisboa vindo de Oeste ou de Norte são equivalentes, mas mais provavelmente Norte será predominante e claramente Sul é inferior.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X