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Situação hipotética - Peão a circular na Auto Estrada - Acidente

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    Situação hipotética - Peão a circular na Auto Estrada - Acidente

    Hoje vi algo que me fez pensativo

    Um peão a caminhar calmamente pela berma da A29.

    Em caso de acidente, quem tem a culpa?



    Situação 1 -Veículo atropela o peão.

    Situação 2- Veículo despista-se para evitar embater no peão

    #2
    O peão, obviamente.
    É proibido a circulação de peões em auto-estradas e vias equiparadas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ciclista Ver Post
      Hoje vi algo que me fez pensativo

      Um peão a caminhar calmamente pela berma da A29.

      Em caso de acidente, quem tem a culpa?



      Situação 1 -Veículo atropela o peão.

      Situação 2- Veículo despista-se para evitar embater no peão
      A concessionaria.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Ciclista Ver Post
        Hoje vi algo que me fez pensativo

        Um peão a caminhar calmamente pela berma da A29.

        Em caso de acidente, quem tem a culpa?



        Situação 1 -Veículo atropela o peão.

        Situação 2- Veículo despista-se para evitar embater no peão
        Filhos da mãe esses peões.
        Já não se pode andar de bike na AE descansado.....

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
          Filhos da mãe esses peões.
          Já não se pode andar de bike na AE descansado.....
          E como fica a situação ciclista atropela peão na autoestrada?

          Comentário


            #6
            Se o peão estiver na berma, obviamente que a culpa é do carro que lhe for bater, qual é a duvida?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
              Se o peão estiver na berma, obviamente que a culpa é do carro que lhe for bater, qual é a duvida?
              A berma não faz parte da AE proibida a peões?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                Se o peão estiver na berma, obviamente que a culpa é do carro que lhe for bater, qual é a duvida?
                Como peão, não podes circular na berma da AE...

                A cadeia de culpa seria mais ou menos assim: concessionária responsabilizava-se perante o condutor e responsabilizava o peão que estaria a transgredir a lei.
                Editado pela última vez por brkncrss; 09 June 2020, 19:02.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                  A berma não faz parte da AE proibida a peões?
                  Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                  Como peão, não podes circular na berma da AE...

                  A cadeia de culpa seria mais ou menos assim: concessionária responsabilizava-se perante o condutor e responsabilizava o peão que estaria a transgredir a lei.
                  E então? Se encontrares um estranho dentro de tua casa sentado no sofá também não o podes matar.

                  Se o meu carro estiver estacionado em cima do passeio, e levar uma panada, a culpa também é minha?

                  Se eu estiver num semáforo vermelho, parado, e perdido de bêbado, e levar uma trolitada por trás, também sou culpado?

                  Uma coisa é o facto de ser proibido, outra, bem diferente, é o nexo causal do acidente!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                    E então? Se encontrares um estranho dentro de tua casa sentado no sofá também não o podes matar.

                    Se o meu carro estiver estacionado em cima do passeio, e levar uma panada, a culpa também é minha?

                    Se eu estiver num semáforo vermelho, parado, e perdido de bêbado, e levar uma trolitada por trás, também sou culpado?

                    Uma coisa é o facto de ser proibido, outra, bem diferente, é o nexo causal do acidente!
                    Imagina esta situação: alguém está a conduzir e, por acaso, devido a uma distracção/desvio repentino de um obstáculo/doença perde o controlo do veículo, invadindo a berma e quiçá embatendo no rail, podendo até galgá-lo. Só por mero azar, estava um peão a circular na berma e é colhido.
                    A culpa é do condutor? Quando o peão estaria a transgredir a lei, circulando numa zona em que é estritamente proibido a sua circulação?

                    Outra situação, que não em AE: um peão atravessa a estrada fora da passadeira, provocando um acidente ou sendo colhido. A culpa é do condutor?
                    Quer dizer, o peão estava ali... O carro é que lhe bateu, não foi?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                      Imagina esta situação: alguém está a conduzir e, por acaso, devido a uma distracção/desvio repentino de um obstáculo/doença perde o controlo do veículo, invadindo a berma e quiçá embatendo no rail, podendo até galgá-lo. Só por mero azar, estava um peão a circular na berma e é colhido.
                      A culpa é do condutor? Quando o peão estaria a transgredir a lei, circulando numa zona em que é estritamente proibido a sua circulação?
                      A culpa até pode não ser, objetivamente, de ninguém, mas a RC do veiculo tem que assumir os danos causados, inclusive ao peáo!

                      Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
                      Outra situação, que não em AE: um peão atravessa a estrada fora da passadeira, provocando um acidente ou sendo colhido. A culpa é do condutor?
                      Quer dizer, o peão estava ali... O carro é que lhe bateu, não foi?
                      Depende de muita coisa.

                      Existem passadeiras? A que distância?
                      O peão atravessou da direita para a esquerda, ou da esquerda para a direita?
                      Em que momento da travessia estava o peão?
                      A visibilidade é boa?
                      O condutor viu antecipadamente o peão?
                      Etc, etc....

                      Vocês têm que se mentalizar que estas questões não são branco ou preto! Existe uma imensa zona cinzenta!

                      Por exemplo, vocês têm noção que, num Tribunal, um peão entra sempre em muito melhor posição do que um condutor, independentemente das circunstâncias do atropelamento? Vocês têm noção que um Tribunal por norma decide muito mais vezes favoravelmente a um peão, do que a um condutor? Vocês têm noção de que, mesmo sendo-lhe atribuída a culpa, é muito difícil exercer pedido de indemnização cível perante um peão? Porquê? Porque basicamente falamos de uma pessoa, de um ser humano, de um corpo, que, independentemente de tudo, levou com um monte de chapa em cima, o qual ainda para mais tem a RC transferida para uma seguradora, tão simples quanto isto!

                      Já agora, o mesmo se passa habitualmente numa litigância entre funcionário e entidade patronal e/ou seguradora, em Tribunal de Trabalho.

                      Comentário


                        #12
                        Se fossemos um país de gente evoluida, isso seria sempre bom, mas já não somos.
                        Há cada vez mais gente a fazer valer esse estatuto para ganhar uns bons cobres e culpar quem não tem culpa nenhuma.

                        é cada vez mais essencial ter uma dashcam, especialmente em lisboa.
                        Peões, ciclistas, outros automobilistas...chicos espertos aproveitadores em geral!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                          A culpa até pode não ser, objetivamente, de ninguém, mas a RC do veiculo tem que assumir os danos causados, inclusive ao peáo!



                          Depende de muita coisa.

                          Existem passadeiras? A que distância?
                          O peão atravessou da direita para a esquerda, ou da esquerda para a direita?
                          Em que momento da travessia estava o peão?
                          A visibilidade é boa?
                          O condutor viu antecipadamente o peão?
                          Etc, etc....

                          Vocês têm que se mentalizar que estas questões não são branco ou preto! Existe uma imensa zona cinzenta!

                          Por exemplo, vocês têm noção que, num Tribunal, um peão entra sempre em muito melhor posição do que um condutor, independentemente das circunstâncias do atropelamento? Vocês têm noção que um Tribunal por norma decide muito mais vezes favoravelmente a um peão, do que a um condutor? Vocês têm noção de que, mesmo sendo-lhe atribuída a culpa, é muito difícil exercer pedido de indemnização cível perante um peão? Porquê? Porque basicamente falamos de uma pessoa, de um ser humano, de um corpo, que, independentemente de tudo, levou com um monte de chapa em cima, o qual ainda para mais tem a RC transferida para uma seguradora, tão simples quanto isto!

                          Já agora, o mesmo se passa habitualmente numa litigância entre funcionário e entidade patronal e/ou seguradora, em Tribunal de Trabalho.
                          Isso é verdade e, tipicamente, os nossos tribunais tendem a defender a parte mais fraca. Mesmo naqueles acidentes em que um carro bate numa bicicleta ou mota, a menos que seja por demais evidente que a culpa é da bicicleta/mota, costumam decidir a favor do mais fraco.

                          Comentário


                            #14
                            A expressão “zona cinzenta” realmente adapta-se a muita coisa.
                            Outras 2 situações hipotéticas, neste caso envolvendo carros, podem refletir o mesmo dilema:

                            2 carros parados na berma da autoestrada, em situações idênticas, sofrem um embate de outro carro.
                            Única diferença: Um estava com uma avaria, o outro não podia esperar para ir à casa de banho.

                            Comentário


                              #15
                              E se levares com um avião na autoestrada???

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                Isso é verdade e, tipicamente, os nossos tribunais tendem a defender a parte mais fraca. Mesmo naqueles acidentes em que um carro bate numa bicicleta ou mota, a menos que seja por demais evidente que a culpa é da bicicleta/mota, costumam decidir a favor do mais fraco.
                                Olha que não, olha que não... e já estive nesta posição...

                                Comentário

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