Opinião/Ajuda Sinistro Automóvel

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Título: Opinião/Ajuda Sinistro Automóvel

  1. #1
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    Por Defeito Opinião/Ajuda Sinistro Automóvel

    Boas,
    A minha Maria teve um sinistro numa rotunda, e gostava de ter uma opinião vossa (sei que existem profissionais por aqui do ramo das seguradoras/peritos/averiguadores).
    Ambas as seguradoras numa 1ª fase sem qualquer visita à viatura ou entrevista (apenas pela DAAA) indicaram que a minha Maria é 100% culpada do sinistro. Após reclamação da nossa parte para a nossa seguradora, esta reiterou que a culpa a 100% é nossa (indicando que esta opinião foi tida apenas pela DAAA), no entanto enviou a nossa reclamação à outra seguradora, que desta vez decidiu enviar um averiguador para ver os danos e obter uma versão do sinistro da minha Maria.
    Estamos nesta fase, a aguardar a conclusão do averiguador.

    O sinistro ocorreu como se vê na imagem, a minha Maria seguiu a linha vermelha, a outra condutora seguiu a linha azul e pretendia continuar como indicado a tracejado:

    Sinistro.JPG

    A NOSSA opinião é que neste caso ambas as condutoras têm culpa (50-50), a minha Maria não mudou para a via da direita antes da saída pretendida e a outra condutora manteve-se na via da direita apesar de apenas pretender sair na 3 saída.

    Os danos na nossa viatura são ligeiros, apenas uns riscos na lateral direita, temos seguro "contra todos os riscos" e nem sequer equacionamos acionar para os nosso danos (franquia de 250€).


    Questões:

    1 - Estamos a analisar isto de forma errada, e as seguradoras têm razão?

    2 - É normal a minha seguradora nem sequer enviar um averiguador para analisar o caso, podendo inclusive reduzir os custos a suportar pela reparação da outra viatura (no caso de 50-50)?

    3 - Sei que é possível recorrer da decisão para o CIMPAS, julgam valer a pena?

    4-Caso recorra ao CIMPAS sei que tem um custo na fase de arbitragem, é sempre necessário chegar a este ponto, ou na fase de mediação (penso que não tem custo até aqui) o processo fica resolvido?


    Obrigado desde já pelas opiniões malta!


  2. #2
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    Por Defeito

    Desde já lamento o acidente. São sempre situações chatas.

    Não me espanta nada que a culpa seja 100% da tua esposa, uma vez que foi ela que mudou de via e provocou o acidente. Daí que acho mesmo que não vale a pena continuarem com isso. É assumir e pronto.

    Efectivamente tens razão quando dizes que estavam ambas mal, e parece incrível que ainda hoje se conduza tão mal nas rotundas. Às vezes até quem sabe por onde deve andar, à conta daqueles que não o fazem correctamente, acabam por tomar posturas erradas para não ficarem entalados. Passo diariamente por várias rotundas e as de 3 vias são, de longe, as piores.

    Desejo-te sorte, mas não acredito que vá mudar alguma coisa na decisão já tomada. O facto até de não terem enviado um averiguador numa primeira fase, pode já estar a indicar que o caso é fácil de resolver, leia-se, atribuição de culpa.

  3. #3
    Piloto de Testes ricardoanjos23's Avatar
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    Por Defeito

    Esquece. Só te livras dessa com testemunhas...

    De facto, ambas estão mal, mas a tua Maria está pior...
    Última edição por ricardoanjos23 : 30-06-20 às 23:16:49

  4. #4
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    Por Defeito

    Atenção que do que sei (trabalho em seguros , mas não faço gestão de sinistros) as seguradoras e o código da estrada têm “regras” diferentes para a circulação nas rotundas.

    Isto até li em contexto pessoal, em algumas notícias que saíram sobre o tema.

    Na altura gerou polémica, porque para as autoridades devemos circular na via mais para dentro, e para as seguradoras , quem sai da rotunda, muda de via, perdendo assim a prioridade.

    Ainda assim, diria que na maioria dos casos será caso de divisão de responsabilidades a 50%.

  5. #5
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    Por Defeito

    A meu ver, presumo que a culpa seja da outra condutora (linha azul), uma vez que utilizou a via da direita para continuar a contornar a rotunda.

    Ainda para mais, a rotunda tem uma saida com duas faixas de rodagem.
    MANOG gosta disto.


  6. #6
    Piloto de Troféu
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    Por Defeito

    Quando "duas Marias" (ou Manéis) que não sabem andar nas rotundas aparecem ao mesmo tempo, dá nisso

    Estavam as duas erradas, mas infelizmente para o teu lado a tua esposa ficará 100% culpada.
    E seguir em frente e não repetir, e passar a fazer rotundas como deve ser, não sempre por fora para se safar se bater...

    A estrada tem muitos flagelos, mas muita gente nem sabe dizer rotunda, quanto mais lá circular...

  7. #7
    CL
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    A Maria "Vermelha" fez o correcto.

    A outra Maria "Azul" anda a passear nas rotundas? Não há um código que diz que a Maria "Azul" teria de sair na 1ª saída?


    Essa foto retrata exactamente o que eu fiz de errado há uns meses perto de Milão! As regras lá são como cá!

    Só que lá os Mercedes S não andam a 30 km/h como aqui... E eu fiz exactamente o mesmo erro dessa Maria "Azul"! Por sorte do destino ou de Deus ou do Diabo... já não sei... o Série S conseguiu voar à minha frente (do meu Panda...) e conseguiu não me tocar nem se despistar... por uma questão de muitos poucos milímetros!

    Eu fiz exactamente o mesmo que a Maria "Azul"! Olha... o centro comercial era ali atrás... "Não tem problema! A gente vira já aqui na rotunda!"

    Pá... só não acontece a quem não conduz... mas em Milão eles não toleram estas coisas... isto é andar a 50 para sair da rotunda a 60... não há cá pardais ao ninho que a vida não é para molezas!

    Mas acho estranha a ideia dos nossos colegas de fórum... já mudaram outra vez as regras de circulação nas rotundas?
    MANOG gosta disto.

  8. #8
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    Como referido e ainda que o aconselhado é fazer as "rotundas correctamente"... e que amplamente foi divulgado... há depois há a "contradição" que continua a existir no CE... em que quem muda/sai da via, é que tem de tomar as devidas cautelas.

  9. #9
    CL
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    É como eu costumo fazer que é para evitar confusões... entro a 200 para sair a 220 e não dou hipóteses a ninguém!

    Mas na estranja... é aquela coisa... a gente não fala estrangeiro... o carro não é meu... depois não conhecemos o local... deixa lá circular devagar a pastar o gado...

    Na estranja todos os meus carros gastam menos de 6-7 litros... aqui... não sei se é por causa dos declives a subir ou o quê e eles começam sempre dos 7 para cima... tanto faz entrar por Vilar Formoso ou por Elvas... deve ter a ver com a humidade relativa!

    Isto é tudo muito relativo...

    Em Espanha quando cai vermelho para os peões a gente arranca!

    Em Itália é mais... se não há trânsito... estás à espera do quê? Oh urso! Tira a carroça do caminho! Urso!

  10. #10
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    Como disse a minha opinião segundo o descrito no código da estrada é que as duas cometeram erros que originaram o sinistro, se estamos a colocar 100% de culpa numa das condutoras estamos a induzir a(s) outra(s) condutora(s) a fazer as rotundas dessa forma (mal), ou seja estamos a incentivar o erro e a favorecer quem erra!...

    Compreendo também quem diz que existe uma mudança de via da parte da minha Maria, mas caso a outra condutora circulasse na via da esquerda como deveria, não teria ocorrido o embate. E o contrário igualmente, como em quase todos os sinistros (de qualquer tipo) existem n factores que contribuem para o incidente, neste caso foram repartidos pelas duas condutoras, como tal não compreendo os 100% de culpa para uma.

    Então quem é que depois de uma situação destas vai fazer as rotundas correctamente? Eu enquanto condutor estou a ser fortemente incentivado a fazer as rotundas SEMPRE por fora independentemente da saída que pretendo usar.

  11. #11
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    Eu só vejo uma culpada... Condutora azul.
    jferreira e MANOG gostam disto.

  12. #12
    nto
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    De facto e atendendo à situação, a culpa "deveria" ser de 50/50.... e o que tem muito acontecido em acidentes em rotundas, é mesmo essa a repartição de culpas.

    Claro que isto de fazer as rotundas conforme manda o articulado do CE, se todos cumprissem, evitaria-se muitas das situações...

    Mas e como referes, por causa de essa repartição de culpas, também conheço alguns que referem que tendencialmente fazem as rotundas pela parte exterior... para tentar evitar esses dissabores.

  13. #13
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    Por Defeito

    Uma cometeu uma infracção, a outra desrespeitou a prioridade causando um sinistro.

    A culpa é de quem? Simples...
    Ecoflex gosta disto.

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Uma cometeu uma infracção, a outra desrespeitou a prioridade causando um sinistro.

    A culpa é de quem? Simples...
    Pois!
    O problema é que, como vês na esmagadora maioria que comentou este tópico, acham que o azul é o culpado do sinistro, e como decisão assumem passar a fazer as rotundas mal para se livrarem de culpas num acidente. Temos aqui um problema
    Ecoflex gosta disto.

  15. #15
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Uma cometeu uma infracção, a outra desrespeitou a prioridade causando um sinistro.

    A culpa é de quem? Simples...
    Posso estar enganado, mas uma cometeu uma infracção, a outra desrespeitou a prioridade (ou seja cometeu uma infracção)...

    Diferenças?


    Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Pois!
    O problema é que, como vês na esmagadora maioria que comentou este tópico, acham que o azul é o culpado do sinistro, e como decisão assumem passar a fazer as rotundas mal para se livrarem de culpas num acidente. Temos aqui um problema
    Não admites que é um incentivo a isso?

  16. #16
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    Já ficou bem explicado porque é que o vermelho tem 100% de culpa.

    O vermelho mudou de direcção sabendo que havia lá um carro. Se não sabia é porque não olhou, o que se calhar não é melhor..
    Ecoflex gosta disto.

  17. #17
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    Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Pois!
    O problema é que, como vês na esmagadora maioria que comentou este tópico, acham que o azul é o culpado do sinistro, e como decisão assumem passar a fazer as rotundas mal para se livrarem de culpas num acidente. Temos aqui um problema
    Citação Originalmente Colocado por BabyDuck Ver Post
    Posso estar enganado, mas uma cometeu uma infracção, a outra desrespeitou a prioridade (ou seja cometeu uma infracção)...

    Diferenças?
    A infracção por si só não causou o acidente, já a mudança de via, sim.

    Sim, podemos sempre atribuir alguma culpa à infractora, mais não seja moral, mas nunca passará disso.

    Não podemos delegar a culpa nos outros só porque consideramos ou sabemos que os outros estão mal. A nossa condução deve ser sempre a defensiva e não é por encontrarmos imbecis em infracção dia após dia que vamos aplicar a justiça e bater com o carro, certo?

    Uma mudança de via implica sempre perda de prioridade e cuidados acrescidos e redobrados para a realização, em segurança, da manobra.

    E se ao invés de um carro, fosse uma bicicleta? Ah pois...
    Última edição por DeCeIi : 01-07-20 às 12:00:41
    brunomeleiro e tgfj555 gostam disto.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    A infracção por si só não causou o acidente, já a mudança de via, sim.

    Sim, podemos sempre atribuir alguma culpa à infractora, mais não seja moral, mas nunca passará disso.

    Não podemos delegar a culpa nos outros só porque consideramos ou sabemos que os outros estão mal. A nossa condução deve ser sempre a defensiva e não é por encontrarmos imbecis em infracção dia após dia que vamos aplicar a justiça e bater com o carro, certo?

    Uma mudança de via implica sempre perda de prioridade e cuidados acrescidos e redobrados para a realização, em segurança, da manobra.

    E se ao invés de um carro, fosse uma bicicleta? Ah pois...

    Concordo com tudo o que dizes excepto o ponto inicial, caso não houvesse mudança de via não havia sinistro (correcto), mas caso a outra condutora já tivesse saído na 1 saída da rotunda ou tivesse a circular pela esquerda para sair na 3 saída também não tinha acontecido o sinistro... Como disse mais acima, um acidente acontece quando existem um conjunto de erros ( por vezes elevados), neste caso o sinistro apenas aconteceu porque as duas condutoras erraram, daí me parecer justo os 50-50!... Mais uma vez pergunto qual o incentivo que a outra conduta tem agora para fazer as rotundas devidamente? Ela no local já indicou que estava a fazer bem a rotunda!

    Se fosse uma bicicleta/veiculo pesado/veiculo animal (regras diferentes nas rotundas) a conversa seria outra da minha parte.

    Segundo a minha Maria (só ela sabe) teve o cuidado de ver se vinha algum carro pelos espelhos e não vi nenhum, é possível que o outro veiculo estivesse no ângulo morto do retrovisor naquele instante... O que compreendo que não seja motivo de desculpabilização.

  19. #19
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    E se a outra condutora alegar que se enganou na saída?

    Entrar no campo dos "ses" pode dar azo a muitas interpretações de parte a parte.

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    E se a outra condutora alegar que se enganou na saída?

    Entrar no campo dos "ses" pode dar azo a muitas interpretações de parte a parte.
    Desculpa não percebi! Como assim enganou-se na saída? Entrou numa rotunda para sair na 1 saída e deixou passar a saída sem sair? Nesse caso teria de ser ela a mudar de via para a esquerda o mais rapidamente possível (estando nesse momento já a incorrer numa infracção), para contornar toda a rotunda. E ai podemos entrar no campo do "Enganei-me e entrei na saída da auto estrada, estou em contra-mão porque me enganei não tenho culpa!", "Passei o vermelho, enganei-me pensei que estava verde".....

    No campo dos "ses" começaste tu ao indicar que se a minha Maria não tivesse mudado de via não tinha acontecido o sinistro....

  21. #21
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    A infracção por si só não causou o acidente, já a mudança de via, sim.

    Sim, podemos sempre atribuir alguma culpa à infractora, mais não seja moral, mas nunca passará disso.

    Não podemos delegar a culpa nos outros só porque consideramos ou sabemos que os outros estão mal. A nossa condução deve ser sempre a defensiva e não é por encontrarmos imbecis em infracção dia após dia que vamos aplicar a justiça e bater com o carro, certo?

    Uma mudança de via implica sempre perda de prioridade e cuidados acrescidos e redobrados para a realização, em segurança, da manobra.

    E se ao invés de um carro, fosse uma bicicleta? Ah pois...
    A nossa condução deve cumprir sempre o código, simples quanto isso.

    Passa-se a imagem que a vermelha agiu corretamente, mas isso é errado. Se circulasse corretamente não precisava de cortar a via da esquerda para sair, já lá estava desde a saída anterior.

  22. #22
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    Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    A nossa condução deve cumprir sempre o código, simples quanto isso.

    Passa-se a imagem que a vermelha agiu corretamente, mas isso é errado. Se circulasse corretamente não precisava de cortar a via da esquerda para sair, já lá estava desde a saída anterior.
    Ok. Mas, após a rotunda tem uma faixa de rodagem com duas vias.

    A condutora azul não saiu porque? Se tiveres um stop, não paras? Se está na faixa de saida...

  23. #23
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    Citação Originalmente Colocado por CL Ver Post
    A Maria "Vermelha" fez o correcto.
    Não, não fez. E por causa de afirmações dessas é que todos os dias vemos acidentes em rotundas.

    As rotundas não para ser contornadas integralmente pela faixa mais à direita, mas também não são para ser atravessadas como se fossem retas.

    A condutora vermelha deveria ter mudado para a faixa da direita imediatamente a seguir a passar a saída anterior para onde queria ir. Se o tivesse feito de forma prudente, não teria havido o acidente. Do mesmo modo, se a condutora tivesse feito a rotunda como deve ser, não haveria acidente.

    Moralmente, há dois culpados. Na forma como as seguradoras analisam os acidentes, apenas a condutora vermelha tem culpa.
    ZylmhuinVII e Ecoflex gostam disto.

  24. #24
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    Pelo esquema - e repara que é um esquema - parece-me que a culpa é da condutora que, seguindo erradamente pela faixa da direita, queria sair da rotunda não na 1ª saída mas noutra, violando assim as disposições do CE sobre circulação nas rotundas com mais de uma faixa de rodagem. Mas isso é vendo só o esquema. Agora: quem é que bateu em quem? Se foi a condutora azul que bateu no carro da condutora vermelha é aquela que é culpada. Agora se assim não foi...há o dever de cuidado e se a condutora - a tua mulher - embateu na outra, mesmo estando aquela a circular mal na rotunda,, tem também a sua quota de responsabilidade no sinistro.

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por NightWalker Ver Post
    Ok. Mas, após a rotunda tem uma faixa de rodagem com duas vias.

    A condutora azul não saiu porque? Se tiveres um stop, não paras? Se está na faixa de saida...
    Condução defensiva.
    Nunca dês nada como garantido, podes ter a razão do teu lado, mas o outro condutor pode ser uma abécula que te vai colocar em perigo. Situações perigosas desconfia sempre, distanciamento é sempre bom!

    Se vais para uma ae e vem um em contramão, vais acertar-lhe porque vais certo e ele errado ou desviar porque o gajo é maluco?

  26. #26
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    A minha mulher também lhe aconteceu semelhante, tendo sido chamadas as autoridades. Imagina que a da linha azul foi autuada e com uma infracção grave e a companhia de seguros deu a minha mulher como culpada. Contradições...

  27. #27
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    Citação Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
    A minha mulher também lhe aconteceu semelhante, tendo sido chamadas as autoridades. Imagina que a da linha azul foi autuada e com uma infracção grave e a companhia de seguros deu a minha mulher como culpada. Contradições...
    Mesma coisa que bateres num carro mal estacionado...

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
    Condução defensiva.
    Nunca dês nada como garantido, podes ter a razão do teu lado, mas o outro condutor pode ser uma abécula que te vai colocar em perigo. Situações perigosas desconfia sempre, distanciamento é sempre bom!

    Se vais para uma ae e vem um em contramão, vais acertar-lhe porque vais certo e ele errado ou desviar porque o gajo é maluco?
    Concordo plenamente com a tua afirmação.
    Tocas num ponto fulcral de toda a situação: Condução defensiva. Devemos estar sempre mais atento a condução dos outros, do que na nossa.

    De qualquer forma, é inegável que foi a que provocou o sinistro, mas por outro lado é obvio que não estava a espera que que o outro condutor (azul) andasse a passear numa rotunda.

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por NightWalker Ver Post
    A meu ver, presumo que a culpa seja da outra condutora (linha azul), uma vez que utilizou a via da direita para continuar a contornar a rotunda.

    Ainda para mais, a rotunda tem uma saida com duas faixas de rodagem.
    Se formos só por aí, a Maria vermelha utilizou a via de dentro para sair da rotunda. Estão as duas mal, não há outra leitura e deviam ser multadas as duas para estarem atentas a estas situações. É desesperante o que se passa nas rotundas do nosso País.

    A saída ter 2 faixas não está relacionada com a atribuição de culpas. Só quem está na via de fora, poderá sair e como tal, pode escolher para qual das faixas via sair.

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por BabyDuck Ver Post
    Concordo com tudo o que dizes excepto o ponto inicial, caso não houvesse mudança de via não havia sinistro (correcto), mas caso a outra condutora já tivesse saído na 1 saída da rotunda ou tivesse a circular pela esquerda para sair na 3 saída também não tinha acontecido o sinistro... Como disse mais acima, um acidente acontece quando existem um conjunto de erros ( por vezes elevados), neste caso o sinistro apenas aconteceu porque as duas condutoras erraram, daí me parecer justo os 50-50!... Mais uma vez pergunto qual o incentivo que a outra conduta tem agora para fazer as rotundas devidamente? Ela no local já indicou que estava a fazer bem a rotunda!

    Se fosse uma bicicleta/veiculo pesado/veiculo animal (regras diferentes nas rotundas) a conversa seria outra da minha parte.

    Segundo a minha Maria (só ela sabe) teve o cuidado de ver se vinha algum carro pelos espelhos e não vi nenhum, é possível que o outro veiculo estivesse no ângulo morto do retrovisor naquele instante... O que compreendo que não seja motivo de desculpabilização.
    O incentivo devia ter ser não ser multada (o que devia ter acontecido) e não levar com um carro em cima. Mas isso é outra questão e não convém misturar com a atribuição de culpa.

    Qualquer pessoa deve fazer as rotundas como manda o figurino e percebo que às vezes seja muito difícil, ou até impossível, tendo em conta o que acontece à nossa frente/lado. É condução defensiva.

    No caso da tua mulher acredito que tenha sido uma de 3 coisas: ou distração e não se apercebeu que tinha um carro ao seu lado, ou ângulo morto, ou nem sequer olhou. Independentemente da causa do acidente, é ela que o provoca quando muda de via.

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