Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda com sinistro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda com sinistro

    Boas pessoal


    Ontem tive uma situação um bocado controversa, e gostava de ter a vossa opinião em relação a seguro.

    Ia numa estrada normal, e aparece um trator, que vem de uma rua da calçada, e embate com o gancho da pá no meu espelho. Ora, ele reconheceu a culpa, e metemos o seguro. Acontece que, vindo as coisas pelo lado da lei, ele está pela direita, e não tem stop. Tem um espelho à frente e unicamente isso. Mas pela lei, devido a fraca visibilidade, também deveria ter eu um sinal de aproximação de entroncamento com prioridade.

    Como acham que irá ficar resolvido e como o seguro irá proceder nesta situação!?

    Partiu o espelho por completo (carro com meio ano), e só reparei que também tinha danificado um bocadinho o friso, mas isso é o menos e pouco se nota.


    Screenshot_2020-07-01-09-36-15-210_com.google.android.apps.maps.jpg

    Screenshot_2020-07-01-09-36-26-955_com.google.android.apps.maps.jpg

    (Imagens tiradas do local, pelo GM)

    #2
    Fica a ressalva que ninguém assume a "culpa"... ainda que as pessoas o digam e até possam atestar na declaração, são as seguradores que averiguam tal... e tendo por base o local e a sinalética.

    Comentário


      #3
      Mais uma tipo a da rotunda do outro tópico.
      Se não tem stop e se apresenta pela direita...temos de tomar as devidas precauções.

      Tenho uma situação idêntica na rua onde moro, muitos acham que a outra, mais larga, tem prioridade porque é a principal, mas certo é que não tem lá o stop.

      Comentário


        #4
        Pelas fotos, até parece um acesso particular...

        Comentário


          #5
          Não, aquilo é uma calçada. O mal neste caso é que não dá para ver, tanto eu como o que vem de baixo. Quando repara, já eu estou no lugar. Agora, a única coisa que ele tem é um espelho a frente (que até estava partido)
          O senhor reconheceu a culpa, fizemos a declaração amigável, mas para o seguro não sei como vai ser. O meu segurador disse que bastava ter escrito na parte dele "eu bati" (coisa que não fizemos na altura), e podia ficar descansado, mas agora já está já está. Não sei é se aquilo é considerado estrada secundária por ser uma calçada

          Comentário


            #6
            Tens seguro de danos próprios?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
              Tens seguro de danos próprios?

              Não. Como o carro era novo, e tinha menos de 25 anos, por ser táxi, queriam por volta dos 2mil euros (o que é impensável)
              .

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Natsuu Ver Post
                Não, aquilo é uma calçada. O mal neste caso é que não dá para ver, tanto eu como o que vem de baixo. Quando repara, já eu estou no lugar. Agora, a única coisa que ele tem é um espelho a frente (que até estava partido)
                O senhor reconheceu a culpa, fizemos a declaração amigável, mas para o seguro não sei como vai ser. O meu segurador disse que bastava ter escrito na parte dele "eu bati" (coisa que não fizemos na altura), e podia ficar descansado, mas agora já está já está. Não sei é se aquilo é considerado estrada secundária por ser uma calçada
                Não há estradas secundárias nem principais... se aquilo for considerada "estrada pública" tem prioridade.

                Comentário


                  #9
                  Pois, o mal é mesmo esse. É que ele sai de uma rua, estreita (cabe um trator e mal), leva a pá a frente na estrada, e acerta-me com o primeiro gancho (1 segundo mais tarde e tinha levado as portas e o resto). Ele não consegue ver nem eu, porque aquilo tem o muro da casa que tapa a visão. Daí ele ter um espelho a frente (partido), e eu deveria (não tenho) de ter um sinal de aproximação de entroncamento com prioridade à direita.

                  Comentário


                    #10
                    Está feito, agora é esperar pela decisão da seguradora e não pensar muito no assunto.

                    Comentário


                      #11
                      Se a decisão da seguradora não for a teu favor, aconselho-te acionares a proteção juridica (caso tenhas no teu seguro).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                        Mais uma tipo a da rotunda do outro tópico.
                        Se não tem stop e se apresenta pela direita...temos de tomar as devidas precauções.

                        Tenho uma situação idêntica na rua onde moro, muitos acham que a outra, mais larga, tem prioridade porque é a principal, mas certo é que não tem lá o stop.
                        Eu tenho n situações idênticas na zona onde os mais pais moram viemos da direita não temos STOP mas paramos sempre não há hipótese existe pouca visibilidade e normalmente vêm lançados

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por boss1s Ver Post
                          Se a decisão da seguradora não for a teu favor, aconselho-te acionares a proteção juridica (caso tenhas no teu seguro).
                          Com que fundamento?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Natsuu Ver Post
                            Pois, o mal é mesmo esse. É que ele sai de uma rua, estreita (cabe um trator e mal), leva a pá a frente na estrada, e acerta-me com o primeiro gancho (1 segundo mais tarde e tinha levado as portas e o resto). Ele não consegue ver nem eu, porque aquilo tem o muro da casa que tapa a visão. Daí ele ter um espelho a frente (partido), e eu deveria (não tenho) de ter um sinal de aproximação de entroncamento com prioridade à direita.
                            Posso estar equivocado ,mas acho que os tratores quando circulam nas vias públicas ,tem que levar a pá à altura da cabine, não obstruindo a visibilidade do condutor precisamente para evitar situações como esta.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jferreira Ver Post
                              Posso estar equivocado ,mas acho que os tratores quando circulam nas vias públicas ,tem que levar a pá à altura da cabine, não obstruindo a visibilidade do condutor precisamente para evitar situações como esta.
                              Como assim?

                              Se levas a pá levantada é que obstrui a visibilidade.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                Como assim?

                                Se levas a pá levantada é que obstrui a visibilidade.
                                Lê bem o que escrevi..

                                Comentário


                                  #17
                                  Só há 2 pormenores que podem fazer a situação pender a teu favor:
                                  - a posição da pá
                                  - a estrada à direita ser estrada particular

                                  De resto, é assumir e ter cuidado para a próxima. Se falta sinalização, é expôr a situação às autoridades competentes para que isso seja alterado de futuro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Realmente o que diz o IMTT é tão taxativo como é igualmente fácil circular em rotundas com tráfego... por vezes até parado no meio da rotunda...

                                    Mas vamos lá ao caso presente em que só havia 2 carros... diz o IMTT quanto à circulação em rotundas: (atenção que desconheço se as seguradoras terão opiniões diversas e quais deveremos respeitar!)

                                    1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

                                     Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente
                                    quando pretender sair.

                                    2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:

                                    Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da
                                    saída que vai utilizar
                                    ; Não foi o caso da Maria "Azul"

                                     Aproximar-se progressivamente da via da direita;

                                     Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à
                                    que pretende utilizar;

                                     Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando
                                    antecipadamente quando for sair.

                                    Sinalização de manobras:

                                     Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente
                                    sinalizadas. Certamente que a Maria "vermelha" fez o pisca. Certamente que não fez o mesmo que um artista que ia hoje à frente do carro que ia à minha frente e se atirou para a direita, sem sinal / pisca, mas como ia na esqª e achou que nós teríamos que ter saído na saída anterior... vai daqui que vocês não sabem conduzir em rotundas!


                                    Nesse esquema, a estrada/rua onde a Maria "Vermelha" vai entrar até tem 2 faixas... portanto a Maria "azul" teria muito espaço para entrar na mais à direita deixando livre a esquerda para a Maria "Vermelha", isto admitindo que a Maria "Azul" não vai a conduzir um pesado.


                                    Por acaso um dia ainda gostava de saber como conduzir em rotundas... sem ter que puxar a 1ª aos 60 para me livrar de eventuais problemas...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                      Por acaso um dia ainda gostava de saber como conduzir em rotundas... sem ter que puxar a 1ª aos 60 para me livrar de eventuais problemas...
                                      Primeiro, vê bem que "saída" queres, porque certamente não querias "sair" neste tópico. O das "Marias" coloridas é outro...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por acaso, na declaração amigável, não expus que foi com a pá. Isso também terá "peso" na decisão??

                                        Moralmente, o do Trator foi o culpado, isso não há dúvidas... Mesmo ele foi impecável e reconheceu logo o erro. Agora, resta saber como o seguro vai resolver isto. Entretanto, quanto tempo demoram em média a devolver algum telefonema ou a dar alguma informação?? Já lá vai dois dias. E já agora, pode vir algum perito ver o carro?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                          Realmente o que diz o IMTT é tão taxativo como é igualmente fácil circular em rotundas com tráfego... por vezes até parado no meio da rotunda...

                                          Mas vamos lá ao caso presente em que só havia 2 carros... diz o IMTT quanto à circulação em rotundas: (atenção que desconheço se as seguradoras terão opiniões diversas e quais deveremos respeitar!)

                                          1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

                                           Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente
                                          quando pretender sair.

                                          2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:

                                          Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da
                                          saída que vai utilizar
                                          ; Não foi o caso da Maria "Azul"

                                           Aproximar-se progressivamente da via da direita;

                                           Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à
                                          que pretende utilizar;

                                           Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando
                                          antecipadamente quando for sair.

                                          Sinalização de manobras:

                                           Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente
                                          sinalizadas. Certamente que a Maria "vermelha" fez o pisca. Certamente que não fez o mesmo que um artista que ia hoje à frente do carro que ia à minha frente e se atirou para a direita, sem sinal / pisca, mas como ia na esqª e achou que nós teríamos que ter saído na saída anterior... vai daqui que vocês não sabem conduzir em rotundas!


                                          Nesse esquema, a estrada/rua onde a Maria "Vermelha" vai entrar até tem 2 faixas... portanto a Maria "azul" teria muito espaço para entrar na mais à direita deixando livre a esquerda para a Maria "Vermelha", isto admitindo que a Maria "Azul" não vai a conduzir um pesado.


                                          Por acaso um dia ainda gostava de saber como conduzir em rotundas... sem ter que puxar a 1ª aos 60 para me livrar de eventuais problemas...
                                          Isto é noutro tópico, mas pronto, eu deixo a minha opinião. O que está a bold, a Maria vermelha não fez. Estão as 2 mal, mas só uma provocou o acidente. A mim, parece-me simples.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                            Só há 2 pormenores que podem fazer a situação pender a teu favor:
                                            - a posição da pá
                                            - a estrada à direita ser estrada particular

                                            De resto, é assumir e ter cuidado para a próxima. Se falta sinalização, é expôr a situação às autoridades competentes para que isso seja alterado de futuro.
                                            É isto. Está tudo dito.

                                            São coisas que acontecem. Não vale a pena martirizarmo-nos por isso. A maioria dos condutores na mesma situação fariam o mesmo que o condutor aqui fez, mas à parte destes dois fatores, a culpa é do natsuu. Não digo culpa moral, porque parece-me óbvio que falta sinalização adequada neste cruzamento. Mas culpa segundo o código da estrada sim. É uma chatice mas é o que é.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Na zona do Montijo existe uma situação parecida.

                                              Nesta reta:
                                              https://goo.gl/maps/WNpYckbUzAUW3kHH7

                                              No sentido Passil -> Rio Frio temos 4 estradas à direita, sendo que na terceira não existe STOP, pelo que os carros que nela se apresentem têm prioridade. So me apercebi disto depois de apitar a gajo que se meteu à minha frente e ele fazer-me sinal que não tem stop. Eu é que estava errado.

                                              Estas situações assustam-me no sentido que pode acontecer em qualquer lado. Não é concebível ir a travar em todos os entroncamentos / cruzamento para verificar se os outros têm stop. Se existem sítios em que pode ser duvidoso ali não me parece o caso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MikaZ Ver Post
                                                Na zona do Montijo existe uma situação parecida.

                                                Nesta reta:
                                                https://goo.gl/maps/WNpYckbUzAUW3kHH7

                                                No sentido Passil -> Rio Frio temos 4 estradas à direita, sendo que na terceira não existe STOP, pelo que os carros que nela se apresentem têm prioridade. So me apercebi disto depois de apitar a gajo que se meteu à minha frente e ele fazer-me sinal que não tem stop. Eu é que estava errado.

                                                Estas situações assustam-me no sentido que pode acontecer em qualquer lado. Não é concebível ir a travar em todos os entroncamentos / cruzamento para verificar se os outros têm stop. Se existem sítios em que pode ser duvidoso ali não me parece o caso.

                                                Por acaso é algo que ganhei muito mais reservas, desde que um familiar teve um acidente com um carro que se apresentava pela direita.

                                                A rua à direita era um beco, do qual nunca vi sair um carro, mas a verdade é que tem prioridade. Para se ver se vem algum carro de lá, é preciso quase parar.

                                                Outro exemplo onde abrando qb quando tenho de lá passar:

                                                https://goo.gl/maps/zbTzgP6bvvL73Lqx9

                                                A rua que se apresenta à direita tem muito menos trânsito que a outra, no entanto tem prioridade. A visibilidade aqui nem é muito má, mas a meu ver se passar acima de 30km/h é bom para levar uma pancada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                                                  Por acaso é algo que ganhei muito mais reservas, desde que um familiar teve um acidente com um carro que se apresentava pela direita.

                                                  A rua à direita era um beco, do qual nunca vi sair um carro, mas a verdade é que tem prioridade. Para se ver se vem algum carro de lá, é preciso quase parar.

                                                  Outro exemplo onde abrando qb quando tenho de lá passar:

                                                  https://goo.gl/maps/zbTzgP6bvvL73Lqx9

                                                  A rua que se apresenta à direita tem muito menos trânsito que a outra, no entanto tem prioridade. A visibilidade aqui nem é muito má, mas a meu ver se passar acima de 30km/h é bom para levar uma pancada.
                                                  Ai temos a vantagem de ser uma localidade, pelo que normalmente o pessoal anda mais atento à sua volta. No exemplo que dei é uma estrada de 90kmh em que vais descansado da tua vida e salta-te um carro da direita cheio de razão. Porem se abrandares porque ja tens conhecimento da situação, o carro que vem atras pode não se aperceber, porque nao faz sentido e puff.. Não se morre da doença, morre-se da cura.
                                                  Na minha opinião a lei deveria ser mais clara nestas situações, uma estrada que se vai inserir noutra devia perder a prioridade mesmo que se apresente pela direita.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A lei não precisa de ser mais clara, as vias é que precisam de ser bem sinalizadas e mantidas. É impossível criar leis para as milhares de situações particulares que existem. Foi para isso que inventaram os sinais de trânsito, para que as Câmaras, as IP, concessionárias, etc possam "adaptar" as regras a cada situação particular.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                      A lei não precisa de ser mais clara, as vias é que precisam de ser bem sinalizadas e mantidas. É impossível criar leis para as milhares de situações particulares que existem. Foi para isso que inventaram os sinais de trânsito, para que as Câmaras, as IP, concessionárias, etc possam "adaptar" as regras a cada situação particular.

                                                      Num país perfeito tens toda a razão... A situação é que, derivado da má sinalização estão acontecer acidentes e ninguém culpabiliza a sinalização. Se num acidente fosse possível atribuir a culpa ao município responsável pela má sinalização, acredito que isto tivesse diferente. Porem, Quer no local do acidente, quer no local que exemplifiquei, quer no local que o Filipe exemplificou, existe claramente a falta de um STOP. Que às tantas ate vai ser colocar quando houver um acidente grave. Contudo, visto que situações destas são mais regulares do que todos desejaríamos, adicionar à lei que quando uma estrada se junta a outra perde a prioridade, mesmo que pela direita, iria tornar tudo muito mais fácil.

                                                      Atenção, isto sou eu que não percebo nem mando nada. lol
                                                      Editado pela última vez por MikaZ; 03 July 2020, 15:41.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        No meio de isto tudo, se acham que a seguradora vai ver o tipo de estrada do local, altura da pá etc... estão enganados...

                                                        O que conta é as cruzes, quem tiver menos cruzes do seu lado, ganha. Para bem ou para mal é assim

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Óbvio que vai ver o local, ainda por cima se existem imagens “street view” é certinho que o gestor de sinistros responsável pelo processo vai ver, caso tenha dúvidas na sinalização manda lá um perito para uma correta análise.

                                                          Se for para averiguação podes ter a certeza que vão verificar a altura da pá e o enquadramento com os danos no carro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A culpa foi do indivíduo do trator, pelo menos a culpa "moral". O muro da casa impossibilita de ver, tanto para o meu lado, como para o lado dele. A pá também deveria andar em cima e não a frente. Aquilo é uma calçada, estreito e cabe um trator e mal. Agora, é público e com acesso a moradores.

                                                            Se formos pelas cruzes, eu não tenho nenhuma, e do lado dele tem "apresentava-se pela direita".

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X