Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ultrapassar em linha contínua

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ultrapassar em linha contínua

    Olá, queria colocar uma questão relativamente a ultrapassar numa estrada com linha contínua. Quando na minha via se encontra um veículo estacionado em segunda fila ou um veículo com os quatro piscas ligados (com ou sem condutor dentro do mesmo), posso ultrapassá-lo caso exista uma linha contínua sem que sofra alguma penalização (ou até mesmo ficar sem carta uma vez que estou em regime probatório)?

    #2
    Pelo que sei, apesar de toda a gente o fazer, podes ter problemas ao fazê-lo sem indicação da autoridade

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Rodrigues20 Ver Post
      Quando na minha via se encontra um veículo estacionado em segunda fila ou um veículo com os quatro piscas ligados (com ou sem condutor dentro do mesmo), posso ultrapassá-lo caso exista uma linha contínua sem que sofra alguma penalização (ou até mesmo ficar sem carta uma vez que estou em regime probatório)?
      De acordo com o meu instrutor de condução (pois surgiu-me essa situação durante uma das aulas práticas), sim, pode-se pisar o risco contínuo, exactamente porque a culpa/responsabilidade de o pisar não é tua. O carro mal-estacionado é que força os condutores a pisar o risco.

      A mesma situação ocorre se tiveres que evitar um acidente. Alguém que atravessa a estrada fora da passadeira, mesmo a poucos metros do carro, obrigando-te a desviares-te por cima da linha contínua (pois não há espaço para travar), é que será o responsável. Não vais atropelar um peão só porque há uma linha contínua.

      Claro que, ao fim do dia, o que vale é aquilo que pode ser provado em tribunal, por isso, se tiveres uma dashcam, fotografa ou filma a situação, e avança. Qualquer agente policial que veja tu pisares o risco também terá que ver o carro mal-estacionado, mas ter essa prova extra não faz mal nenhum.
      Editado pela última vez por Condutor9; 01 September 2020, 16:23.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Rodrigues20 Ver Post
        Olá, queria colocar uma questão relativamente a ultrapassar numa estrada com linha contínua. Quando na minha via se encontra um veículo estacionado em segunda fila ou um veículo com os quatro piscas ligados (com ou sem condutor dentro do mesmo), posso ultrapassá-lo caso exista uma linha contínua sem que sofra alguma penalização (ou até mesmo ficar sem carta uma vez que estou em regime probatório)?
        Claro que podes. Era suposto fazer o quê?
        Ligar para a polícia e esperar que o xôr agente fosse lá dar permissão?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por brkncrss Ver Post
          Claro que podes. Era suposto fazer o quê?
          Ligar para a polícia e esperar que o xôr agente fosse lá dar permissão?
          ...ou esperar e desesperar que o veículo que est´a obstruir a passagem abandone o local...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Condutor9 Ver Post
            De acordo com o meu instrutor de condução (pois surgiu-me essa situação durante uma das aulas práticas), sim, pode-se pisar o risco contínuo, exactamente porque a culpa/responsabilidade de o pisar não é tua. O carro mal-estacionado é que força os condutores a pisar o risco.

            A mesma situação ocorre se tiveres que evitar um acidente. Alguém que atravessa a estrada fora da passadeira, mesmo a poucos metros do carro, obrigando-te a desviares-te por cima da linha contínua (pois não há espaço para travar), é que será o responsável. Não vais atropelar um peão só porque há uma linha contínua.

            Claro que, ao fim do dia, o que vale é aquilo que pode ser provado em tribunal, por isso, se tiveres um telemóvel à mão, fotografa ou filma a situação, e avança. Qualquer agente policial que veja tu pisares o risco também terá que ver o carro mal-estacionado, mas ter essa prova extra não faz mal nenhum.
            E depois levas uma multa por uso do telemóvel durante a condução....
            O carro está lá, é tomar os devidos cuidados e avançar. Não vais estar a empatar o trânsito, parado ou a tirar fotos.

            Comentário


              #7
              É utilizar o bom senso, tão simples quanto isso.

              Não vais ficar parado à espera

              Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                E depois levas uma multa por uso do telemóvel durante a condução
                Sabes mais que a GNR, portanto... só pode, porque o código da estrada é bem claro:

                “É proibida ao condutor, durante a marcha do veículo, a utilização ou o manuseamento de forma continuada de qualquer tipo de equipamento ou aparelho suscetível de prejudicar a condução, designadamente auscultadores sonoros e aparelhos radiotelefónicos”


                E, como fiz alusão acima, foi mesmo um agente da GNR que me deu a sugestão "quando vir alguma coisa que o obrigue a fazer uma potencial contra-ordenação, puxe do telemóvel e fotografe ou filme". Quando perguntei se isso não implicaria multa por estar a usar o telemóvel, ele também disse "só se você ficar uma eternidade com ele na mão! Tirar uma foto é segundos!"

                Mas pronto... o edununo é que sabe mais, por isso, o resto do pessoal que se cale.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Condutor9 Ver Post
                  Sabes mais que a GNR, portanto... só pode, porque o código da estrada é bem claro:



                  E, como fiz alusão acima, foi mesmo um agente da GNR que me deu a sugestão "quando vir alguma coisa que o obrigue a fazer uma potencial contra-ordenação, puxe do telemóvel e fotografe ou filme". Quando perguntei se isso não implicaria multa por estar a usar o telemóvel, ele também disse "só se você ficar uma eternidade com ele na mão! Tirar uma foto é segundos!"

                  Mas pronto... o edununo é que sabe mais, por isso, o resto do pessoal que se cale.
                  Essa foi a interpretação que esse agente da autoridade te deu.

                  Garantidamente o dizeres a quem te queira autuar por puxares do telm durante a condução, que foi só o tempo de desbloquear e tirar a foto...levas a talhada na mesma! Porque...mesmo por uns segundos focaste a tua noutra ação que conflitua diretamente com a condução.
                  Para evitares dissabores arranja mas é uma dashcam e assim podes revisitar as tuas azelhices e dos outros durante o percurso diário (todos metemos os pés uns mais que outros).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                    arranja mas é uma dashcam
                    Ok, substitua-se a palavra "telemóvel" por "dashcam". O resto da mensagem mantém-se.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rodrigues20 Ver Post
                      Olá, queria colocar uma questão relativamente a ultrapassar numa estrada com linha contínua. Quando na minha via se encontra um veículo estacionado em segunda fila ou um veículo com os quatro piscas ligados (com ou sem condutor dentro do mesmo), posso ultrapassá-lo caso exista uma linha contínua sem que sofra alguma penalização (ou até mesmo ficar sem carta uma vez que estou em regime probatório)?
                      É uma boa questão, quanto fiz o meu exame de condução, à mais de 20 anos; Foi-me dito, que se durante o exame surgisse uma situação dessas, eu teria que pedir autorização ao examinador para pisar o risco contínuo.

                      Concluo que mesmo nessas situações dá multa, se não existir bom senso por parte das autoridades.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Condutor9 Ver Post
                        Sabes mais que a GNR, portanto... só pode, porque o código da estrada é bem claro:



                        E, como fiz alusão acima, foi mesmo um agente da GNR que me deu a sugestão "quando vir alguma coisa que o obrigue a fazer uma potencial contra-ordenação, puxe do telemóvel e fotografe ou filme". Quando perguntei se isso não implicaria multa por estar a usar o telemóvel, ele também disse "só se você ficar uma eternidade com ele na mão! Tirar uma foto é segundos!"

                        Mas pronto... o edununo é que sabe mais, por isso, o resto do pessoal que se cale.
                        E há uns anos atrás, quando não se tinham smartphones e afins, tiravas o cavalete da mala e pintavas um quadro?

                        A sério.... Usem o bom senso como já foi dito.

                        Comentário


                          #13
                          Como referido, tanto quem está mal estacionado como quem transpõe a linha, estarão a cometer infracção.

                          Comentário


                            #14
                            Há uns anos, estava parado a descarregar no início duma rua que abria de 1 para 2 faixas. Dava para outro carro passar, mas ao passar já no início da 2 faixa poderia pisar o contínuo. Passou um carro da polícia, o psp chamou -me e pediu para puxar o carro um pouco à frente, dizendo de seguida a brincar, mas a sério ao mesmo tempo, que da maneira que estava parado, o colega dele que ia a conduzir ia pisar o contínuo e ia ter de o autuar. Se de lá para cá nao tiver havido alteração à lei, sim, dá multa!
                            Como é lógico, e como já foi bastante dito, impera o bom senso e raramente a polícia vai autuar no caso de se ter mesmo de pisar o contínuo, mas basta apanhar um que tenha passado mal a noite e já se sabe...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                              E há uns anos atrás, quando não se tinham smartphones e afins, tiravas o cavalete da mala e pintavas um quadro?
                              Pergunta séria: num tópico onde o OP faz uma pergunta sobre a lei corrente... qual é a tua lógica para ir puxar "há uns anos atrás, quando não se tinham smartphones e afins"? Estou seriamente curioso para saber que ginástica mental tiveste que fazer para justificar mais essa pérola.

                              Para tua informação, telemóveis com capacidade de tirar fotos já existiam desde os anos '90 (talvez até antes), o que não havia era leis sobre o assunto.

                              O irónico disto é que tu, tecnicamente, até já tinhas ganho a discussão, mas não resististe a vir aqui mandar mais uma boca e acabaste apenas por fazer uma figura triste.

                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                              A sério.... Usem o bom senso como já foi dito.

                              Começa por dar o exemplo, e vai à tua vida que eu vou à minha. Neste momento, já só estás a enterrar-te desnecessariamente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Como referido, tanto quem está mal estacionado como quem transpõe a linha, estarão a cometer infracção.
                                Mas depois há a questão do bom senso na aplicação da lei. Todos os agentes devem usar de bom senso na aplicação da lei, porque é impossível que a lei cubra todas as situações passíveis de acontecer. Agora também todos sabemos que existem agentes que são autênticos calhaus com arma e distintivo. Um que multe um condutor que passa um contínuo para ultrapassar uma viatura imobilizada é um caso desses.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                  Mas depois há a questão do bom senso na aplicação da lei. Todos os agentes devem usar de bom senso na aplicação da lei, porque é impossível que a lei cubra todas as situações passíveis de acontecer. Agora também todos sabemos que existem agentes que são autênticos calhaus com arma e distintivo. Um que multe um condutor que passa um contínuo para ultrapassar uma viatura imobilizada é um caso desses.

                                  Como é claro... haverá que reinar o bom senso.

                                  Mas se quiserem se cingir "cegamente" à letra da lei, poderão autuar ambos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não se pode pisar o traço contínuo, tens de passar por cima.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Como disse um sábio, a linha contínua é uma sugestão, não uma regra

                                      Perto de casa tenho um gajo que estaciona à rei, e obriga todos os carros a passar a contínua para seguir a marcha.

                                      São centenas de carros (ligeiros e pesados) por hora a passar a contínua... Nunca vi nenhum destes a ser multado, nem o gajo que tem o carro mal estacionado todos os dias, há anos.

                                      Em resumo:

                                      É proíbido? Pela interpretação do código da estrada, sim.

                                      Alguém quer saber? Nestes casos de contorno de obstáculo diria que muito dificilmente um polícia vai passar uma multa. Só se a manobra for feita sem cuidado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Um carro estacionado indevidamente, é considerado um obstáculo, logo a linha pode ser pisada para passar esse obstáculo. Só mesmo um elemento das forças de segurança, com funções fiscalizaras de trânsito, muito, mas mesmo muito marreta, autuaria numa situação destas.
                                        Estou em crer que uma exposição bem fundamentada, anularia o auto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu acho que se um gaijo for antes de começar a linha contínua com duas rodas de cada lado da linha consegue não pisar a linha e assim não corre o risco de ser autuado. É só isto.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aproveitando o Tópico...

                                            No IC1 na zona de Santana da Serra à anos que sou forçado a pisar um (duplo) traço continuo ou usar a berma para me desviar de um conjunto de buracos que se encontram na faixa de rodagem. Julgo que foram uns fragmentos de meteorito que caiu ali com provas de vida de outro planeta pelo que não podem reparar aquilo. E por vezes questiono-me, se um dia a autoridade me vê a fazer aquilo se não me vai autuar.

                                            https://goo.gl/maps/xMsUVaX71ZZY7rHN8

                                            Isso, e em algumas faixas duplas na mesma zona, manter-me à esquerda quando não prejudico o trânsito por a da direita estar com escavações à procura de dinossauros.

                                            https://goo.gl/maps/iHSxsEzUcXF7R7cK6

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ainda aproveitando o tópico

                                              Como é que se vir à esquerda aqui?



                                              Foto retirada do Facebook com o seguinte comentário:

                                              Quando todos pensávamos que a Câmara Municipal de Lisboa já não era capaz de nos surpreender, eis que:Na praça de Espanha, para quem entra na Av. de Berna fizeram isto!
                                              1.º A ganância de gastar dinheiro é tanta que em vez de tracejado, puseram uma linha contínua!!! Mais metros gastos!
                                              2.º Quem vira à esquerda incorre numa contraordenação por pisar um traço continuo.
                                              3.º Foi usada pedra natural!!! Mais valor na facturação!! Com chuva é uma ratoeira para os motociclistas, a pedra é lisa, com o tempo fica polida e como se não bastasse: Tem um desnível!!

                                              Quando ali acontecer um acidente com um motociclista quem vão responsabilizar?

                                              É que o habitual excesso de velocidade já não cola.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                Ainda aproveitando o tópico

                                                Como é que se vir à esquerda aqui?



                                                Foto retirada do Facebook com o seguinte comentário:
                                                Era para ser um estacionamento ao eixo do via...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  não parece ter as medidas regulamentares de 12cm de largura nem tão pouco os 15cm das AE e equiparadas.
                                                  para efeitos de RST é uma cagada que está ali sem aplicação no CE em que qualquer condutor alega o desconhecimento do significado daquela obra de arte municipal ao melhor estilo corredor dos ajoelhados do santuário de Fátima.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Estou a ver um perigo para os motociclistas em dias de chuva, mas como o eng da câmara só deve andar de automóvel....
                                                    Minha sugestão, no site naminharualx.cm-lisboa.pt colocarem lá essa reclamação....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não se percebe. Fica mais caro. Não é funcional. Mais uma decisão de um qualquer idiota não competente para o cargo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                        Ainda aproveitando o tópico

                                                        Como é que se vir à esquerda aqui?



                                                        Foto retirada do Facebook com o seguinte comentário:
                                                        Acho que a ideia é algures entre o estúpido, o palerma e o idiota, mas o gajo que escreveu o comentário do facebook também me pode dizer onde é que aquilo é uma linha contínua. É branco? Não. Tem a largura regulamentar? Não. Parece uma m*rda com função estética vinda da cabeça de um arquitonto para fazer um qualquer alinhamento com o passeio do outro lado? Muito provavelmente. Quase que aposto que vão pintar aí um tracejado por cima dessa coisa quando forem fazer as marcações horizontais da via.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                          Acho que a ideia é algures entre o estúpido, o palerma e o idiota, mas o gajo que escreveu o comentário do facebook também me pode dizer onde é que aquilo é uma linha contínua. É branco? Não. Tem a largura regulamentar? Não. Parece uma m*rda com função estética vinda da cabeça de um arquitonto para fazer um qualquer alinhamento com o passeio do outro lado? Muito provavelmente. Quase que aposto que vão pintar aí um tracejado por cima dessa coisa quando forem fazer as marcações horizontais da via.

                                                          Uma das opções muito em voga por este país é fazer as ruas em paralelo, o que não me parece mal, o problema é que depois fazem os "pseudo" traços e passadeiras (ainda pior) em pedras brancas de clacário (acho eu). Estas pedras com a chuva ficam tipo sabonete. Não percebo muito bem como isto é possível.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                            Era para ser um estacionamento ao eixo do via...
                                                            E desistiram? Não ia render?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X