Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida - Inspeção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvida - Inspeção

    Boas,

    Tenho de efetuar a inspeção periódica do meu carro até Abril.
    A questão é:
    - Tenciono escurecer os vidros traseiros (sei que para isso é necessário homologar e fazer ipo tipo B). Posso aproveitar a inspeção periódica para fazer ambas as coisas?

    Assim poupava tempo e dinheiro.

    Agradecido desde já!
    Cumprimentos a todos

    #2
    não, a periódica não é inspeção B até porque a IPO B é bem mais cara que a IPO periodica.

    Comentário


      #3
      Acho que não foi isso que ele perguntou.

      Parece-me é que ele quer fazer a Inspeção B e aproveitar essa para a IPO desse ano.

      E neste caso, tenho ideia de ter lido que é possível e sempre poupa 30 paus.

      Comentário


        #4
        Já agora aproveito o tópico para tirar também uma duvida. Na IPO do ano passado, tive anotação tipo 1 por causa da 3º luz de stop, que se lembra de trabalhar quando lhe apetece. Na IPO estava em dia não.
        Este ano, caso a anomalia se mantenha, dá direito a chumbo? Pergunto isto, pois existem anotações 1, que podem passar de ano para ano

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por hoffmannslr Ver Post
          Já agora aproveito o tópico para tirar também uma duvida. Na IPO do ano passado, tive anotação tipo 1 por causa da 3º luz de stop, que se lembra de trabalhar quando lhe apetece. Na IPO estava em dia não.
          Este ano, caso a anomalia se mantenha, dá direito a chumbo? Pergunto isto, pois existem anotações 1, que podem passar de ano para ano
          Sim, essa passa a tipo 2.

          Comentário


            #6
            Sim, podes fazer tudo junto. A inspecção B é uma IPO normal à qual acrescem as outras verificações necessárias ao que vais legalizar (neste caso, inspecção às peliculas)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
              Sim, essa passa a tipo 2.
              Obrigado. Lá terei que me entreter no próximo FDS a mudar aquilo

              Comentário


                #8
                Boas pessoal,

                Tenho uma duvida que talvez me consigam ajudar. Tenho um veículo com cerca de 10 anos com vidros escurecidos. Isso foi comprado de origem e homologado pela propria marca, o que me aparece no livrete devidamente detalhado. Ora, ao fim destes anos todos e de varias inspeçoes, o inspetor fez um teste com aquela lente para detetar passagem de luz e reprovou-me (nos vidros do condutor e passageiro).

                A minha questao é, dado que tenho aquilo homologado ha anos, o que prevalece, aquilo que tenho autorizado no livrete pelo Imtt ou o inspector?

                Obrigado!

                Comentário


                  #9
                  Se está assim de origem com homologação da marca, é reclamar disso. Se a marca autoriza, não é o inspector que vai embirrar só porque lhe apetece

                  Comentário


                    #10
                    era esfregar-lhe o livrete na cara e se ele não quisesse saber, era pedir o livro de reclamações...

                    Comentário


                      #11
                      tenho várias duvidas sobre esse assunto.....
                      qual é a marca automóvel em portugal que mete películas e trata do averbamento??
                      se fosse vidros escurecidos de origem nem precisa de averbamentos pois nem película é, mas também são raras as marcas que os metem nos lugares frontais.

                      depois ainda há quem meta películas homologadas, legalizadas e averbadas, depois mete outras mais escuras. vai à IPO e espera apanhar um inspector condescendente, tótó ou que vá na conversa.
                      um colega meu fez isso em tempos, curiosamente também nos lugares frontais e entretanto teve de tirar porque numa IPO foi verificado que não estavam de acordo com o averbamento.

                      Comentário


                        #12
                        As minhas desculpas pela possivel confusao, não sou um especialista nestas andanças.
                        Sem duvida que são peliculas e não vidros escurecidos, ate porque existe um pequeno codigo no meio do vidro, em baixo que depois está no livrete.
                        Ainda assim e mais uma vez, sendo uma pelicula homologada, legalizada etc etc (e nao alterada) pode depois ser ilegalizada por um inspetor?
                        Ou seja uma coisa que foi legalizada e vendida assim pode agora ser ilegalizada e forçar me a gastar dinheiro com uma alteração que não quero fazer?

                        Comentário


                          #13
                          O importante é saber exactamente o que é que escreveu na folha e o que está escrito no DUA, porque há muitos chumbos e muitos averbamentos.
                          Se puderes pôr aí foto ou escreve exactamente o que está lá.

                          Acho muito estranho ser a própria marca a pôr pelicula e a averbar, especialmente nos vidros da frente, mas se fôr algo dificil de vender, às tantas correm o risco..

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado pelas vossas respostas.

                            A inspeçao relata aplicação de peliculas nao regulamentares (Frente do pilar B não cumpre com 70% de transmissao de luz).

                            O DUA, por sua vez, diz FR-Pilar/B-Homologaçao e um codigo, sendo que esse codigo é o que consta na pelicula, visivel no centro baixo do vidro.
                            Esse codigo, confirmei, é um dos que consta nesta lista ( http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Port...vembro2014.pdf ) , sob o titulo " As películas com estas marcas também podem ser afixadas À FRENTE DO PILAR B ".

                            A questão coloca-se novamente. Se não passa o tal teste de transmissão de luz que o homem disse que agora fazem, o que prevalece? É possivel que existam mudanças legislativas posteriores à compra deste veiculo que o senhor não esteja a considerar? Certamente ninguem tem de fazer mudanças retroativas.

                            Comentário


                              #15
                              O que é curioso porque as peliculas dessa lista têm uma % de transmissao de luz superior a 80% e no teste deu abaixo de 70%.. Bico de obra

                              Comentário


                                #16
                                Vai a outro centro com essa info, explica e pede para fazer outro teste ao vidro.

                                Não conheço o equipamento que eles usam, não faço ideia se há forma de estar avariado ou descalibrado

                                edit: ou vai a uma casa de peliculas, que também têm esse equipamento e sabem dizer-te se as peliculas estão em condições.
                                Editado pela última vez por Eliselotus; 25 February 2021, 10:20.

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim, dado o meu ultimo input acho que é o que faz sentido fazer. Depois dou feedback, ate para informação a outros que possam ter o mesmo problema.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mstt9 Ver Post
                                    Obrigado pelas vossas respostas.

                                    A inspeçao relata aplicação de peliculas nao regulamentares (Frente do pilar B não cumpre com 70% de transmissao de luz).

                                    O DUA, por sua vez, diz FR-Pilar/B-Homologaçao e um codigo, sendo que esse codigo é o que consta na pelicula, visivel no centro baixo do vidro.
                                    Esse codigo, confirmei, é um dos que consta nesta lista ( http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Port...vembro2014.pdf ) , sob o titulo " As películas com estas marcas também podem ser afixadas À FRENTE DO PILAR B ".

                                    A questão coloca-se novamente. Se não passa o tal teste de transmissão de luz que o homem disse que agora fazem, o que prevalece? É possivel que existam mudanças legislativas posteriores à compra deste veiculo que o senhor não esteja a considerar? Certamente ninguem tem de fazer mudanças retroativas.
                                    a legislação surgiu em 2007/08, só a partir dai passou a haver legalidade e regras que no caso de transmissão nunca forma alteradas.

                                    o que prevalece é o teste de verificação, das duas uma, ou a película aquando testes da homologação pelo fabricante cumpria os requisitos e a que te montaram por algum motivo/defeito não os cumpre.

                                    ou então a hipótese mais plausível e a qual acredito mais, foram postas películas mais escuras por cima da legal, apanhaste um inspector que percebe da coisa, quis marrar e toca de testar.
                                    é que as películas legais à frente do pilar B são praticamente indetectaveis a olho nu, pois o mínimo de transmissão é 70% e mesmo assim segundo a lista do imt a maioria das autorizadas para usar à frente desse pilar deixam passar em torno dos 90% que é praticamente transparente e apelidado de película de segurança.

                                    não estou a ver nenhum inspector a dar-se ao trabalho de testar se não verificasse um óbvio escurecimento frontal a olho nu, depois a descalibração do medido de luminosidade é uma hipótese muito remota.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                                      a legislação surgiu em 2007/08, só a partir dai passou a haver legalidade e regras que no caso de transmissão nunca forma alteradas.

                                      o que prevalece é o teste de verificação, das duas uma, ou a película aquando testes da homologação pelo fabricante cumpria os requisitos e a que te montaram por algum motivo/defeito não os cumpre.

                                      ou então a hipótese mais plausível e a qual acredito mais, foram postas películas mais escuras por cima da legal, apanhaste um inspector que percebe da coisa, quis marrar e toca de testar.
                                      é que as películas legais à frente do pilar B são praticamente indetectaveis a olho nu, pois o mínimo de transmissão é 70% e mesmo assim segundo a lista do imt a maioria das autorizadas para usar à frente desse pilar deixam passar em torno dos 90% que é praticamente transparente e apelidado de película de segurança.

                                      não estou a ver nenhum inspector a dar-se ao trabalho de testar se não verificasse um óbvio escurecimento frontal a olho nu, depois a descalibração do medido de luminosidade é uma hipótese muito remota.
                                      Também apostava nalgo assim do género.

                                      Comentário


                                        #20
                                        ou então a hipótese mais plausível e a qual acredito mais, foram postas películas mais escuras por cima da legal, apanhaste um inspector que percebe da coisa, quis marrar e toca de testar.
                                        Há muita gente a tentar esse esquema, mas numa ipo normal com o cinzeiro fechado, são quase sempre apanhados, principalmente se fôr no vidro da frente, já que a diferença é bem obvia!

                                        Com a conversa do "veio de origem", estou a assumir que o carro foi comprado novo pelo user, a alteração foi feita pelo concessionário a pedido dele e não foi mexido entretanto...
                                        O concessionário, se tiver mesmo dificuldade em vender um carro, até pode pôr peliculas e tratar da homologação, mas nunca vai pôr pelicula sobre pelicula e dar um carro ilegal ao cliente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                                          Há muita gente a tentar esse esquema, mas numa ipo normal com o cinzeiro fechado, são quase sempre apanhados, principalmente se fôr no vidro da frente, já que a diferença é bem obvia!

                                          Com a conversa do "veio de origem", estou a assumir que o carro foi comprado novo pelo user, a alteração foi feita pelo concessionário a pedido dele e não foi mexido entretanto...
                                          O concessionário, se tiver mesmo dificuldade em vender um carro, até pode pôr peliculas e tratar da homologação, mas nunca vai pôr pelicula sobre pelicula e dar um carro ilegal ao cliente.
                                          Neste caso nao. Comprei usado, apesar de que a uma pessoa que conheço portanto repliquei o que me disse. Agora, claro, terei de averiguar porque passou a ser um problema meu. Mas fico a perceber existir essa possibilidade pelo que vos agradeço!

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Hum... assim sendo e se a viatura não é tua desde o "início"... na volta aconteceu o que muitos andam a fazer... e como já referiram...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas,
                                              Para a inspeção, basta estar limpo por dentro ou tem que estar lavado também por fora?

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X