Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mudar o carro de nome

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mudar o carro de nome

    Olá Membros

    Vendi o meu carro a cerca de 1 ano, mas a pessoa que o comprou não fez alteração do nome ou seja o carro continua registado com o meu!
    Alguém consegue me indicar se On-line consigo fazer a alteração?
    Se sim, como e onde faço?
    E já agora, alguém sabe se é um serviço pago?

    Obrigada a todos🙏

    #2
    Originalmente Colocado por bomboca Ver Post
    Olá Membros

    Vendi o meu carro a cerca de 1 ano, mas a pessoa que o comprou não fez alteração do nome ou seja o carro continua registado com o meu!
    Alguém consegue me indicar se On-line consigo fazer a alteração?
    Se sim, como e onde faço?
    E já agora, alguém sabe se é um serviço pago?

    Obrigada a todos[emoji120]
    Tens aí um bico de obra.

    Consegues fazer online se tiveres um leitor de cartões e o comprador estiver contigo, e sim claro que é pago, tens é um desconto face ao serviço presencial.

    Não te esqueças que para além do IUC, tens a questão de que tudo o que for feito com o carro, é a ti que vão pedir responsabilidades.

    Comentário


      #3
      Eu penso que dá para fazer uma coisa, mas já me confirmam aqui, pois também me interessa saber já que a minha mulher está na mesma situação e já lá vão 14 anos. Comprou um carro em segunda mão no stand da Honda e deu para troca um Corsa de 98 que tinha. A Honda vendeu esse carro a outra pessoa e não se certificou que o carro ficava em nome do novo proprietário.

      Portanto, está ainda em nome da minha mulher. Acho que paga 10 euros de IUC e o carro provavelmente estará imobilizado algures, duvidamos muito que 14 anos depois ainda circule pois já há 14 anos estava perto do final de vida a vários níveis (deram 500 euros por ele).

      O que nos disseram, uns amigos, é que podemos "dar baixa" da matrícula, ou seja, como o carro está em nome da minha mulher ela tem a possibilidade de dizer que o carro foi para a sucata e acaba-se o problema. Ou então, também nos disseram, que em último caso podemos dizer que o carro foi roubado. Penso que neste caso aparece na base de dados da policia como viatura furtada e quando (ou se) o encontrarem a circular é apreendido.

      No teu caso, se tens o contacto do comprador, eu tentaria resolver a coisa com a cooperação dele. Se não cooperar, aí sim, tens estas opções, que vamos ver se há aqui mais users a validá-las ou não, pois dava jeito saber.

      -

      Comentário


        #4
        Não sei como é que "vivem" 14 anos sabendo que alguém anda com um carro em seu nome, e a pagar o IUC!!!

        Comentário


          #5
          Se não conseguires junto do atual proprietário resolver a questão, o que tens de fazer:

          Atualização do Registo de Propriedade - Pedidos de Apreensão de Veículos

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
            Não sei como é que "vivem" 14 anos sabendo que alguém anda com um carro em seu nome, e a pagar o IUC!!!
            Hehehe, é verdade...

            Quando a minha mulher falou nisso já ia em 10 anos. Até aí ela diz que como só pagava 10 euros, não se preocupou e não disse nada a ninguém

            Foi aí que ainda andámos à procura de algum registo que na Honda nos tivessem dado que comprovasse que tinham ficado com o carro como retoma, para os responsabilizar e pedir-lhes resolução, mas já não encontrámos nada. Eu devo ter mandado isso fora uns anos depois quando arrumei papelada, pois à partida aquilo não serviria para nada.

            Entretanto falando com uma pessoa que conhecemos e que é agente de seguros, soubemos que já há uns anos que não é feito seguro para essa viatura e soubemos a localidade em que a viatura estaria no último ano em que ainda teve seguro.

            Entendo a tua posição e comentário, mas pronto, agora aqui no tópico não é isso que está em causa. O que está em causa é:

            O que fariam na situação do bomboca?

            O que fariam na minha situação?

            Eu penso que no meu caso, talvez dar o carro como tendo ido para a sucata seja possível de se resolver. Deixa de se pagar IUC e, se um dia o carro ainda circulasse (que duvido mesmo muito), não circularia legal e podia ser apreendido.

            -

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por laglemos Ver Post
              Se não conseguires junto do atual proprietário resolver a questão, o que tens de fazer:

              Atualização do Registo de Propriedade - Pedidos de Apreensão de Veículos

              Obrigado.

              Penso que isto serve para a minha situação. E par ao bomboca também, caso quem lhe comprou o carro não esteja disposto a fazer o que lhe compete.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                Hehehe, é verdade...

                Quando a minha mulher falou nisso já ia em 10 anos. Até aí ela diz que como só pagava 10 euros, não se preocupou e não disse nada a ninguém

                Foi aí que ainda andámos à procura de algum registo que na Honda nos tivessem dado que comprovasse que tinham ficado com o carro como retoma, para os responsabilizar e pedir-lhes resolução, mas já não encontrámos nada. Eu devo ter mandado isso fora uns anos depois quando arrumei papelada, pois à partida aquilo não serviria para nada.

                Entretanto falando com uma pessoa que conhecemos e que é agente de seguros, soubemos que já há uns anos que não é feito seguro para essa viatura e soubemos a localidade em que a viatura estaria no último ano em que ainda teve seguro.

                Entendo a tua posição e comentário, mas pronto, agora aqui no tópico não é isso que está em causa. O que está em causa é:

                O que fariam na situação do bomboca?

                O que fariam na minha situação?

                Eu penso que no meu caso, talvez dar o carro como tendo ido para a sucata seja possível de se resolver. Deixa de se pagar IUC e, se um dia o carro ainda circulasse (que duvido mesmo muito), não circularia legal e podia ser apreendido.

                -
                Na tua, ia pela sugestão do @laglemos.

                Na do OP, tentava falar com o actual proprietário paa resolver as coisas. Se não resolvesse, ia pela sugestão do @laglemos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por laglemos Ver Post
                  Se não conseguires junto do atual proprietário resolver a questão, o que tens de fazer:

                  Atualização do Registo de Propriedade - Pedidos de Apreensão de Veículos
                  Tive um caso destes na familia, que foi notado quando o carro apareceu no portal das finanças para pagamento do importo de circulação, e a abordagem foi esta.

                  Assim desta forma fica claro que o carro já não está na nossa posse, o que dá jeito caso esteja envolvido em acidentes, assaltos, etc.

                  Entretanto não foi apanhado, deve ter ido parar a uma sucata algures. A matricula foi cancelada automaticamente.

                  Comentário


                    #10
                    pois, se não viesse o IUC para pagar, o autor do tópico andaria descansadinho da vida, mas como apareceu o IUC, lá teve que tratar disso. para o bem e para o mal, ainda bem que aparece. se for só o IUC, menos mal. quando envolve portagens, atropelamentos e fuga, roubos a lojas com a viatura a servir de airete, etc...

                    Comentário


                      #11
                      Se optarem pela solução que eu apresentei devem ter em atenção que só após 6 meses a matricula da viatura será cancelada deixando os proprietários de ter qualquer responsabilidade sobre a mesma.

                      Comentário


                        #12
                        Têm outra hipótese: o vendedor já pode mudar o registo unilateralmente desde que tenha provas da venda do carro. Se tiveres uma cópia da declaração de venda e algo que prove que recebeste dinheiro pelo carro (o comprovativo da transferência bancária, por exemplo), podes ir ao IRN e pedes a mudança. Terás que pagar 130€ (65€ pelo registo e 65€ pela multa de teres deixado expirar o prazo).

                        Descobri isto em 2018, quando vendi uma mota. Como ele deixou andar, fui-me informar. Mas depois de lhe telefonar, ele acabou por ir alterar o registo sem problemas. Liga para aqui e informa-te: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/i...egistos/index/ Eles às vezes demoram a atender, mas comigo foram impecáveis a esclarecer-me as dúvidas que eu tinha.

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X