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    [Estradas] Emel redux

    Já fiz a renovação do dístico da EMEL depois de ter recebido o simpático postal não endereçado na caixa do correio com o interessante "sabia que a EMEL já não envia postais para renovação dos dísticos?", certamente destinado aos mais distraídos.

    Era prática mandarem um postal endereçado com os dados de pagamento por MB que era suficiente caso não houvesse alterações (o normal para a maioria).

    O interessante postal não endereçado para distraídos ainda traz uma piada "o estacionamento em Lisboa vai ter novas vantagens para residentes". Após inspeccionar o site a única alteração é que reduziram as áreas de estacionamento. Uma piada, não fosse isso ter como único beneficiário a EMEL e não o residente.

    No apregoado site tem de se preencher um formulário sem qualquer espécie de instruções. Numa cidade do tamanho de Lisboa, com a heterogeneidade de habitantes com todas as gamas de idades e habilitações é de rara inteligência lembrarem-se de fazer um formulário sem instruções. Até um vulgar formulário das finanças traz instruções como é evidente. Os munícipes são desenrascados e em tempos de pandemia, com o confinamento, dá sempre pra pedir ajuda ao vizinho.

    Dados só sabem o nome e o número de telemóvel. O resto não sabem e tem de ser preenchido de raiz. Depois pedem comprovativos de morada e matrícula sem dizer sequer o que serve para tal. Presume-se que uma fatura e o livrete, embora o livrete tenha a morada, mas a fatura é que deve fazer prova oficial.

    A propósito de telemóvel, que não falha, não deixa de ser interessante que a EMEL não tenha número de telefone, pelo menos no site deles não aparece em lado nenhum (nem no postal para distraídos). Muito à frente, mas o residente tem de ter telemóvel.

    É só um comentário que deixo aqui depois de ter cá vindo a pensar que o assunto já era tema de tópico, mas pelos vistos é virgem.

    #2
    O primeiro dístico vai passar a ser grátis. As renovações passaram a ser por SMS.
    Quanto ao formulário, o comprovativo de morada tem que ser aquela certidão que se tira do site das finanças.

    Comentário


      #3
      Obrigado pelos esclarecimentos. É simpático o dístico ser grátis, mas perguntaram aos residentes se preferem um dístico grátis para poderem estacionar só no seu quarteirão e no quarteirão contíguo ou se preferem um dístico de 12€/ano para estacionar numa zona muito maior? É pena que para se saber o que tem de se mandar como comprovativo de morada se tenha de vir aqui ao fórum (mais uma vez muito obrigado pela informação, já agora). Penso que o SMS serve de lembrete e não para renovação se bem percebi. Se não percebi dever ser por ter recebido o SMS às 3:47 da manhã e ter lido aquilo meio a dormir.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por kasparovitch Ver Post
        Obrigado pelos esclarecimentos. É simpático o dístico ser grátis, mas perguntaram aos residentes se preferem um dístico grátis para poderem estacionar só no seu quarteirão e no quarteirão contíguo ou se preferem um dístico de 12€/ano para estacionar numa zona muito maior? É pena que para se saber o que tem de se mandar como comprovativo de morada se tenha de vir aqui ao fórum (mais uma vez muito obrigado pela informação, já agora). Penso que o SMS serve de lembrete e não para renovação se bem percebi. Se não percebi dever ser por ter recebido o SMS às 3:47 da manhã e ter lido aquilo meio a dormir.
        estás um bocado baralhado....
        os 12€ é o valor dos emolumentos que passaram a ser gratis na 1ª viatura e isso não altera em nada a zona de estacionamento que continua a ser uma zona + outra contigua à escolha. No meu caso e em muitos outros é mais de 1km entre pontas das 2 zonas e engloba vários quarteirões.

        a alteração de relevo é o tal envio de sms/e-mail na data de renovação em vez do postal via ctt que até se podia extraviar ou atrasar, simplificando assim o processo. a renovação e alteração de dados online via área de cliente é mais uma ferramenta criada para facilitar o cliente tal como existe nas companhias de seguros, edp, Meo, etc.....

        para quem não quer ou tem dificuldade de utilização, continuam a haver os balcões de atendimento presencial onde se podem resolver os assuntos.

        o site da emel na área "contactos" tem vários e-mail e moradas conforme a situação pretendida, incluindo um nº de telefone geral e horário de atendimento desse contact center.

        independentemente de achar justo ou não a cobrança de estacionamentos, acho que o serviço está melhorado e mais facilitado.

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