Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente e fuga. Do causador e da seguradora.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Acidente] Acidente e fuga. Do causador e da seguradora.

    Boas.
    À cerca de um mês, um carro bateu no meu motociclo que estava parada na faixa de rodagem do lado contrário, e o condutor mesmo como danos visíveis no seu carro fugiu.
    Não chamei a polícia, a mota andava e peguei nela e fui embora. Mas tem danos consideráveis nas carenagens e outros.
    No outro dia participei à minha seguradora, a Logo, que me indicou que deveria participar à seguradora do outro veículo, e que se a policia nada viu, não valia a pena participar à PSP.
    Participei, e entre peritagens, agora recebo um sms a dizer que não assumem a responsabilidade por falta de provas.
    A testemunha que estava no local é meu primo. Em tribunal costuma ter o mesmo valor, mas para as seguradoras já ouvi dizer que não.
    Comecei por pedir para consultar o processo, à gestora de caso atribuída pela seguradora do carro. Alguém sabe se esta consulta é um direito meu?
    Creio que com o processo em mãos será mais fácil preparar a reclamação que pretendo começar por apresentar ao ISF. Ou será já caso para tribunal, ou julgados da paz?
    Obrigado

    #2
    não te posso ajudar muito, mas vais ter aí um problema bicudo para resolver e com pernas muito curtas para andar! devias ter logo chamado a GNR na altura sem sair do local ou ido logo à GNR/PSP e depois com a queixa ias à seguradora fazer a participação. agora ou muito me engano ou vais ser tu a arcar com o prejuízo!, mesmo que tenhas a matrícula do tipo.

    Comentário


      #3
      A queixa na PSP/GNR de pouco vale, pois nestes casos só regista uma das versões.

      Se a outra seguradora, após averiguação, está a recusar a responsabilidade, poderá ser por a testemunha não ter credibilidade suficiente, não tanto pelo facto de ser familiar, mas pela forma como descreveu as circunstâncias do acidente.

      Nestas situações, quem tem que fazer prova és tu, e o depoimento da testemunha poderá não ter sido suficientemente claro e "forte" para o fazer.

      Relativamente ao relatório de peritagem de avaliação (orçamentação de danos), creio que a Lei prevê a disponibilização do mesmo ao dono do veiculo, caso solicitado. Em relação ao relatório de averiguação (caso exista), confesso que não sei se a Lei é suficientemente explicita nesse caso, ou seja, não sei se a seguradora é obrigada a facultar.

      De qualquer forma, nesta situação, o melhor caminho a seguir será o CIMPAS, ou, caso a seguradora não seja aderente (são poucas as que não são), os Julgados de Paz. Em ambos os casos, os processos são céleres e pouco dispendiosos.

      Comentário


        #4
        Devias ter chamado logo a policia, a minha mãe teve uma situação também de fuga, mas foi mais caricato, pois o carro não pode fugir logo (acidente no estacionamento e estava a tentar entrar na estrada) uma testemunha tentou falar com o homem, mas ele fugiu a mesma, policia chamada, com testemunha, foi só levantar o auto, e meter ao seguro, segundo o policia, ele ia pagar mais de multa por ter fugido do local do acidente do que o arranjo, que tinham sido apenas um riscos.

        Fica o testemunho para quem se encontrar na mesma situação.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
          Devias ter chamado logo a policia, a minha mãe teve uma situação também de fuga, mas foi mais caricato, pois o carro não pode fugir logo (acidente no estacionamento e estava a tentar entrar na estrada) uma testemunha tentou falar com o homem, mas ele fugiu a mesma, policia chamada, com testemunha, foi só levantar o auto, e meter ao seguro, segundo o policia, ele ia pagar mais de multa por ter fugido do local do acidente do que o arranjo, que tinham sido apenas um riscos.

          Fica o testemunho para quem se encontrar na mesma situação.
          Não foram as autoridades que levaram a que a situação fosse resolvida, mas sim o depoimento da testemunha, que, pelo que relatas, foi isento, credível, e forte o suficiente para provar a colisão.

          As autoridades não decidem nada, limitam-se a registar o que vêm, e lhes é relatado.

          Na grande maioria dos casos, pelo menos nos grandes centros urbanos, as autoridades não se deslocam ao local em situações desse tipo, e é a pessoa que tem que se deslocar ao posto/esquadra e participar o acidente.

          Caso as autoridades comprovem a ocorrência do sinistro, normalmente através de inquirição da testemunha, podem aplicar uma multa ao causador por abandono do local do acidente sem se identificar, o que acho muito bem.

          De qualquer forma, mais uma vez, não é isso que leva a que o assunto se resolva entre seguradoras.

          Em resumo, no caso que relatas, caso a tua mãe participasse á seguradora, relatando o ocorrido, e identificando a testemunha, a situação resolver-se-ia da mesma forma.

          Comentário


            #6
            A gestora de caso agora depois de eu pedir acesso ao processo de instrução, nao me diz se envia ou não mas informa que estão a concluir a instrução do processo, e muito em breve contactam com a sua posição final.
            Estranho, há que ter fé, mas não acredito que mudem depois da SMS que recebi.

            Comentário


              #7
              Tu, ou a testemunha, foram contactados por algum perito averiguador (não é a peritagem em oficina, é mesmo averiguador) para aferição das circunstâncias do sinistro? Infelizmente, há algumas seguradoras que recebem a reclamação, questionam o segurado, este nega, e eles recusam. E só depois do lesado contestar é que decidir averiguar. Pode ser o caso.

              Comentário


                #8
                é isso, insiste com eles.
                Algumas seguradoras (ou será gestores de processo?) não querem perder tempo a resolver chatices dessas. Dá trabalho, não lhes rende.
                Se o lesado se calar com a primeira resposta, ficam com o problema deles resolvido.

                Comentário


                  #9
                  Nos últimos tempos tenho interagido com diversas seguradoras para ressarcimento de danos causados, sobretudo a nível de seguro automóvel, e confesso que me surpreendi com a facilidade com que são processadas indemnizações, tanto ao nível da rapidez como da aceitação de responsabilidade em função dos elementos.

                  Obviamente que um particular não terá tanta facilidade mas ainda assim não custa tentar e juntar o maior número possível de elementos para análise.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                    Tu, ou a testemunha, foram contactados por algum perito averiguador (não é a peritagem em oficina, é mesmo averiguador) para aferição das circunstâncias do sinistro? Infelizmente, há algumas seguradoras que recebem a reclamação, questionam o segurado, este nega, e eles recusam. E só depois do lesado contestar é que decidir averiguar. Pode ser o caso.

                    Sim, fomos os dois contactados.

                    Comentário


                      #11
                      ..............
                      Editado pela última vez por Speaker; 22 June 2021, 02:19.

                      Comentário


                        #12
                        ...........

                        Comentário


                          #13
                          O que é que se passou aqui?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                            ..............
                            Continuo à espera de resolução da seguradora e já passaram os 30 dias do acidente. Mas o prazo será em dias úteis?
                            No entanto agora que cheguei a Portugal depois de uma viagem no estrangeiro, fui falar melhor com o meu primo que é testemunha e com o responsável pela oficina onde a minha mota se encontra, e fiquei a saber de coisas nada agradáveis da parte do segundo perito, que é quem fala com os envolvidos.


                            Começando por contextualizar:
                            No dia do acidente, terei trocado um algarismo do veículo que me bateu na mota, e a matrícula correspondia a outro carro. O que a minha testemunha registou na sua memória estava certo, mas eu já estava cheio de dúvidas, pelo que no dia seguinte voltei ao local e vi logo o outro carro com danos visíveis, pois é o seu local de trabalho.
                            Entretanto apareceu o outro envolvido e não resisti e trocamos umas palavras não muito agradáveis e ficamos por aí.
                            Verifiquei que uma senhora chamou a polícia. E eu aguardei pela mesma.
                            Os agentes da GNR disseram me que poderia participar numa esquadra,e resolveram identificar-me e ameaçaram com uma multa por estar sem máscara, quando eu estava sozinho. A dizer que se recebesse 100€ para pagar já sabia do que era. Aproveitaram ainda para me repreender por ter ido para ali no dia antes, dizendo que ir ver uma matrícula era motivo válido, mas ter ido dar um passeio no dia antes, não. Só se tivesse ido a pé.
                            Depois os guardas foram falar com o outro condutor e eu fui embora.
                            O que é certo é que na semana passada recebo uma multa de 100€ por violar o confinamento em que a localização está a 1 km do local em que me.identificaram, e diz que a minha justificação para estar no local foi ter ido passear, o que é falso, isso foi o que eu disse relativamente ao dia antes. E desta vez estava de novo acompanhado com um familiar que não foi multado.
                            Mas isto é um mal menor, e já apresentei defesa que me.foi elaborada em pro bono pela excelentíssima equipa jurídica dos Lesados XXI.


                            Agora o que me preocupa e irrita mais é:


                            - este segundo perito foi à oficina onde está a minha mota. Não sei porque quando outro colega já tinha ido avaliar os danos e foi sem qualquer peritagem marcada.
                            Mas quis ver a mota transmitiu ao responsável pela oficina que não esperasse uma resolução rápida, pois o caso é complicado e que teria havido discussão antes do acidente, o que é falso,houve sim, mas depois.
                            Ora isto deixou-me numa posição "chata" perante o proprietário da oficina com o qual tenho uma óptima relação há 2 décadas, tive de estar a falar do caso quando não era absolutamente necessário. O que é certo é que o senhor já sugere que eu traga a mota para a minha garagem por falta de espaço em oficina.
                            .


                            -O mesmo perito, perguntou à minha testemunha porque eu fui autuado pela GNR no dia seguinte.
                            Como.ele soube disto? Talvez pelo outro condutor. Que não viu os guardas a pedirem identificação mas deve ter ouvido da boca destes. É um meio pequeno e rural... E eu que não conheço ninguém de poder.
                            Confronteio-o com esta mesma pergunta ao telefone, e disse ter sido a minha testemunha que lhe disse, e logo muito calhandreiro me perguntou tambem o porquê. Eu engoli a sua explicação e desliguei.
                            Só que ao refletir depois lembrei-me que a minha testemunha não podia saber da recepção da notificação da multa, pois eu não lhe tinha dito, além de que jura a pés juntos que foi o perito quem "puxou da conversa".




                            Ora perante tudo isto, preocupa-me ter gente que devia ser profissional com poder de decidir ou pelo menos influenciar a resolução do meu caso, e que nada de profissional tem. Uma fofoqueira beata completa, é o que é.
                            Então se vai logo espalhar para a oficina que houve um conflito antes do acidente é porque acredita no seu segurado.


                            O que fariam? Reclamavam já à gestora do caso? Ou esperavam pela decisão final? Estou a ponderar reclamar tambem ao ISF.


                            Bom fim de semana a todos


                            Enviado do meu Pixel 4a através do Tapatalk

                            Comentário


                              #15
                              Digamos que um averiguador averigua....

                              Comentário


                                #16
                                Querem ver que...

                                Comentário


                                  #17
                                  Se editei o post e eliminei o seu conteúdo foi porque não obtive qualquer resposta de nenhum user às perguntas que fiz, e por isso não vi mais nenhuma vantagem na exposição pública do mesmo.
                                  Em todo o caso, não há nenhum facto aqui transcrito que não seja do conhecimento da seguradora e departamentos jurídicos envolvidos.
                                  Mas porquê que o user bólide guardou e vem agora aqui postar uma réplica do que escrevi anteriormente?

                                  Enviado do meu Pixel 4a através do Tapatalk

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                                    Se editei o post e eliminei o seu conteúdo foi porque não obtive qualquer resposta de nenhum user às perguntas que fiz, e por isso não vi mais nenhuma vantagem na exposição pública do mesmo.
                                    Em todo o caso, não há nenhum facto aqui transcrito que não seja do conhecimento da seguradora e departamentos jurídicos envolvidos.
                                    Mas porquê que o user bólide guardou e vem agora aqui postar uma réplica do que escrevi anteriormente?

                                    Enviado do meu Pixel 4a através do Tapatalk
                                    o habitual...pode entretanto surgir alguém que possa contribuir positivamente para as tuas questões mais tarde.

                                    só passaram 8 dias...por vezes aparecem respostas uns tempos mais tarde que conseguem ser uteis...,,mas já andas cá desde 2009 deves ter ideia que isso sucede com frequência!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                      o habitual...pode entretanto surgir alguém que possa contribuir positivamente para as tuas questões mais tarde.

                                      só passaram 8 dias...por vezes aparecem respostas uns tempos mais tarde que conseguem ser uteis...,,mas já andas cá desde 2009 deves ter ideia que isso sucede com frequência!
                                      Não foram 8 dias, o post transcrito é de 8 de Junho. E como já não necessito dos esclarecimentos que pedi, apaguei.
                                      Agora no entendo porque alguém vem aqui voltar a colocar o que eu tinha escrito.
                                      O segundo post que tem 8 dias foi erro do Tapatalk quando o que eu queria era editar o primeiro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Regras de funcionamento do Fórum Motorguia

                                        NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO FÓRUM MOTORGUIA


                                        5. É proibida a edição/eliminação/alteração significativa do sentido, ou conteúdo, dos posts

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                          Regras de funcionamento do Fórum Motorguia

                                          NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO FÓRUM MOTORGUIA


                                          5. É proibida a edição/eliminação/alteração significativa do sentido, ou conteúdo, dos posts
                                          tens de dizer isso ao futuro dono do huracan...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acompanhei a novela se sabia que estavam tão interessados tinha repostado tudo, mas eram muitas páginas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                              Regras de funcionamento do Fórum Motorguia

                                              NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO FÓRUM MOTORGUIA


                                              5. É proibida a edição/eliminação/alteração significativa do sentido, ou conteúdo, dos posts

                                              Esqueceste-te da parte a negrito:


                                              5. É proibida a edição/eliminação/alteração significativa do sentido, ou conteúdo, dos posts, sobretudo se os mesmos já foram respondidos por outros users.

                                              E és guardião do fórum? Que eu saiba nem administrador és, e um administrador sanciona se tiver que sancionar, não faz o que fizeste.
                                              Convenientemente esqueceste-te da parte a negrito.
                                              Tal como de responder à minha mensagem privada.
                                              Agora já que pareces interagir aqui permite-me que pergunte:

                                              De onde vem tudo isto? É pelos posts que coloquei num outro tópico que vão completamente contra à tua posição no mesmo?
                                              Se sim - o que só pode ser - podes continuar feito voyeurista a custar tudo o que já escrevi neste fórum, se isso te faz feliz. Se apaguei o post, é porque tinha interesse nisso, mas também não é nada de mais, e esse interesse é paralelo a já esperar mesquinhez depois dos dados VERDADEIROS que coloquei no outro tópico. Mas há quem até documente o que escrevo neste fórum, e nem vou adjectivar esse acto.
                                              Se te sentes bem, continua Mike, é para o lado que durmo melhor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sim o Google documenta tudo, supresa! Achas que ando a guardar o que escrevem?

                                                https://webcache.googleusercontent.c...&ct=clnk&gl=pt

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vai dar ao mesmo, fã.
                                                  Depois manda o endereço que envio uma t-shirt do clube.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem eu recorria de tudo a toda a gente fazia as queixas que tivesse de fazer...pelo meio ainda ia buscar o catalisador ao carro do outro, bom e com os pneus e jantes já devia dar para pagar os plasticos da mota.

                                                    Agora a serio deves ter sido meiguinho com os GNR ou então aí no meio rural devem gostar genericamente de ti.

                                                    Se tiveres tempo continuas com o filme e a novela senão metes a viola no saco, arcas com os teus prejuizos, acabam-se as perseguições e dás graças a deus serem prejuizos materiais pequenos e nada fisico.

                                                    Pelo meio também já deu para perceber que extravazas um bocado as coisas...então a picaria com o Bólide no outro tópico achas ser o motivo para alimentar este?...Humm até pode ser...mas escusas de lavar a roupa suja neste tópico.

                                                    Caramba já andas cá desde 2009 já sabes o que a "casa" gasta!

                                                    Enterra lá o machado e paz paz paz!

                                                    p.s. nunca reclamar antes das coisas estarem concluidas...tens pouca paciencia...mas podes acelerar a decisão não a teu favor.

                                                    o perito é avençado pela seguradora do outro...não está lá para defender nem os teus interesses nem os do outro, só lá está para poupar dinheiro à seguradora e ganhar o dele.
                                                    Editado pela última vez por midnightblack; 29 June 2021, 15:21.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                      o perito é avençado pela seguradora do outro...não está lá para defender nem os teus interesses nem os do outro, só lá está para poupar dinheiro à seguradora e ganhar o dele.
                                                      Desculpa, mas neste ponto tenho que discordar. Normalmente, o perito averiguador está lá para apurar a verdade, os factos. Estes podem é não ser favoráveis a todos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Acho que a malta não conhece o trabalho de um perito averiguador, e a "poeira" em que vivem rodeados no dia a dia . É só areia para os olhos...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                          Desculpa, mas neste ponto tenho que discordar. Normalmente, o perito averiguador está lá para apurar a verdade, os factos. Estes podem é não ser favoráveis a todos.
                                                          Vanquish uma coisa é a missão outra é a forma como a missão é executada!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                            Acho que a malta não conhece o trabalho de um perito averiguador, e a "poeira" em que vivem rodeados no dia a dia . É só areia para os olhos...
                                                            quando tens uma mota na equação...o apuramento das responsabilidades peca muito pela unidirecionalidade!

                                                            chama-lhe poeira....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X