Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro parado e matriculado multado - seguro e inspeção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Código da Estrada] Carro parado e matriculado multado - seguro e inspeção

    Boa tarde! Já li por aqui no fórum que um carro que esteja encostado, em terreno privado, precisa de ter seguro (não fazia ideia desta treta, pensava que isto só se aplicaria em espaço público). Agora, não tendo inspeção, os gajos também podem pegar por aí e passar multa (+250€)? Alguém me consegue elucidar? Isto porque tenho um familiar que, tal como eu não fazia ideia desta m**** e levou com um bilhete de 750€ + pena acessória de inibição de conduzir...

    #2
    Que lei mais estúpida! Aqui em casa dos meus pais temos aí uns 6 parados! Os que podem circular só iuc está regularizado, e só se faz seguro e IPO quando saírem á rua! Os outros tem as matrículas canceladas.

    E também estão num terreno privado de baixo de um coberto/palheiro.
    Editado pela última vez por Vizza; 14 May 2021, 20:40.

    Comentário


      #3
      entraram no terreno privado?

      Comentário


        #4
        É mesmo... está num terreno privado sem vedação, junto de uma estrada, basta dar um passo e passas da estrada para o terreno e tens acesso ao carro... O mais interessante é que na m**** do bilhete enunciam que o carro está na via pública (o que é falso), isto só pode ser a gozar.

        Comentário


          #5
          terá sido alguma denúncia ou ficarem a lucrar mais um pouco no final do mês???

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PedroN1 Ver Post
            Boa tarde! Já li por aqui no fórum que um carro que esteja encostado, em terreno privado, precisa de ter seguro (não fazia ideia desta treta, pensava que isto só se aplicaria em espaço público). Agora, não tendo inspeção, os gajos também podem pegar por aí e passar multa (+250€)? Alguém me consegue elucidar? Isto porque tenho um familiar que, tal como eu não fazia ideia desta m**** e levou com um bilhete de 750€ + pena acessória de inibição de conduzir...


            Se está num terreno privado, é contestar juntando documentação a provar que viatura não está na via publica.

            Quanto ao seguro... sim, desde há uns bons anos e derivado de uma decisão judicial que veio-se a tomar-se esse entendimento

            Comentário


              #7
              Carros parados em casa ou na rua obrigados a ter seguro em dia

              Revista de Imprensa JE 23 Novembro 2018, 08:31
              O Supremo Tribunal da Justiça conclui que donos só podem deixar de pagar seguro quando as viaturas forem regularmente retiradas de circulação. Casos de doença ”não são desculpa”.



              carroQualquer automóvel que permaneça estacionado em terreno particular ou na via pública será obrigado a manter o seguro em dia. A decisão foi o Tribunal Supremo de Justiça, depois de ter questionado o Tribunal de Justiça da União Europeia sobre dúvidas em relação à interpretação das diretivas europeias.
              A notícia é avançada pelo ”Jornal de Notícias”, na sua edição desta sexta feira, 23 de novembro. Em caso de dúvida, esta jurisprudência deverá ser seguida pelos tribunais e autoridades, refere o diário generalista.



              Caso se encontre nesta situação – e não queira pagar um seguro que cubra estas despesas -, o jornal do grupo Global Media informa que deve efetuar o cancelamento da matrícula, para não pagar imposto único de circulação e seguro. O cancelamento é feito no Instituto da Mobilidade e dos Transportes, que retira a autorização para o veiculo circular na via publica. Pode ser feito a tempo definitivo ou temporário.


              in:https://jornaleconomico.sapo.pt/noti...setubal-380965

              Comentário


                #8
                Já agora, fica o link da conclusão dada pelo TJUE (Tribunal de Justiça da União Europeia):



                CURIA - Documents

                Comentário


                  #9
                  Sem inspeção ou sem iuc pode estar legalmente estacionado via publica sem direito a coima. No primeiro caso só nao pode ser apanhado a circular e no segundo é assunto fiscal.
                  Só o seguro é obrigatorio enquanto a matricula estiver activa, mesmo em garagem ou terreno particular.

                  Comentário


                    #10
                    Obrigado a todos pelo feedback. Denúncia penso não ter sido, acho que foi mesmo mau caráter... Pois, então pela falta de seguro têm a legitimidade de poder passar multa, mas em relação à inspeção, não sendo necessária, como é que os sacanas puderam pegar por aí?

                    Comentário


                      #11
                      Quanto à IPO, não podem multar.

                      Quanto ao seguro, podes achar que é mau caracter ou até mau olhado tens mesmo que ter, mesmo estando em terreno privado.
                      Vê bem o que escreveram, e contesta se houver razões para isso, isto não é só passar multas, há que saber passar multas. Se não houver razão para protestar, faz um favor a quem tem problemas verdadeiros e não entupas mais só porque é um direito.

                      Comentário


                        #12
                        Isso foi denuncia...na minha rua tenho vários imobilizados sem seguro nem ipo válida, nem os rebocam nem os multam!

                        normalmente mais depressa os indicam como veiculo abandonado a aguardar remoção do que multar o proprietário.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                          Quanto à IPO, não podem multar.

                          Quanto ao seguro, podes achar que é mau caracter ou até mau olhado tens mesmo que ter, mesmo estando em terreno privado.
                          Vê bem o que escreveram, e contesta se houver razões para isso, isto não é só passar multas, há que saber passar multas. Se não houver razão para protestar, faz um favor a quem tem problemas verdadeiros e não entupas mais só porque é um direito.
                          claro que há razão para protestar...750€ mais inibição de conduzir?? caramba é entupi-los até ao gargalo!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                            Quanto à IPO, não podem multar.

                            Quanto ao seguro, podes achar que é mau caracter ou até mau olhado tens mesmo que ter, mesmo estando em terreno privado.
                            Vê bem o que escreveram, e contesta se houver razões para isso, isto não é só passar multas, há que saber passar multas. Se não houver razão para protestar, faz um favor a quem tem problemas verdadeiros e não entupas mais só porque é um direito.
                            Isto do seguro parece mau caráter, mas imaginemos que o carro descai e bate noutro, ou que tem um curto-circuito e inicia um incêndio. É pouco provável, mas não é descabido.
                            Quanto a ser um terreno privado, se está junto à via pública, sem vedação, etc., pode ser considerado de acesso público em certas condições.

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X