Anúncio

Collapse
No announcement yet.

IC16 e IC30 vão avançar. Ja abriu A16. Em obras novamente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    IC16 e IC30 vão avançar. Ja abriu A16. Em obras novamente

    Mas com portagens.

    O Governo efectuou neste Verão a escolha dos dois últimos candidatos à construção e exploração do IC16 e IC30, duas vias incluídas na concessão Grande Lisboa.

    Serão duas auto-estradas interligadas, com portagem, e que permitirão desviar trânsito do IC19 – a “pequena tragédia diária de 450 mil habitantes da linha de Sintra”, como definiu o Presidente Jorge Sampaio – para a CREL, no caso do IC16, e para a A5, em Alcabideche, com o IC30. Nestas vias, uma das novidades é a exclusão de pagamento para residentes, no troço do IC16 já construído (entre o IC19 e o Lourel), e que será agora renomeado de IC30. A partir do seu actual extremo no IC19, em Ranholas, seguirá por mais 10 km, sempre no mesmo perfil de auto-estrada, até à A5, em Alcabideche. De acordo com as Estradas de Portugal, a identificação de “tráfego local” será efectuada consoante a entrada e saída neste lanço do IC30, determinando-se que não terão de pagar aqueles que acedam e saiam desta auto-estrada nos nós já hoje existentes (do IC19 ao Lourel).

    No troço a construir, serão atravessados vários campos agrícolas e afectados alguns edifícios e empresas, nomeadamente de ferro velho.

    A entrega ao consórcio vencedor – agora existem apenas dois candidatos, a AEGL, constituída pela Brisa e Somague, e a Lusolisboa, que inclui, entre outras, a Mota-Engil – será efectuada no primeiro trimestre do próximo ano, seguindo-se o processo de construção até ao segundo semestre de 2008. O contrato com a concessionária vigorará por 30 anos, contemplando, além dos IC16 e IC30, com cerca de 25 km, a manutenção de mais cerca de 55 km de outras vias. A saber: IC2 entre Sacavém e Santa Iria, IC17 entre Algés e Sacavém, IC19 entre a Buraca e Ranholas, IC 22 de Olival Basto à CREL e IP7, este, o denominado Eixo rodoviário Norte-Sul.

    Ambiente levanta dúvidas
    No entanto, o início das obras poderá atrasar-se, já que a Avaliação de Impacto Ambiental expirou em 2003 e está no Instituto do Ambiente para análise do pedido, efectuado pelo Governo, de prorrogação do período de vigência, o que está previsto na Lei.

    Uma fonte do Instituto confirmou-o: “recebemos há pouco o pedido de prorrogação do prazo. Está a ser analisado pela presidência”. Quanto a uma decisão, “talvez em Setembro”. Caso não seja autorizada a utilização da actual Avaliação de Impacto, datada de 2001, o processo terá de recomeçar quase do zero, e serão seguidos os requisitos da nova lei do ruído, mais restrita, o que poderá obrigar a uma redefinição do traçado pré-estabelecido (linha vermelha no mapa acima).

    Este seria mais um atraso numa obra que já sofreu vários recuos. Se o cenário pessimista se confirmar, os 450 mil sintrenses terão, na melhor das hipóteses, a tão necessitada alternativa ao IC19 somente em 2009.


    Conclusão do Eixo Norte-Sul alivia 2ª Circular

    O Eixo Norte-Sul vai ficar concluído no próximo Verão, ligando a Ponte 25 de Abril à Ponte Vasco da Gama, A1 e A8. A 2.º Circular será aliviada.
    O Eixo Norte-Sul, aberto há vários anos entre a Ponte 25 de Abril e a Avenida Padre Cruz, em Telheiras, estará concluído dentro de um ano, chegando, finalmente, à CRIL (IC17), junto ao Túnel do Grilo. Ficará já em plena descida para a Ponte Vasco da Gama, e junto à entrada da auto-estrada do Norte, em Sacavém. Por outro lado, a A8, que liga Lisboa a Leiria, fica a cerca de cinco quilómetros, com ligação pela CRIL. Entre os benefícios do Eixo N-S estará a redução do tráfego nas congestionadas 2ª Circular e Calçada de Carriche e, ainda, a serventia à Alta de Lisboa. O novo troço de 4,5 km terá quatro nós, o primeiro na Ameixoeira, o segundo no Alto do Lumiar, seguindo-se Camarate e, por fim, a CRIL. Entre as obras de arte contam-se um viaduto de 700 m que sobrevoa a Avenida Padre Cruz e a Alameda das Linhas de Torres (obrigando a demolir alguns edifícios de habitação antigos) e uma estrutura de betão em forma de túnel junto ao forte da Ameixoeira.

    A Concessão Grande Lisboa, IC16/IC30, que aliviará o IC19, vai finalmente avançar e estará pronta em 2008. Em 2006 saber-se-á qual a concessionária que explorará o IC16 e IC30, que ligarão Sintra à CREL e a Cascais, respectivamente, com portagem.

    - Nó do Lourel
    Neste ponto, junto ao Lourel, começará o novo IC16.

    - Nó de Sacotes
    Antes da recta da Granja, o IC16 passará sobre a EN 250-1 e rumará ao nó do Lourel

    - Nó do Telhal
    O IC16 passará neste local (da esquerda para a direita) e terá aqui um nó, junto à Casa de Saúde.

    - Agualva-Cacém
    Depois de soterrar o Bairro João da Rosa (sentido Sul-Norte), surge o segundo nó, antes de Mira Sintra.

    - O IC16 arrancará da CREL, junto à área de serviço.

    - Vindo do Lourel, o IC30 passa sobre o IC19 e segue para a A5.



    Legenda:

    1- Nó do Lourel
    Neste ponto, junto ao Lourel, começará o novo IC16. A via na foto será design

    5 - Agualva-Cacém

    Depois de soterrar o Bairro João da Rosa (sentido Sul-Norte), surge o segundo nó, antes de Mira Sintra.

    2 - Nó de Sacotes

    Antes da recta da Granja, o IC16 passará sobre a EN 250-1 e rumará ao nó do Lourel

    6 - IC16/CREL

    O IC16 arrancará da CREL, junto à área de serviço.

    3 - Área de Serviço
    7 - IC30 até A5
    Vindo do Lourel, o IC30 passa sobre o IC19 e segue para a A5.

    4 - Nó do Telhal

    O IC16 passará neste local (da esquerda para a direita) e terá aqui um nó, junto à Casa de Saúde.


    Fontes:
    - www.vtecpt.com
    - www.factaccess.pt

    #2
    Só peca por estar dez anos atrasada, mas vá lá... mais vale tarde que nunca!

    Comentário


      #3
      Desculpem o desenteranço mas...que é feito destas tais ICs?

      Fui agora ao google earth e "nem vê-las"

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
        Desculpem o desenteranço mas...que é feito destas tais ICs?

        Fui agora ao google earth e "nem vê-las"
        Estão em construção.

        À pala disso a circulação em algumas estradas (A5, recta da granja, IC 30)está condicionada.

        Comentário


          #5
          Já agora aproveito para tirar uma dúvida:

          De Lisboa para entrar na A1 aproveito o eixo N/S e entro na A1 a seguir à Triumph, escapando à 2ª Circular, certo?
          E da A1 para cá? As únicas indicações que tem é IC-17/Outros Destinos, como é que eu apanho o Eixo N/S à vinda para cá fugindo da 2ª circular?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
            Já agora aproveito para tirar uma dúvida:

            De Lisboa para entrar na A1 aproveito o eixo N/S e entro na A1 a seguir à Triumph, escapando à 2ª Circular, certo?
            E da A1 para cá? As únicas indicações que tem é IC-17/Outros Destinos, como é que eu apanho o Eixo N/S à vinda para cá fugindo da 2ª circular?
            As indicações ao certo não sei mas deve ser essa saída já que da IC17 apanhas depois o eixo norte-sul imediatamente antes do Tunel do Grilo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
              As indicações ao certo não sei mas deve ser essa saída já que da IC17 apanhas depois o eixo norte-sul imediatamente antes do Tunel do Grilo.
              é isso mm

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                As indicações ao certo não sei mas deve ser essa saída já que da IC17 apanhas depois o eixo norte-sul imediatamente antes do Tunel do Grilo.

                Ou seja sigo para o IC17 e lá mais para a frente entro no eixo N/S?
                Tenho de ver isso melhor.
                Obrigado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nelio_silva_85 Ver Post
                  Ou seja sigo para o IC17 e lá mais para a frente entro no eixo N/S?
                  Tenho de ver isso melhor.
                  Obrigado.
                  Exacto.

                  Comentário


                    #10
                    zona da tala era tao bonita..cheia de pinhal...um riacho..uma ponte...

                    agora.... uma valente piiiii

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por diogo_coelho Ver Post
                      zona da tala era tao bonita..cheia de pinhal...um riacho..uma ponte...

                      agora.... uma valente piiiii
                      É verdade!!

                      Quem te viu e quem te vê.

                      Comentário


                        #12
                        As obras já se encontram bastante avançadas, pelo menos na zona do Autódromo/Beloura/cascaishopping.
                        O pessoal da Quinta da Beloura, leva com a AE pelo meio do condomínio.

                        Na zona do Telhal, é também já visivel um grande viaduto.

                        Comentário


                          #13
                          Mais do mesmo...
                          Estradas e estradinhas em Lisboa, quando a política correcta (e não 3º mundista) seria sempre tirar carros para fora da cidade!
                          Penalizar as empresas que querem estar em Lisboa e incentivar claramente as que não se importam de ir para outro lado qualquer, de preferência para o interior!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Metal King Ver Post
                            As obras já se encontram bastante avançadas, pelo menos na zona do Autódromo/Beloura/cascaishopping.
                            O pessoal da Quinta da Beloura, leva com a AE pelo meio do condomínio.

                            Na zona do Telhal, é também já visivel um grande viaduto.
                            Exacto.

                            Naquela zona de Alcabideche junto à A5 tb anda uma confusão!

                            Em Belas, os pilares para o viaduto tb crescem a olhos vistos!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                              Exacto.

                              Naquela zona de Alcabideche junto à A5 tb anda uma confusão!

                              Em Belas, os pilares para o viaduto tb crescem a olhos vistos!
                              e ali no Campo Raso e antes da Cavaleira, à noitinha com pouca luz é a loucura para haver espetanços (as coisas estão muito mal sinalizadas e iluminadas).

                              Comentário


                                #16
                                Isso já é o hábito das obras em Portugal.

                                Infelizmente.

                                Comentário


                                  #17
                                  o troço lourel-A5 não vai ser pago, segundo sei


                                  cumprimentos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Fotos tiradas ontem.

                                    Zona da Tala.

                                    P1320465.jpg

                                    Zona do Quartel da Carregueira.

                                    P1320467.jpg

                                    P1320469.jpg

                                    Zona da Agualva (Casal das Lopas/Grajal)

                                    P1320470.jpg

                                    Comentário


                                      #19
                                      ao menos na zona de lisboa paga-se tudo

                                      ponte 25 de abril
                                      ponte vasco da gama
                                      a5
                                      a1
                                      a10
                                      a9
                                      a8
                                      e agora vem os ics para pagar

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por bruno_dias Ver Post
                                        ao menos na zona de lisboa paga-se tudo

                                        ponte 25 de abril
                                        ponte vasco da gama
                                        a5
                                        a1
                                        a10
                                        a9
                                        a8
                                        e agora vem os ics para pagar
                                        Com as matrículas electrónicas podiam montar uma portagem virtual no Marquês. Mais uma moedinha, mais uma voltinha...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Hoje passei-me com o estado em que estão a ficar as estradas junto ás obras do IC-16 e resolvi manifestar a minha indignação junto da Câmara Municipal de Sintra:

                                          "Exmos. Srs.

                                          É com agrado que vejo finalmente em andamento o prometido IC-16 (penso que será esta a designação correcta), que servirá a zona onde moro, o Cacém.

                                          Mas é com apreensão que vejo que estas obras não respeitam nem conservam nas devidas condições as vias existentes, que continuam a servir, quer os automobilistas normais, quer os motoristas de veículos pesados que trabalham na obra em questão.

                                          Refiro-me concretamente á zona da Tala\de Mira-Sintra onde o asfalto está degradado em muitos sítios, sem que se veja qualquer reparação para minorar os estragos! Outro problema são as valas transversais que são abertas pelos responsáveis da obra, que depois não são devidamente tapadas, ficando assim umas autênticas crateras no alcatrão; assim como á (muita...)terra que é deixada na estrada pelos veículos pesados que saem das zonas em obra!

                                          Acrescento que a mais grave destas situações, passa-se numa travessia que foi efectuada junto á ponte da Tala (antes do ramal alternativo que foi posto em funcionamento recentemente) e que, devido á sua profundidade e ao facto de não ser tapado á muitos dias, estar a provocar muitos constragimentos aos condutores, sem falar nos possíveis estragos...

                                          Será que nenhum responsável desta obra reparou nesta situação? Ou será que reparou, mas como não se desloca no seu automóvel particular não se importa e não toma as necessárias providências? Será que a Policia Municipal não tem autoridade nesta matéria?

                                          Noutra zona de obras deste eixo rodoviário, mais concretamente junto á Crel\Bairro das Campinas está a passar-se exactamente a mesma coisa!

                                          Ora, como a maioria das pessoas não conduz veículos todo-o-terreno, podem V. Exas. compreender a gravidade da situação, e o que esta provoca nas viaturas ligeiras...

                                          Agradeço que as situações anómalas sejam rectificadas com a brevidade adequada.

                                          Sem outro assunto..."


                                          Apelo a quem se sinta prejudicado que faça ouvir a sua voz!


                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fizeste muito bem em reportar a situação!

                                            Na zona de Massama, junto das obras do largamento da linha do comboio, como é normal, tb há muito movimento de camioes e consequente sujidade de terras e pó na estrada.

                                            Mas, por norma, no final do dia, passa a máquina que retira grande parte da terra e outros detritos que ficam no alcatrão.

                                            Claro que fica sempre alguma coisa, mas a maior parte sai.

                                            No caso que referes, realmente esse rasgos transversais são sempre deixados ao abandono.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já há estimativas quanto ao preço das portagens?!

                                              Uma pequena ajuda à visualização do mapa:

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                Com as matrículas electrónicas podiam montar uma portagem virtual no Marquês. Mais uma moedinha, mais uma voltinha...
                                                Mas qual é que vocês pensam que é a intenção do Governo ao querer obrigar o uso do "chip" de matricula?

                                                É mesmo para depois poder implantar uma serie de portagens virtuais nas SCUT e nos acessos ao centro das cidades e ao mesmo tempo poder negociar com os concessionários das AE a redução de custos com portageiros.

                                                Tudo o resto são meras desculpas para justificar a obrigatoriedade do chip.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Aquilo no Estoril (onde passo diariamente) está a avançar bastante bem, a estrada está um mimo, uma recta enorme bastante larga.

                                                  Pena o limite ainda ser 50km/h, talvez por causa de ainda estarem a decorrer obras

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Zona do Autódromo/Cascaishopping

                                                    P1530323.jpg

                                                    P1530325.jpg

                                                    P1530327.jpg

                                                    P1530328.jpg

                                                    P1530329.jpg

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                      Zona do Autódromo/Cascaishopping
                                                      Eheh, estou a passar todos os dias por aí e cada vez está melhor.

                                                      Espero vivamente pelo levantar de limite de 50km/h

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Por motivos profissionais ja andei na nova A16, desde o troço do IC19 até quase a Belas e é impressionante a rapidez com que se faz a ligação.

                                                        5 minutos e já está.Pelo menos para mim que dantes fazia a N250, não tem NADA a ver... Só é pena que se pague...

                                                        PS- nunca pensei que a obra ficasse pronta a tempo, mas afinal parece que me enganei...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                          Por motivos profissionais ja andei na nova A16, desde o troço do IC19 até quase a Belas e é impressionante a rapidez com que se faz a ligação.

                                                          5 minutos e já está.Pelo menos para mim que dantes fazia a N250, não tem NADA a ver... Só é pena que se pague...

                                                          PS- nunca pensei que a obra ficasse pronta a tempo, mas afinal parece que me enganei...
                                                          eleições a quanto obrigas

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Dizem que a IC16 vai desimpedir a IC19...eu sinceramente é que não sei como...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X